O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[NKk] 01 - Aula de Eventos | Trabalhando com Informações

Iniciado por Nandikki, 09/08/2013 às 21:16

Nkk
Aulas de Eventos
[box class=titlebg2]
Introdução
[/box]
[box class=errorbox]Começo aqui uma série de aulas/tutoriais que auxiliarão novatos a trabalharem com eventos de qualquer engine (Da série XP até Ace, é claro.) Tentarei deixar minhas aulas o mais claro possível e bem ilustradas para melhor entendimento do leitor.

Também farei bastantes sistemas de testes e disponibilizarei-os aqui no tópico para um melhor estudo e revisão do aprendido no tutorial.

Espero que gostem.[/box]
[box class=titlebg2]
Trabalhando com Informações
[/box]
[box class=errorbox]Como todos já devem saber, informação é um ponto crítico em um jogo. Refiro-me aos diálogos, mensagens, escolhas e tudo que refere-se à comunicação entre o jogo e o jogador. Nessa aula mostrarei como fazer um melhor uso do sistema de mensagens e escolhas que vêm já inclusos no RPG Maker.

1º Aba, 1º Comando, Mostrar Mensagens.

O comando mostrar mensagem é um dos comandos mais usados em um projeto (Se não o mais usado). O motivo é obvio, em um RPG a comunicação é necessária, obrigatória.

Já que esse comando é tão útil assim, vale a pena usarmos ele da melhor maneira possível. Devo admitir que o manuseio desse comando é bem simples e fácil, mas esconde coisas que poucos sabem que da para usar.

Podemos escrever mensagens de forma colorida, isso é bem claro para usuários do RPG Maker XP, mas nem tanto para os de VX e VXa. Então vale a pena dar uma revisada:

\c[N]

Onde N é o ID da cor.
Azul: 01
Vermelho: 02
Verde: 03
Azul Claro: 04
Rosa: 05
Branco: 06
Preto: 07
Cinza: 08
Automático: 0

Com esse truque podemos incrementar nossas mensagens:
O \c[01]Reino de Brittania\c[0] é um ótimo reino.
Com essa frase temos o seguinte resultado:

Bem legal não é? Mas a maioria já sabia disso até aqui. Mas logo irão se surpreender (eu acho).

Continuando, vamos passar para outro truque bem legal! o \n[H]. Ele é útil para jogo onde o nome da personagem será decidido pelo jogador e, com isso, o programador não terá como adivinhar qual será o nome e assim não terá como incrementar seus diálogos. Mas graças ao código \n[H] isso muda. Sendo H o ID do herói (No Banco de Dados/Database).

Vejamos como usar:
O \c[01]Reino de Brittania\c[0] é um ótimo reino.
Está me ouvindo, \n[1]?

No caso do projeto em teste que eu estou usando, veja o que saiu:


Interessante, não? Podemos ainda usar os dois códigos na mesma frase/palavra:
O \c[01]Reino de Brittania\c[0] é um ótimo reino.
Está me ouvindo, \c[2]\n[1]?

Nessa último exemplo mudamos a cor do nome do herói a ser exibido. Veja o resultado:

Bem interessante, não é?

Eu recomendo você a buscar os outros códigos sozinho. Se você for usuário do RPG Maker XP será relativamente fácil. Se você usa o RPG Maker VX ou VX Ace você pode ver os códigos passando o mouse sobre a tela de mensagens.

Agora avançar um andar. Vamos para outro comando.

1º Aba, 2º Comando, Mostrar Escolhas.

O Comando Mostrar Escolhas é muito fácil de ser utilizado e não tem o que explicar. Mas quero deixar claro que é possível usar os mesmos códigos do Mostrar Mensagem no Mostrar Escolhas. Creio que muitas pessoas não sabiam disso.

Veja:

Vale ressaltar que na terceira escolha eu usei os códigos: \c[N] e \n[H].

Continuando nossa jornada, quero explicar um pouco sobre Armazenar Número. É um comando bem útil e um pouco complicado a primeira vista.

1º Aba, 3º Comando, Armazenar Número.

O comando consiste em exibir uma janela que permitirá o jogador digitar algum número que posteriormente será armazenado em uma variável decidida por você. O número de caracteres/dígitos que o número pode ter no máximo será indicado por você na hora de utilizar o comando.

Variável para Receber o Valor: Variável que será armazenado o número digitado pelo jogador.
Dígitos: Total de caracteres/dígitos que o jogador no máximo poderá digitar.

Vamos ao um exemplo: O NPC (Jogador não-jogável) pergunta sua idade (pelo Mostrar Escolhas) e logo aparece uma janela para você digitar sua idade (pelo Armazenar Números). Teremos a seguinte situação:

Agora que temos a idade do jogador armazenada em uma variável X (no meu caso, eu salvei a idade na variável 01) podemos chama-la no Mostrar Mensagem usando o comando: \v[VA]. Sendo o VA o ID da Variável.

Veja:

Em breve aprenderemos a trabalhar com variáveis.
[/box]
[box class=titlebg2]
Conclusão
[/box]
[box class=errorbox]Essa foi a primeira aula da série, espero que tenham gostado. Tentei ser o mais breve e claro possível. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica pode ser postado aqui.

Link da Demostração com todos os Comandos Utilizados: Aqui.

O BBCode (No Visual) da Centro é diferente do da MRM, por isso ficou estranho.  :=|:. Não posso fazer tópicos diferentes para as duas comunidades. Então para quem quiser o Link Original: Aqui.

[/box]
[box class=titlebg2]
Agradecimentos
[/box]
[box class=errorbox]Um obrigado para Fpr pelo mapa utilizado nas Screens e na Demostração.


[/box]

CitarUm obrigado para Fpr pelo mapa utilizado nas Screens e na Demostração.

Se tu não fala nem percebo, mas bom saber que ele o serviu para alguém.

Sobre o tuto, não tenho muito o que comentar por já ter conhecimento de tudo o que foi passado, poderia sugerir para adicionar novas funções como a de mostrar o ícone do iconset, mas como o tutorial abrange todas as engines de RM e esse comando não há no XP não servirá, só resta elogiar sua didática como tutor, há pessoas que sabem muito, mas não conseguem passar aos demais o que sabe, diferente de você(que não sabe nada) que consegue compartilhar o que conhece. 
-