O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Zu

Iniciado por Cronus, 03/04/2013 às 14:46

Zu
03/04/2013 às 14:46 Última edição: 29/05/2013 às 22:13 por Cronus
Nome.......................Zu
Autor................Cronus
Maker.........VX Ace Lite
Gênero.......RPG/Puzzle
Início.........01/03/2013
Término.....31/03/2013




Sobre o Projeto


Zu é um jogo de RPG com elementos de Puzzle, desenvolvido para o concurso "Make a Game, Win a Game!" idealizado pela Projeto RPG Maker. Seguindo as regras do concurso, o jogo foi criado dentro das limitações do RPG Maker VX Ace Lite e foi finalizado dentro do período de um mês. O jogo está completo e o concurso ainda está na fase de avaliação dos participantes. O jogo não é muito longo e seu tempo estimado é de cerca de 40 minutos a algumas horas.



Premissa


O jogo tem como protagonista Allan, um jovem que após se encontrar com uma misteriosa entidade denominada Zu se submeteu a explorar o seu mundo em busca de um objetivo pessoal. Nesse novo mundo formado por lembranças que mais parece uma mistura de sonhos e pesadelos, Allan deve encontrar o seu caminho explorando terras hostis enquanto interage com seres estranhos ou até mesmo assustadores.





Imagens
Clique nas miniaturas para visualizar em tamanho maior.


Trailer
Recomendado alterar a qualidade do vídeo para 480p.


O jogo conta com diversos sistemas customizados, mas dentre os principais estão:

Árvore de Habilidades

  • Uma árvore de habilidades (ou Skill Tree) acessível pelo menu do jogo, onde é possível adiquirir 12 habilidades diferentes divididas entre as categorias Astral (AP) e Enérgico (EP).
Lira da Lamentação

  • Uma ferramenta utilizada para abrir passagens e interagir com o ambiente, onde houverem marcas indicativas no chão. Para se utilizar a Lira (quando disponível) deve-se pressionar a tecla S. Para tocar utilize as teclas Direcionais e Z.
Fabricação de Itens

  • Um método de se obter itens que não são acessíveis de outras maneiras. Na fabricação de itens são utilizados itens especiais da categoria "Ingredientes", que quando combinados resultam em itens mais poderosos e eficazes. Ingredientes são conseguidos através de baús ou derrotando inimigos.




Log de atualizações
Spoiler
Primeira atualização

  • Status de melhoria (Ataque+ e Defesa+) agora funcionam corretamente e aumentam os atributos ao invés de diminuir.
  • Experiência e Luz (dinheiro) dos inimigos corrigido, antes alguns inimigos davam menos experiência do que deveriam.
  • Legenda dos Itens "Escama" e "Pó Fortificante" foram corrigidas (pequenos detalhes).
  • Remoção da categoria "Special" nas Habilidades do personagem, que não tinha utilidade nenhuma.
  • Habilidades "Cura" e "Força Espiritual" colocadas nas categorias corretas.

Segunda Atualização

  • Corrigidos diversos erros de de passabilidade e feitas pequenas alterações em alguns mapas;
  • Corrigidos erros em várias caixas de texto do jogo e feitas pequenas alterações em alguns textos;
  • Diálogos do final refeitos (várias linhas removidas e substituídas assim como várias novas linhas de texto adicionadas), também adicionadas imagens de fundo durante os textos do epílogo;
  • Alteração no Vocab para adequar algumas mensagens referentes ao combate;
  • Novas telas de título, game over e logos antes do título;
  • O Menu da caixa se fecha automaticamente quando o jogo é salvo e após ser carregado;
  • Corrigido o valor necessário para se comprar o mapa do lago;
  • Corrigidos pequenos problemas com a disponibilidade do mini-mapa do lago quando se utilizava o botão do menu;
  • Frequência de encontros aleatórios nas ruínas foi diminuída;
  • Corrigida relação de aparição de grupos de inimigos correspondentes ao nível do personagem nas ruínas (grupos mais fracos aparecem em níveis mais baixos);
  • Inimigos dão mais experiência (mais rápido subir de nível);
  • Redução no valor de ataque das habilidades mais poderosas dos chefes;
  • Vampirismo agora utiliza AP, todas as outras habilidades astrais tiveram seu custo de AP reduzido;
  • Correção nos atributos de acessórios que oferecem bônus (Máscara do Sábio);
  • Novo item: Máscara do Viajante (aumenta experiência adiquirida em combate).
[close]





Notas do Autor
Antes de mais nada gostaria dizer que estou contente com a conclusão desse projeto, ainda mais por ter conseguido terminar ele nos últimos dois dias do prazo enquanto já pensava em desistir. O jogo ficou muito mais curto e com menos conteúdo do que o plano original (que envolvia mais cenas, mais mapas, mais itens especiais, mais artworks, mais chefes...), mas estou satisfeito em tê-lo completado mesmo com estes cortes necessários. Muito do enredo, personagens e do universo do jogo acabou ficando mais no conceitual do que no jogo em si, mas no fim acho que isso contribuiu pra fazer com que a atmosfera se tornasse mais misteriosa e interessante pro jogador tentar fazer suas próprias interpretações e conclusões.

Gostaria também de dizer que como o jogo está desencriptado de acordo com as regras do concurso, não pretendo encriptá-lo posteriormente. Só peço que não utilizem o material original do jogo sem antes pedir permissão, e que não utilizem quaisquer outros materiais sem que os autores originais sejam creditados. Abaixo segue uma lista com os créditos aos materiais que utilizei no jogo.

Perguntas Frequentes (F.A.Q)
Aviso: algumas respostas podem conter spoilers a respeito de como prosseguir no jogo, portanto se você não deseja estragar a sua experiência jogando, leia com cautela.
Spoiler
1. O que é VX Ace Lite?
O VX Ace Lite é uma versão gratuita do RPG Maker VX Ace, contendo as limitações de uma versão trial. Você pode baixar o Ace Lite aqui.

2. Que materiais você usou no seu jogo?
Você pode encontrar os materiais que editei pro jogo na lista de agradecimentos do tópico. Eu editei esses materiais para utilizá-los, assim como também editei gráficos dos RTP dos RPG Makers VXA e XP. Demais materiais como ilustrações e menus são de minha própria autoria.

3. Posso usar os materiais do seu jogo?
Eu acho mais apropriado que se cheque as fontes dos materiais que utilizei e procure o que você queira para o seu próprio jogo ao invés de copiar o que eu fiz especificamente para o meu. Mas caso tenha algum conteúdo do jogo que você queira usar e acha que não vai conseguir de outra forma, entre em contato comigo.

4. O que eu tenho que fazer nesse jogo? Não consigo sair do começo.
Zu é um jogo com foco na ambientação e na exploração do cenário. você deve procurar e deduzir constantemente o que deve fazer, que tarefa realizar e qual caminho seguir. A primeira área recomendada a se visitar é o lago.

5. O que eu tenho que fazer no lago? Era pra jangada andar sozinha mesmo?
O objetivo do lago é derrotar as 4 Sirens espalhadas pelo cenário. A jangada foi feita para andar sozinha mesmo, considere como uma espécie de mini-game. Se você está com dificuldade de encontrar as Sirens, tesouros ou fica perdido pelo lago, é possível comprar um mini-mapa com um NPC. Só não vou dizer como, nem qual.

6. Esse jogo é muito difícil! De que forma eu venço os inimigos e os chefes?
A chave pro sucesso nos combates do jogo é desenvolver as suas habilidades. Pra isso você precisa comprá-las com pontos de Luz, e é bom que tente evoluir o seu personagem pelo menos para o nível 2 ainda no mapa das ruínas. Também explorando as ruínas você pode encontrar um bônus de 100 luz que é o suficiente pra destravar um set de habilidades inicial.

7. Eu não aguento mais as batalhas desse jogo. Não tem como deixar as batalhas menos chatas?
Há um item no lago que torna as batalhas aleatóriasopcionais, assim você escolhe quando quer lutar pra evoluir o personagem ou ganhar itens. Basta seguir para a direita, logo na entrada.

9. Esse jogo não tem itens de cura melhores?
Você pode fabricar itens melhores com o Solo. Basta tentar as combinações certas para obter itens excelentes, e os itens fabricáveis que você encontra pelo jogo possuem a receita na descrição. Ao todo são 8 itens que você pode fabricar com 8 ingredientes diferentes. Então existem 8 combinações de itens que dão certo.

10. Eu não acho um Tônico em lugar nenhum!
Você deve fabricar um Tônico com o Solo. Os ingredientes são Raiz e Bulbo.

11. O jogo teria ficado muito melhor como um jogo de Puzzle/Aventura. Porque você decidiu fazer um jogo de RPG?
Eu decidi fazer a base do jogo como um RPG porque quis aproveitar a proposta do concurso da melhor maneira possível, tentando usar os recursos padrão de uma forma criativa. Em determinado momento pensei em jogar tudo pro ar e fazer um puzzle/adventure, mas desisti da idéia porque a Skill Tree já estava totalmente pronta e o roteiro do jogo já estava definido pra funcionar com esse estilo de jogabilidade.

12. Você pretende extender o jogo? E fazer uma continuação?
Eu não pretendo fazer uma versão extendida do jogo seguindo os planos originais que não puderam ser concluídos. Preferi optar por deixar o jogo o mais fiel possível ao que eu consegui entregar para o concurso. A respeito de uma continuação, não pretendo fazer uma tão cedo, mas é de meu interesse trabalhar novamente com o universo e a temática do Zu. Porém, se um novo jogo saísse ele teria história e personagens diferentes, então não seria contado como uma continuação direta.

Mais questões poderão ser adicionadas.

[close]

Agradecimentos (Material)
Tiles e Chars: First Seed Material
Battlers: Lud.Sakura
Música: Kevin MacLeod | RMN Music Pack
Efeitos Sonoros: Freesound (vários autores)

Agradecimentos Especiais
Aos poucos amigos que testaram o jogo reportando bugs e a todos os amigos que ajudaram com idéias e opiniões durante o desenvolvimento do projeto. Também a você que leu o tópico, comentou, jogou ou deu like no youtube.

Obrigado!

cara bem legal o tópico e as screen, to sem tempo pra baixar e ver o projeto mais de perto, mas assim que de eu do olhada pra dar um comentário melhor.

Realmente incrível, eu diria que perfeito, mas ainda não o joguei  :XD: . Assim que eu tiver um tempo irei baixar e jogar, mas de princípio parabéns, está de fato lindo.



No Lite cara!?
Oh... Sem palavras. ç_ç
Eu preciso jogar esse jogo, ele parece... Muito do perfeito!
Ja estou a baixar, parabéns. *-*

riepermaster: Agradeço o seu comentário, espero que goste do jogo quando tiver a oportunidade de jogar.

Cezar: Obrigado pelos Elogios, Cezar! Com certeza o jogo está longe de estar perfeito, afinal de contas foi um belo desafio conseguir ânimo pra terminá-lo. Com isso algumas coisas acabaram ficando até um pouquinho desleixadas aqui ou lá, fora alguns problemas que acabaram passando (por isso que coloquei o download de um patch de correção, haha). Mas espero que goste do jogo quando puder jogá-lo, mais uma vez obrigado pelo comentário.

Tesla: Pois é, no Lite! Haha. Pior que apesar das limitações parecerem meio intimidadoras de começo, posso dizer que ele é o suficiente pra se fazer um jogo curto ou até mesmo com certa complexidade se você souber fazer umas pequenas gambiarras (sequer cheguei a usar metade do limite de switches, variáveis e mapas pra terminar o jogo). Espero que goste do jogo, e obrigado pelo comentário!


VIXI!

O que esperar do Cronus? sempre uma parada foda ne mano!
Cara pra mim você é o melhor maker brasileiro, o único que mais do que original sempre tem algo de qualidade e com um enredo de dar inveja, joguei o começo do jogo e só aquela arte da introdução me deixou de boca aberta, parabéns pelo projeto, em breve posto mais coisas sobre o jogo seu porra!

~FnM

Uau, sem palavras.

Eu já joguei acredito que 1 hora e tive que parar para vir elogiar.

Os gráficos do jogo estão sensacionais, não sei se foi você que fez alguns mas mesmo que não tenha sido, só pela maestria em mesclar os elementos e unir com efeitos de iluminação, está de parabéns.

O enredo é misterioso e faz com que o jogador se prenda ao jogo para descobrir o que tem que fazer e o que está acontecendo.

As batalhas, foi o melhor jogo que eu já vi utilizando o sistema de batalha padrão do maker, mas só por usar ótimos battlebacks e battlers já fez ficar muito melhor, ou seja, não atrapalhou em nada.

Também gostei muito da caixa e do sistema de evolução.

Enfim, seu jogo está ótimo até agora, não tenho critica nenhuma em relação à ele. Talvez a única coisa que poderia melhorar um pouco mais a parte visual seriam novos title e menu, diferentes do padrão do maker, mas isso é detalhe se comparado ao excelente nível de jogo que temos aqui.

Parabéns!  :clap:

08/04/2013 às 16:00 #7 Última edição: 08/04/2013 às 16:02 por Cronus
Paranoid: Opa, não precisa exagerar tanto cara, haha. Mas fico feliz que você tenha curtido o jogo (eu também gostei da cena da introdução rs), espero que continue gostando do jogo caso ainda tenha disposição pra jogar. Obrigado pelos elogios e valeusão pelo apoio mesmo , Paranoid!

Uhtred: Fala Uhtred, tranquilo? Antes de mais nada agradeço muito o seu comentário, já pude ver alguns de seus trabalhos no maker e fico contente por ver que um cara com sua habilidade se interessou em jogar, e que além disso esteja gostando. A respeito dos gráficos, quase tudo no jogo foi feito e editado por mim mesmo, com exceção de algumas coisas que não foram muito necessárias como os ícones e animações de batalha do RTP (eu também não teria tempo pra isso). Muitos chars e tiles, assim como todas as artworks dos personagens, graficos de menus e afins foram feitos por mim mesmo. Outros materiais como tilesets e monstros foram retirados dos sites que estão creditados no tópico e editados por mim, junto de material do próprio RTP (como os backgrounds, tilesets do RMXP e etc).

É um alívio saber que as batalhas do jogo não estão decepcionando muito, já que foi uma das coisas que menos tive a chance de testar decentemente antes de lançar o jogo. Fora isso pude verificar que a dificuldade está um pouco elevada pro início do jogo, então precisa de um pouco de determinação (e grinding!) pra prosseguir sem maiores problemas. Com relação a title e o menu default do RM mesmo, não tive muita opção por conta das limitações do concurso, então me contentei em fazer outros menus customizados pra dar uma complementada no menu padrão. Enfim, agradeço muito o seu comentário e fico feliz que esteja gostando do jogo!

A soundtrack tá muito loka :D

Que projeto lindo cara, se minha internet não puxasse a 30KBPS por segundo eu baixaria pra jogar, mas enfim, quem sabe um dia eu faça o download desta maravilha.  :wow:

Estou impresionado...
Mostra bem o poder do Ace lite...
o lite é limitado mas você fez algo que muita gente não conseguia fazer com o Ace normal

Meus parabens...

Como você pode ser tão detalhista e talentoso Cronus?! Revele seus segredos *.* (Soou meio gay, mas não viagem).

Nota 10, mal sabia que a ProjetoRPG tinha alguma atividade, nunca me cadastrei lá, mas de fato votaria no seu projeto.

Opa, é muito bom poder ver novos comentários por aqui!

thezebiel: Obrigado! Acho que a escolha das músicas foi de extrema importância pro jogo, já que se trata de algo com uma proposta bem atmosférica. Então espero que tenha conseguido ter sensações diferentes com cada ambiente do jogo.

Patho: Poxa, é bem triste que você não possa baixar por conta da velocidade. Infelizmente jogos feitos nessas engines mais novas acabam ficando muito pesados. Um jogo de Ace com o RTP acaba pesando um pouco mais de 100MB, lol. Eu acho isso um pouco desanimador porque sempre fui acostumado a baixar jogos bem mais leves (50MB pra mim já era muita coisa pra um jogo de RPG Maker), mas apesar de ter feito o possível pra dar uma boa diminuida no tamanho do jogo ele ainda acabou ficando relativamente pesado (isso porque tem muito jogo mais simples e mais pesado por aí! haha). Mas bem, quem sabe algum dia você possa dar uma jogada né? No mais agradeço muito pelo seu comentário.

makergame2000: Obrigado. E sabe que eu nem tive tanta dificuldade assim com as limitações do lite? Na verdade o que mais me atrapalhou foi o limite de eventos por mapa e o limite de itens no database, mas fora isso acho que foi até bem tranquilo. O Ace Lite foi escolhido justamente como forma de desafio pro concurso, infelizmente muita gente acabou desistindo logo de cara por causa das tais limitações. Mas aposto que se tivessem tentado teriam conseguido bons resultados sem muitos problemas.

Tanatos: Obrigado pelos elogios, haha. Não sei se tenho algum segredo pra revelar mas tudo bem. E de fato a Projeto não é tão movimentada, o concurso foi justamente uma forma de tentar trazer novos membros, que infelizmente não funcionou tão bem quanto o esperado, mesmo dando prêmios bacanas. Mas enfim, o resultado do concurso ainda não saiu, mas fiquei contente por haverem pelo menos 3 participantes pra poder fechar o pódio (sendo que os outros foram 3A: Mercenários do Vash e Ureca, e A Montanha da Lua do FelipeFalcon). Então já acho que todos se saíram excelentes pelo esforço.

Bem cara eu estou jogando aqui, e dei uma parada pra vir comentar.

Simplesmente lindo um jogo maravilhoso!

O enredo é extremamente envolvente e é ele o que me da mais vontade de jogar, descobrir o que de fato
esta acontecendo é o maior desafio do jogador, e entender que raio de mundo bizarro é esse.
Simplesmente perfeito neste quesito.

O mapeamento então sem comentarios.
Simplesmente lindo e perfeito o jogo de luzes e efeitos, que cada mapa tem.
Bom eu não sei se ja vi muitos cenarios, mas a sensação que estou tendo até agora
é a de estar no topo de uma montanha, pois a pedras e paredes rochosas para todos os lados.
Ao mesmo tempo que cada cenario tem sua própria característica e seus próprios monstros
Elas ainda passam a imprenssão de você esta no mesmo local não deixando mais bizarro do que ja é.

As batalhas também não deixam de ser bonitas, e eu gostei muito do sistema de comprar as habilidades.
Eu acho que esse sistema frontal combinou bem com o jogo, eu não me imagino jogando Zu
com um sistema ABS ou SBL, seria estranho.
Não sei se eu sou muito ruim ou as batalhas estão mesmo difícil, a criatura que esta na screen
me fez perder muitas lutas antes de vencer, tudo por causa de uma habilidade que ou me matava na hora ou me deixava com o mínimo de vida, sem contar a demasiada quantidade de vezes que você fica envenenado
Ficou bem "Hardcore", mas eu consegui passar depois de umas 3 tentativas.

As músicas escolhidas concerteza são um dos pontos mais fortes do jogo, combina perfeitamente
com cada cenario, adorei escutar a "Gypsy Shoegazer" do MacLeod no jogo, essa música me deixa meio  :derp:.

Eu não vejo a hora de zerar esse jogo e ver o final dessa bizarrice.

Depois que eu terminar talvez vonte com um novo comentario, parabéns pelo belo trabalho.  :clap:

02/05/2013 às 00:31 #14 Última edição: 02/05/2013 às 15:56 por frds.official
Impressões
Opinião:
Jogo magnifico, uma obra de arte.

Dificuldade:
A dificuldade poderia ser ajustada, no início o jogo é bem difícil (levei dois game over's [quase desisti de jogar por ter que esperar a apresentação inicial que não possibilita corte]) e depois se torna extremamente fácil (não desafiador).

Profundidade:
A história é cativante e hipnotizante, porém, a mesma poderia ser um pouco mais profunda. Digo o mesmo (em relação aos personagens como, o "homem abóbora" que nos entrega o 'livro' e o personagem 'Mono' que só aparece próximo ao fim).
Sugestões

No início o "homem abóbora" diz que ao apertar a tecla 'S' no menu é possível "ler o livro" (no qual são registradas as melodias), porém, boa parte dos jogadores de RPG tem algo que posso chamar de "síndrome do avançar", que é o ato de "ignorar" diálogos, acredito que adicionar uma "legenda" (ex: Z = Confirmação, X = Cancelar e S = Livro) no menu "salvaria a vida" de alguns "apressadinhos".

Outra coisa "massante" é o fato de sempre quando escolhemos a opção 'Continuar' no menu inicial e carregamos um arquivo, ao invés de "ir direto ao jogo" começamos "dentro da caixa" (sendo necessário fechar a mesma).