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Vamos Mapear #3 - Interiores, Conceito e Planejamento [Reform]

Iniciado por Sotelie, 19/01/2016 às 21:50


[box2 class=blue title=Olá]
Estamos aqui novamente com outra aula. Aqui eu gostaria de conversar com vocês sobre o mapeamento de interiores, sejam casas ou outros edifícios.


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[box2 class=blue title=Conceito]
O conceito que temos de um interior varia dependendo de qual interior estamos falando. Pode ser um simples corredor, uma sala do trono, uma taverna, uma sala de controle, uma simples casa, e por aí vai...
Nesta aula vamos abordar a construção e planejamento de uma casa simples.


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[box2 class=blue title=Planejamento]
Essa é a parte mais chata quando se vai criar um novo mapa. Acreditem, todo mapper enfrenta isso, e pode ser aquilo que irá definir o resultado final.
É bom você sempre planejar como vai ser o estilo do mapa antes de mapear. Como exemplo, se do lado de fora a casa possui dois andares, no interior ela irá possuir dois andares.
Outra coisa é: Digamos que um cara vive em um apartamento sozinho pois ele passa mais tempo no trabalho. Já temos a ideia de que a casa possui poucos cômodos. Isso já é um ponto bacana pra se iniciar.
Já sobre castelos, tavernas e outros interiores, nós precisamos pensar baseado naquilo. Castelos possuem inúmeros compartimentos, tavernas possuem a sala principal e a sala de estoque(opcional) e enfim... tudo depende da criatividade. Lembre-se que o Level Design é bem influenciado pela criatividade, então não se limite apenas ao que estarei fazendo aqui. Tente fazer do seu próprio jeito que eventualmente você vai encontrando seu estilo.


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[box2 class=blue title=Vamos lá]
Desde já recomendo que crie um mapa 20x19 (tanto no Ace quanto no MV) e preencha tudo com um tile preto.
Agora vamos começar. Digamos que essa casa possui um andar, um quarto, uma cozinha e uma sala.
Vamos tentar encaixar tudo isso no mapa. Use sua criatividade para definir um espaço suficiente para caber os móveis necessários. Muita atenção aqui.

Ace
MV


Agora vamos tentar adicionar as paredes do mapa. Não tem muito segredo aqui, exceto por uma coisa que explicarei mais na frente.

Ace
MV


Agora só nos resta adicionar os detalhes na casa. Na cozinha você pode colocar um armário com potes ou garrafas, mas não recomendo colocar livros, a não ser que sejam livros de receitas.
Já nos quartos você pode colocar uma cama, uma estante e tudo mais, e na sala você pode colocar a mesa com o tamanho e quantidade de cadeiras equivalente ao número de pessoas na casa. Ou pode colocar mais cadeiras só para dizer que é para visitas mesmo.
Tente não colocar muitos vasos de flores na parede também, e caso for colocar um vaso de flor nos cantos, tente maneirar. A não ser que esteja fazendo uma loja de flores ou a casa de algum gnomo que andou na brisa ultimamente...


Ace
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MV
[close]

Com isso nosso mapa já está terminado. É importante saber quando parar, caso contrário você pode acabar poluindo o mapa com objetos em excesso.
Mas agora vamos ao que interessa, algumas pequenas coisas que eu gostaria de lembrar antes de terminar.
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[box2 class=blue title=Extras]



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[box2 class=blue title=Fim]
E é isso aí, galera. Espero ter ajudado no assunto. Basta ir treinando que você acaba fazendo essas coisas naturalmente.

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Fico feliz em ter ajudado. Qualquer coisa basta falar o/

Com toda certeza poucas pessoas sabem desse truque das estantes do RTP, bom você lembrar o pessoal disso.
Como sempre, mais uma aula de total qualidade. Parabéns pela disposição em cria-las, que venham  muitas outras! o/


Leva um trabalhinho pra fazer, mas é legal. É algo que recomendo bastante.
O truque das estantes do RTP são algo que eu estava esperando uma oportunidade para falar sobre. Finalmente encontrei o momento perfeito, é algo que poucos sabem mesmo.
Obrigado, e até lá o/

 Boa aula, gostei. Sempre comecei com o tile preto e sempre usando os tiles de cômodo/teto em volta dos quartos, mas uma coisa interessante que você poderia citar é outro jeito de representar o mapa interior como um corte no mapa, sem paredes na frente dando uma espaço maior para o mapa e usando aqueles tiles de parede mais escuros que praticamente ninguém usa. xD

Na espera de novos tutoriais. :)

Como é notável que o MV é um estilo ctrl+C e V do VX/Ace mudando só as cores e o tamanho dando mais qualidade.

2010 ~ 2016 / 2024

Tem isso também, sem falar que é um estilo bem utilizado na maioria dos rpgs até então antigos.

Uma das coisas que eu mais gostei no MV foi o RTP. É praticamente uma versão remasterizada do Ace, só que naquela resolução fica muito bonitinho, sem falar no RTP moderno novo que, é claro, chamou muito a minha atenção.
Valeu, Vash o/