O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Afinal... O VX ou o Ace?

Iniciado por Ikkyh, 03/12/2012 às 11:31

Faz tempo que estou querendo decidir em qual das duas engines irei fazer meu primeiro projeto, Hidden Kingdoms. Na primeira versão dele, eu tentei no Ace e pra mim foi tudo "normal", porém vejo que existe uma discussão enorme sobre isso...

Para muitos é burrice usar o VX tendo o Ace livre, para outros o Ace não presta e quase ninguém o usa, preferindo sempre o VX...

Mas vamos ver por partes!


  • Em qual dos dois existem mais scripts bons feitos?
  • Qual dos dois tem melhor e mais simples funcionamento na hora da criação?
  • Em qual dos dois tem melhor aproveitamento dos tiles?
  • Em qual dos dois é melhor de se adicionar os tiles existentes por aí?
  • Em qual dos dois são feitos mais projetos?
  • Qual dos dois tem mais ferramentas de usuários? (se fazem mais scripts nesse, mais sistemas naquele...)
  • Qual dos dois VOCÊ prefere?

Espero que agora possamos decidir de uma vez qual devemos usar. Faço esse tópico para que me ajudem, pois realmente isso é muito complicado, tem gente que só faz projetos nesse, e outros que só fazem naquele, tem scripts bons que só funcionam em A e outros que só funcionam em B... Mas qual VALE A PENA?

Aguardando respostas!  :blink:

Eu prefiro o ace por ser mais Simples e ter mais funções que o vx, na verdade ele é basicamente o você melhorado.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

O Ace, pois É o VX, melhorado como o Loder citou ;D

1 - O RGSS3 possui mais capacidades que o RGSS2, porém ainda não possui tantos scripts como o VX.
2 - Ace, tem mais capacidades em questão de eventos e tilesets, e outras funcionalidades
3 - Ace .-.
4 - Ace ...
5 - Ace......
6 - Ace.........
7 - Ace.................
.

eu prefiro o ace, por ser mais facil de mapear, principalmente por permitir o uso de mais tilesets... rgss3 é mais livre, ou seja, provavelmente virão a existir, muito mais scripts, pra quem não tem experiencia com p.a. ele pode gerar faces e charsets... etc. Acho que o ace só não é tanto utilizado ainda, por ser novo e não ter tantos scripts/sistemas pra ele.
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.

Pois é cara, o Ace tem tudo que o VX tem e muito mais.
Pra mim o Ace é o melhor!

O RPG Maker Vx Ace é a mesma porcaria que o RPG Maker VX, entretanto, com melhorias.

É como escolher entre o Playstation 02 e o Playstation 03.

Prefiro o Ace, o motivo é obvio, tem um gerador de face e char, a capacidade mudou de algumas coisas, e também colocar vídeo sem script...
Bom na minha opinião o Ace é melhor.

O Ace é a melhor engine entre as duas que citou. Porém, acho que muita gente ainda usa o VX pelo fato de existirem alguns sistemas que não existem para o Ace, e isso de alguma forma pode fazer falta.

Só prefere o VX quem é preguiçoso em questão de sistemas. FATO!

O ACE tem a possibilidade de um mapeamento melhor, mais configurações de sistemas (embora poucos tenham sido feitos para ele) e também muitas outras funções adicionadas e melhoradas que antes estavam no VX.

Use o VX Ace caso queira de verdade fazer boa parte de seu projeto. Use o VX caso queira algo beeeem mais rápido onde você já tem todos os sistemas do mundo..

Prefiro o Ace.
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!

Use o Ace, ele é muito melhor que o Vx, o Vx será esquecido, já que em pouco tempo o Ace vai ter tantos scripts como o Vx.
O Ace abre um mar de possiblidades, até os tilesets são melhores nele, podendo usar muito mais que o Vx.
...

03/12/2012 às 15:22 #10 Última edição: 03/12/2012 às 15:29 por Raizen
Cara o Ace é melhor, porque o Ace foi feito com base no VX, ou seja é como pegar o VX e ver coisas a melhorar e melhora-los, então... Não tem como o VX ser melhor que o Ace. Eu uso o VX para terminar o meu projeto pendente porque comecei nele, mas diferente de comparar 2k3, XP, VX, nesse caso em que as engines foram feitas tipo, separadas, o Ace foi pego o VX e ai viram tudo que podiam melhorar e fizeram isso.

  Uma razão grande para se usar o VX ao invés do Ace, é o banco de scripts, visto que outros recursos pegam no Ace, na verdade é a única razão, mas a engine não faz o game, se o cara é um bom maker ele vai fazer um bom projeto em qualquer engine que derem a ele ^^

Raizen, você deve ter digitado errado, mas falou que não tem como o ace ser melhor que o vx .-.
E é um fator principal, o ace é o vx melhor, escolher uma ferramenta simplesmente porque há mais coisa pronta para ela, na minha opinião, é um erro.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

É... 11 respostas iguais...
Acho que chegamos a uma conclusão: o ACE é melhor e pronto.
Minhas dúvidas vinham justamente pelo o que falaram, que os preguiçosos usam o VX por já ter mais scripts prontos neles. A ficha que nunca tinha caído totalmente pra mim.
Obrigado a todos, bem, agora já dei meu primeiro passo.
Só espero que com o tempo aconteça o que o Danka disse... Está na hora de "mudar de era" de vez por todas!
Um abraço!

Lembro que quando lançou o Ace a Centro RPG Maker publicou uma matéria opinativa no portal criticando ele, e eu invoquei Wall of Text para rebater a crítica, deu um debate e tanto, com os dois lados defendendo ferozmente sua opinião. É, bons tempos...

Mas dessa vez não invocarei um Wall of Text, simplesmente direi que o Ace tem tudo que o VX tem, e ainda mais ferramentas. O Ace não perde em nada para o VX, pois todos os recursos gráficos podem ser transferidos, assim como sistemas por eventos e outras coisas que não envolvam o RGSS. E em quesito Scripts, o acervo do Ace já é bem grande e vai aumentando cada vez mais, o que é outro ponto positivo.

Poderia argumentar mais, pois os motivos da superioridade do Ace são inúmeros, mas pelo que eu vejo não preciso convencer ninguem, já que todos concordam na supremacia do Ace.


Até a próxima vista, Check o/

Não sei se foi sorte, ou se é porque o RGSS3 e o RGSS2, realmente tem caracteristicas em comum, ou seja simplesmente por ser um script muuuuito simples, mas eu simplesmente copiei ele do VX e ele pegou no ACE, pode ter sido coincidencia apenas, ou mesmo o o ACE tambem seja capaz de ler o RGSS2, não sei ao certo... mas acho que vale a pena testar com outros scripts... (Se ainda não tiverem testado...)
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.