O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RM caíu?

Iniciado por Lima, 14/02/2016 às 10:13

Então galera, isso do feedback é muito relativo. Todo mundo gosta, é muito bom para o autor,
e cada comentário é a hemácia que mantém o sangue das comunidades correndo. O maior
problema é que todo mundo gosta de receber feedback, mas nem todos se interessam em dar.

Nossa comunidade, por exemplo, está de pé há mais de três anos. Se um membro postasse 3
comentários por semana, nesses três anos ele teria cerca de 450 postagens (que não é uma
média impossível, muito longe disso aliás). Porém, somente 40 membros, menos de 1% atingiram
essa marca, mesmo a maioria ativa aqui, acredito eu, ter entrado no primeiro ano.

Em compensação há membros com um número bem maior de mensagens. De fato, não devemos
julgar quem não posta muito por ser desinteresse ou preguiça. Nem todo mundo tem essa
disponibilidade ou nem gosta mesmo. Mas se a gente ver pelo lado de que, se antes, quando haviam
bem mais membros, um comentário era importante, hoje seu valor é ainda maior. Vale a pena tirar
um tempinho e dar aquela força pra um amigo. Com certeza ele ficará feliz e saberá retribuir quando
for oportuno. Afinal, o que é melhor: esperar alguém fazer um bolo ou fazer um bolo você mesmo?
Até porque, se ele fizer também, vão ser dois bolos.
  :*-*:

16/02/2016 às 14:10 #16 Última edição: 02/03/2016 às 23:29 por Blut
[user]King Gerar[/user]
olha quem fala, você se mandou :c

CRM fez ontem 40 semanas

você tem razão,

como o [user]DarkHyudrA[/user] falou
Citação de: DarkHyudrA online 15/02/2016 às 16:10
Hoje existe a internet e a iniciativa Open Source. O que não falta são opções de engines de jogos

só no fim, a minha opinião difere
Citação de: DarkHyudrA online 15/02/2016 às 16:10
O maior problema de engines específicas como o RPG Maker, é que eles são dependentes da comunidade já que eles não produzem a maior parte do conteúdo. Se não fosse toda a comunidade dando suporte e oferecendo recursos de graça, o RPG Maker estaria morto, não iria ser lançado nem o MV.

julgo que este é o problema

a zona de conforto

Discussão muito interessante essa.

Mas a verdade é que as comunidades de RM é a mesma coisa que o filme UP!, um velhozinho que recusa sair da casinha e que está sendo cada vez mais esmagado por grandes "industrias" ao seu redor. Ai aparece sempre um garotinho, louco e cheio de ideias novas que revive um pouco do espírito do velhozinho.

Não sei se o MV são "balões" que farão a comunidade decolar, eu acho que não, então fico aqui no aguardo, na cadeirinha, lembrando dos tempos de ouro passados.

Como foi gostoso comprar uma revistinha que veio o 2k3.

Citação de: Blut online 16/02/2016 às 14:10
como o [user]DarkHyudrA[/user] falou
Citação de: DarkHyudrA online 15/02/2016 às 16:10
Hoje existe a internet e a iniciativa Open Source. O que não falta são opções de engines de jogos

só no fim, a minha opinião difere
Citação de: DarkHyudrA online 15/02/2016 às 16:10
O maior problema de engines específicas como o RPG Maker, é que eles são dependentes da comunidade já que eles não produzem a maior parte do conteúdo. Se não fosse toda a comunidade dando suporte e oferecendo recursos de graça, o RPG Maker estaria morto, não iria ser lançado nem o MV.

julgo que este é o problema

o que é razoável
então, o projeto são só os plugins na pasta?
a "criatividade" acaba no que já têm?

é a tal zona de conforto

Unity, Unreal, Game Maker, LÖVE, Stencyl, Construct, HaxePunk, HaxeFlixel, Superpowers, etc. Mais da metade dessas opções são de graça, ou de graça até certo ponto. Tipo sério, fazer jogo nunca foi tão fácil.

Então, quando você paga 100 reais numa engine que é o caso do RPG Maker, tem que estar algo muito bem polido e redondinho pra valer a pena. O RTP já é algo muito bem feito  não tem como negar, mas tu nao pode so depender dele ora deixar o jogo excelente, fato. Os sistemas padroes sao OK, mas tu precisa de um sal pra deixsr mais legal. E uma pessoa só não cai conseguir fazer isso tudo. Tu depende ou de uma equipe ou da comunidade, e como o RPG Maker tanto se intitula uma engine pra todos, então tu depende da comunidade.
Our work is never over

17/02/2016 às 15:02 #19 Última edição: 17/02/2016 às 15:20 por Draken
~Vou contar uma pequena história...~

Eu fiquei mais de um ano sem tocar em RM antes de retornar no ano passado.
Mas na minha época eu acessava só o MRM e aquilo era lotado de conteúdo e comentários. A galera era muito participativa, eu até fiz alguns amigos lá.
Para a minha surpresa quando eu retornei pra esse mundo dos makers (não era pra ser um trocadilho), estava tudo tão vazio... Até os amigos que eu tinha na minha friend list, a maioria não entrava a meses ou anos.
A época em que eu conheci o RM eu estava entrando na pré-adolescência, e hoje eu sou adulto.

O que eu quero dizer com tudo isso é que assim como o tempo passou, as pessoas também mudaram seus pensamentos. Os que viam o RM como um hobby temporário decidiram tocar suas vidas adiante. Faculdade, trabalho, casamento, filhos é o que faz parte da vida delas agora.

A maior parte do pessoal que eu encontro (realmente) ativos por aqui (MRM tbm), são pessoas que já estão nesse mundo a um bom tempo. Acredito que aos poucos novas pessoas vão chegando, mas esse vai ser um processo lento sem nenhum tipo de divulgação da engine no Brasil.




Citação de: King Gerar online 15/02/2016 às 20:24
Afinal, o que é melhor: esperar alguém fazer um bolo ou fazer um bolo você mesmo?
Até porque, se ele fizer também, vão ser dois bolos.[/color]  :*-*:

Que analogia deliciosa cara ASUDHAUSHDUAS

Eu queria poder escrever um bocado como antes, mas não tenho condições para isso então é mais fácil expressar o que se passa com base no interesse médio sobre isto com uso de gráficos.

https://www.google.com/trends/explore#q=RPG%20Maker

O futuro da engine me parece tenebroso como nunca antes foi, especialmente após o lançamento do MV.

Citação de: Skyloftian online 15/02/2016 às 18:57
Vajo mais como uma especie de panelinha. As pessoas na maioria das vezes comentam apenas s tópicos de conhecidos ou de pessoas mais próximas. Deixando o restante a mercê e raramente recebendo atenção.
Fico feliz em dizer que esse não é o caso por aqui, mas mesmo assim acaba acontecendo as vezes.

Panelhinhas sempre existiram, mais em certa parte eu concordo com você!Piór que até a maioria dos conhecidos sumiram... :c

Citação de: Lima online 15/02/2016 às 18:43
Citação de: dodoop online 15/02/2016 às 18:22
seu tópico bombava com cerca de 50 respostas era uma puta motivação, hoje serão poucas resposta no tópico e algumas visualizações.

Isso é verdade, ás vezes nem dá vontade postar nada! :(

Concordo Plenamente!

Citação de: Felipe@Pedro online 15/02/2016 às 19:58
Acho que se não existisse mais comunidades o RM estaria quase sem nenhum usuário, o feedback que recebemos hoje é muito limitado algo como "é ficou legal, continua" e nada mais, fora que as vezes nem respostas nossos tópicos tem, e eu falo por experiencia própria. o MV não surpreendeu ninguém só  foi mais do mesmo, e ainda decepcionou muito mais, enfim espero que apareçam novos usuários, uma boa ideia seria aumentar a divulgação pois hoje me dia poucos sabem o que é o RM.

Realmente...Eu também esperava bastante do mv, não só eu como a comunidade em geral...

Citação de: Bazanella online 15/02/2016 às 20:08
Então, após ler todos esses posts, acho que poderíamos pensar em algo pra melhorar as comunidades no geral, como por exemplo, comentarmos mais nos posts alheios, trazer mais conteúdo, mesmo que não seja original, incentivar os novatos, compartilhar sistemas, scripts, dicas de mapeamento, traduzir conteúdo estrangeiro... enfim, acho que incentivar os novatos!

Não acho que isso "mudaria o mundo", mas acho que melhoraria (pelo menos um pouquinho) o cenário brasileiro!

Na minha opinião o grande problema é que o rm atualmente é pouco divulgado, e pras poucas pessoas que ele é divulgado a maioria nem se interessa pois essa geração prefere jogos diferentes 3d, mmorpg, etc...A minha era e é The Legend of Zelda, Chrono Trigger, etc...Ficavamos muito impressionados com esse tipo de game, e só de pensar em faser um de forma relativamente "fácil" a mão já chegava a tremer haha, fora a motivação das comunidades bombamdo com sistemas, scripts, membros pra te ajudar, equipes, amizades, etc...O que mais divulgava o rm antigamente eram as revistas coisas que hoje em dia não existe.

Citação de: King Gerar online 15/02/2016 às 20:24
Então galera, isso do feedback é muito relativo. Todo mundo gosta, é muito bom para o autor,
e cada comentário é a hemácia que mantém o sangue das comunidades correndo. O maior
problema é que todo mundo gosta de receber feedback, mas nem todos se interessam em dar.

Nossa comunidade, por exemplo, está de pé há mais de três anos. Se um membro postasse 3
comentários por semana, nesses três anos ele teria cerca de 450 postagens (que não é uma
média impossível, muito longe disso aliás). Porém, somente 40 membros, menos de 1% atingiram
essa marca, mesmo a maioria ativa aqui, acredito eu, ter entrado no primeiro ano.

Em compensação há membros com um número bem maior de mensagens. De fato, não devemos
julgar quem não posta muito por ser desinteresse ou preguiça. Nem todo mundo tem essa
disponibilidade ou nem gosta mesmo. Mas se a gente ver pelo lado de que, se antes, quando haviam
bem mais membros, um comentário era importante, hoje seu valor é ainda maior. Vale a pena tirar
um tempinho e dar aquela força pra um amigo. Com certeza ele ficará feliz e saberá retribuir quando
for oportuno. Afinal, o que é melhor: esperar alguém fazer um bolo ou fazer um bolo você mesmo?
Até porque, se ele fizer também, vão ser dois bolos.
  :*-*:

Verdade...Eu tou aqui desde o começo, sempre achei aqui com um design muito bonito e uma comunidade bem organizada, o que penso hoje em dia é sobre esses membros que postavam, a maioria SUMIU, lembro de pessoas que postavam vários scripts de sua própria autoria, sistemas por eventos, etc...E agora no mv nem vejo essas pessoas... </3 eu mesmo dei uma sumidinha da comunidade uns tempos atrás....É complicado!

Citação de: Rhit online 16/02/2016 às 19:01
Discussão muito interessante essa.

Mas a verdade é que as comunidades de RM é a mesma coisa que o filme UP!, um velhozinho que recusa sair da casinha e que está sendo cada vez mais esmagado por grandes "industrias" ao seu redor. Ai aparece sempre um garotinho, louco e cheio de ideias novas que revive um pouco do espírito do velhozinho.

Não sei se o MV são "balões" que farão a comunidade decolar, eu acho que não, então fico aqui no aguardo, na cadeirinha, lembrando dos tempos de ouro passados.

Como foi gostoso comprar uma revistinha que veio o 2k3.

Concordo muito também, mais duvido que o MV fara a comunidade decolar, porque se fosse o caso ela já estaria decolando, e o MV vejo poucos recursos eu não achei nem um ABS por scripts (plugin) pra ele ainda, ele tem poucos plugins e recursos em relação aos outros que tinham isso em lançamento aos montes antigamente...Pelo menos ao meu ver!

Citação de: Shiroyasha online 19/02/2016 às 20:01
Eu queria poder escrever um bocado como antes, mas não tenho condições para isso então é mais fácil expressar o que se passa com base no interesse médio sobre isto com uso de gráficos.

https://www.google.com/trends/explore#q=RPG%20Maker

O futuro da engine me parece tenebroso como nunca antes foi, especialmente após o lançamento do MV.

Hahaha o gráfico resumiu tudo...




Mais enfim cade os caras que traziam muitos recursos como o Anderson Porto, Vlad, a May que fasia sistemas puta fodasticos, o kbç@, dentre vários outros que traziam recursos pros mais diversos campos dos rms, eles simplesmente foram sumindo aos poucos.Confesso que sinto muita saudade de quando bombava e interagia com essa galéra toda mesmo que por comentários...

Citação de: Shiroyasha online 19/02/2016 às 20:01
Eu queria poder escrever um bocado como antes, mas não tenho condições para isso então é mais fácil expressar o que se passa com base no interesse médio sobre isto com uso de gráficos.

https://www.google.com/trends/explore#q=RPG%20Maker

O futuro da engine me parece tenebroso como nunca antes foi, especialmente após o lançamento do MV.

https://www.google.com/trends/explore#q=unity
https://www.google.com/trends/explore#q=game%20development
https://www.google.com/trends/explore#q=game

https://www.google.com/trends/explore#q=smartphone
https://www.google.com/trends/explore#q=app

só para inteirar

mas o número de membros não caiu tão drasticamente