O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como iniciar em PA e o que usar nos trabalhos?

Iniciado por SevenM, 28/11/2014 às 17:16

28/11/2014 às 17:16 Última edição: 29/11/2014 às 09:41 por King Gerar
 Dei uma lida em alguns tópicos aqui da Centro até para entender melhor antes de criar o meu próprio. Tenho uma grande vontade de aprender PA e até levar isso mais adiante e começar a desenhar pra valer, entretanto eu gostaria de algumas dicas de quem entende e já está na área faz um tempinho.

  • Qual programa utilizar? Existe algum em especifico que facilite a vida de alguém que vá aprender a fazer PA?
  • Li em algum lugar que saber desenhar antes de iniciar em PA ajuda muito, até que ponto isso ajuda ou não é tão necessário? Pretendo aprender a desenhar mas não agora.
  • Um sujeito aplicado e que estude o material todos os dias conseguiria começar a criar  bons trabalhos de PA em qual faixa de tempo aproximadamente?

Tem mais algumas perguntas mas deixarei para depois que me responderem essas. Gracias! xD

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Eu posso te dar poucas dicas, pois também estou aprendendo pixel art e de vez em quando peço para o pessoal do facebook me dar uma ajuda nas avaliações, especialmente o Cronus ou Yuna(Luko também, mas ele nunca aparece na hora certa >.>)

1 - Saber desenhar antes de fazer P.A ajuda e muito. Eu desenhava antigamente mas enferrujei por ficar cerca de 3 anos sem desenhar. No pixel art isso me ajuda bastante, pois como eu não tenho acesso á uma mesa digitalizadora ou scanner no momento, eu posso usar as mesmas regras do desenho utilizando os pixels.

2 - O programa mais básico para iniciar é o próprio Paint. Também tem o Paint.net, tem o Photoshop(tem que configurar), tem o Aseprite, tem o Tile Studio(embora eu não goste de utilizar ele, ainda continua sendo uma opção).

Sobre o sujeito aplicado daí eu não posso te responder com a experiência que possuo, pois também estou na fase de aprendizado. Mas em minha rotina, eu treino Pixel art logo depois de criar uns mapas/eventos no meu jogo e isso todos os dias. Podemos dizer que avancei e muito, é divertido, é simples e sem muitas complicações. Ideias vem todas as vezes e isso te ajuda a melhorar.
Uma dica que a Yuna me deu(na verdade eu já tinha recebido essa dica, mas não lembrava) é você pegar referências.
Ignore o que os outros dizem, buscar referências para tudo ajuda e muito.

Tentarei ajudar:

Qual programa usar: Cara, existe vários, paint é o mais famoso, eu quando usava o GraphicsGale foi muito bom para mim, mas use oque mais lhe agradar.

Desenhar ajuda?: Claro que sim, ajuda muito, mas há pessoas que não desenham e fazem ótimas pixel arts, creio que a noção das formas dos objetos é um bom auxilio também.

Sujeito estudioso aprende?: Claro que aprende, só ver o dimitry ele já era bom e conseguiu melhorar mais é só ver os trabalhos anteriores e os atuais, melhorou bastante, meus mapas também conseguia fazer algo já bom e cada dia sinto melhorar mais, qualquer pessoa que goste do que está estudando aprende rápidamente.

Saudações azulinas.

28/11/2014 às 17:47 #3 Última edição: 28/11/2014 às 17:54 por Van
Opa, e ai.
Então, eu sempre fui bem noob em pixel art, o máximo que já fiz foram alguns charsets aleatórios. Resultado disso, eu acabava usando rtp e gráficos soltos nos projetos e isso não agradava ninguém.

Nesses últimos dias eu comecei a produzir um bocado de charsets para uma tentativa de projeto e posso te dizer que não demora muito pra você fazer trabalhos bons, a diferença é a quantidade de tempo que você leva pra terminá-los. Atualmente eu demoro cerca de quatro horas pra terminar uma spritesheet de 12 frames para VX. É um tempo ridiculamente alto, mas é o que eu preciso pra finalizar um trabalho decente.

Quanto ao programa, eu sempre usei photoshop. Principalmente porque eu uso o programa pra outras coisas a vida toda, mas também porque eu acho muito bom. A ferramenta lápis te dá um pincel quadrado do tamanho certo dos pixels de acordo com a resolução e você pode deixar uma paleta aberta do lado, sem precisar daquela chatisse do paint de ficar pintando a imagem. I para  o conta-gotas, B para o lápis, M pra selecionar e Del pra apagar. Isso mais as camadas me dão um arsenal perfeito pra trabalhar em pixel art.

Quanto a desenhar? Não muito. A única noção que você vai carregar do papel pro pixel art é a de sombra e luz, mas saber como a luz incide num objeto não é "saber desenhar" haha.
Até porque desenho envolve tipos diferentes de papel, modelos de lápis (HB, 2B, 6B, 3H, F, etc), técnicas de movimento das mãos e esse tipo de coisa que fica bem irrelevante na hora de clicar em quadradinhos com o mouse.
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


Dica de quem só sabia fazer boneco palitinho e hoje cria os próprios tilesets(não que sejam especiais): Pegue trabalhos de qualidade de bons artistas e tente criar algo semelhante, aplicando as mesmas tecnicas. Em outras palavras, tente imitar mesmo. Com o tempo você vai criando noção e se tornando cada vez mais independente.

Citação de: SevenM online 28/11/2014 às 17:16
Dei uma lida em alguns tópicos aqui da Centro até para entender melhor antes de criar o meu próprio. Tenho uma grande vontade de aprender PA e até levar isso mais adiante e começar a desenhar pra valer, entretanto eu gostaria de algumas dicas de quem entende e já está na área faz um tempinho.

  • Qual programa utilizar? Existe algum em especifico que facilite a vida de alguém que vá aprender a fazer PA?
  • Li em algum lugar que saber desenhar antes de iniciar em PA ajuda muito, até que ponto isso ajuda ou não é tão necessário? Pretendo aprender a desenhar mas não agora.
  • Um sujeito aplicado e que estude o material todos os dias conseguiria começar a criar  bons trabalhos de PA em qual faixa de tempo aproximadamente?

Tem mais algumas perguntas mas deixarei para depois que me responderem essas. Gracias! xD

Programas que eu recomendo são Graphics Gale e Photoshop para Tiles eu geralmente utilizo o Tile Pyxel Edit, existem diversos outros programas esses são os que eu geralmente utilizo, tambem recomendo ficar bem longe do paint ele é muito ruim.

Desenhar ajuda muito, recomendo aprender luz e sombra e formas basicas que já melhora muito o pixel art.

se a pessoa praticar umas 2h horas por dia, lendo tutorias e aplicando eles, acho que em 2 meses você já fica nesse nivel :
 

e em 1 ano talvez chegue nesse nivel:
   

enfim eu levei mais ou menos 1 ano para chegar no nivel que eu estou hoje, e nem pratiquei muito, eu fazia uma média de uns 1~3 pixel arts por semana.
eu fiz esse pixel art no meu segundo mês:
 
e esse eu fiz já faz uns 5 meses, acho que fiz ele por volta de 1 ano após começar a estudar:
   

 Ótimas respostas, agradeço muito!

O motivo de estar querendo aprender PA é ligado diretamente ao meu projeto atual. Adoro os sets do Kaduki mas nenhum personagem dele realmente faz o estilo do herói que estou pensando, tão pouco 'vilão'. Os tilesets disponibilizados pro VXA em sua maioria são muito alegres ou 'bonitinhos', não chegam bem ao estilo que procuto então pensei em simplesmente levantar o traseiro da poltrona e começar a criar meus gráficos. Pretendo usar o Crimson Tale como outro jogo e deixar o meu atual guardado enquanto aprendo e produzo os novos gráficos. Não será um projeto muito grande então acabo não me vendo muito prejudicado quanto a isso.

Mas então, aproveitando o post do Phantomx:

Animação de sprites é muito complicada? Seria legal eu tentar criar um template ou trabalhar em cima de um para me acostumar com essas animações?

Vocês conseguiram me animar ainda mais para aprender PA! XD Já tinha intenção de começar a aprender Ruby mas vou primeiro de PA mesmo! kk

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Em relação aos programas cara, qualquer um que tenha Lápis, borracha transparente, seleção e linhas serve... E Phantom, te acho um ótimo pixel artista etals, mas você se equivocou um pouco em relação ao paint (a não ser que esteja falando do velho), não sei se já ouviu falar do Jinn, é um dos maiores pixel artistas e é brasileiro, enfim ele usa o paint, aqui uns trabalhos dele.

Saber desenhar ajuda muito, mas como disseram não é essencial, ajuda basicamente em anatomia e saber as formas das coisas mesmo...

Como o Phantom disse, talvez 2 ou 3 meses mesmo pra começar a desenvolver trabalhos razoáveis...

28/11/2014 às 21:07 #8 Última edição: 28/11/2014 às 21:09 por Phantomx
Citação de: Further online 28/11/2014 às 20:27
Em relação aos programas cara, qualquer um que tenha Lápis, borracha transparente, seleção e linhas serve... E Phantom, te acho um ótimo pixel artista etals, mas você se equivocou um pouco em relação ao paint (a não ser que esteja falando do velho), não sei se já ouviu falar do Jinn, é um dos maiores pixel artistas e é brasileiro, enfim ele usa o paint, aqui uns trabalhos dele.

Saber desenhar ajuda muito, mas como disseram não é essencial, ajuda basicamente em anatomia e saber as formas das coisas mesmo...

Como o Phantom disse, talvez 2 ou 3 meses mesmo pra começar a desenvolver trabalhos razoáveis...

sim, é o antigo mesmo (eu já vi gente usando ele x---x')

Sobre animações inicialmente eu recomendo editar alguns templates para fazerem animações diferentes e quando se sentir confortável pode criar suas próprias animações do zero

28/11/2014 às 21:43 #9 Última edição: 28/11/2014 às 21:54 por Van
Queria adicionar algo:

Nem sempre seu objetivo é fazer um jogo bom gráficos muito trabalhos e realistas. Eu mesmo escolhi um estilo minimalista, e por isso não precisei de muito treinamento pra chegar nele. Se quer algo 16, 32 ou mais bits vai variar a quantidade de tempo pra terminar o trabalho também.
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


 Gracias povão! Meu objetivo mesmo é conseguir fazer algo deste tipo:
http://www.spriters-resource.com/resources/sheets/60/63293.png

Não ESSE estilo exatamente mas digo nos padrões de cores. Algo bonito e não muito complicado/nada realista. xD

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Bem, muita gente já deu dicas a respeito, mas acho que pode ser de algum proveito eu dar meu ponto de vista.

Qual programa utilizar? Existe algum em especifico que facilite a vida de alguém que vá aprender a fazer PA?
Existem vários programas diferentes que podem facilitar a sua vida com pixel art, alguns voltados pra certas coisas em especial (como o Pyxel Edit já citado, que é ideal pra se fazer texturas/tiles com loop). Como ferramenta geral eu uso o Phostoshop (minha versão é o CS4), porque sou mais habituado. Um bastante usado pra Pixel em específico é o Graphics Gale, que até onde sei também tem umas ferramentas boas pra se trabalhar com animações.
Dê uma experimentada com o que tiver acesso e veja qual ferramenta te oferece recursos pra facilitar o seu trabalho. Como é algo que toma tempo e se precisa de paciência, quanto mais a ferramenta facilitar pra você, melhor.

Li em algum lugar que saber desenhar antes de iniciar em PA ajuda muito, até que ponto isso ajuda ou não é tão necessário?
Bem, se você pratica desenho sinifica que você já tem uma certa afinidade com arte, então certos conceitos de desenho vão se aplicar da mesma maneira, como noções de sombreamento, anatomia, proporções e etc. Mas fica mais por isso mesmo, mesmo que uma pessoa tenha afinidade com arte, ela vai precisar aprender como aplicar isso em pixel, então não deixa o trabalho mais "fácil".

Um sujeito aplicado e que estude o material todos os dias conseguiria começar a criar  bons trabalhos de PA em qual faixa de tempo aproximadamente?
Depende muito, cada pessoa tem uma curva de aprendizado diferente. Quanto mais você se dedicar melhor vai ser seu desempenho, obviamente. Mas ainda é algo que toma tempo, então não idealize datas.
Geralmente no decorrer do processo você vai pensar "eu pratico isso faz tanto tempo mas parece que não estou melhorando" - e isso é normal. Então não fique pensando no tempo que você vai levar, mas não se apresse porque não é um processo rápido.
Inclusive, achei o exemplo do PhantomX exagerado, por exemplo. Um iniciante sem experiência com arte e sem experiência com pixel não vai fazer um sprite daquele em 1 ano nem fodendo, a menos que seja um prodígio. Lembrando que existem diversas técnicas diferentes e até mesmo áreas de especializade dentro da própria area de pixel, como animações ou backgrounds.
Enfim, é algo que toma tempo, então vai depender do quanto você gostar também. Esse sprite que você linkou como exemplo foi feito por um profissional especializado nisso, e duvido que ele aprendeu a fazer algo assim em 1 ano. Então tome o seu tempo, dificilmente vai ter resultados esplendorosos rapidamente, mas no meio do caminho talvez você se surpreenda com o que é capaz de fazer  :ok:

Cronus, aproveitando que você está por aqui, conta aí como foi tua curva de aprendizado! Quanto tempo demorou até começar fazer sprites bons?

 Muito obrigado pelas respostas, Cronus! Estive conversando com um amigo meu aqui no Skype e ele mesmo me falou que vou precisar de muito tempo para me ensinar pixle art da maneira que marquei como objetivo e seu comentário me ajudou ainda mais a ver isso.
Baixei o GIMP e o Graphics Gale aqui para testar e estou me dando melhor com o GG por ser algo focado nos pixels como propriamente dito! Quanto aos desenhos, isso me deixa um pouco mais tranquilo também já que estou apertanto meu tempo ao máximo para conseguir fazer tudo que tenho em mente e aprender a desenhar no momento seria um pouco difícil sem me desfazer de alguns afazeres ou hobbies.

Vou terminar meu projeto com o que tenho em mãos e tomarei todo tempo necessário nos estudos de PA. Agradeço o esclarecimento!

edit:
Também estou curioso quanto a pergunta do eros2, como fluiu o aprendizado no seu caso?

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Spoiler
Citação de: SevenM online 28/11/2014 às 18:35
Vocês conseguiram me animar ainda mais para aprender PA! XD Já tinha intenção de começar a aprender Ruby mas vou primeiro de PA mesmo! kk
PA é bem mais difícil que programar em Ruby na minha sincera opinião pessoal. Seis meses é mais do que tempo suficiente para um estudante dedicado conhecer e programar suficientemente bem para ser auto-suficiente no âmbito do RM (aqui ignorando qualquer necessidade de aplicação de algoritmos complexos).
No geral, assim que você tem um domínio da lógica de programação (e essa sim é importante) aprender qualquer linguagem passa a ser uma questão de dias e tem gente que faz isso em horas, especialmente se estivermos falando de Ruby ou Python.
[close]

Não tenho muito o que sugerir além do que já foi dito acima. Talvez isto lhe seja muito útil como guia. No geral dedicação é o suficiente para te trazer bons resultados, seja no paint, no PS ou usando uma tábua de pregos. Ok, nesse último não dá.  :será:
Iria sugerir também que procurasse uma referência, mas acho que os caras que te responderam acima já são ótimas referências. Haha, invejo tua dedicação.

o/