O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dark Walker: O Andarilho das Trevas [atualizado - 04/04/2014]

Iniciado por arthurkiraa, 06/01/2014 às 14:27

06/01/2014 às 14:27 Última edição: 04/04/2014 às 15:10 por arthurkiraa
Essa é uma história que eu fiz há uns três anos, baseado na famosa lenda dos vampiros. No princípio, não era nada concreto, eu pretendia escrever apenas um conto, uma história pequena, era mais como uma válvula de escape. Sem mais enrolações, a ideia de criar um jogo no RPG Maker sobre a história dos Andarilhos das Trevas me veio há uns dias. Tenho experiência no programa, mesmo que eu nunca tenha tirado um jogo do papel. O que vocês irão ler é resultado de várias pesquisas que fiz sobre os vampiros, com algumas adaptações minhas. Não é bem o enredo do jogo que eu pretendo criar, mas é como um guia, um plano de fundo para a minha história. Bem, é um texto grande, alguns poderão chamar de enorme, mas depois de todo o trabalho que tive, fazer um resumo não me veio à cabeça, porque já editei esse texto várias vezes, e até o perdi completamente, e espero que isso não venha a acontecer de novo. Como sempre estou pesquisando sobre estes magníficos seres das trevas, pretendo aprimorar cada vez mais o texto, adicionando novas informações sempre que possível. A propósito, desconsiderem quaisquer erros de ortografia e/ou gramática.

† Introdução aos vampiros †

Spoiler
Uma espécie cuja origem se perdeu no tempo. Eram uma raça antiga, ligada à aristocracia, donos de castelos e terrenos enormes. Seres imortais, que possuíam uma força descomunal e outras habilidades sobrenaturais, mas que necessitavam de sangue fresco para sobreviver. Caminhavam entre os humanos sem seres reconhecidos, e, ao contrário de alguns mitos, podiam andar sob a luz do Sol, mas ao fazê-lo seus poderes desapareciam. Eles normalmente assumiam a forma humana, e quando se transformavam em vampiros, a cor de seus olhos mudava, os cabelos adquiriam uma cor grisalha, quase prateada, e os caninos cresciam e se tornavam visíveis. A grande maioria dos vampiros eram descendentes de aristocratas, sedutores, perversos e contemporâneos, que abusavam de seu poder e influência para conseguir o que queriam. Eram do tipo que não escolhiam suas presas ao acaso: preferiam as moças inocentes e/ou virgens, para satisfazer seus desejos.

Mas havia vampiros que não podiam mudar de forma. Viviam sempre em castelos e nunca saíam à luz do dia, estes tinham a aparência grotesca de um monstro, andavam curvados, seu rosto lembrava o de um rato e suas presas eram enormes. No entanto, eram mais fortes e mais resistentes do que qualquer outra espécie de vampiro. Este eram os Nosferatu, considerados por muitos a primeira raça de vampiros a existir no mundo. E não se sabe ao certo o que aconteceu com eles. Os últimos vampiros restantes possivelmente definharam, ou enlouqueceram na escuridão de seus imensos castelos.

A herança dos Nosferatu deu origem a novas raças de vampiros, que adquiriram novos poderes e habilidades. Alguns vampiros só alimentavam-se do sangue de animais, outros não podiam sair sob a luz do dia de forma alguma, havia vampiros que não podiam ficar por muito tempo no Sol ou então explodiriam, e certos vampiros podiam andar livremente pelas ruas de manhã, entre muitos outros tipos.
[close]

† Um rastro sangrento na história da humanidade †

Spoiler
Os vampiros que sucederam os Nosferatu viveram na Idade Média e não eram nem um pouco discretos em mostrar sua verdadeira natureza. Resultado: foram perseguidos pelos cidadãos e pela Igreja, que os considerava como obras do demônio, condenados, amaldiçoados. O resultado foi o saqueamento de aldeias e pequenas comunidades pelos vampiros, que destruíam as plantações e sequestravam moradores. Na época, muitas pessoas inocentes foram acusadas de vampirismo e bruxaria, e eram levadas à fogueira em praça pública. Diante de tais fatos, a Igreja recrutou pessoas treinadas para caçar e destruir os vampiros, estes foram os primeiros caçadores de vampiros da história. Por muito tempo então, os vampiros não mais incomodaram a sociedade, e os serviços dos caçadores já não eram mais necessários.

Algum tempo depois, surgiram vampiros em diversas partes do mundo, principalmente na África e na região asiática, que foram considerados lendas do folclore nativo. Alguns derivaram do cruzamento de Nosferatus com outras espécies de animais, o que resultou em criaturas horrendas que Deus só poderia imaginar. E outras espécies foram surgindo, que pareciam mais com seres mitológicos do que com vampiros. No entanto, a maioria destas criaturas não oferecia perigo aos humanos, e viviam em bando em florestas e lugares escuros.
Os descendentes dos vampiros medievais eram mais discretos e evitavam aparecer em público, passando a viver na escuridão, ao contrário de seus antepassados. Este foi o período em que muitos vampiros deixaram de ser criaturas sanguinárias e tentaram adequar-se às normas padrões da sociedade.

O suposto período de paz não durou muito tempo. Como havia vampiros de todos os tipos e em todos os lugares, os humanos se depararam com um crescente número de desaparecimentos e mortes, ligados a sacrifícios e rituais de magia negra. Os vampiros quiseram reivindicar seu lugar, e para diferenciar-se uns dos outros criaram sociedades entre si. Alguns grupos eram devotos da poesia e da arte, outros cultuavam deuses egípcios, entretanto havia muitos deles que eram adeptos do satanismo e da bruxaria, e praticamente incontroláveis, pois não havia caçadores de vampiros restantes. Muitos morreram por consequências naturais, outros estavam velhos demais para agir, e ninguém na época estava disposto a arriscar sua vida para caçar vampiros.

Diante disso, não coube à Igreja a solução para o problema, mas sim aos próprios vampiros. Havia um clã formado inicialmente por espadachins e guerreiros que treinavam novos vampiros, auxiliando-os no desenvolvimento de suas habilidades, e ensinando-os a usar armas em combate, criando verdadeiros mercenários. Eram vampiros que, acima de tudo, prezavam valores como disciplina, honra e lealdade, e se puseram contra os vampiros assassinos, passando a caçá-los e exterminá-los. Eles se autodenominavam Andarilhos das Trevas.
[close]

† Os Andarilhos das Trevas †

Spoiler
A criação oficial da Ordem dos Andarilhos das Trevas data de meados do século XVIII, no início da Revolução Industrial, pela Família Caine, descendente de guerreiros e cavaleiros medievais. A organização tem como objetivo a caça e extermínio de vampiros sanguinários, para que não ofereçam risco à humanidade.Por muitos anos os Andarilhos foram vistos com maus olhos por alguns clãs de vampiros por protegerem os humanos, que tanto os caçaram e os destruíram e que, em sua opinião, não são merecedores de tamanha piedade.

Uma curiosidade sobre os Andarilhos das Trevas é que eles fazem uso de uma espécie de sangue sintético, que substitui o sangue humano. No entanto, para muitos, a pressão psicológica é quase insuportável: apesar de suprir as necessidades alimentares básicas dos vampiros, a substância é incomparável ao sangue humano por não possuir as mesmas proteínas que o mesmo. Consequentemente, acaba por não fornecer a vitalidade necessária para o metabolismo do vampiro, levando-os a atacar pessoas.

O primeiro lugar a servir de encontro para os Andarilhos das Trevas foi a Mansão Caine, localizada em algum lugar remoto da Inglaterra, onde a organização foi fundada pelos irmãos Vincent e Valerie Caine. Devido aos constantes ataques de outros clãs de vampiros, a sede dos Andarilhos foi descentralizada. Atualmente, todos os lugares que apresentam um grande número de vampiros possuem um lugar para os Andarilhos se reunirem e discutirem estratégias de combate.

A Ordem possui uma classificação dividida em quatro cargos:

Mestre: são os maiores e mais importantes membros da associação, que coordenam todas as ações da Ordem. São profissionais na caça de vampiros, e representam bem o seu papel como instrutores de vampiros menores.
Andarilho: são os principais responsáveis por caçar vampiros. Utilizam um forte arsenal em combate, além de armadilhas e estratégias elaboradas.
Guardião: são responsáveis pela pesquisa de campo e proteção de lugares amaldiçoados, que são constantemente atacados por vampiros.
Alquimista: possuem conhecimentos de engenharia, química e física. São responsáveis pela fabricação do sangue sintético, e pela construção do armamento necessário para caçar vampiros. Uma curiosidade é que os Alquimistas são humanos, que trabalham em conjunto com os Andarilhos por conta própria.
[close]

† Vampiros: criaturas da noite †
Spoiler
Como explicado anteriormente, os vampiros são seres dotados de poderes sobrenaturais, que incluem força descomunal e uma velocidade que os olhos humanos não conseguem acompanhar, além de não envelhecerem. Alguns inclusive podem se regenerar de ferimentos graves quando estão sob a Lua Cheia. No entanto, para que possam manter seus poderes, os vampiros necessitam regularmente de sangue fresco, especialmente o sangue humano, caso contrário podem vir a definhar. Um vampiro não morre quando fica muito tempo sem absorver sangue, mas seus poderes começam a desaparecer, seu corpo ganha uma aparência velha e enrugada e sua pele adquire uma tonalidade esbranquiçada, os cabelos caem e os músculos atrofiam. Por isso, para muitos vampiros, é mais preferível morrer de vez do que se encontrar nessas condições.

Os vampiros são classificados por tipo sanguíneo: os puros-sangues originam-se da união de dois vampiros; os dampiros (ou mestiços) são fruto do acasalamento de um vampiro com um humano. Aqueles que antes eram humanos e foram transformados em vampiros são conhecidos como novatos.

Um vampiro só pode nascer sob duas condições:
# Quando um casal de vampiros acasala. A criança nasce sob a Lua Cheia e é concebida com cabelos negros e uma cicatriz no peito, como marca de sua maldição.
# Quando um humano é mordido por um vampiro e este lhe oferece um pouco do seu próprio sangue. Este ato é conhecido como "O Abraço" (Embrace, no original).
Vale lembrar que não existem vampiros "originais", pois não há um único vampiro que não tenha um parente ou descendente humano ou mestiço. O único vampiro considerado original foi Drácula, o primeiro de sua raça. No entanto, não há provas concretas de sua existência, tudo o que se sabe a seu respeito é baseado na obra de Bram Stoker.
[close]

No mais, é isso. Sintam-se livres para perguntar, discutir, criticar e avaliar o que leram até aqui.

Nota: A única coisa que não aturo são críticas destrutivas e opiniões "pré-conceituosas". Se alguém não gostou do que leu aqui, eu creio que essa pessoa com certeza deverá ter mais o que fazer ao invés de ficar distribuindo estupidez nos tópicos do fórum.
Eu sou a Execução, a Perfuração
O terror da próxima edição dos jornais que me gritam,
Me devassam, mas não me silenciam, não mesmo!

Eu sou Nada, e é isso que me convém,
Eu sou o sub-do-mundo e o que será,
O que será que me detém?

Melhor que Crepúsculo :B

Não foi bem um elogio k, mas é verdade x).

Bom deu pra ver que você colocou um bom esforço aqui, o importante é fazer a história para o seu game como você deseja, mesmo que critiquem a ideia é fazer do modo que prefere, mas vou dar umas sugestões do meu ponto de vista.


Vampiros são criaturas das trevas, por isso não consigo ver um grupo de vampiros espadachins lutando com lealdade ainda mais contra outros vampiros, acho que tem que ter um motivo MUITO BOM para que isso aconteça. Eu modificaria um pouco as coisas, talvez você poderia ao invés de colocar vampiros, talvez colocar uma razão para que a linhagem vampiresca seja enfraquecida, assim os tornando mais humanos, possivelmente com a possibilidade de por causa da árvore de vampiros, a maldição fique enfraquecida, desse modo.


Vampiro puro -> Vampiro quase puro ->...

Sabe e ai sim, você criar um clan desses, pois ainda tem alguns traços e não são criaturas da pura maldade :P.


Uma sugestão isso ai, pois eu acho que essa parte ficou um buraco enorme no enredo, mas a ideia é legal x).

Na verdade, Raizen, é bastante comum ter vampiros matadores de vampiros, especialmente em cenários inspirados por World of Darkness, o que parece ser o caso. Pessoalmente, acho isso 100% válido. Em algumas mitologias, inclusive, vampiros não são seres 100% demônios malditos. Esse é uma aspecto mais forte nos vampiros Indoeuropeus. Em muitos lugares eles são tratados como predadores de humanos e, em alguns casos, há até vampiros que não são totalmente vilões, como as Huli Jing (de certo modo, um tipo de vampiro) chinesas ou mesmo Jiang Shi.
Gosto muito dessa ideia de que vampiros têm problemas internos, batalhas de clãs e tretas políticas. Se a história se focar nesses aspectos, prevejo algo muito interessante vindo dela.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.

Achei interessante.

Já tinha visto só um projeto de vampiro tempos atrás criado no maker que tinha algum potencial, mas ele se sumiu junto com muitos outros.

Eu gostei do 'esqueleto' que você tem de história, e acho que vampiros podem muito bem serem explorados em jogos, mesmo depois de quase conseguirem destruir o que é realmente um vampiro.

Você tem alguma experiência no maker?

Se já tem, ótimo, pode ir em frente e começar a fazer algo mais concreto, se não tem seria bom criar uma equipe realmente engajada nisso, é muito mais fácil se conhecer algum amigo que já conhece a ferramenta e que ajude você em todos os passos.

É bem difícil começar e terminar um projeto desse porte, demanda muito tempo e por isso pode ser que sozinho você não consiga, mas caso faça sozinho seria bom separar o jogo em partes, para que o trabalho não fique tão maçante.

Boa sorte!

Obrigado pelas sugestões, caras ;)

Citação de: Raizen online 06/01/2014 às 15:08
Vampiros são criaturas das trevas, por isso não consigo ver um grupo de vampiros espadachins lutando com lealdade ainda mais contra outros vampiros, acho que tem que ter um motivo MUITO BOM para que isso aconteça. Eu modificaria um pouco as coisas, talvez você poderia ao invés de colocar vampiros, talvez colocar uma razão para que a linhagem vampiresca seja enfraquecida, assim os tornando mais humanos, possivelmente com a possibilidade de por causa da árvore de vampiros, a maldição fique enfraquecida, desse modo.
Raizen, realmente é dificil de imaginar vampiros com essas características. Para criá-los, eu me inspirei principalmente no Blade. Sim, ele é meio-vampiro e caça os seus semelhantes para vingar a morte de sua mãe, certo. Mas como eu disse, ele apenas serviu como inspiração. E assistir Hellsing também me deu muitas ideias. Talvez eles tenham motivos diferentes dos Andarilhos para caçar vampiros, mas eu percebi que uma das propostas do jogo realmente foi causar esse choque. Tipo, você lê e pensa: pera ai, vampiros caçando vampiros? o.O

Citação de: Moon[light] online 06/01/2014 às 15:29
Na verdade, Raizen, é bastante comum ter vampiros matadores de vampiros, especialmente em cenários inspirados por World of Darkness, o que parece ser o caso. Pessoalmente, acho isso 100% válido. Em algumas mitologias, inclusive, vampiros não são seres 100% demônios malditos.
Gosto muito dessa ideia de que vampiros têm problemas internos, batalhas de clãs e tretas políticas. Se a história se focar nesses aspectos, prevejo algo muito interessante vindo dela.
Exatamente. ;)

Sou muito inspirado pelos temas sombrios de Anne Rice, Bram Stoker e Edgar Allan Poe. Sabe, o que pretendo é algo arriscado, como redesenhar o universo de World of Darkness, usando-o apenas como uma base. A minha intenção foi tentar criar vampiros, digamos, diferentes, mas sem as viadagens e romances adolescentes de Crepúsculo e The Vampire Diaries (esta última, eu acho pessoalmente que tinha de tudo para se diferenciar de Twilight no começo, mas resolveu apelar para o que estava na moda). Até porque vampiros podem ser tudo, mas continuam sendo vampiros. No entanto, como sabemos alguns se alimentam simplesmente porque é obrigatório para a sua existência, já outros porque gostam de matar.

Uhtred, minha experiência no Maker na verdade não é lá essas coisas, uma equipe seria praticamente obrigatória para que essa não seja mais uma história jogada no lixo. Eu apenas gosto de mexer no RM, muitas vezes já tentei criar jogos que tinham de tudo para dar certo mas que não passaram de mapas e eventos, justamente porque eu não tinha um foco. Mas agora eu sei o que realmente é necessário para criar um jogo, e não pretendo seguir esse caminho sozinho. ;)
Eu sou a Execução, a Perfuração
O terror da próxima edição dos jornais que me gritam,
Me devassam, mas não me silenciam, não mesmo!

Eu sou Nada, e é isso que me convém,
Eu sou o sub-do-mundo e o que será,
O que será que me detém?

Particularmente eu adoro histórias de vampiros (exceto os dois exemplos que você citou aí) então um jogo sobre eles me anima muito. Minha opinião é a mesma do Uhtred, gostei do "esqueleto" da história. Só gostaria de ressaltar dois pontos:

O primeiro é algo que eu não curti que foi esse lance do sangue sintético, acho que há jeitos melhores de se resolver essa problemática da alimentação dos vampiros. Um deles é usar sangue de animal, mas acho que a melhor escolha seria empregar o mesmo que o mangá Hellsing, dar aos vampiros sacos de sangue coletados pelo hospital. Eu gosto dessa segunda solução porque você também poderia dizer que embora fosse sangue humano não era melhor que o sangue tirado direto de uma vítima. Tipo um fator de "emoção da caça" que sacia a sede dos vampiros.

O segundo e último é que acho que também dhampirs seriam boas figuras para se adicionar a história. Já que você quer trabalhar com a existência de várias espécies de vampiros que surgiram devido ao cruzamento com outras espécies então a raça humana pode entrar nesse meio. Acho que até dhampirs iriam combinar muito com os Andarilhos das Trevas.

Enfim, espero que essa história vá para frente. Boa sorte com o projeto!

Viva a lenda!



Interessante..

Como estou sempre relendo o texto, em busca de algo para acrescentar, ou modificar, também me veio à mente que a parte do sangue sintético foi meio que equivocada. Sobre os exemplos que você citou, vou analisar melhor a segunda opção, pois acho que ela retrataria melhor a busca desesperada de sangue que os vampiros têm.

E sobre os dhampirs! Eles realmente seriam de grande utilidade no jogo! Também vou estudar essa parte.

Valeu pelas dicas ;)
Eu sou a Execução, a Perfuração
O terror da próxima edição dos jornais que me gritam,
Me devassam, mas não me silenciam, não mesmo!

Eu sou Nada, e é isso que me convém,
Eu sou o sub-do-mundo e o que será,
O que será que me detém?

Gostei da sua abordagem cara!
Sempre curti o fato de existir clãs e políticas entre vampiros, como comentado acima, e como estou desenvolvendo um projeto com essa temática, é bom ler sobre o tema com outro ponto de vista \o