O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Quais são os componentes básicos para um ABS?

Iniciado por Naemegashi Yokohuro, 13/04/2016 às 19:43

Então, estou criando um ABS, para o RPG Maker MV, e esta até indo bem, tirando algumas falhas, esta bem funcional, mas uma das minhas principais duvidas é, "O que falta?".
Gostaria de saber a opinião de vocês para saber quais implementos seriam uteis em um ABS.

Pra ficar maneiro, mas mantendo a estrutura simples, acho que no mínimo uma função de ataque e uma de defesa
são imprescindíveis. A de defesa digo do tipo esquivar(dash) ou defender mesmo, que realmente sejam
funcionais para serem usadas. Isso quebra o dilema dos ABS em que ganha quem atacar mais rápido.
Ao menos uma hotkey pra algum item de cura também é bom.
No mais, acho que quanto mais comportamentos diferentes os inimigos tiverem, mais divertido seria.

Um adendo ao que o King disse. É muito bom caso houvessem itens váriaveis que pudessem gerar estrategia durante as batalhas. Juntamente de inimigos com comportamentos variaveis, itens e circunstancias que modificariam o resultado final de uma batalha.
Não sei se me entendeu com o paragrafo acima, mas dando exemplo: Armas como arco e flechas, magias de disparo a distancia, itens como bombas ou qualquer outra bugiganga, etc... São adendos simples, mas que no final geram uma ótima batalha, quando bem equilibrados.
Uma coisa, no minimo, tente deixar tudo o mais responsível possível.


Dando uma sugestão aqui também, você pode tentar algo mais simples ainda porém que fica divertido. Eu joguei uns tempos atrás um game de RPG Maker chamado Santuário a Ascensão do Anjo Corrupto, acho que esse era o nome.

Enfim, nesse game o ABS era basicamente soltar magias a uma certa distancia, esse era o único ataque que você tinha, você podia aprender outras magias pra soltar, o que era interessante e fugia do básico e ia pro simples.

Eu achei divertido e interessante, mas apenas se for pra um jogo curto, ficaria muito monótono se fosse um RPG bem desenvolvido sabe, bem essa é uma sugestão apenas.  :XD:

King: Bom, existem vários ataques possíveis já implementados, como ataque em área e corpo a corpo, mas, o sistema de defesa, acha que ficaria bom, algo tipo, se você pressionar tal tecla, a defesa do personagem aumenta?

Skyloftian: Na realidade eu coloquei um item, uma pedra que o personagem usa para bloquear a passagem(Claro, porque uma pedra pode te impedir de passar.), mas tentarei sim fazer itens que possam ser lançados, embora sera bem difícil.

Ven: Poderia me falar mais sobre esse sistema?

Citação de: Naemegashi Yokohuro online 13/04/2016 às 21:38
King: Bom, existem vários ataques possíveis já implementados, como ataque em área e corpo a corpo, mas, o sistema de defesa, acha que ficaria bom, algo tipo, se você pressionar tal tecla, a defesa do personagem aumenta?
Então, acho que isso não seria efetivo. O cara ia apertar o botão e continuar atacando como um doido. Seria legal,
ao defender, levantar o escudo e ficar impossibilitado de atacar, por exemplo. Assim vai ter que calibrar quando
atacar com quando defender. Dá uma dinâmica, saka!?

Entendi, irei tentar fazer isso, o que dito assim, parece ser bem simples, já que só é necessário eu colocar uma condição nos ataques e fazer a configuração da defesa.

Ei, acha que um sistema de pressionar teclas na hora certa, tipo God of War (Sim, a ideia é do pequenogamer100 na fabrica do Russo) ficaria bom?

Eu acho muito interessante o sistema de tropas, onde os inimigos agem em grupos e podem atacar até mesmo uns aos outros se não forem do mesmo grupo vi isso no Gambá SBABS e no Mr.Mo Abs não me recordo te ter visto em outros, fora isso é bom quando se da pra faser movimentos pré definidos pra criar um chefe como no xas por exemplo, o problema do xas é que vc tem que faser esses movimentos pré definidos em praticamente todos inimigos ai axo algo desnecessário, chefes com sprites grandes são bem interessantes, ou com corpo com várias partes, é interessante burlar esse lance enjoativo de ficar apertando uma tecla que nem um louco, é dificil pensar em algo muito diferente já que os abs do rm são como uma variação de uma coisa só, talvez um dos mais diferenciados é apenas o XAS cujo eu axo desnecessáriamente complexo de configurar.

Então dodoop, eu não costumo trabalhar com sistemas ABS, portanto não conheço esses que você citou, mas tentarei implementar isso de monstros brigarem, e bem, eu farei o máximo de exemplos de utilizações no ABS, para facilitar o trabalho, e tentarei deixa-lo o mais simples possível de se configurar.