O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Mapa] Parallax Tutorial - Meu método.

Iniciado por SimonMuran, 28/12/2013 às 03:36

28/12/2013 às 03:36 Última edição: 28/12/2013 às 03:44 por SimonMuran

[box class=titlebg]
Introdução
[/box]
[box class=titlebg]
Inicio
[/box]
[box class=titlebg]
Vamos ao trabalho!
[/box]
[box class=titlebg]
Método Parallax Mapping
[/box]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Me desculpem os erros de português ou qualquer erro cometido no tópico, é meu primeiro tutorial
queria muito ajudar os camaradas da centro rpg maker de alguma maneira, e mapeamento é a area
que sou mais desenvolvido (: espero que tenham gostado, um abraço irei dormir sério meu trapézio
tá dando cãibras a cada minuto gastei 3 horas + fazendo isso aqui comecei as 23;00 e olha a hora que
eu acabei ;-; kk

:clap:

Isso aí, o RTP é desprezado por muita gente, apesar de os gráficos dele serem muito bonitos, eu, particularmente, não vou muito com a cara dos jogos que usam RTP porque a maioria é mal feito, geralmente jogos de comédia feitos por trolls ou iniciantes e tal.

Mas, enfim, vamos falar do tutorial, realmente, o mapa ficou bonito, e o uso das texturas deixou tudo melhor ainda, o mapa tem bastante senso de realidade, e essa técnica do brush irregular é mesmo boa, deixa com ar mais natural.

Gostei das 'faces', são divertidas e fazem parecer mais fácil de ler a aula toda.

Enfim, obrigado por compartilhar conosco  :ok:
~ Masked

 Belo tutorial, vai ajudar muita gente.
Eu particularmente não gosto muito de Parallax Mapping, porque além de dar muito trabalho, se você não chegar no resultado esperado bate um desânimo.
Um abraço.

Perfeito SimonMuran !
Esse tutorial mostra para aqueles que não gostam do bom e velho RTP
que ele é ótimo e da para fazer excelentes mapas.
Adorei o Tutorial!

:XD:
Prazer, Terror dos Modinha

@Masked: Hehehe Obrigado por comentar, realmente os jogos feitos por trolls e
pessoas com um baixo nível em mapeamento deixam uma má fama nos tilesets do RTP oque
acaba criando uma antipatia com os mesmos acho que um dia isso pode acabar mais vai demorar
sobre o tutorial eu usei as faces pois estava percebendo que tinha muito texto, e teria que
animar um pouco, pois apenas palavras e mais palavras iria cansar a leitura, Ah e obrigado pelos
Elogios  :XD:

@Speed Heey Speed meu grande camarada obrigado por comentar, É realmente quando não se tem
uma boa experiência/habilidade eme ditores de imagem o resultado não acaba sendo muito satisfatório
pensei sobre isso também antes de fazer este tutorial por isso farei o mais rápido possível a parte 2
deste tutorial que mostra como mapear usando o método normal de mapeamento, na propria engine
também traz resultados muito bons, e as vezes até melhores que alguns mapas em parallax.

@Makers Obrigado pelo elogio e pelo comentário tio makers  :XD: O tileset do RTP muitas vezes é
esnobado, pois outras pessoas não conseguiram tirar proveito dele,e  utilizaram de qualquer jeito
como disse o tio Masked eu espero que isso acabe até porque já não há tantos makers que
fábricam tilesets quanto os de antigamente, e pode chegar um dia em que os tilesets do rtp terão que
ser mais utilizados por falta de material dá até arrepio de pensar rsrsrs

Desculpa, mas é poluído demais.

Antes o RTP á isso. Parece a Bananaland do TFC.

@Kioumaru Obrigado pelo comentário e pela crítica, não entendi sua observação muito ao certo, mas o mapa trata-se
de um exemplo, seria um Vale pouco explorado, por isso tanta "poluição" até por que não teria ninguém
para limpar lá rsrs, e tbm trata-se de natureza, não dá pra ser padrãozinho, tudo limpo em seu devido
lugar como coisas que humanos fazem.

Eu nunca irei entender Parallax, prefiro me manter no bom e velho tile por tile. Mas o tutorial ficou bem legal Simon, achei bem interessante a forma como você usou as imagens para falar, bem carismático. Parabéns!

Viva a lenda!



Litudin! Quanto tempo você levou para fazer este mapa Simon? Quero experimentar essa joça de Parallax mapping pra ver no que dá  :¬¬:

Seu tutorial ficou ótimo.Devo passar aqui para anotar as dicas depois.Parabéns pelo trampo!
Gifts: Mistyrol | [

@VincentVII Te entendo camarada kkk, quando me prontifico pra começar um mapeamento no próprio
rpg maker, me bate uma nostalgia, uma vontade de fazer só isso, já me vem aqueles mapas do
Chrono trigger que parece que foi feito no rpg maker usando backgrounds e gráficos próprios é muito bom kk
mas ai me vem a cabeça um aspecto que tem me incomodado durante os anos  o tal de Julgar o jogo pelas screens
a necessidade dos gráficos do seu jogo serem diferenciados, bonitos e atraentes, isso me volta para o parallax map
sinceramente acho que nesses tempos, é muito difícil um jogo de RPG Maker atrair olhos verdadeiramente
curiosos utilizando apenas o método de mapeamento padrão, a não ser que seja gráficos própris ai já entra
em outra conversa :P

Obrigado Pelo Coment e pelo elogio, até mais (:


@STRATØ Obrigado pelo coment :D, Bem, O Tempo gasto na elaboração desse tutorial foi de 4 horas, pois eu desenvolvi tudo de uma vez por isso a demora, Agora se você for montar um mapa usando aquela velha estratégia
de tirar print do mapa e editar só algumas coisas no Photoshop, penso eu que demora de 30 minutos a 2 horas, depende do tamanho da variedade de detalhes, e sua vontade para caprichar kkk, agora se for montar um mapa Inteiramente no Photoshop, sem usar nada no rpg maker, demora de 2horas pra mais, por que envolve mais coisas como a União perfeita de objetos exemplo unir pedaços de parede, ou colar partes do chão um no outro, envolve colisões de eventos, e do jogador em objetos não passáveis, como paredes por exemplo é um pouco mais complicado, porém o resultado é fantástico se trabalho bem.

Bem é isso espero ter tirado suas dúvidas, até mais (:

Ótimo tutorial, bem explicativo e objetivo. Dificilmente alguém irá rir deste meio de utilização do RTP, fica com uma "cara" muito original e agradável. Espero ver mais de seus tutoriais por aqui, Simon. Parabéns pela dedicação. :)
Galeria:


Parabéns pela aula, amigo!
Fico feliz de saber que alguém está fazendo bom uso do rtp!
No mais, obrigado por postar o tutorial e feliz 2014!

 Whoa, um ótimo tutorial.
Confesso que me perdi um pouco no mapa, mas a construção do parallax ficou muito bonita.
E pessoalmente não tenho nada contra o rtp, mas sempre me parece um tanto fraco. Talvez por que seja muito usado =/
[user]Nocive[/user]


 Na verdade de tanto o pessoal pensar desta forma, Nocive, o RTP ja deixou de ser usado como propriamente dito. Hoje o pessoal só quer usar modificações, os tiles da celianna e etc... Estes sim, estão usados demais.

Gostei bastante do tutorial entretanto achei o resultado final MUITO poluído! Se este fosse um cenário 3D eu diria 'perfeito', mas como é 2D ficou muito estranho. Mas... As técnicas apresentadas são uteis e portanto o tutorial também foi.

Parabéns!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



 Gostei do método que e o resultado do mapa, eu só mudaria o autotile de montanha porque ele ficou bem diferente das texturas que usou.
Parabéns, traga mais para a galera.

Falando em tutoriais, eu preciso fazer alguns, mas... :rick9:

RTP é bom sim e não é enjoativo, o povo diz isso, eu já estou enjoado de ver projetos com tiles da Celianna.

2010 ~ 2016 / 2024