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Aula de Sonoplastia nº 2 - Manual de Sobrevivência

Iniciado por Zaggojhon, 30/09/2017 às 23:04

30/09/2017 às 23:04 Última edição: 01/10/2017 às 10:31 por Zaggojhon
Aulas de Sonoplastia
1 à 5



Aula 2
Manual de Sobrevivência
Porque toda aula tem um nome nada a ver


Inspiração musical ->
Super Mario Galaxy - Gusty Garden Galaxy


Toda aula é dividida em 2 partes:
TEORIA MUSICAL      PRODUÇÃO MUSICAL


Introdução de 2 minutos:
Na aula passada, vimos os conceitos iniciais para se compor uma música.
Hoje iremos ver o que é (e como aplicar) a progressão numa peça.
Hoje a aula de teoria será um pouco longa!


---^-^-^-^-^-^--- TEORIA ---^-^-^-^-^-^---
"O que vai fazer com que o poema faça o mínimo de sentido é a coesão textual, que usa de artifícios de linguagem para deixar o texto coeso. No caso da música, esse papel é o da Harmonia, que vai usar de artíficios para que a música fique coesa. Um dos mais usados é a progressão..."
A progressão é o artifício que vai ditar o rumo da música.
Você pode criar sua própria progressão, inventando uns acordes do nada, mas à princípio, não ficará tão agradável sonoramente.

Então... como farei para criar uma boa progressão, sendo que esta é minha primeira música?


Vamos do Começo!
Para se criar uma progressão, você deve ter em mente 3 coisas:
1 - Qual o motivo da música?
2 - Qual a necessidade da música?
3 - Qual a prioridade da música?
Explicando melhor:

Qual o motivo da música:
O sentimento que a música deve passar!
No caso de uma cena melancólica e triste, a música deve trazer ao jogador (expectador) o feeling necessário para entender o que a cena quer que você sinta.
Então... Qual seria o sentimento que a música tem que passar?
Qual a necessidade da música?
Esse é um fator super importante que muitos, tipo, muitos compositores se esquecem normalmente, talvez pela afobação de querer criar uma masterpiece logo de cara.
A música ser importante não quer dizer que ela precisa ser sempre uma masterpiece com um coral gigantesco de fundo sendo regida por Leonard Bernstein...
Na realidade, a maior parte de um filme ou um jogo tem mais trilha de fundo. A trilha temática, como os temas principais, são usados somente em partes específicas, onde eles realmente são requisitados.
Tanto é que, se você pegar  essa score (trilha sonora) doPiratas do Caribe 3, verá que grande parte é trilha de fundo... Apenas algumas são usadas em partes que chamam a atenção.
Enfim, isso quer dizer que você precisa identificar o papel da música ali naquele momento do jogo.
Qual a prioridade da música?
Esse ponto visa entender o quanto a música precisa influenciar no jogador. Às vezes, a trilha vai precisar apenas passar ligeiramente sem influenciar na cena diretamente.
Mas esteja preparado, pois em algum momento, o jogo precisará de uma explosão sonora! :D


"Mas ué, entendi nada dessa parte Zaggo... O que isso tem a ver com aquela tal de progressão?"
Vou dar um exemplo prático! xD
À seguir, temos duas músicas que têm o mesmo motivo:
Uma luta com um dragão lendário!
(adoro dragões lendários)
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(1ª)
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(2ª)
Aplicando as nossa 3 questões às duas músicas em questão!

Zen Tuo's Dragon Boss Fight (Scooby Doo Unmasked) por Mark Mitchell
Motivo
:
Luta com dragão lendário!
Sentimento de adrenalina, mas não de aventura.
Necessidade:
Música de fundo, no meio do jogo.
Não é a atração principal da cena.
Prioridade:
A música não precisa influenciar no jogador diretamente.
Precisa apenas acompanhar a cena.

The Infinit Demon (Demon's Crest) por Toshihiko Horiyama
Motivo
:
Luta com dragão lendário!
Sentimento de imponência, última batalha.
Necessidade:
Tema principal de última batalha.
A música é a expressão desse demônio em forma de som.
Quando se entra na tela, já se percebe o que irá enfrentar.
Prioridade:
A música influencia no jogador diretamente.
Ela dita o feeling pesado da cena.
O som massivo do órgão propaga a imponência do demônio gigantesco que o jogador enfrenta.


Bom, chegamos a um ponto interessante!
Se você, antes de fazer uma música, já sabe responder esses 3 questionamentos, você está pronto para começá-la!
Então, já poderá criar uma progressão! xD
"Mas ow, cê ainda não explicou nada... Como raios eu vou saber fazer essa tal de progressão, se eu nem sei os acordes?"
Pra falar a verdade, não precisa saber todos os acordes, mas quanto mais acordes você souber, mais detalhada sua música ficará.
Um bom exemplo é esses vídeos de "como tocar uma música nível fácil".
O que esses músicos fazem é pegar acordes simples e tentar imitar a progressão da música original, mas ignorando os acordes complexos.



Pra encerrar esssa longa parte teórica, vamos pegar um pouco mais na prática!
Como criar uma progressão na moralzinha mesmo!
Para se criar uma progressão é essencial conhecer algumas escalas!
Aqui tem várias que podem ser úteis!
Escalas Maiores
Escala Menores
Vamos pegar de exemplo essa escala!
Dó Maior
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(CIFRAS: C = DÓ / D = RÉ / E = MI / F = FÁ / G = SOL / A = LÁ / B = SI)
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Em "Nota da Escala", há as 7 notas da escala de dó maior!
DÓ   RÉ   MI   FÁ   SOL   LÁ   SI
Como se pode ver no gráfico, há vários intervalos, aqui chamados de graus.
Nessa escala mostram-se 7 acordes, chamados de acordes tríades, que são formados a partir de 3 notas (tri) de dentro da escala.
Pode reparar que todas as notas utilizadas estão dentro da escala de dó maior. A escala mostra as notas que podem ser utilizadas!
Então, você pode colocar qualquer um desses acordes em qualquer posição que você terá uma progressão em DÓ MAIOR.
Exemplo:

Progressão 1:
Dó / Ré menor / Fá / Sol

Progressão 2:
Dó / Mi menor / Si menor / Lá menor
"Mas Zaggo... Isso realmente existe nas músicas? Você tem certeza que não inventou isso agora não?"



Vamos usar um exemplo prático!

Sonic the Hedgehog - Green Hill Zone[/i], 1991
A música icônica do nosso ouriço preferido.
(Para quem não se lembra da música Original, é essa aqui!)
A progressão da música é a seguinte:
1ª parte:
Escala de Dó Maior
Dó maior (contínuo)
2ª parte:
Escala de Fá Maior
Fá / Mi menor / Fá / Mi menor / Fá / Mi menor / Ré menor / Dó
(A terceira parte consta em uma transição, recurso que veremos mais pra frente!)
Segue um vídeo demonstrando:
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Conteúdo continua na aula 3!


---^-^-^-^-^-^--- Produção ---^-^-^-^-^-^---


A DAW que vamos utilizar nas aulas de produção será o FL Studio.
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O FL Studio é uma DAW desenvolvida pela Image-Line, comumente utilizada para remixagens, principalmente por apresentar uma interface agradável e várias opções para remixagem.
Comumente é dito que este não é um bom software de produção. Porém, nunca encontrei nenhum empecilho real trabalhando com ele. Então, acredito que seja mais um preconceito tosco com softwares baratos (do tipo, "Músico bom usa Acid Pro"). Na verdade, a DAW é uma ferramenta, como um instrumento. Você só tem que se habituar a utilizá-lo.
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Pra quem não tem, pode baixar a versão TRIAL nesse link aqui:
FL STUDIO 12 - TRIAL VERSION (IMAGE-LINE)


Usando o FL Studio pela primeira vez:
Quando o programa é aberto, várias opções de fábrica são abertas automaticamente, o que de cara pode assustar.
O importante é tentar deixar a interface como a mostrada abaixo:
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Para deixá-la dessa forma, é só interagir com os botões desse menu:
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Pronto. Agora você tem 4 tracks, que seriam 4 linhas de instrumentos.
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(O Fl Studio 'tenta' aceitar inúmeras tracks, dependendo da Memória Ram do seu PC, pois os instrumentos pesam)


Mas, o que é cada uma dessas tracks?
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- Essa luz verde indica que o instrumento está On;
- O primeiro Knob indica o lado do som, chamado de Pan, abreviado de Panning, que se encarrega da distribuição do áudio.
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Exemplo: Se ele estiver girado mais para a esquerda, o áudio sairá mais para o lado esquerdo do estéreo.

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- O segundo Knob é o referente ao Volume do instrumento.
- O número representa a posição do intrumento no mixer
(vamos deixar esse número em off, por enquanto)
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- Esse quadrado é o nome do seu instrumento, que poder ser renomeado e mudado de cor :V
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Então, vamos agora fazer um exercício prático.
Basta seguir esses 5 passos simples:

1 - Selecione o instrumento chamado FL Keys.
(Clique com o botão direito no nome do primeiro instrumento, vá em Replace > FL Keys )
2 - Entre no Piano Roll.
(Clique com o botão direito no nome do instrumento, e vá em Piano Roll)
3 - Vá para o C5.
4 - Vá em Piano Roll Options > Stamp > Major e clique na linha do C5, você terá um acorde maior. No caso, como clicou no C5 (Dó5), vai ter um Dó Maior.
(Se você selecionar Piano Roll Options > Stamp > Minor, você terá um acorde menor)
5 - Crie uma progressão com os acordes da escala de dó maior:
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Segue um vídeo de exemplo:
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Depois, o próximo passo é exportar sua música:
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E então, upar no drive nessa pasta aqui:
Exposição de Músicas - Aulas do Zaggojhon
Se quiser, pode postar aqui nesse tópico pra galera ver!
Aliás, salvem o projeto, porque na próxima aula vamos utilizar essas músicas XD


A aula de hoje fica por aqui!
Espero que tenham aproveitado


Não percam, sábado que vem...
(Nesse mesmo horário, nesse mesmo canal...)

Aquele abraço!

Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Mais uma aula!  :wow:


Mais uma aula muito interessante. Aprendi muito e quando terminar uma aqui, irei postar sim  :XD:
Tipo... poxa, você explicou tão bem... Deste jeito poderei virar um Zaggo, por volta lá de 2045..?  :o: (:derp:)
O vídeo ficou bem claro tanto quanto o tópico. Show!
Valeu por mais uma aula o/

Mais uma das boas. Vou reinstalar o FL para fazer o exercício, sr.[user]Zaggojhon[/user] e posto assim que der. Isto é, se rodar. Caso contrário volto ao GP mesmo.  :=|:

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Citação de: ~Vici online 30/09/2017 às 23:46
Mais uma aula!  :wow:


Mais uma aula muito interessante. Aprendi muito e quando terminar uma aqui, irei postar sim  :XD:
Tipo... poxa, você explicou tão bem... Deste jeito poderei virar um Zaggo, por volta lá de 2045..?  :o: (:derp:)
O vídeo ficou bem claro tanto quanto o tópico. Show!
Valeu por mais uma aula o/
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Obrigado por comentar Vici! :3
E posta sim  :ded: quero ouvir haha
(Espero que seja mais rápido que 2045 huaehuaeuhae)  :derp:

Citação de: Corvo online 01/10/2017 às 06:50
Mais uma das boas. Vou reinstalar o FL para fazer o exercício, sr.[user]Zaggojhon[/user] e posto assim que der. Isto é, se rodar. Caso contrário volto ao GP mesmo.  :=|:
O GP é bom também... só que você não vai ter os macetes  :e.e: vai ter que fazer na raça :V
Mas posta aqui o resultado pra gente ver! <3
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Uma ótima aula zaggo, espero que o pessoal consiga enxergar a sonoplastia com outros olhos daqui pra frente
aliás, antes da aula, afine a G com cuidado, ela sempre é a primeira corda a arrebentar (se tratando de violão, claro).