O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aulas de Mapeamento ACE - 2

Iniciado por shandow, 24/04/2013 às 17:49

[box class=titlebg]
Introdução
[/box]
[box class=catbg4]

Então, vendo quê agora esta saindo muitos mappers novatos senti uma falta de um tutorial grande e extenso por aqui, explicando a função de cada ferramenta e como mapear bem com ela. Desde a mais simples até a mais complexa.

Vou estar separando em capitulos estas aulas, começarei mostrando as ferramentas nessa aula. Espero que apreciem meu trabalho e se acontecer se falta de informação me avisar nos comentarios.

Shandow ~
[/box]

Caso não tenha visto minha Primeira Aula, nela eu mostrei a função das ferramentas principais para iniciar nos mapas do ACE. Nesta aula de hoje vou ensinar uma coisa que venho vendo que muitos mappers tem problemas. Montanhas com Relevos. Por mais facil que pareça pode ser bem complicado para muitos que acabam por criar as montanhas retas e sem relevo algum.

A autora dos tilesets "Celliana" não deixa disponibilizar estes recursos afora do Site Rpgmakervx.net.

http://www.rpgmakervx.net/index.php?showtopic=51749




Para acessar aperte "Insert"

Antes de tudo criaremos o mapa no qual vamos trabalhar encima. Aperte a tecla "Insert" ou clique com o direito do mouse sobre o nome do projeto na esquerda inferior do mapa. Após isso ira aparecer a seguinte janela em Spoiler

Spoiler


Trabalharemos somente com as Configuraçoes Basicas
[close]

Agora vamos fazer algumas configuraçoes no seu mapa. So estarei ensinando aqui o que sera de uso no mapa aqui. Na parte aonde tem escrito "nome" no superior da janela você decide o nome que ira aparecer no editor, abaixo tem "Nome de Exibição". Este sera o nome que ira aparecer In-Game. Abaixo disso ainda tem a opção "Tileset" que seria o tileset que pretende usar, recomendo para esta aula usar oque postei mais acima. Depois disso vem "Lagura" e "Altura". O tamanho que quer o mapa para os lados seria a Largura e a Altura para cima. Eu ulitilizei "20" - "20". Terminado isso use a mesma opção para preencher a parte superior da montanha.



Vamos a criação do mapa agora. Após te-lo pronto você ira prencher o chão com um gramado. Para isso use a opção "Balde de Tinta". Então comece a criar a montanha, deixe um certo espaço no inferior do mapa e faça a parede da montanha não reta. Comece com a esquerda da tela e crie dois tiles de altura e uns 4 de largura. Então va para para o tile de cima e crie uns 3 de largura, depois para o de baixo e mais uns 2 e por assim vai.



Agora faça um pequeno riacho começando do inferior esqueda até aonde desejar. Faça o mesmo do outro lado. Depois disso pronto use grama aleartoriamente em linhas diagonais cortadas e um pouco de terra em linha reta mas que faz curvas ao encontrar a grama.



Faça uma escadaria agora um pouco antes do richo. Se notar vera que ficou acima das escadas uma linha de pedra. Segure "Shift" e mapeie novamente aquela parte e sumira as pedras. Mas ficara um defeito que resolveremos mais tarde.



Vamos começar o relevo agora? Comece fazendo como na imagen, linhas retas e paralelas depois mas nunca deixando elas com dois tiles de altura. Quando quiser parar em uma linha, recomece logo no proximo tile da diagonal cima ou baixo. Comece fazendo isso na escada nas pontas e vera que ira sumir aquela falha que tinha antes.


Spoiler
[close]


Como veem ficou até bonito. Tente deixar parecido. Da para ver que tem partes que deixei com dois tiles de altura, bem,.. Estas partes devem ser escolhidas com muito cuidado, nunca no centro do mapa e sim e lugares que ira fazer alguma casa ou algo do tipo..


Spoiler
[close]

Preencha agora com grama por cima da montanha usando a mesma tecnica que falei antes. Procure deixar o mais "Juntamente espalhada" que seria espalahar ela pelo mapa mas deixar as pontas perto uma da outra. Nunca ligue a grama de um tile superior com a do inferior senão dara defeito no mapa. Coloque plantas e flores aleartoriamente mas de preferencia as flores brancas perto da água e as amarelas perto de locais aonde havera árvores.


Spoiler
[close]

Preencha agora com objetos humanos como barris, carroças e caixas. Faça tambem uma casa para dar um tom bonito ao mapa, algo como a casa de um pescador ou de lenhador.. Um velho que vive isolado. Bote cercas e caixas perto as as paredes, e janelas nas pontas do mapa. Bote uma vinha ou outra na parede discretamente e escolha entre por escadas de madeira ou de pedra para ir até a casa. Eu ulitizei de madeira pois queria variar um pouco.

Spoiler
[close]

Agora coloque um pouco de pinheiros para variar na vegetação. Não ligue se eles cortarem outros tiles pois ja ja arrumaremos isso. Bote eles sempre perto de gramas com espaços nas pontas ou no meio e perto de flores amarelas e das bordas do mapa. Nunca encha o centro de árvores. No começo do mapa bote somente a parte de cima de algumas árvores para dar a impressão que tem algo ali abaixo, a continuidade.


Uma lição importante. Sempre que colocar um tile sobre outro você podera prencher com evento, o evento substituira o tile que foi cortado mas so se quiser que ele esteja por tras. Então sempre se for cortar um tile com outro corte o que quer que fique por tras e preencha com um evento.


Spoiler
[close]

Bote um nome no evento para nunca se perder entre eles. E na sua prioridade veja o seguinte. "Abaixo do heroi"ficara como a grama, você podera passar por cima. "Junto ao heroi" você ficara como se estivesse frente a uma caixa, ela vai estar na mesma altura e "Acima do Heroi" sera com as folhas das árvores, irão lhe sobrepor.


Faça uma ação rapida agora. A porta. Chegue no lugar que quer ela e aperta "Ctrl+2" Lembrando que o "2" tem que ser do teclado númerico superior.


Vamos criar uma "Tonalidade" diferente de cor na tela? Bem, para criar uma crie um novo evento e vá aonde é mostrado na imagen acima. Aperte com o esquerdo do mouse ou de "Espaço" e aparecera uma janela.


Vá para a segunda aba desta janela e vá ate o local indicado na imagen. Clique la e aparecera esta janela.


Como vera a tonalidade não estara igual na imagen então peço para tentar deixar, pois é uma tonalidade legal para mapas e recomendo a todos que usem. É boa para interiores mas pode ser usado do modo que quiser para dar um tom mais sombrio ao mapa. De "OK" e "Aplicar" e feche a janela. Agora aperte "F12" e pronto.


[box class=titlebg]
Agradecimentos
[/box]
[box class=catbg4]

Aqui encerro outra aula. Peço desculpas se fui muito rapido em explicar mais acho que ficou bem claro do modo que está o tutorial. Certo que duvidar surgirão mas estarei aqui para ajudar no possivel.

Tilesets - Celliana
[/box]

Proxima aula...




Agradeço a vocês por me ajudar e me apoiar amigos.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

Milagres do rpg maker vx ace! rsrs

Otimo tuto,muitas pessoas tem problemas em encher o mapa
   com esse tuto, esses problemas podem se acabar