O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Puhart Chronicles] O Ano da Liberdade

Iniciado por Eyesday, 08/02/2017 às 20:39

Olá, caros amigos da Rede Globo Centro RPG Maker e bem vindos a mais um tópico meu! Hoje trago a minha primeira ideia conceitual para um jogo. Não sou dos mais ativos por aqui, tampouco estou com minhas engrenagens pensantes em ordem no momento, mas, essa ideia me veio em mente quando li sobre os jovens amish (escrevi certo?) e seu período para viver a vida e escolher entre ser uma pessoa nova ou manter-se amish.

Nomeio esse jogo previamente como "Puhart Chronicles" e o título deste "episódio" em si seria "O Ano da Liberdade", já que, com minha cabeça que vive o futuro e esquece do presente eu com certeza pretendo lançar outros jogos da mesma saga, não duvido nada. Em todo caso, quero deixar aqui a introdução conceitual e não revisada que eu escrevi agora há pouco com o intuito de passar para cá e dar aquela debatida à respeito.


Spoiler
Seu nome é Elizabeth Puhart e você completa 21 anos hoje.

A família Puhart é uma das mais tradicionais do mundo, tendo mantido seu princípio de linhagem pura desde seu surgimento, com você não deveria ser diferente. Além do mais, como uma das famílias de maior apego religioso já visto, é comum a realização de rituais e bençãos entre os novos herdeiros, afim de purifica-los e de envia-los ao caminho desejado e frutífero. Há, no entanto, um ritual para àqueles que chegam à maioridade entre os Puhart; o Ano de Liberdade.

Conhecidos pelas suas tradições centenárias, os Puhart prezam o Ano da Liberdade como sendo uma das mais importantes no desenvolvimento de um de seus herdeiros. Durante um ano o jovem será enviado para uma região distante de sua casa, determinada por seus antecessores, para viver como um "plebeu". O objetivo é que o herdeiro explore todas as características da vida, todos os seus mínimos detalhes durante um ano e que possa desfrutar de todas as experiências possíveis. O céu é o limite, mas muitos preferem o inferno. Ao fim de um ano de liberdade o herdeiro Puhart é trazido de volta à casa para uma última decisão importante: Optar pela tradição e pureza dos Puhart ou seguir o caminho dos ditos plebeus e viver a vida como um excomungado da família, às próprias custas, mas também, tendo o resto da vida como Ano da Liberdade. É uma difícil escolha, mas que busca manter entre a linhagem de herdeiros apenas aqueles que possuem reais inclinações aos princípios da família.

Como Elizabeth Puhart, você agora chegou a sua maioridade de 21 anos. É chegada a hora de vivenciar o seu Ano de Liberdade. Para isso, você deverá se reinventar, ninguém deverá sequer suspeitar que você é ou já foi uma Puhart. É hora de ser, literalmente, uma estranha no mundo. Ao fim deste ano, a escolha derradeira lhe espera e é então que sua jornada de vida começará realmente: Manter-se Puhart ou tornar-se algo novo e inimaginável?
[close]


Agora vamos falar das partes técnicas...

Meu entendimento para com um jogo como este é de fazer um "Decision Making RPG". Basicamente, chamaríamos isso de uma Visual Novel, acredito. Seria um jogo que não contaria com lutas ou algo do tipo - não a priori - mas sim com decisões feitas no jogo pelos jogadores e que impactariam diretamente no desenvolvimento de seu personagem. A ideia é que você, como jogador, tome as decisões de Elizabeth Puhart e possa decidir, com base no seu vivenciamento, se seguirá como Puhart ou não. Lógico que a ideia não é que você possa simplesmente curtir tudo que tem direito no jogo e inclinar-se totalmente para o caminho de uma vida como renegado e claramente dar estes indícios ao personagem e ao jogo, mas no fim mudar de opinião e resolver manter-se na família. A ideia é ter um sistema de "inclinação moral", para que as suas decisões influenciem na mente da Elizabeth e assim cada decisão que você tomar irá te tornar mais Puhart ou menos.

Enfim, essa é minha ideia inicial. Como sou um roteirista, não tenho lá a melhor "ideia" do mundo de como fazer as coisas que imagino, mas, acredito que o primeiro passo é ter a história, o resto a gente se vira.

Aguardo comentários, críticas e sugestões quanto a ideia!

OBS.: Já deixo de antemão que protejo minhas histórias, logo, não permito que ninguém usufrua deste meu roteiro sem minha aprovação explícita.
~ Designer e Roteirista ~
Puhart Chronicles
SM4 Project

Olá! Tudo bem?
Eu adorei a ideia do projeto! Já que é idealizado por um roteirista, admito que espero uma grande liberdade de escolha (mesmo se for pra algo idiota, como..."você prefere ovos e bacon ou waffles pro café da manhã?") e um bom desenvolvimento dos personagens. Não sei se batalhas são de fato necessárias nesse jogo, vendo que podem deixar cansativo já que esse não parece ser o foco do jogo.
Se for de fato um jogo mais focado na história, seria bom dar uma certa dramatização e fazendo com que ela crie laços com alguns personagens no decorrer da trama.
Tente idealizar bastante o jogo antes de pegar no maker, assim você não fica perdido no que fazer.
Enfim, é uma boa ideia! Te desejo boa sorte com seu projeto  :ok:

Saudações!

É uma história com bastante potencial para ser uma ótima Visual Novel...

Vejo que o ponto mais complicado seria controlar todas as variações de diálogos e ações...e elaborar eventos que modifiquem o desenrolar da trama e que façam o jogador realmente se sentir no controle, sentir que suas ações tem reais efeitos na história.

Espero saber mais sobre o projeto e desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento dele!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Citação de: Loneliness online 08/02/2017 às 22:43
Olá! Tudo bem?
Eu adorei a ideia do projeto! Já que é idealizado por um roteirista, admito que espero uma grande liberdade de escolha (mesmo se for pra algo idiota, como..."você prefere ovos e bacon ou waffles pro café da manhã?") e um bom desenvolvimento dos personagens. Não sei se batalhas são de fato necessárias nesse jogo, vendo que podem deixar cansativo já que esse não parece ser o foco do jogo.
Se for de fato um jogo mais focado na história, seria bom dar uma certa dramatização e fazendo com que ela crie laços com alguns personagens no decorrer da trama.
Tente idealizar bastante o jogo antes de pegar no maker, assim você não fica perdido no que fazer.
Enfim, é uma boa ideia! Te desejo boa sorte com seu projeto  :ok:

Sim, a ideia é que eu consiga criar uma trama interessante e com poucas lutas e mais questões filosóficas, éticas e de escolha individual de cada um. A minha visão para jogos como esses é que, principalmente, haja um roteirista e um artista de qualidade, que possa criar artes únicas para o jogo e que estas tragam uma "ambientação" diferenciada para o jogo.

O meu grande problema, com certeza, será achar um artista disposto a participar e descobrir como fazer as coisas no Maker. :s


Citação de: Romeo Charlie Lima online 08/02/2017 às 22:53
Saudações!

É uma história com bastante potencial para ser uma ótima Visual Novel...

Vejo que o ponto mais complicado seria controlar todas as variações de diálogos e ações...e elaborar eventos que modifiquem o desenrolar da trama e que façam o jogador realmente se sentir no controle, sentir que suas ações tem reais efeitos na história.

Espero saber mais sobre o projeto e desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento dele!

Até mais!

Sim, o grande problema comigo fazendo jogos é que eu tenho 0 habilidade no Maker. Faço alguns mapeamentos aqui e ali, mas em questão de eventos eu sou um verdadeiro pateta. Espero conseguir desenvolver a coisa e, principalmente, conseguir pessoas dispostas a ajudar na trama. :)
~ Designer e Roteirista ~
Puhart Chronicles
SM4 Project

      Hello Hello \o, talvez meu comentário não faça muita diferença por conta do tópico ser mais antigo, mas vou comentar assim mesmo, enquanto lia sua ideia fui pensando nos acontecimentos como se fosse uma série, também gosto dessa onda meio futurista com decisões morais e criticas sobre a sociedade, como foi citado anteriormente, talvez seja complicado fazer um sistema com tantas variações nas escolhas e ações, eu diria que é como um problema complexo de matemática, vão ser horas fazendo e refazendo, lendo e relendo por ter se perdido em algum momento, mas não é impossível, com a ajuda de um programador as coisas podem andar mais rápido...Bem é isso, espero ter ajudado em algo, bye bye \o

Obs: Se eu fosse a Elizabeth acho que me decidiria mais facilmente ao final do jogo, iria contra minha família, não sou boa em seguir tradições ou algo do tipo e tenho o pensamento de que dinheiro e conforto não valem nada se você tiver que seguir o que todo mundo diz pra você seguir, mas não poder escolher nada, apenas seguir o padrão como todo mundo faz... desculpe, sou meio ligada a sociologia, talvez eu tenha tido alguma viagem no meu comentário
Sou moça u.u

Citação de: Even Sun online 27/02/2017 às 12:29
      Hello Hello \o, talvez meu comentário não faça muita diferença por conta do tópico ser mais antigo, mas vou comentar assim mesmo, enquanto lia sua ideia fui pensando nos acontecimentos como se fosse uma série, também gosto dessa onda meio futurista com decisões morais e criticas sobre a sociedade, como foi citado anteriormente, talvez seja complicado fazer um sistema com tantas variações nas escolhas e ações, eu diria que é como um problema complexo de matemática, vão ser horas fazendo e refazendo, lendo e relendo por ter se perdido em algum momento, mas não é impossível, com a ajuda de um programador as coisas podem andar mais rápido...Bem é isso, espero ter ajudado em algo, bye bye \o

Obs: Se eu fosse a Elizabeth acho que me decidiria mais facilmente ao final do jogo, iria contra minha família, não sou boa em seguir tradições ou algo do tipo e tenho o pensamento de que dinheiro e conforto não valem nada se você tiver que seguir o que todo mundo diz pra você seguir, mas não poder escolher nada, apenas seguir o padrão como todo mundo faz... desculpe, sou meio ligada a sociologia, talvez eu tenha tido alguma viagem no meu comentário

E eu, por não ser muito ativo, desligo-me do fórum e retorno apenas agora para responder a tua resposta.  Agradeço pela atenção de ter comentado e avaliado, fico feliz que tenha gostado da ideia e que tenha dado uma viajada. Qualquer ideia é válida desde que seja com boas intenções.

O grande ponto que eu gostaria de explorar são questões problemáticas na vida de qualquer pessoa, e queria muito entrar nas questões mais relativas ao pudor, a luxúria, pecados que são costurados em nossas veias assim que entramos na sociedade moderna. Quero ter o poder de explorar livremente este jogo, mas quero também poder trazer algo no fórum.
~ Designer e Roteirista ~
Puhart Chronicles
SM4 Project