O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RM caíu?

Iniciado por Lima, 14/02/2016 às 10:13

Olá pessoal, gostava de saber a vossa opinião sobre o estado do RM!!!
Eu quando iniciei a minha jornada no RM todos os dias os membros disponibilizavam sistemas novos, competíamos para ter o melhor sistema daquele tipo, estávamos em constante atualização dos nossos sistemas para ficarem perfeitos! Muitas pessoas criticavam, davam as suas dicas e o sistema transformava-se em algo extraordinário, contudo nos dias que correm parece que os makers perderam a vontade! A única área que tem movimento é a dos mapas e design, o que se passa?

Digamos que os comandos por eventos do VX pra cá mantém-se os mesmos. Logo, uma infinidade de sistemas
já foram criados e não tem porquê refazê-los. Assim, quando alguém procura um sistema, o encontra e não há
necessidade de pedir ajuda ou para alguém fazer.
Scripts... bom, o Ace já tem uma infinidade. Minha expectativa estava no MV, mas parece que o pessoal não
curtiu tanto, ao menos no cenário brasileiro, talvez pela versão "pirata" não ter sido tão difundida quanto as
versões anteriores.
As áreas artísticas porém, não precisam de nenhuma versão para existir, todas vão ser diferentes para cada
pessoa e sempre vai ter algo novo.

Apesar desse assunto já ter sido descutido dezenas de vezes, eu acho que o principal público do RM era o pessoal
que jogou os consoles da terceira e quarta geração. Mas esse povo hoje já possui responsabilidades maiores, que os
afastam do RPG Maker. E como a maioria massiva dos novos players não tem tanto apreço assim aos jogos antigos,
nosso "público" não se recicla integralmente e tende a diminuir cada vez mais.

14/02/2016 às 11:05 #2 Última edição: 14/02/2016 às 11:07 por Skyloftian
É mesmo um assunto que já foi e voltou várias vezes, mas não deixa de ser algo atual ou bom de ser discutido. O Gerar já disse praticamente tudo, mas, de certa forma, dou como exemplo a propria CRM, todo dia temos uma quantidade considerável de pessoas novas chagando (principalmente quando comparada com outras épocas), apesar de serem poucas e de uma ou nenhuma delas permanecer usando o Maker, é um sinal de que mesmo estando fraco, o RM ainda alcança as pessoas.




Citação de: King Gerar online 14/02/2016 às 10:36
[...]
Apesar desse assunto já ter sido descutido dezenas de vezes, eu acho que o principal público do RM era o pessoal
que jogou os consoles da terceira e quarta geração. Mas esse povo hoje já possui responsabilidades maiores, que os
afastam do RPG Maker.
[...]

Arrisco-me a dizer que os que ainda não possuem tantas responsabilidades, ou que possuem, mas mesmo assim arrumam tempo, são os poucos que temos hoje. Esse povo ta acabando. =\


 Sim, um tema sempre debatido nas comunidades. Também venho percebendo que o cenário maker de uns 6 anos pra cá mudou muito, tem muitos fatores como a falta de incentivo aos novatos que chegam, as ajudas que precisam em muitos tópicos, mas o principal é a vontade mesmo, seja finalizar um projeto e criar material.

Eu mesmo já não tenho mesmo tempo e animo, sempre tentei levar o RM como hobbie, diversão, mas virou algo como um trabalho e estudo por exemplo e com tempo foi ficando mais difícil consiliar com faculdade e trabalho a cada dia a ponto de fazer alguns frames, esquece los depois de dias nas pastas ao ponto de nem finalizar. Acredito que isso foi me desanimando e me consumindo por não manter uma rotina, ficando apenas vagando pelo fórum e fazendo poucos comentários, o que passo hoje como exemplo deve acontecer com muitos também.

Hum, isso me lembra quando terminava 1~2 character em 1 dia a topo vapor, agora é frame por mês/meses... ^_^'

2010 ~ 2016 / 2024

Bem, faço das palavras do King as minhas, acredito que não há resposta mais realista.

Aposto que a maioria aqui cresceu jogando SNES, PS1, N64... Hoje todos trabalhamos, fazemos faculdade, temos filhos... Enfim.

Mas eu acho que com a portabilidade do MV (que eu ainda não testei e nem sei se funciona) o RPG Maker pode ter mais uns dias de glória!

Clique na imagem e conheça o meu projeto!

"Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave."


Outra coisa, a maioria dos iniciantes não insistem, pois em sua maioria não possuem determinação suficiente para enfrentar tudo que é preciso. Fazer um jogo bom no Maker é difícil e não é coisa pra qualquer um, só quem insiste mesmo. Pra algo no mínimo bom, é preciso ter conhecimento básico em todas as áreas. Imagina então ter de domina-las...




Citação de: Bazanella online 14/02/2016 às 11:31
[...]
Mas eu acho que com a portabilidade do MV (que eu ainda não testei e nem sei se funciona) o RPG Maker pode ter mais uns dias de glória!

Ou não...


Na minha singela opinião, todos os sistema que tinham de ser feitos já foram feitos. Sobre o rm em si, tivemos por muito tempo uma comunidade que espantava novatos (a SRM), e acabamos por deixar de formar toda uma geração maker. Acredito que o melhor que podemos fazer agora é uma divulgação do maker brasil a fora, e estarmos de braços abertos aos novatos.

Pra mim tá a mesma coisa de sempre.

15/02/2016 às 02:33 #8 Última edição: 20/02/2016 às 23:42 por Blut
as fases são passageiras, e a gente fica

O cenário antigo foi de revolução com os scripts, muita gente empolgada, e o RPG Maker era referência no que fazia. Tinham as revistas da Digerati que distribuiam versões do RPG Maker que sem dúvida alguma eram crackeadas por outros membros, mas naquela época revista era o máximo. Quem aqui nunca comprou uma revista com detonado de um game que amava, tipo, Final Fantasy 7? Ou saber onde estavam todos os segredos de MegaMan e MegaMan X.

Hoje existe a internet e a iniciativa Open Source. O que não falta são opções de engines de jogos. Mesmo com o mercado fominado pela Unity, volta e meia aparece algo feita numa engine menos conhecida como Game Maker, LÖVE, etc.

A geração do game também mudou. Algumas ficam insatisfeitas com 2D e vão pro 3D, outras vão no hype(quase morto) de jogos em voxel blocks.

O maior problema de engines específicas como o RPG Maker, é que eles são dependentes da comunidade já que eles não produzem a maior parte do conteúdo. Se não fosse toda a comunidade dando suporte e oferecendo recursos de graça, o RPG Maker estaria morto, não iria ser lançado nem o MV.

Agora... Se isso vai mudar? Duvido muito. A Degica não vai fazer mais mudanças no MV e ele não está ofertando nada demais. Os gráficos maiores são bem-vindos, mas quebra a compatibilidade com quem já estava fazendo algo antes. Então, as coisas vão ficar estagnadas do jeito que estão mesmo.
Our work is never over

Posso diser que o RM esta ultrapassado, a molecada de hoje em dia gostam de jogos mais complexos, a maioria se quer joga jogos do snes ou tem interesse por um chrono trigger da vida, fora a falta de divulgação do RM atual, o RM MV não revolucionou em tanta coisa, o que ele mais fez foi melhorar vários funções, fora que o público de antigamente que curtia o RM hoje esta mais velho alguns casados, faculdade, etc e por ai vai...E também axo que seria legal postarem mais conteúdo, coisa que nem os makes que postavam diareamente seus sistemas e scripts estão fasendo, acreditam que não postam por falta de público, antigamente se vc postasse algo realmente bom seu tópico bombava com cerca de 50 respostas era uma puta motivação, hoje serão poucas resposta no tópico e algumas visualizações.

Citação de: dodoop online 15/02/2016 às 18:22
seu tópico bombava com cerca de 50 respostas era uma puta motivação, hoje serão poucas resposta no tópico e algumas visualizações.

Isso é verdade, ás vezes nem dá vontade postar nada! :(

Vajo mais como uma especie de panelinha. As pessoas na maioria das vezes comentam apenas s tópicos de conhecidos ou de pessoas mais próximas. Deixando o restante a mercê e raramente recebendo atenção.
Fico feliz em dizer que esse não é o caso por aqui, mas mesmo assim acaba acontecendo as vezes.


Acho que se não existisse mais comunidades o RM estaria quase sem nenhum usuário, o feedback que recebemos hoje é muito limitado algo como "é ficou legal, continua" e nada mais, fora que as vezes nem respostas nossos tópicos tem, e eu falo por experiencia própria. o MV não surpreendeu ninguém só  foi mais do mesmo, e ainda decepcionou muito mais, enfim espero que apareçam novos usuários, uma boa ideia seria aumentar a divulgação pois hoje me dia poucos sabem o que é o RM.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Então, após ler todos esses posts, acho que poderíamos pensar em algo pra melhorar as comunidades no geral, como por exemplo, comentarmos mais nos posts alheios, trazer mais conteúdo, mesmo que não seja original, incentivar os novatos, compartilhar sistemas, scripts, dicas de mapeamento, traduzir conteúdo estrangeiro... enfim, acho que incentivar os novatos!

Não acho que isso "mudaria o mundo", mas acho que melhoraria (pelo menos um pouquinho) o cenário brasileiro!




Clique na imagem e conheça o meu projeto!

"Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave."