O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

XNA ou RPG Maker

Iniciado por Lost Dimension, 28/12/2012 às 22:25

28/12/2012 às 22:25 Última edição: 31/12/2012 às 00:12 por King Gerar
Eae pessoal,
Como sabem eu estou criando um jogo(Na verdade 2)
e como um é 3D e vai ser comercializado o outro eu quero q seja 2D.
Ai eu pensei, vou usar o rpg maker para isso.
Mas depois eu pensei nas limitações do rpg maker e queria ver uma engine diferente.
Ai eu lembrei do xna e como eu sei um pouco de c# eu queria saber se vale a pena usar o xna ou o rpg maker?
Pois no xna eu terei mais trabalho mas terei um projeto mais original.
então o q acham xna ou rpg maker ??

Não, o xna não vai te garantir um projeto mais original, isso é o que muitos pensam por preguiça.  Veja este projeto do gerar, por exemplo, ele conta com um sistema de batalha basicamente feito por ele, e portanto incrivelmente original. Tudo depende da sua força de vontade cara, sem contar que, se pretende fazer um rpg de fato, provavelmente o trabalho no xna para fazer algo que no rpg maker se resumiria a dois cliques, vai te fazer repensar se vale ou não a pena. Já para outro tipo de jogo, recomendo o xna, como um plataforma, por exemplo.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

sim penso nisso.
mas acho que com o xna eu faria algo não tão limitado mas bem por enquanto vou fazer no maker mesmo mas depois quem sabe.
valeu a opinião

Uma pergunta que vai facilitar bastante, o que exatamente você quer fazer e porque o rpg maker te limita quanto a isso?
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

designer do jogo, pode ser feito no maker mas tenho mais facilidade no xna rsrs.
Sistema de batalha abs:que na minha opinião no maker fica muito ruim(não to falando mau do scripts oks?)
se eu soubesse usar rgss até poderia fazer melhorias mas não tenho muita vontade de aprender essa linguagem por enquanto.
tb tem muitos outros sistemas q eu poderia fazer com mais facilidade do que com eventos(serio rsrs)
tem muitas outras coisas tb como implantar o 3D com o 2D.
é isso dae.
o problema é q se eu for fazer no xna eu praticamente terei de fazer a engine em si, pois fazer tudo do zero mas em compençassão teria certas vantagens

O que você disse mais me confundiu que me ajudou. E novamente, se você tiver que fazer todo o database no xna é bem complicado. De qualquer forma, para um rpg em si, eu recomendo que faça no rpg maker mesmo.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

sendo assim
"RPG Maker eu escolho você"
valeu sua opinião

Pra min o RPG Maker e o Multimedia Fusion são os melhores pra criação de jogos, os menus tem vários e a maioria é customizado via picture e c vc for bom em photoshop os menus já iram ficar bem legais, os ABS tão cada vez melhores, da uma olhado nos ABS do RMVX Ace, eles tão bem diferentes dos ABS das versões anteriores...Bom boa sorte! ^^

O problema é que você está pensando na engine antes do jogo, isso é a parte errada :P
Você tem que pensar no jogo antes da engine, exemplo...

Vou fazer um jogo no estilão de chrono trigger... aah vou usar o Unity... errado ._., você usa o RPG Maker... Ah vou fazer um de plataforma e não sei Ruby para editar e fazer plataforma e talz.. vou usar o RPG maker, errado de novo u_u, preferência por Game Maker ou Indie GM... Ah quero um jogo de tiro... enfim você entendeu.

Pense primeiro no jogo, veja qual motor ele mais se adapta e que te da um ponto inicial melhor, e siga nele até o fim, compare os preços claro, porque o Unity por exemplo é $1500 a licença da versão completa, então você tem que ver tudo isso antes de escolher o motor, e não escolher o motor e ver o jogo que da para fazer nele.

Spoiler
Citação de: Raizen online 29/12/2012 às 01:12
O problema é que você está pensando na engine antes do jogo, isso é a parte errada :P
Você tem que pensar no jogo antes da engine, exemplo...

Vou fazer um jogo no estilão de chrono trigger... aah vou usar o Unity... errado ._., você usa o RPG Maker... Ah vou fazer um de plataforma e não sei Ruby para editar e fazer plataforma e talz.. vou usar o RPG maker, errado de novo u_u, preferência por Game Maker ou Indie GM... Ah quero um jogo de tiro... enfim você entendeu.

Pense primeiro no jogo, veja qual motor ele mais se adapta e que te da um ponto inicial melhor, e siga nele até o fim, compare os preços claro, porque o Unity por exemplo é $1500 a licença da versão completa, então você tem que ver tudo isso antes de escolher o motor, e não escolher o motor e ver o jogo que da para fazer nele.
[close]
Disse tudo que eu estava pensando Raizen. E cara, concordo com o que o dodoop disse, os novos abs's estão muito melhores que os antigos, e na pior das hipóteses, fazer um abs por evento é na verdade, fácil.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Mano, é como o raizen disse.

Eu tenho um projeto no RM chamado Ninja Revolution. Ele tá parado porquê tava sendo feito no rpg maker.
RPG Maker é limitado pra o que eu quero.

Tem que bolar o projeto antes, e depois confere do que realmente precisa.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Eu tenho outro projeto.
O B.Loder sabe.
Esse outro projeto esta sendo feito no unity mas inicialmente ele seria feito no rpg maker mas como eu tive umas ideas doidas eu migrei pois ele não se adapitava tanto no rpg maker.
Ta certo que disseram q eu devo escolher a engine q mais se adapta com o jogo mas pensem comigo, se você é otimo em uma engine, consegue fazer o q quiser e tiver um projeto q seria feito no rpg maker, ou game maker qual vc usaria?
Eu usaria a engine q eu tenho mais facilidade/framework.
Tipo se eu fizesse meu projeto no xna eu poderia fazer meus scripts numa boa mas no rpg maker eu tenho de procurar e usar.

Sobre os abs:
Eu sei q tão melhorando mas é q na minha opinião eles não combinam e tb precisam ser muito bem trabalhados para um jogo bom.
Eu inclusive uso um no meu projeto mas quero que ele fique bem legal