O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Nossos defeitos como makers

Iniciado por Silverlake, 24/07/2016 às 01:06

Olá seus lindos!
Trago aqui um debate um pouco emotivo para nós. Trata-se em desvendarmos nossos defeitos em relação à criação de jogos.
Que todas as pessoas tem defeitos é fato. O difícil é apontarmos nossos próprios defeitos e admiti-los. Porém, ao admitir um defeito nosso, já temos uma boa parte do caminho para superá-lo.
E por que compartilhar os defeitos na comunidade?
Simples, porque todo mundo gosta de ver a desgraça alheia Porque os seres humanos gostam de compartilhar as coisas, uai. Quando você tem um problema e vê que alguém ao seu lado também tem você não se sente tão mal, além disso discutir sobre isso pode levar a uma possível solução, quem sabe... E também, ao participar você irá refletir sobre sua própria personalidade e sentir o que você poderia trabalhar para se tornar uma melhor pessoa/profissional para si mesmo e para todos ao seu redor.

Então la vai.



Eu acredito que como desenvolvedor de jogos eu seja bem egoísta.
Explicação: Eu tenho um pouco de dificuldades em trabalhar em equipe... Quando eu tenho uma ideia para um jogo tudo fica perfeitinho na minha mente e eu sinto como se não pudesse confiar em ninguém exceto eu mesmo para realizar qualquer tarefa mesmo eu podendo não ter nem noção de como realizá-la.
Eu gosto muito de divulgar o que eu faço. Adoro receber críticas/opiniões e seguir sugestões, porém eu evito deixar que alguém se comprometa a fazer algo para mim. E isso chega até a ser meio louco porque já que eu sou assim eu começo a imaginar que todos são então eu também não me sinto seguro em me comprometer a fazer algo para alguém sabendo que eu poderia romper a ideia perfeita que tal pessoa tem em sua mente.
Um estopim para eu perceber que isso era errado não foi a muito tempo atrás em um jogo que eu e meu grupo estávamos desenvolvendo para um projeto da faculdade. Eu e minha amiga ficamos responsáveis pela arte e precisávamos de desenhos de asteroides. Ela se encarregou dos desenhos e eu perdi noites de sono com medo de que não ficasse legal mesmo não fazendo ideia de como eu desenharia os asteroides se esta tarefa fosse minha. Desfecho? Ela me entregou asteroides mais bonitos do que eu jamais desenharia...



Então meu povo, o que vocês acreditam que fazem de errado em sua jornada maker e que poderiam melhorar?
Podem se abrir, somos uma grande família de anônimos  :cool:

"Era uma vez um elfo encantado que morava num pé de caqui..."

Bem, vamos lá... :ded: O meu defeito é ser muito perfeccionista, tipo: Se houver algo que estiver me incomodando por exemplo, um defeitinho ou uma pueirinha no mapa, eu apago tudo e começo do zero, já fiz isso muitas e muitas vezes, não diria que é um defeito tão grande assim, mas acaba levando muito tempo quando eu fico tentando deixar alguma coisa perfeita, e acabo esquecendo o objetivo principal, e o estranho que se eu não resolver fica na minha mente e eu não paro de pensar... :XD:
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

Eu tenho um defeito que me irrita: Quando eu começo um projeto, eu começo à fazer igual louco, mas com o tempo, eu volto e vejo muitos erros enormes, tanto falas ridículas quanto partes da história que anulam outra. Então, às vezes refaço todas as falas do jogo. E isso ocorre várias vezes, sem contar nas vezes em que refaço mapas e numa vez que refiz o jogo inteiro  :hmm:
Outra coisa que considero defeito é a preguiça. Na realidade a preguiça é de começar, já peguei duas horas num sistema por eventos, mas até vir a disposição de começar... Porém, quando começo fico quanto tempo for necessário, entende?
Maaaaaaiisss.... uma coisa que detesto em mim é que mudo diversas vezes meu estilo, agora já estou mais fixo, graças à Sail(*), mas antigamente, no começo do projeto... eu me via lendo partes antigas e pensando: "Quem foi o idiota que escreveu isso? Ah é... fui eu..."
Tenho outros defeitos, mas eles são bem pequenos, chatices mesmo, e também o fato de eu ainda estar dando meus primeiros passos no maker, algum dia eu fico bom  :o__o:
Enfim, Abraços do Manec, até*
(*)Bela referência, não?

Citação de: ManecBR3 online 24/07/2016 às 10:00
Eu tenho um defeito que me irrita: Quando eu começo um projeto, eu começo à fazer igual louco, mas com o tempo, eu volto e vejo muitos erros enormes, tanto falas ridículas quanto partes da história que anulam outra. Então, às vezes refaço todas as falas do jogo. E isso ocorre várias vezes, sem contar nas vezes em que refaço mapas e numa vez que refiz o jogo inteiro 
Compartilho do mesmo defeito.
♦Gifts♦

 Meu maior defeito... Acho que meu excesso de organização muitas das vezes acaba por me prejudicar quando desejo passar algo para o papel. Claro, isso também vai depender do que exatamente estou trabalhando mas normalmente eu sempre tento organizar tudo que quero e acabo por atrasar todos meus planos. Um bom exemplo disso é que em meio a essa organização eu sempre tento revisar o que fiz antes de avançar para a próxima etapa e neste ponto vou descobrindo falhas que me fazem parar o desenvolvimento para ficar corrigindo-as, uma por uma, até que me sinta satisfeito o suficiente para continuar.

Não chega a ser perfeccionismo mas apenas exagero de minha parte mesmo.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Meu maior defeito é nunca focar fazer uma coisa por vez, acabo sendo bem mais espontâneo que o planejado - embora planejo muito bem minhas tarefas -, e quase sempre parto para realizar novas ideias. Exemplo recente, eu estava trabalhando em animação de abertura para o projeto, no dia seguinte resolvi desenhar cutscenes e dias depois estava redesenhando o design do site do projeto. Embora tudo isso estive previamente planejado, acabo atropelando tudo e o ciclo se reinicia até que as tarefas sejam concluídas. Essa aleatoriedade consegue ser ainda pior quando mudo para tarefas desconexas '~'
Gifts: Mistyrol | [

Meu maior defeito é tudo kkkkkkkkk é sério sou péssimo como mapper, eventer, história... mas é eles que fazem eu ficar ainda mais motivado no meu projeto, acho que sou masoquista sei lá... mas o pior defeito de todos é que eu faço a história direto no Maker eu não faço em um arquivo de texto antes, e quando fica ruim eu tenho que refazer uma boa parte do jogo.  :noface:

Meu maior defeito é prolongar os projetos mais do que devia...começo pensando em algo pequeno e rápido de se fazer, depois descubro que não será tão rápido assim e isso me desmotiva um pouco, então talvez pra compensar o tempo de trabalho eu acabo aumentando o projeto pra deixar ele mais legal, o que me gera mais trabalho ainda.

A falta de motivação também é um defeito, mais ou menos como o Manec, no início do projeto eu faço tudo rapidamente, depois meio que me desmotivo e quando retorno ao projeto e jogo ele pra ver como está, percebo vários probleminhas que começo a corrigir, refaço falas e mapas, refaço as GUI do projeto e assim fico perdido no meio do mato, dando voltas e sempre chegando ao mesmo lugar, sem progredir hauhahu

Ao menos sabendo os defeitos o cara pode tentar corrigi-los, bom tópico.

Acho que meu maior defeito seja com os personagens, gosto do desenhos deles do jeito que eu penso e fico muito desanimado quando não encontro um pixel artista ou desenhista para me ajudar, claro não estou cobrando isso de ninguém, isso é apenas uma particularidade minha.

Editado: Cada um tem seus próprios desafios, portanto desejo boa sorte para quem esta ocupado com outro projeto e tarefas.

Outra coisa me deixa triste é ter que trabalhar com um maker medieval e não ter resourcers modernos, então eu voltei aos tempos nostálgicos e estou trabalhando com o 2000 e fazendo várias edições, mas a boa noticia é que encontrei parcialmente um meio de unir o medieval e o moderno de um jeito que fique legal.

[box2 class=titlebg title=Definição do Dicionário]
P-R-O-C-R-A-S-T-I-N-A-R

Adiar; deixar alguma coisa para depois. Transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia.
[/box2]

O maior problema desse problema é quando ele foge do RPG Maker e invade a vida. Admitir o erro é o primeiro passo para superá-lo. Gostei do tópico.

30/07/2016 às 13:20 #10 Última edição: 30/07/2016 às 17:09 por BloodGuns331
de acordo com as pessoas eu: auto estima baixa, sou dramatico, levo tudo pro lado negativo, tinha poucos amigos até ano passado, então não consigo trabalhar em equipe

Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:

Meu defeito é achar o que eu estou fazendo não é o suficiente e refazer o que eu já tinha feito.
Faço isso muitas vezes durante o desenvolvimento de um projeto :¬¬:.

30/07/2016 às 19:07 #12 Última edição: 30/07/2016 às 19:09 por VincentVII
Quando eu tentei ser maker meu maior defeito foi um que acho que muitos compartilham: falta de vergonha na cara de arregaçar as mangas e por a mão na massa. Todos os projetos que eu tive seguiram a mesma linha: eu desenvolvia a ideia na minha cabeça, começa a juntar uns recursos, fazia alguns mapas, tentava desenvolver uns sistemas, quando chegou a era do XP procurava alguns scripts (se eu já não tinha força de vontade pra seguir com meu projeto, imagina aprender RGSS) e história avançava algo entre 30-60 minutos de gameplay e *boom* Game Over. Fazia longos intervalos, quando voltava não produzia nada de relevante e num determinado dia simplesmente parava de fazer o jogo.

Foi assim com Vila Haelles (meu primeiro projeto), um de comédia que eu nem lembro o nome mais inspirado em Gustavo's Adventure (não acho que eu teria a cara-de-pau de por o nome de Leandro's Adventure), O Quinto Elemental (esse era ridículo de dar dó), Dreamland, Red Eyes e um sem nome de terror baseado na lenda da Loira do Banheiro.

Hoje na minha tentativa de virar escritor sofro do mesmo mal, embora consegui prosseguir bastante dessa vez (algo de mais de 600 páginas, segundo as minhas contas). Chegando no fim do primeiro livro não consigo ter criatividade (ou força de vontade) pra continuar... mas juro que termino antes de eu morrer. Algum projeto meu tem que vingar um dia!

Viva a lenda!