O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Fantasy Farming - Orange Season

Iniciado por Hudell, 02/11/2014 às 20:45

02/11/2014 às 20:45 Última edição: 29/06/2019 às 20:09 por Hudell




[box class=titlebg]
Introdução ao projeto:
[/box]


Fantasy Farming: Orange Season é um jogo que estou desenvolvendo desde setembro de 2014. É inspirado em Harvest Moon e Rune Factory, com alguns elementos emprestados de Legend of Zelda e Animal Crossing, além de várias ideias originais.

Algumas informações sobre o jogo:


  • O foco principal é a exploração. Há centenas de mapas entre montanhas, florestas, cavernas, lagos, desertos e muito mais.
  • Três cidades diferentes, com temas diferentes e dezenas de moradores cada.
  • Vários festivais inspirados em festas reais do mundo (ex: festa junina)
  • Mais de 30 diferentes tipos de animais.
  • Vários tipos de plantas para produzir na fazenda.
  • Sistema de casamento com mais de 10 solteiros disponíveis no lançamento.
  • Casamento de "rivais", sem ter casais pré-definidos (as ações do jogador definem que acaba com quem)
  • Personalização da fazenda (é possível mover construções, colocar cercas e enfeites)
  • Vários minigames.
  • Fazenda compartilhada entre saves, para poder casar com personagens diferentes sem precisar re-jogar o jogo inteiro.
  • Sistema de "Companion": Você pode convidar alguém para caminhar com você ou levar um animal para passear. Eles vão te seguir e participar das coisas que você fizer.
  • Sistema de Mods: Cada detalhe do jogo pode ser modificado através de mods.
  • Open Source: Todo o código do jogo estará disponível para quem quiser criar mods para o jogo.
  • A História utiliza temas do folclore brasileiros.

O vídeo abaixo mostra um pouco de como o jogo está ficando agora:



Informações básicas:
Nome do criador: Pierre H. Lehnen
Gênero: Simulação / Fazenda
Data de inicialização: 27/09/2014
Site do Projeto: http://fantasyfarming.com.br
Página no Facebook: http://www.facebook.com/orangeseasonbr
Perfil no twitter: http://twitter.com/hudellgames
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/channel/UCN7ekKgYVnu7n4T4Wzzof2A

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]
Outras screenshots no site do projeto: http://fantasyfarming.com.br
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

07/11/2014 às 15:47 #1 Última edição: 08/01/2017 às 10:47 por Hudell
Liberei uma nova versão hoje: A Demo 0.6
Atualizei o tópico incluindo a informação dos sistemas que já estão implementados no jogo.

O link para download da nova versão está disponível aqui:

Edit: Esta versão antiga não está mais disponível.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

11/11/2014 às 14:41 #2 Última edição: 11/11/2014 às 14:44 por Uhtred
Eu baixei e joguei a demo por algum tempo, e cara eu achei bem legal.

Os sistemas estão muito bem feitos, não percebi falha alguma nos sistemas, que diga-se por passagem é algo que mais me incomoda em projetos que seguem o estilo Harvest Moon, normalmente são muito bugados mas o seu até onde eu fui não encontrei maiores problemas.

Mas acho que tem algumas outras coisas aí que tu precisa melhorar e muito, caso queira que o seu jogo se destaque e tenha algum reconhecimento, vou citar por itens:

1. Mapeamento: os tiles de interior e os chars são bons, se não me engano são do último pack da Cellianna, confere? Tudo bem aí, porém o mapeamento do início do jogo é beeem abaixo e diferente dos demais, acho que misturou um RTP ali no meio e ficou bem estranho. Já mesmo os mapas que utilizou os tiles da Cellianna acho que poderiam ser melhor trabalhados, são tiles bonitos e tal mas se forem apenas jogados de qualquer forma não vão criar nada bonito.

2. Originalidade: um dos maiores problemas, ao meu ver, em criar um jogo baseado em Harvest Moon é que os autores não procuram inovar em nada, é sempre aquela mesma coisa de plantar, regar, colher, cuidar dos animais, flertar com as mocinhas da cidade, participar de festivais, aí tem a mina, um monte onde se pode olhar para o céu e ... isso. Tipo, falta inovação, como não se trata de Harvest Moon, pode inovar em muitas coisas, inserir uma história não-linear, gerar acontecimentos na cidade, incluir ali sei lá, uma invasão de bárbaros na cidade e destruir tudo, ou até se inspirar em Sim City e incluir uns fenômenos naturais como tornados ou tempestade de gafanhotos ... enfim, é preciso sair do comum.

3. História: a série Harvest Moon em geral nunca teve lá uma grande história, geralmente é o neto da cidade que assume a fazendo do avô que morreu, na sua é um casal de irmãos que simplesmente apareceu na fazenda de um velho e começaram a trabalhar pra ele. Tipo, acho que falta explorar melhor isso aí, a história que criou, sem querer ofender, é meio non-sense demais, não tem a mínima noção de acontecer isso na realidade e tudo bem, mesmo relevando esse fato, a forma como você fez isso acontecer foi muito "jogada", não durou 2 minutos a história e já estava lá trabalhando na fazenda. Sei lá, eu mudaria isso, incluiria uma história no jogo e faria um jogo com uma história e um propósito, onde os sistemas de plantação fossem apenas algo do cotidiano que o herói precisa fazer para poder comer e ganhar dinheiro ...

4. Divulgação: eu sei que você criou um site próprio pro jogo e até que ele está bem feito, mas por exemplo, entrei agora nele e não encontrei sequer 1 screen do projeto ... aí fica complicado das pessoas baixarem e jogarem. Não sei como seu jogo está sendo visto nos blogs e sites relacionados ao Harvest Moon, mas nos relacionados ao RPG Maker está muuuito apagado, e não deveria estar assim porque o projeto é realmente bom e tem futuro. Certamente se tu arrumasse melhor o tópico, participasse mais das comunidades makers, se envolvesse mais com a galera e mandasse atualizações aqui, teria um número muito maior de fãs do projeto, até porque já vi projetos do mesmo estilo muito piores terem vários seguidores, ou seja, é um gênero que agrada muita gente. Eu mesmo só fui baixar o jogo de curioso, porque ao ver o tópico não tive a mínima vontade de fazer isso.

5. DIÁLOGOS: Esse é sua maior falha. Os diálogos do jogo estão bem ruins, precisa melhorar bastante nisso aí cara. São conversas superficiais, sem profundidade e sem realismo, é aquela conversa onde o jogador percebe que só foi inserida pra dar continuidade ao jogo, exemplo:

CitarVelho Fazendeiro: "- Oi rapaz, eu estou muito velho e preciso de ajuda, quer me ajudar?"
Carinha que surgiu do nada: "- Ah sim, estou sem nada para fazer, vou ajudar."
Velho Fazendeiro: "- Então vamos lá!"

Isso foi só um exemplo de como eu vi os diálogos do jogo, não está assim na demo mas foi praticamente isso ... e cara, Harvest Moon se concentra MUITO em diálogos, é basicamente um jogo de sistemas e diálogos, então o seu projeto não ter diálogos e conversas decentes é metade de um projeto indo pro lixo, pois de nada vai adiantar ter esses sistemas muito bem feitos se não conseguir prender a atenção do jogador por outra coisa além de regar plantas.



Bem, acabei escrevendo demais, espero que essa redação seja útil pra ti aperfeiçoar um pouco o teu projeto. Peço desculpas se fui um pouco ofensivo em algumas coisas, mas realmente só escrevi tudo isso porque acredito que pode ser um projeto promissor, se trabalhar em cima desses pequenos erros.

Boa sorte aí.

Citação de: Uhtred online 11/11/2014 às 14:41
Eu baixei e joguei a demo por algum tempo, e cara eu achei bem legal.

Os sistemas estão muito bem feitos, não percebi falha alguma nos sistemas, que diga-se por passagem é algo que mais me incomoda em projetos que seguem o estilo Harvest Moon, normalmente são muito bugados mas o seu até onde eu fui não encontrei maiores problemas.

Mas acho que tem algumas outras coisas aí que tu precisa melhorar e muito, caso queira que o seu jogo se destaque e tenha algum reconhecimento, vou citar por itens:

1. Mapeamento: os tiles de interior e os chars são bons, se não me engano são do último pack da Cellianna, confere? Tudo bem aí, porém o mapeamento do início do jogo é beeem abaixo e diferente dos demais, acho que misturou um RTP ali no meio e ficou bem estranho. Já mesmo os mapas que utilizou os tiles da Cellianna acho que poderiam ser melhor trabalhados, são tiles bonitos e tal mas se forem apenas jogados de qualquer forma não vão criar nada bonito.

2. Originalidade: um dos maiores problemas, ao meu ver, em criar um jogo baseado em Harvest Moon é que os autores não procuram inovar em nada, é sempre aquela mesma coisa de plantar, regar, colher, cuidar dos animais, flertar com as mocinhas da cidade, participar de festivais, aí tem a mina, um monte onde se pode olhar para o céu e ... isso. Tipo, falta inovação, como não se trata de Harvest Moon, pode inovar em muitas coisas, inserir uma história não-linear, gerar acontecimentos na cidade, incluir ali sei lá, uma invasão de bárbaros na cidade e destruir tudo, ou até se inspirar em Sim City e incluir uns fenômenos naturais como tornados ou tempestade de gafanhotos ... enfim, é preciso sair do comum.

3. História: a série Harvest Moon em geral nunca teve lá uma grande história, geralmente é o neto da cidade que assume a fazendo do avô que morreu, na sua é um casal de irmãos que simplesmente apareceu na fazenda de um velho e começaram a trabalhar pra ele. Tipo, acho que falta explorar melhor isso aí, a história que criou, sem querer ofender, é meio non-sense demais, não tem a mínima noção de acontecer isso na realidade e tudo bem, mesmo relevando esse fato, a forma como você fez isso acontecer foi muito "jogada", não durou 2 minutos a história e já estava lá trabalhando na fazenda. Sei lá, eu mudaria isso, incluiria uma história no jogo e faria um jogo com uma história e um propósito, onde os sistemas de plantação fossem apenas algo do cotidiano que o herói precisa fazer para poder comer e ganhar dinheiro ...

4. Divulgação: eu sei que você criou um site próprio pro jogo e até que ele está bem feito, mas por exemplo, entrei agora nele e não encontrei sequer 1 screen do projeto ... aí fica complicado das pessoas baixarem e jogarem. Não sei como seu jogo está sendo visto nos blogs e sites relacionados ao Harvest Moon, mas nos relacionados ao RPG Maker está muuuito apagado, e não deveria estar assim porque o projeto é realmente bom e tem futuro. Certamente se tu arrumasse melhor o tópico, participasse mais das comunidades makers, se envolvesse mais com a galera e mandasse atualizações aqui, teria um número muito maior de fãs do projeto, até porque já vi projetos do mesmo estilo muito piores terem vários seguidores, ou seja, é um gênero que agrada muita gente. Eu mesmo só fui baixar o jogo de curioso, porque ao ver o tópico não tive a mínima vontade de fazer isso.

5. DIÁLOGOS: Esse é sua maior falha. Os diálogos do jogo estão bem ruins, precisa melhorar bastante nisso aí cara. São conversas superficiais, sem profundidade e sem realismo, é aquela conversa onde o jogador percebe que só foi inserida pra dar continuidade ao jogo, exemplo:

CitarVelho Fazendeiro: "- Oi rapaz, eu estou muito velho e preciso de ajuda, quer me ajudar?"
Carinha que surgiu do nada: "- Ah sim, estou sem nada para fazer, vou ajudar."
Velho Fazendeiro: "- Então vamos lá!"

Isso foi só um exemplo de como eu vi os diálogos do jogo, não está assim na demo mas foi praticamente isso ... e cara, Harvest Moon se concentra MUITO em diálogos, é basicamente um jogo de sistemas e diálogos, então o seu projeto não ter diálogos e conversas decentes é metade de um projeto indo pro lixo, pois de nada vai adiantar ter esses sistemas muito bem feitos se não conseguir prender a atenção do jogador por outra coisa além de regar plantas.



Bem, acabei escrevendo demais, espero que essa redação seja útil pra ti aperfeiçoar um pouco o teu projeto. Peço desculpas se fui um pouco ofensivo em algumas coisas, mas realmente só escrevi tudo isso porque acredito que pode ser um projeto promissor, se trabalhar em cima desses pequenos erros.

Boa sorte aí.

Olá Uhtred, obrigado pelo feedback.

Realmente o mapa do início do jogo está com tiles do RTP ainda. Mas não vai ficar assim, até porque eu não teria como aplicar o sistema de estação nestes tiles. Vou usar os tiles da Cellianna para quase tudo, exceto objetos que vou variando de mapa para mapa.
Muitos dos mapas ainda estão com várias áreas em branco e bem simples. A maioria das casas inclusive estão apenas com chão e parede. Isso está assim porque inicialmente eu foquei em desenvolver os sistemas, porque queria garantir que eu conseguiria desenvolver bem os sistemas antes de investir tempo nos mapas. Pretendo melhorar muito a qualidade dos mapas com o tempo.

Quanto à originalidade, a minha intenção é misturar Harvest Moon com Animal Crossing: fazer os NPCs mais inteligentes e com muito mais interações. Também tenho ideias diferentes para eventos, agora a pouco eu estava conversando com um amigo sobre criar um festival de agarrar porcos. Quero adicionar o sistema de animais selvagens e várias outras coisas que ainda estou elaborando.

Os diálogos atuais são basicamente "Oi, meu nome é Fulano", porque assim como os mapas, fui deixando esta parte mais para o futuro. Criar diálogos bons é a parte mais complicada e também mais chata (São 50 personagens, é muita coisa para imaginar e escrever), mas com certeza eu não vou deixá-los no nível que estão agora. Inclusive hoje mesmo eu liberei uma versão com algumas correções de bugs e anunciei que a próxima versão vai demorar mais para vir porque quero, entre outras coisas, criar conversas decentes entre os personagens.

A história realmente está non-sense. O motivo disso é que eu comecei ela e depois da introdução, fui direto para o tutorial para que as pessoas que baixassem o demo pudessem conferir os sistemas. A minha ideia é fazer uma história boa que vai sendo apresentada aos poucos e se desenrolando dependendo de com quais personagens você conversa.

Eu tinha várias screenshots no site, assim como vídeos, mas retirei durante uma manutenção para melhorar o PageRank do google. Alterei a url do site hoje (Agora é http://orangeseason.com.br) e estou trabalhando nele para recolocar todo o conteúdo. Também criei um projeto no wikia onde estou colocando as informações.

Quanto a divulgação você tem total razão. Esse é o primeiro site de RPG Maker em que eu coloco link para o projeto e também deixei ele meio abandonado. Eu vou melhorar isso também.

Resumindo, eu concordo com você em todos os pontos que tu levantou, apenas não tive tempo de deixar o jogo do jeito que quero que fique. Comecei o projeto tem menos de dois meses e estou fazendo tudo para ir melhorando ele progressivamente, mas eu sempre acabo focando em algumas coisas antes de outras. Meu foco inicial foram os sistemas, que agora estão legais. Meu próximo passo é focar mais nas conversas e na divulgação. Os mapas eu sigo deixando para uma versão futura.

E mais uma vez, obrigado pelo feedback.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Atualizei a postagem adicionando um vídeo da caverna e do subsolo, mostrando o uso da pá e picareta:

Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Atualizei novamente incluindo as informações da versão 0.10, liberada hoje.

Este é meu primeiro jogo em RPG Maker, depois de ficar mais de 10 anos sem usar o programa. Já investi mais de 700 horas nele desde setembro e escrevi mais de 30 mil linhas de rgss3. Quase tudo que tem no jogo foi desenvolvido por mim. Se alguém se interessar por algum dos sistemas que eu criei, eu posso fazer um script genérico e postar aqui, é só pedir.

Se alguém mais chegar a testar o jogo, favor comentar alguma coisa, pois até agora todo o feedback que eu tenho são de jogadores de Harvest Moon. Em comunidades de RPG Maker ainda não tive muito.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

03/12/2014 às 19:24 #6 Última edição: 03/12/2014 às 19:29 por CDCyoshi
A unica coisa que eu lembro e de você falando com o Leon no Gartic, eu vi o site e fiquei tipo: Caralho, mano! Isso é Rpg Maker!

vou baixar, valeu, flw
♦Gifts♦

Citação de: CDCyoshi online 03/12/2014 às 19:24
A unica coisa que eu lembro e de você falando com o Leon no Gartic, eu vi o site e fiquei tipo: Caralho, mano! Isso é Rpg Maker!

vou baixar, valeu, flw
:XD:
Aquele vídeo do Leon rendeu mais de 3 mil visitas ao site. E eu nem tinha pensado em fazer propaganda, só comentei o site para minha namorada acreditar que era eu jogando.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

17/12/2014 às 10:42 #8 Última edição: 16/03/2015 às 00:25 por Hudell
Atualizei o tópico com mais um vídeo de gameplay:

edit: video retirado por estar desatualizado.

Também criei um canal no youtube com vídeos criados por mim e também vídeos sobre o orange season criados por youtubers:
http://www.youtube.com/channel/UCN7ekKgYVnu7n4T4Wzzof2A
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Refiz o tópico com imagens e informações atualizadas. Retirei os vídeos que mostravam mapas que não existem mais.
De noite coloco as screenshots em português e durante a semana eu faço novos vídeos.

O jogo tem evoluído muito bem, com mais de 1.300 downloads até o momento. Ficou mais conhecido graças à uma aparição rápida em um vídeo do canal "Coisa de Nerd".
Algumas das pessoas que conheceram o jogo naquele canal já tem mais de 15 horas de jogo nos seus saves atualmente.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

O jogo foi atualizado para a versão 0.14, trazendo muitas novidades:


  • A cidade foi redesenhada mais uma vez
  • Melhoria na movimentação do personagem
  • Adicionado menu de opções ao conversar com um NPC
  • Adicionado mural com aviso de tarefas na praça da cidade
  • Os NPCs agora caminham pela cidade
  • Adriana agora fornece informações sobre as sementes
  • Agora é possível comprar frutas e ingredientes
  • Agora é possível comprar ferramentas
  • Alguns NPCs mudaram de profissão
  • Correção de problemas nas árvores
  • Para aprimorar uma ferramenta agora é necessário ter usado-a um certo número de vezes
  • Correção de bugs no cachorro
  • Correção de bugs nas animações de ferramentas
  • Mais de 110 novas receitas
  • Agora é possível pular de barrancos em qualquer direção
  • O tempo não passa enquanto você estiver dentro de uma casa
  • Agora é possível encontrar laranjas na floresta todos os dias
  • Ferramentas aprimoradas agora ficaram mais úteis
  • Agora não é mais possível correr ou trabalhar se a energia estiver muito baixa
  • Nova ferramenta: Marreta
  • Agora é possível pular por cima de plantas, pedras e troncos de árvore
  • Agora é possível jogar usando um controle ao invés de teclado
  • As plantas agora nascem apenas em um mês específico
  • Um saco de semente agora pode plantar até seis plantas.
  • Opção para pular algumas conversas longas
  • Agora é possível salvar em qualquer lugar
  • Melhorias na cozinha
  • Melhorias no restaurante
  • Área de plantio está cinco vezes maior
  • Se plantar a mesma semente muitas vezes, você poderá colher uma quantidade maior de frutos
  • Opção para declarar o seu amor à um NPC

Se você já possui o jogo, basta abrir o atualizador e clicar em "Instalar / Atualizar" para baixar a atualização. Se você não possui o jogo ainda, pode baixá-lo em http://orangeseason.com.br
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Olha, você por aqui?
Bem, legal o jogo, ja tinha jogado antes, a versão antiga, vou dar uma olhada na nova versão e ver o que eu acho.

Jogo evoluio muito durante seu tempo de desenvolvimento, ta ficando muito show :clap: !

Atualizei o tópico com as informações mais recentes do projeto.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season