O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Rpg de dados e livros ainda tem lugar no mundo digital?

Iniciado por Adriano Henrique, 26/04/2016 às 14:42

Olá a todos, minha pergunta é como o título acima, amigos se juntarem para jogar uma partida de rpg como nos anos 80 e 90 morreu? O jogo de livros e dados é coisa do passado?

Nada contra quem diga sim e nada contra quem diga não, é que eu quero pensar em algo que dê frutos e se os rpgs antigos não tem mais lugar na era digital, então eu voltarei ao meu antigo projeto.

Obrigado a todos que responderem esse tópico. Respeitarei sua opinião.

Saudações!

Eu começei a jogar o RPG de mesa em seus primórdios por aqui. Fui da geração que tinha que fazer cópia da cópia da cópia da cópia do Advanced Dungeons & Dragons. Bem antes do boom que houve com a Devir traduzindo muitos sistemas e lançamento de revistas especializadas, como a Dragão Brasil.

Atualmente, não tenho mais jogado, apesar de sentir muita falta. Para mim, o que mudou foi a passagem do tempo. A idade trouxe responsabilidades novas como trabalho e, para alguns, família e muitos tiverem o tempo livre diminuído ou, ainda, não se tem mais um tempo livre em comum. Tem aqueles que trabalham no sábado, tem os que ficam com os filhos, os que estudam, etc.

Uma outra coisa que senti alguns anos atrás, foi uma desvalorização que algumas lojas deram para focar em card games. O lucro é maior e mais constante, pois todos tem que comprar e comprar sempre, ao passo que no RPG basta o grupo ter um conjunto dos livros básicos e pode ficar um bom tempo sem comprar mais.

Já vi softwares que buscam simular o rpg de mesa, tentando facilitar o encontro. Mas os programas que vi eram caros e nunca tive coragem de gastar para testar o quão eficientes são.

Mas ainda vejo que o RPG de mesa é um nicho que tem potencil a bons produtos. Então, dependendo da natureza do seu projeto, a possibilidade de frutos ainda pode ser possível. Não será simples mas, praticamente tudo não o é.

Espero que mais pessoas coloquem suas percepções...como são as lojas especializadas de sua região, se tem participado de encontros (aliás, ainda existem encontros nacionais / internacionais? - estou por fora), e outras experiências.

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Eu ainda jogo partidas de RPG com os meus primos e amigos, inclusive comprei um RPG de Star Wars há uns tempos. Não é tão frequente, mas eu costumo jogar sim, e me divertir demais. Não só isso, busco até mesmo alternativas para partidas de RPG quando tenho vontade mas me falta gente para jogar, e acabo jogando MUDs, principalmente o MUME.

Tem lugar sim, velho. Muitas pessoas ainda jogam RPG. Se você entrar na Twitch, aquele site de streams, e ir na sessão de D&D, verá que muitas pessoas gravam suas partidas ao vivo.
fear is the mind-killer

Reiterando o que já disseram, tem quem jogue sim. Mas como o Romeo bem disse, é algo de nicho. Acho
que a geração de hoje não vai criar gosto por rpgs de mesa como outrora nossa geração criou. Tenho colegas
que reúnem-se para jogar, não é o meu caso pois aqui não tem nada relacionado à isso e ninguém jogar, ou
sequer conhece.
Existem alguns fóruns inclusive para isso. Um que frequentei a não muito tempo é a Caverna do Dragão. Talvez
seu questionário lá seja até melhor respondido.

Acredito que a interação pessoal seja algo que não pode cair no esquecimento, assim como a interação digital que também é bastante divertida.

Hoje penso em board games mas o jogo de mesa que citei seria mais por diversão mesmo sem fins lucrativos (já o board game que sonho esse sim seria com fins lucrativos e financeiros).

O problema onde moro é que só tem eu que conhece esse mundo que nos conhecemos.

Obrigado pelo apoio e suas opiniões, por suas experiências compartilhadas.

Esses dias vi alguns alunos na escola onde eu trabalho jogando RPG de mesa no intervalo. Quase parei pra conversar.

Mas enfim, tem espaço sim, e bastante.
Na verdade esses hobbies de jogos "offline" (tanto tabuleiro quanto RPG de mesa) tinham dado uma leve decaída na década anterior, mas estão recuperarando agora.

Em geral, tanto RPG quanto boardgames são menos nicho hoje do que eram na década de 80, por exemplo. É mais fácil achar pessoas que conheçam e estejam dispostas a jogar hoje em dia do que era antigamente.

Obrigado galera pelas boas noticias, ainda tenho sonho de fazer ao no maker, mas por enquanto vou investir no rpg de livros e dados clássicos, além do mais sempre gostei de fazer adaptações de cenários.

Falar com vocês até levanta minha alto estima. Obrigado povo.  :ok:

Disponha...e acredito que falo por todos aqui no tópico que estamos à disposição para o ajudar!

Muita sorte e sucesso em sua empreitada!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0