O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A nova geração Maker

Iniciado por Raizen, 24/02/2013 às 22:35

Eu deveria ter mencionado que não tenho nada contra usar o motor para fins educativos, porém esse não é o escopo de quase ninguém que usa o RPG Maker.

Voltando ao assunto em mãos, se os tópicos presentes nas áreas de discussões das várias comunidades brasileiras (como a área na qual nos encontramos nesse momento) servem para mostrar alguma coisa, é que ainda estamos perdendo tempo discutindo sobre assuntos quasi-irrelevantes como se fossem algo essencial para a criação de jogos com esse motor. Raras são as discussões interessantes, mais raras são as pertinentes.
What if you find someone you can talk to while you eat apples on a bright fall morning?

10/03/2013 às 21:37 #31 Última edição: 10/03/2013 às 21:39 por Mobyduck
O fato de todas as discussões desse gênero acabarem em questão de dias, sem nenhuma conclusão, não ajuda em nada. De meses em meses alguém faz essa pergunta ou alguma parecida, algumas pessoas comentam concordando e falando que tem que melhorar e dois dias depois esquecem que discutiram sobre isso. É um ciclo vicioso que só serve para mostrar o descaso por parte da comunidade, que acha que as coisas irão se consertar sozinhas.
What if you find someone you can talk to while you eat apples on a bright fall morning?

Citação de: Mobyduck online 10/03/2013 às 21:37
O fato de todas as discussões desse gênero acabarem em questão de dias, sem nenhuma conclusão, não ajuda em nada.
Isso é fato mesmo.

  Nesse meio tempo, desde a criação desse tópico, já entrei em contato com várias revistas e sites.  Seria interessante se todos os que se candidataram para ajudar a comunidade Maker de alguma forma, o fizessem.  Mas o fato é que isso nunca acontece.  Depois que o tal tópico fica parado, sem novas respostas, o pessoal esquece do que ia fazer e volta a jogar o seu MMORPG ou fica fazendo qualquer coisa.

Eu não sou um dos veteranos, mas também não sou novato. Eu cheguei ao maker querendo criar um RPG, simples. Eu procurei tanto mas não achei o RM, ele não está sendo nada divulgado, acho que por conta dos gráficos dele, hoje em dia só jogam RPG's com no mínimo gráficos de PS2. A nova geração de makers, que devia ser melhor, na minha opinião, só estão interessados em se mostrar. Em sua maioria só vejo makers novatos que ficam no máximo sete meses e depois desistem por achar antes que era uma moleza. Também como falado, acham o maker infantil e considera criar um RPG como uma coisa impossível.  Também acho que temos que dar mais suporte para novatos e deixar bem claro que o maker não é moleza. Pra mim mais vale 1 maker que sabe oque está fazendo doque 1000 achando que é mole e que é superior a todos. Voltando ao assunto do maker, ele não está sendo nada divulgado, mas também acho que não devia ter um amotoado de gente usando-o. Imaginem todos do Brasil usando o RM, ia ser meio desapontador, não ia ter público que jogue só por entretenimento  e diversão. Mas deveria ser mais divulgado, com toda certeza.

Incentivar quem não quer receber motivação não adiantará em nada. Tanto com comunidades vizinhas ou com os membros. Se rolar um bom entendimento, pode sim, dar certo. Inclusive me entristeco quando vejo a área que atuo com mais frequência - roteiros e histórias- é uma área tão deslocada e morta. Como se um jogo fosse feito sem história. ¬¬

Citação de: Elyven online 30/03/2013 às 17:34
Inclusive me entristeco quando vejo a área que atuo com mais frequência - roteiros e histórias- é uma área tão deslocada e morta. Como se um jogo fosse feito sem história. ¬¬
É morta porque não é preciso ficar mostrando sempre como está o roteiro, como mapas, por exemplo.  Eu posso muito bem criar um roteiro sem postar lá e pedir avaliação.  E textos "non-makers" que ficarão lá boiando nem adianta avaliar mesmo, nem perco o meu tempo lendo.

Não vejo problema em coisas não makers... .--. D4E colocava várias coisas de design por aqui... Acho isso legal na verdade, expandir além do rpg maker, mas para isso precisaria de mais movimento e mais gente, consequentemente aumentando o número de gente interessada em tal área, nunca fui contra não makers no site, o que eu sou contra, é não-makers que vem aqui para ficarem criando coisas de assuntos diversos, mas não temos nenhum caso disso, logo aqui não tem esse problema.

De qualquer modo, o RPG Maker tem que chegar as pessoas, eu estou tentando umas coisas aqui, espero que tenham efeito ^^, e claro todo mundo pode ajudar, todos podem mostrar aos amigos e talz, aliás isso é algo que acontece na gringa, que não acontece aqui, o pessoal não tem medo de falar que está fazendo um game no RPG Maker, no Brasil... O pessoal costuma ficar com medo de mostrar aos amigos, pois eles zoariam por alguma razão... peculiar ._.

30/03/2013 às 22:27 #37 Última edição: 30/03/2013 às 22:29 por Elyven
Citação de: lobozero online 30/03/2013 às 22:06
"non-makers" que ficarão lá boiando nem adianta avaliar mesmo, nem perco o meu tempo lendo.
Seria um texto que não é relacionado com o Rpg Maker? Mas lá está escrito: Contos, roteiros e histórias. Não entendi isso. Quaisquer, contos, roteiros ou histórias pode virar um jogo. Compreendi errado esta postagem? Fiquei confusa. Por exemplo: Eu escrevo simplesmente, em vão? Isso não condiz, penso nos outros que escrevem também.O.o

Citação de: Elyven online 30/03/2013 às 22:27
Eu escrevo simplesmente, em vão? Isso não condiz, penso nos outros que escrevem também.O.o
Sim, 98% dos textos postados lá não vão virar jogos, e por esse motivo que eu e a maioria não comenta.

  E o que o Raizen disse é um fato.  Muitos têm vergonha de falar que criam jogos, talvez pela aparência da engine e tudo o mais.  O jeito é ir falando das vantagens dentro do Maker e fora do mesmo.

30/03/2013 às 22:51 #39 Última edição: 30/03/2013 às 22:57 por Elyven
Citação de: lobozero online 30/03/2013 às 22:31Sim, 98% dos textos postados lá não vão virar jogos, e por esse motivo que eu e a maioria não comenta.
...Não posso contradizê-lo até porque não seria inteligente. Não faz meu perfil. É uma triste verdade que os feeds lá são péssimos. Uma area que só não é excluída porque onde diabos um roteirista postaria um roteiro? Mas percebo que em outras comunidades, o feed é maior, um pouco. Num geral, todas estão fracas. Entristeço-me. Mesmo assim, quero me alegrar em participar quem sabe de uma equipe. Enquanto ela estiver lá, continuarei escrevendo, mesmo que ninguém leia-os.  Têm que ser analisada uma visão geral, e nunca pessoal. Mas se a visão geral é 98% é uma verdade que não pode ser combatida fácil. Precisaríamos de muitos Feeds por um bom tempo, para eu voltar aqui e falar para muitos que escrevem. Como não existe isso, estou sozinha nesta batalha. ^^

25/04/2013 às 09:07 #40 Última edição: 25/04/2013 às 09:24 por LuaKawamari
Grande problema da geração atual é a motivação distorcida. O que "move" os makers atualmente é fama passageira, conforto na repercussão de suas criações e principalmente tudo isto sem compromisso real, para suprir o prazer requisitado sem muito esforço ou tempo gasto.

A geração preguiça, podemos dizer.
Nem falarei dos jogos como base argumentativa, eles são apenas um reflexo desta atual geração, mesmo.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"



Sou da geração Digeretti 2000, com a versão traduzida do RM2K que o português Dom Miguel disponibilizou para nós. Faz tempo, e posso dizer, a chamada "nova geração" não é nenhuma novidade, a maioria dos jogos sempre foi criada apenas no básico, a diferença é que hoje, quando se olha os jogos de antigamente, você só encontra os melhores, pois estes foram os que "resistiram no tempo", mas desde o início a maioria dos jogos sempre foi fraquinha. Além disso, na época do RM2K se você criava um menu personalizado, um sistema de 8 direções ou qualquer coisa do tipo, você já era um Pro, com um pouco de treinamento qualquer um chegava na "elite maker", hoje em dia não é mais assim, você tem que aprender muito para chegar nos veteranos, por isso que parece que os novatos estão piores que antigamente, quando na verdade os veteranos que estão exigindo mais.

Cansei de jogar os bugadões do RM2K, a maioria dos jogos não dava nem pra zerar, quando apareceu o RM2K3 foi uma maravilha, mas apenas os mais experientes conseguiram migrar, o pessoal não gostou muito do RMXP, mas ele trouxe um mundo novo de possibilidades. É fácil de falar em Geração de Ouro, você olha agora e só enxerga os projetos consagrados. A única coisa que posso afirmar que piorou foi a atividade dos membros, mas isso é natural, a molecada de hoje não jogou Chrono Trigger e os primeiros Final Fantasy, eles não vão se interessar mesmo pelo maker.

O maker é ótimo para aprendizado, e continuará sendo por muitos anos, mas já é a muito tempo uma engine super ultrapassada, não há como negar. Mas se querem divulgar, só posso recomendar o Youtube ou sites de imagens como DeviantArt, são os únicos capazes de criar uma propaganda atrativa para o maker. O resto procura atingir os Já membros, mas não consegue alcançar novos membros.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Citação de: LuaKawamari online 25/04/2013 às 09:07
Grande problema da geração atual é a motivação distorcida. O que "move" os makers atualmente é fama passageira, conforto na repercussão de suas criações e principalmente tudo isto sem compromisso real, para suprir o prazer requisitado sem muito esforço ou tempo gasto.

A geração preguiça, podemos dizer.
Nem falarei dos jogos como base argumentativa, eles são apenas um reflexo desta atual geração, mesmo.
So true, meu deus.
Encontrei o maker em 2008 em pesquisas e mais pesquisas por que minha motivação SEMPRE foi criar um jogo, e eu estava TOTALMENTE despreocupada com tendências de "clichê", "anti clichê" e "reaproveitamento de clichê". De longe foi meu auge de criação. Lapidação de obra para atingir um nível desejável surge somente com tempo, esforço e dedicação.
Antes de continuar aqui, queria dizer que não existe "a motivação certa e boa", cada um tem suas razões pra fazer o que faz e NINGUÉM pode classificar como o "certo" e o "errado" por padrão. Ainda assim, eu posso achar a motivação de fulano besta assim como ele pode achar a minha ridicula, questão de gosto pessoal.
O interesse pelo maker é despertado de acordo com as motivações de cada um: Uns estão no maker por hobby. Outros pra criar. Outros pra aparecer. Outros pra aprender.
Quem está por hobby faz só por diversão mesmo já que "tem mais o que fazer da vida".

Já quem está pra criar... Olha, uma obra pode levar ANOS para atingir seu grau de excelência, e isso não pode ser garantido 100% já que sempre existirão autores bons, medianos e horríveis.
É preciso de tempo e esforço para lapidar uma obra, e é preciso também de seriedade e amor ao que faz, além de cuidado: Se nego acha que vai conseguir fazer um jogo gold de verdade sem ter a competência, o esforço e o comprometimento para isso, além de estar trabalhando com motivações mais escrotas ainda (como fama passageira e conforto na repercussão de suas criações, já citada acima pelo reaper), está terrivelmente enganado.
Mas a verdade é que apesar do que eu disse, enquanto existir jogos vindos desta mentalidade e seguindo alienadamente as tendências, haverá de CERTEZA feedback positivo de um público que compartilha da mesma forma de pensar, logo é inevitável que a pessoa cumpra sua motivação-rs. E isso acontece em massa HUEUAHEUHAUEHUA, todos os dias, em todos os lugares, da mesma forma boring e repetitiva as hell. Nada anormal, até.
Pra quem gosta de criar mas gosta de ser elogiado, não estou condenando o desejo de receber reconhecimento, TODOS queremos reconhecimento. Só que... Tem gente que põe isso acima do significado universal de seu jogo.
E receber críticas é bom, mas é preciso atenção e discernimento para saber se deve mesmo levar em conta os conselhos recebidos. O que é podre a gente joga fora mas o que é bom aproveitamos sim, mas do nosso jeito. Pense nisso, autor.

Pra quem não acha nada disso importante, e faz somente pra aparecer e ser idolatrado.
RI


Quem está para aprender... Não é de mal algum, assim penso. Cada um pode aperfeiçoar sua especialidade ou acaba descobrindo-a no processo. Eu por exemplo, gosto muito de trabalhar com imagens. Muito <3
E é porisso que não vejo mal algum em lances não-makers aqui. Só por que não vai virar jogo não signifique que não é para estar aqui: Acho positivo esses lances não makers , afinal, se tu quer chamar um nego pra tua equipe e aliviar tua barra num lance do jogo que tá ruim fazer sozinho é só visitar os tópicos de portfólios da pessoa e ai chamá-la. Ninguém perde nada com isso, só ganha.

Sobre o tópico em geral, o interesse pelo maker não é uma coisa que podemos forçar sobre os outros, visto que a maioria do público brasileiro é vidrada em esportes e FPS. Eles é que tem que buscarem.
Muita gente acha que isso aqui não dá futuro, não podemos culpá-los. Para que pessoas comecem a se interessar pelo RPG Maker, os makers - ou melhor dizendo, os usuários de fóruns - é que devem começar a fazer a mudança, revendo seus conceitos do que lhes significam a engine  e assim fazendo jogos que venham a calhar.


Kisses and Goodbye!

Gifts:
Danti | Misty


@K-ae

Está aí uma coisa que eu precisava saber. Como não sou tão antigo assim no cenário maker BR, consigo opinar somente desta geração sem muita comparação com o "ontem", já que do mesmo mal participei.

Então os problemas não são relativos à época e seus tipos, coisa que já presumia. Interessante.
É bom pra calar a boca de saudosistas fervorosos irritantes.

Não que isso exclui o fato das tendências no passado "formarem" uma geração melhor (ou pior dependendo do ponto de vista) do que a de agora, afinal e contas é bem normal uma "tendência" em seu nascimento gerar muito mais coisas boas do que a mesma tendência em seu nível de saturação. Os campos para se explorar são muito maiores e tudo tem um brilho a mais por ser "novo" e todos descobrindo ao mesmo tempo.

A diferença atualmente é que já temos "bases", se pesquisarmos bem (e até mesmo as vezes sem pesquisar nada), limitando nossas próprias inovações.

@Super Tifa

HASUIAUISHAUISHUIA, crosto. Realmente. O que eu quis dizer com motivação distorcida é mais ou menos isso que você falou. No caso, apesar dessa motivação não ser necessariamente objetivamente ruim, ela o é dependendo dos critérios usados. No meu caso, utilizei os critérios comuns de qualidade de projetos (sobretudo a conclusão dos mesmos, que realmente é o fator mor que determina a qualidade dos jogos: O simples fato deles deixarem de serem projetos).

Agora sobre o ponto de áreas fora do maker, interessante falar sobre isso, eu meio que deixei passar no meu último comentário. Realmente tens razão, embora antigamente eu pensasse meio diferente.
Na minha visão é permitido e incentivo a criação de conteúdo fora do globo maker. Mas antes futilmente achava que os que se diziam makers mas eram designers (por exemplo) somente, a fim de inferiorizá-los. Mas era algo bem simples, uma impressão, que nunca levei adiante (ainda bem).

No mais, é o que nós dizemos: Sempre vão haver os artistas excelentes, bons, ruins e horríveis. O resto "se define" de acordo com o resto, mesmo.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"



27/04/2013 às 09:29 #44 Última edição: 27/04/2013 às 09:31 por TanatosMaker
Eu acho que uma galeria de jogos de qualidade criados por brasileiros e portugueses para download seria um modo de mostrar o que pode ser feito no rpg maker.

Eu particularmente acho que essa mania do uso de scripts cada vez mais "prontos" (base de uso e sistemas prontos) deixou a coisa muito exagerada, sem contar que o estilo gráfico melhorou na qualidade mas diminuiu no quesito "estilo" e que criou uma imagem que é bem banalizada.

Olhando por outro lado, os desenvolvedores de jogos raramente falam de outras plataformas como GM, IGM, MMF e mesmo criações independentes de uma engine pronta como c++ ou para Web Flash ou Canvas.

A visão dos jogos em si perdeu respeito, hoje em dia Minecraft é considerado o jogo legal, sendo que eu nunca consegui entender aquilo, até LineAge que era (e ainda é) um jogo com personagens legais várias, porém não tem mais jogadores do que MineCraft.
Digamos que o ponto de vista não piorou, apenas mudou drasticamente, tanto que os poucos novos usuários de Rpg Maker querem fazer imitações de MineCraft sendo que o MineCraft já é um jogo pra você construir o seu mundo.