O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogo sem batalhas - apenas histórias e puzzles

Iniciado por Memories, 03/12/2013 às 02:03

Estou aqui para dizer que estou fazendo um projeto sem luta, sem guerra, apenas histórias, puzzles e interações. (ainda está sem título).

A história é pesada e poética, envolvendo a morte, amor e mistério.
O próprio contar da história, em certos momentos, é como uma poesia. A desatenção do jogador leva ao desentendimento da trama. Sem contar que a interpretação leva cada jogador para um pensamento diferente da história, porém apenas em alguns detalhes e fatos, e não na história como toda.
Ela é mais ou menos assim:

CitarElen é um bruxa que vive numa cabana afastada da cidade. Como qualquer bruxo, a protagonista se esconde das pessoas normais devido ao preconceito em relação à bruxaria e magia - e esse preconceito, misturado com o medo, é tao forte, que uma simples notícia de um bruxo leva o caos às cidades e reforços militares.
O porquê disso? A inveja e o preconceito sobre a magia levou, ao longo de milhares de anos, o extermínio de quem se apoderava desse poder, fazendo com que os bruxos (os únicos que possuem essa habilidade), se tornassem agressivos. Isso causa a situação solitária de Elen.

Numa noite chuvosa, voltando da cidade (fora disfarçada para comprar mantimentos), Elen começa a se sentir muito mal, com tremendas dores e cansaço. Mesmo com remédios e feitiços, Elen não conseguia melhorar. E a cada cochilo de descanso ela se lembrava de sua infância.
Não resistindo, Elen morre, se tornando uma espécie de espírito vagando pela cidade em busca de um significado para sua existência naquela forma.
Sua alma estava conectada ao seu coração que fora separado de seu corpo e alma durante sua morte, criando conexões ao seu passado e presente.
Além disso, mais alguma coisa estava mantendo contato com Elen, mas ela não sabia o que era. Através de seus sentimentos, a bruxa tentar achar esse contato, que estava na cidade, naquela noite.

Durante o jogo, além de você passar por situações enquanto morta, você também terá conexões com o passado, podendo joga-lo (Elen criança (:  ). Isso te explicará o porquê dela ter morrido sozinha, sem seus pais ou amigos bruxos (sem contar que seu passado ajuda muito a descobrir sobre o "universo" do jogo - não quero que ele seja morto).
Além disso, várias situações terão escolhas, e vários secretos e interações com objetos estarão disponíveis, fazendo com que o jogador tenha que explorar ao máximo para descobrir mais sobre a história, e fazer suas próprias escolhas para levar a um dos finais e rumos do jogo (que ainda não sei quantos).
Sem contar que várias cenas ou partes do jogo, você pode mudar o rumo, porém não muda o desfecho dessas cenas (dependendo, alguns detalhes a mais aqui... ou ali...).


Imagens:
Spoiler

Notas: Sistema de mensagens bonito para acompanhar a beleza da história, e do mapa (com efeitos de luzes - que sempre estarão de acordo com os sentimentos e situações de Elen. Nessa cena, por exemplo, ela está tentando ir para casa no meio da chuva (perto de sua morte). Luzes verdes e sombrias, mais a neblina dão um ar de morte, cansaço e tensão ao jogo. (fog feita por eventos. Não fica TÃO bonito com um script, MAS FICA bonito (:  )).


Mapas bonitos.


Introdução poética.
[close]

A ausência de batalha me leva a esforçar muito na história e no seu "contar" durante o jogo. Efeitos de luz, como do Khas e CSCA, junto com Lune Menssage do Raizen, bons mapeamentos e interações-puzzles (tudo isso fundindo à minha super criatividade kk) deixam o jogo de uma maneira agradável, como podem ver nas imagens, incentivando o jogador a continuar até o fim.
Além da falta da batalha, tem muito pouco script também!
Além dos que eu ja disse (luz e mensagem - também uso o Yanfly Engine Ace, que faz aparecer mensagens (como se fossem do herói falando) na tela enquanto você joga), eu pretendo usar apenas um script de menu ultra simples sem hp, mp etc (apenas itens, salvar e sair) - talvez eu adicione mais algum script, mas por enquanto nem chego perto de pensar nisso!
Tudo isso junto me faz criar cenas bonitas e situações diversas (como simplesmente procurar um ursinho quando criança - e você fala com seus brinquedos, como se fossem reais! Isso retrata a mente de quando Elen era criança - ou procurar ingredientes no meio da escuridão de sua casa - no início do jogo, tentando evitar a morte - ou a introdução poética com vários efeitos de luz e jogos de palavras - terceira imagem.).


Mesmo assim não pretendo nada longo. Principalmente porque estou fazendo o jogo sozinho (não gosto em equipe, gosto de fazer tudo aos meus toques e percepções. Um simples sistema de puzzle feito por outra pessoa pode não ter a conexão com o que quero entre a história e as charadas).
Esse meu trabalho sozinho me levou à desistir de vários projetos. Porém, com um pequeno, posso terminar. Sem contar que somando TUDO que já fiz em outros projetos, da pra fazer ouro nesse pequeno jogo. Tenho 5 ou 6 anos de maker, acho que já foi tempo demais para ficar apenas... aprendendo e testando ideias.

Então crio esse tópico para ver a opinião de vocês quanto à ideia. E... quero ideias ou dicas também! (ou perguntas). Além disso, algo no tópico ficou confuso ou ruim - mal explicado?
Flw galera, abraço!

Cara,me senti obrigado à olhar este tópico só pelo título,motivo: Sua ideia de projeto é muito parecido com meu projeto.O que achei bastante legal!

Seguinte,sobre a premissa achei bastante interessante,espero que não fique muito confusa,até porque se perder na trama não é lá muito animador,precisa haver uma válvula de retorno em algum lugar.

Agora,a mecânica é o que me chamou a atenção pois inicie um projeto com a mesma ideia: histórias, puzzles e interações.As batalhas defini que serão contadas no dedo para não retardar o andamento de jogo;terá também apenas dois sistemas,mas que serão profundos no que tangem;e adicionarei missões extras e secundárias para gerar finais diferentes e finais extras,ou seja,será um jogo curto/médio com a possibilidade de estender o gameplay caso o jogador queira.
Citação de: Memories online 03/12/2013 às 02:03
Além disso, várias situações terão escolhas, e vários secretos e interações com objetos estarão disponíveis, fazendo com que o jogador tenha que explorar ao máximo para descobrir mais sobre a história, e fazer suas próprias escolhas para levar a um dos finais e rumos do jogo (que ainda não sei quantos).
No meu caso,atribui isso ao termo chamado "Sandbox".E também não pensei em quantos finais Hahah

Se um dia você topar com um projeto com ideais semelhantes e de nome Watch_Cats não estranhe kkk Apesar de tudo somos completamente diferentes na execução disto tudo.

Enfim,apoio o material que você propôs apresentar à nós,boa sorte com o projeto!!
Gifts: Mistyrol | [

Obrigado por comentar  :XD:

Que bom achar mais alguém com uma ideia parecida! - Quando sair demo ou algo do tipo me avisa ein!
Sobre a trama. Ela é meio confusa mas não está não. O que deixa "confuso" não as partes poéticas. Mas não atrapalha não.
Por exemplo: a introdução fala que ela irá morrer com muitos jogos de palavras e até iluminação. Se o jogador não entender, assim que terminar a  introdução, ele vai jogar a MORTE dela. E se ele rejogar a introdução, entenderá bem melhor. (alguns jogos são assim... jogando pela segunda vez você entende um monte de coisa que não fazia muito sentido).

E você disse que terão algumas batalhas no seu... acho que também farei no meu (nem que seja só uma), por eventos. E mesmo assim não será ataque defesa item etc. Será de estratégia mesmo - já fiz algo parecido antes em um dos meus projetos mortos...

Obrigado mesmo. Bom trabalho ai pra você. Qualquer noticia em topicos do seu jogo, ve se me avisa!
flw

Inspirações asiáticas talvez? Provavelmente é só coisa da minha cabeça, mas quando vejo um jogo nesse estilo já penso em jogos de terror asiáticos.

Bom, a premissa tá bem legal. Não sou fã de narrações poéticas, mas também não sou contra elas. Fazendo um trabalho bom eu nem ligo. O que eu queria falar mesmo é do windowskin (é esse o nome?) da mensagem. Não achei que ficou bonito, na verdade eu acho que tá é bem simples. Na contra a simplicidade, gosto bastante dela, mas acho que não combina com a temática do jogo, imagina uma windowskin mais dark.

Enfim, boa sorte com o projeto!

Viva a lenda!



 É realmente muito interessante, você deverá de esforçar bastante com outras coisas para compensar a falta de batalhas e também com os puzzles, para não fazer nenhum repetido ou "sem graça".
Boa sorte com seu projeto :D

Citação de: VincentVII online 03/12/2013 às 14:09
Inspirações asiáticas talvez? Provavelmente é só coisa da minha cabeça, mas quando vejo um jogo nesse estilo já penso em jogos de terror asiáticos.

Bom, a premissa tá bem legal. Não sou fã de narrações poéticas, mas também não sou contra elas. Fazendo um trabalho bom eu nem ligo. O que eu queria falar mesmo é do windowskin (é esse o nome?) da mensagem. Não achei que ficou bonito, na verdade eu acho que tá é bem simples. Na contra a simplicidade, gosto bastante dela, mas acho que não combina com a temática do jogo, imagina uma windowskin mais dark.

Enfim, boa sorte com o projeto!

Como assim inspirações asiaticas? E não chega nem perto de terror  :ok: - Está mais pra suspense... na verdade não sei qual é o gênero hehe
E pensarei na window, eu acho que está combinando. Talvez não combina com esse terror que você imagina ser. Mas também... sabe quando você está com aquela coisa desde o inicio, e voce acostuma? Pode ser isso tambem... as vezes está ruim e nem percebo. Vou dar uma olhada e ver se tem windows melhores para colocar  :XD:

Speed:
Pode deixar que estou me esforçando bastante (:


No mais... obrigado pelos comentarios! São de muita ajuda (tanto nas coisas positivas e negativas, tudo ajuda a incentivar ou melhorar o prejeto!)
flw!!

Voltei pra deixar uma coisa clara, em momento algum eu disse que esse jogo é de terror. Já joguei jogos de terror e vi filmes suficientes para saber quando algo é e quando algo não é terror. Eu disse que ele me LEMBRA os jogos de terror asiáticos, por causa da história com elementos sobrenaturais e o foco nos puzzles.

Quando eu falei em algo mais dark eu queria dizer uma windowskin mais escura. A cor meio azul meio roxa (sou péssimo em definir nomes para cores) me pareceu "alegre" demais para a temática do jogo que, como você disse, envolve morte e mistério.

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 03/12/2013 às 19:47
Voltei pra deixar uma coisa clara, em momento algum eu disse que esse jogo é de terror. Já joguei jogos de terror e vi filmes suficientes para saber quando algo é e quando algo não é terror. Eu disse que ele me LEMBRA os jogos de terror asiáticos, por causa da história com elementos sobrenaturais e o foco nos puzzles.

Quando eu falei em algo mais dark eu queria dizer uma windowskin mais escura. A cor meio azul meio roxa (sou péssimo em definir nomes para cores) me pareceu "alegre" demais para a temática do jogo que, como você disse, envolve morte e mistério.
Ahh, entendi errado!!
Repetindo: pensarei bem na window do meu projeto  :ok:

Eu não estranharia... aliás, quando vi o título do tópico, a primeira coisa que me veio á cabeça foram alguns jogos antigos da falecida (sdds ç.ç) LucasArts... (desde a era dos jogos de DOS...  vish, acho que eu estou ficando velho >.<)

De todo modo, um jogo na forma que você especificou é até bem viável no rpg maker (estou também considerando o tema e a história, claro), mas você terá que fazer um trabalho pesado na ambientação, e no carisma dos personagens para conseguir manter o jogador interessado no jogo enquanto joga (sem deixar de lado a história, desafios, puzzles e etc).  E isso não é fácil (mas também não é um bicho de sete cabeças.. relaxa)

Eu apoio cara...
Boa sorte, e se conseguir fazer isso sair do "papel", eu vou querer testar u.u

See ya


 


Eita, seu projeto agora capturou minha atenção - eu amo misturar poesia com jogos, cria algo que um simples texto nem sempre atinge: interatividade. Apesar de o número de art games ter crescido nos últimos anos, eu diria que é um gênero que não tem a popularidade que merece, e fico feliz de ver que mais uma pessoa arriscará um jogo do estilo.

Só não se esqueça de dar um pouco de ação aos puzzles - já que faltam batalhas (Afinal, elas não são tão necessárias assim, né?), você terá que trabalhar para prender a atenção do jogador, e pelo que eu li no tópico você está no caminho certo com as ideias certas. No mais, boa sorte com o projeto!

DanTR: Que ótimo encontrar amantes desse hybridismo hehehe
Seguirei sua dica dos puzzles! Acho que terei que ir além de empurrar pedrinhas em botoes heheheeuhehuehue (apesar de eu AMAR esse puzzle!! hahaha).

Luko: Me fala algum exemplo de jogos de LucasArts? Se não for brasileiro eu com certeza não joguei...
E sobre a dificuldade... Estou sentindo ela...
Uma simples cena, para combinar com tudo que planejo, tem que ser bem pensada, até nos sons e animações!!
Sobre personagens... por enquanto tem pouquíssimos. Mas estou pensando nisso ainda. Mas independente do que vier, Elen será a principal, e com certeza ela ficará longe de ser uma personagem morta sem carisma próprio.

Obrigado por todos comentários! Sempre irei agradecer. São muito importantes pro projeto. Acho que vocês me entendem.

(obs: coloquei script de som de passos com vários sons diferentes em vários terrenos. Estou pensando ainda se será necessário ou ficará enjoativo, sei la).

Citação de: Memories online 04/12/2013 às 13:58

(obs: coloquei script de som de passos com vários sons diferentes em vários terrenos. Estou pensando ainda se será necessário ou ficará enjoativo, sei la).


Bom, basta você procurar por alguma utilidade no enredo e na jogabilidade e o script de som de passos vai lhe ser útil. Um exemplo seria criar um puzzle onde é necessário prestar atenção ao som do seu passo por razões que você irá criar para tal missão/quest.

Citação de: DanTR online 04/12/2013 às 14:24
Citação de: Memories online 04/12/2013 às 13:58

(obs: coloquei script de som de passos com vários sons diferentes em vários terrenos. Estou pensando ainda se será necessário ou ficará enjoativo, sei la).


Bom, basta você procurar por alguma utilidade no enredo e na jogabilidade e o script de som de passos vai lhe ser útil. Um exemplo seria criar um puzzle onde é necessário prestar atenção ao som do seu passo por razões que você irá criar para tal missão/quest.
Muito boa a ideia... sério mesmo...

Citação de: Memories online 04/12/2013 às 14:31
Citação de: DanTR online 04/12/2013 às 14:24
Citação de: Memories online 04/12/2013 às 13:58

(obs: coloquei script de som de passos com vários sons diferentes em vários terrenos. Estou pensando ainda se será necessário ou ficará enjoativo, sei la).


Bom, basta você procurar por alguma utilidade no enredo e na jogabilidade e o script de som de passos vai lhe ser útil. Um exemplo seria criar um puzzle onde é necessário prestar atenção ao som do seu passo por razões que você irá criar para tal missão/quest.
Muito boa a ideia... sério mesmo...

Espero que você faça bom uso dela :3 No mais, boa sorte, seu projeto tem um belo futuro pela frente.