O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Acabando projetos

Iniciado por Dark4000, 04/07/2015 às 19:19

13/07/2015 às 02:12 #15 Última edição: 13/07/2015 às 02:16 por Cronus
Já resumiram bem falando sobre determinação, então vou dar uma dica diferente: pra terminar um jogo você tem que saber o que está ao seu alcance, e precisa estar disposto a mudar a suas ideias e a fazer cortes.

É muito normal se deixar levar e querer fazer o melhor jogo do mundo, mas quanto mais você complica algo, mais difícil vai ficar de executar. Se você excede a sua cota de esforço, você vai acabar enjoando rápido e vai acabar desistindo do que tá fazendo. Então é importante ser flexível, olhar pro seu trabalho e começar a ver o que é que você pode fazer pra te facilitar. Sempre busque simplificar ao invés de complicar.

Todos os jogos que eu consegui terminar foram por esse conceito. Eu tinha muitas ideias e muita coisa que queria fazer com eles, mas tive que descartar e me focar só no que conseguia fazer, geralmente por conta de um prazo. Zu é um ótimo exemplo, porque eu havia muito mais áreas e cenas planejadas pra ele, que eu não pude colocar por falta de tempo. Decidi cortar várias coisas e terminar o jogo como deu, ao invés de desistir dele por não estar do jeito que eu idealizei. O jogo ficou com vários defeitos e alguns buracos, mas eu tive que aceitar eles e no fim acabou sendo um jogo muito bem sucedido.

 Na minha opinião a maioria dos projetos são abandonados porque as pessoas pensam grande demais e acabam se frustrando com a "limitação" do Maker. Claro que devemos pensar grande e tentar sempre subir com a qualidade dos nossos projetos, mas sempre devemos ter em mente de que pode não dar certo ou ficar como esperávamos.

Motivos para desistir e abandonar o projeto tem váários, podem ser desde coisas simples até mais complicadas, como ficar sem um computador ou então perder o projeto inteiro por algum problema e não ter um backup.

Agora, pra conseguir chegar até o final, acho que o mais importante mesmo seja a motivação.

Claro, todo o resto ajuda, é uma soma de fatores que vai fazer com que se chegue ao final do projeto, mas creio que com uma motivação especial tu consiga terminar um projeto, mesmo que ele seja o jogo mais longo e complicado do mundo e mesmo que demore 10 anos pra terminar...

Mas pra aumentar essas chances de finalizar o projeto sem precisar de uma motivação especial é necessário juntar vários fatores citados no tópico, pra mim em ordem de importância:

1. Motivação - Estar com vontade de criar/mexer no projeto sempre;

2. Planejamento - Planejar com pés no chão o tamanho do jogo, os sistemas dele, pensar em simplificar ao máximo;

3. Apoio - Muitas vezes um prêmio ou então respostas no tópico ajudam e muito a você continuar o projeto, já que assim ao menos sabe que terá jogadores para o seu jogo;


13/07/2015 às 19:06 #18 Última edição: 13/07/2015 às 19:07 por GuilhermeDL
Bem, vou me usar de exemplo, meu projeto, mais especificamente.

Algumas pessoas me perguntaram a algum tempo o que raios acontecera com a segunda parte de A.U., o projeto já havia sido mostrado ao publico em 2013(!!) e com exceção feita a uma demo no ano passado, não atualizei nada sobre ele. Pois bem, o motivo dele quase ter morrido é esse aqui:

Citação de: Cronus online 13/07/2015 às 02:12
Já resumiram bem falando sobre determinação, então vou dar uma dica diferente: pra terminar um jogo você tem que saber o que está ao seu alcance, e precisa estar disposto a mudar a suas ideias e a fazer cortes.

É muito normal se deixar levar e querer fazer o melhor jogo do mundo, mas quanto mais você complica algo, mais difícil vai ficar de executar. Se você excede a sua cota de esforço, você vai acabar enjoando rápido e vai acabar desistindo do que tá fazendo. Então é importante ser flexível, olhar pro seu trabalho e começar a ver o que é que você pode fazer pra te facilitar. Sempre busque simplificar ao invés de complicar.

Eu me neguei a fazer um jogo similar ao primeiro, eu queria algo maior, mais brilhante, melhor. O problema? Eu exagerei, dei um passo maior do que a perna e tive que retrabalhar quase tudo praticamente. Aí veio a tal falta de motivação, o desanimo e o posterior (e espero não permanente :v) hiato.

Então planejem bem esses projetos aí. Motivação é importante, mas organização e pés no chão são mais ainda.