O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gr!Lo Development - Algoritmo [06] Condições

Iniciado por Vert, 08/05/2013 às 19:31

08/05/2013 às 19:31 Última edição: 08/05/2013 às 19:37 por Gr!Lo



Condições

Muitas vezes precisamos realizar decisões no Portugol e em linguagens de programação, veja abaixo como é estruturada uma condição no Portugol.

  | se "meu time ganhar o jogo" entao
|    "então ele será campeão"
  | fimse




Na programação, tanto para criar um programa (software) ou um game, sempre iremos usar uma condição, como na vida, às vezes precisamos escolher o que fazer somente se outra coisa acontecer.
Chamamos isso de condição, como notaram acima foi criada uma estrutura condicional, observe as palavras que estão em negrito: se, então e fimse, elas são as sintaxes da condição no Portugol.

 
  | se <condição> entao
|   <ações a serem realizadas se a condição for verdadeira>
  | fimse




O exemplo acima foi feito só para entendimento, pois o computador não entenderia do jeito que foi escrito acima, veja um exemplo de como seria no Portugol.

  | se (vencedor = meu_time) entao
|   escreva (meu_time, "É campeão")
| fimse




O computador só irá fazer o que você mandar ele fazer, lembrem sempre disso, lembrem também que uma condição sempre resulta em verdadeiro ou falso, caso você queira que o computador faça outra coisa caso seja falso é só mandar ele fazer você poderá colocar mais uma condição ou usar a sintaxe senao.
Exemplos:

Usando outro se:

  | se dinheiro >= 30 entao
  |   ir_ao_cinema ==> VERDADEIRO
  |   assistir_tv ==> FALSO
  | fimse
  | se dinheiro < 30 entao
  |   ir_ao_cinema ==> FALSO
  |   assistir_tv ==> VERDADEIRO
  | fimse

Para melhor aparência e organização aconselho usar o senao. Veja o exemplo abaixo.

Usando senao.

  | se dinheiro >= 30 entao
  |   ir_ao_cinema ==> VERDADEIRO
  |   assistir_tv ==> FALSO
  | senao
  |   ir_ao_cinema ==> FALSO
  |   assistir_tv ==> VERDADEIRO
  | fimse




O senao será sempre executado caso a condição do se seja falsa, simplificando.
No exemplo acima existe uma condição para verificar se temos dinheiro pra ir ao cinema. O interpretador faz a seguinte pergunta, "o dinheiro é maior ou igual a 30?"

Se for maior ou igual, a variável "ir_ao_cinema" receberia valor verdadeiro, e "assistir_tv" receberia o valor falso.

Se o dinheiro for menor que 30, o valor recebido das variáveis "ir_ao_cinema" e "assistir_tv" seriam outros.




Vamos a mais um algoritmo para entenderem de vez como funciona a estrutura condicional se.



algoritmo "Calcular Área do Circulo"

var
Area: Real
Raio: Real

inicio
escreva ("entre com o raio do círculo: ")
leia (raio)
se Raio > 0 entao
   área <- PI*(raio^2)
   escreva ("A área do círculo de raio ", Raio, " é ", Area)
fimse
se raio <= 0 entao
   escreva ("A área não pode ser nulo ou negativo. ")
fimse
fimalgoritmo




Tentem compreender o algoritmo acima sem copia-lo no VisualG.

EXECÍCIOS

1. Faça um algoritmo que receba qualquer número e mostre uma mensagem caso este número seja maior que 20.

2. Faça um algoritmo que receba um número, e informe se este número esta no intervalo de 100 a 200.

Ótimo tutorial, apesar de eu já conhecer as condições, e eu penso da mesma forma
"se" ___ "então" ____
Enfim, acredito que essa é a melhor maneira de se decorar o comando.

abraço õ/

Valeu pelo apoio mathpeseg!!!  :XD:
Sim sim tbm acho que é a melhor maneira. Estou simplificando o máximo q eu conseguir.

Legalz xD, mas faltou o else não :D? para ficar completo e talz.
senao

enfim, parabéns pelas aulas :B, elas estão todas muito bem explicadas e bem feitas.

Citação de: Raizen online 08/05/2013 às 20:36
Legalz xD, mas faltou o else não :D? para ficar completo e talz.
senao

enfim, parabéns pelas aulas :B, elas estão todas muito bem explicadas e bem feitas.

Valeu!
Tu diz do algoritmo final? kk

Wupi !!!

Gostei da aula, você respondeu meu topico, e eu segui seu conselho.
Continuarei acompanhando as aulas, mas tem uma coisa que eu preciso saber.

Pelo que eu entendi, algoritimo, é como se fosse uma classe no RGSS(estudei um pouco), não sei se eu estou certo, mas foi assim que eu acabei entendendo.

Citação de: allanndsr online 10/05/2013 às 20:27
Wupi !!!
Pelo que eu entendi, algoritimo, é como se fosse uma classe no RGSS(estudei um pouco), não sei se eu estou certo, mas foi assim que eu acabei entendendo.


Valeu! Que bom que gostou  :XD:
Não não, o algoritmo é a base de aprendizagem pra qualquer linguagem, dai quando for aprender uma linguagem vai ser mais fácil a obter a lógica da mesma   :ok:

Citação de: Gr!Lo online 11/05/2013 às 02:13
Citação de: allanndsr online 10/05/2013 às 20:27
Wupi !!!
Pelo que eu entendi, algoritimo, é como se fosse uma classe no RGSS(estudei um pouco), não sei se eu estou certo, mas foi assim que eu acabei entendendo.


Valeu! Que bom que gostou  :XD:
Não não, o algoritmo é a base de aprendizagem pra qualquer linguagem, dai quando for aprender uma linguagem vai ser mais fácil a obter a lógica da mesma   :ok:

:'0': Não sei dá onde meu pensamento me levou a achar aquilo .

Obrigado por responder, agora eu entendi .

Que isso foi nada não... Qualquer coisa tamo aee!  :ok: