O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gr!Lo Development - Algoritmo [04] Atribuição e Operadores Aritméticos

Iniciado por Vert, 09/03/2013 às 23:23



E ai galera mais uma aula!  :XD:
Hoje vamos ver um pouco sobre atribuição e operadores aritméticos, para fazermos cálculos com as variáveis, muito mais... Espero que gostem e qualquer duvida estamos ai!  :ok:

Aulas anteriores:
Spoiler


Atribuição e Operadores Aritméticos

Em Ciência da Computação o comando de atribuição define ou redefine o valor armazenado no local de armazenamento indicado por um nome de variável. Na maioria das linguagens de programação imperativas o comando de atribuição é uma das declarações básicas.
A instrução de atribuição muitas vezes permite que o mesmo nome de variável possa conter valores diferentes em momentos diferentes durante a execução do programa.

Fonte: Wikipédia




Atribuição

No VisualG utilizaremos os seguintes caracteres para fazer uma atribuição: ( <- )
Muitas vezes precisaremos atribuir valores a alguma variável e faremos do seguinte modo:
Exemplos:

numero <- 1
nome <- "Centro RPG Maker"

Podemos atribuir uma variável em outra variável. Supondo que eu tenho uma variável chamada num1 e o valor dela é de 10, e quero atribui-la a variável chamada idade que pode ter ou não ter algum valor.
Exemplo:

Idade <- num1

Simplificando: Para atribuir um valor qualquer a uma variável, basta digitar o nome da variável, seguida de uma seta pare esquerda "<-" seguido do valor que você quer que ela tenha. E para fazer uma atribuição de uma varia a outra variável basta escrever o nome da primeira variável (Recebe a atribuição) fazer a seta de atribuição "<-" e escrever o nome da outra variável (a que esta sendo atribuída à primeira).
Caso a variável idade tivesse algum valor esse valor seria substituído pelo valor da variável num1.




Operadores Aritméticos

Para realizarmos cálculos com variáveis, ou números definidos pelo programador são utilizados operadores aritméticos, que alguns sinais já bastante conhecidos por todos vocês.
Para entendê-los é importante lembrar que, não podemos "ensinar" algo para o computador, não podemos passar e não temos como passar do jeito que escrevemos. Por exemplo, em uma formula matemática, teríamos que passar tudo para uma linha apenas, é o que chamamos de linearização. Segue a imagem abaixo:



De uma olhada na tabela abaixo, para facilitar o entendimento, dos operadores aritméticos usados.



Cada um deles será explicado melhor ao irmos utilizando-os.  :blink:

Vixe, agora a coisa aperta, hein...

Mas até que, por aí ainda tenho uma noçãozinha,
só não sabia da exponenciação, essa realmente
é nova pra mim. Sabe se toda linguagem usa, mano?

No mais, ficou bem legal, tá bem curtinha e uma
boa introdução para se mexer com as continhas.
Até, parceiro!
  :ok:

hehe valeu manu!  :ok:
Creio que todas usam sim, mas não te dou total certeza.
valeu por estar acompanhando manu   :XD:

Abrasss