O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A jornada do heroi

Iniciado por rafaelrocha00, 02/05/2015 às 17:01

A Jornada Do heroi
"Talvez você já tenha reparado que um grande número de histórias segue um determinado padrão. Desde os contos da antiguidade, em vários povos, a figura do herói sempre foi evocada para demonstrar a capacidade do ser humano de se transformar e ir além dos seus limites.

Geralmente o herói ainda nem é visto (ou se vê) como herói. Ele é uma pessoa simples, incomodada, ou não com a vida atual e que, diante de um acaso do universo, é levado ao contato com algo exterior a sua vida até que, quando se percebe, está encarando suas dificuldades e lutando pela sobrevivência ou uma causa maior.

Quem compilou estas ideias foi Joseph Campbell, estudioso de mitologia e religião, que em suas viagens coletando histórias, rumores e mitos, reuniu suas descobertas em um livro, chamado O Herói de Mil Faces. Uma famosa entrevista dele, também gerou um outro livro de que gosto muito, O Poder do Mito, uma compilação de sua conversa com o jornalista Bill Moyers."- José Telmo
Em um evento conheçido como TED em uma exposição o educador Matthew Winkler fez uma animação para demostrar algo que alguns herois tem em comun, Eu sugiro que assista!
ASSISTA!
O monomito (às vezes chamado de "Jornada do Herói") é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Como conceito de narratologia, o termo aparece pela primeira vez em 1949, no livro de Campbell The Hero with a Thousand Faces ("O Herói de Mil Faces")
Os 12 Estágios da Jornada do Herói
Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.
O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações
Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.
Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Os Estágios de "O Herói de Mil Faces"

   Partida, separação
       Mundo cotidiano
       Chamado à aventura
       Recusa do Chamado
       Ajuda Sobrenatural
       Travessia do Primeiro Limiar
       Barriga da baleia
   Descida, Iniciação, Penetração
       Estrada de Provas
       Encontro com a Deusa
       A Mulher como Tentação
       Sintonia com o Pai
       Apoteose
       A Grande Conquista
   Retorno
       Recusa do Retorno
       Vôo Mágico
       Resgate de Dentro
       Travessia do Limiar
       Retorno
       Senhor de Dois mundos
       Liberdade para Viver

Então o que achou? conheçe algum livro, jogo, filme que usa o ciclo do heroi? comente!
Se ja tiver um topico assim eu peço minhas sinçeras disculpas,eu proucurei mas não achei nada (ATE ACHO ESTRANHO NÃO TER)

Excelente tópico!

Só pelo vídeo já valeu a pena entrar no mesmo!

Falando no vídeo ele detalha um personagem que eu criei em quase todas as suas fases, ele ainda não conseguiu retornar para seu lar e reiniciar uma vida simples, antes de se tornar um herói. Surpreendente a metáfora apresentada e ainda mais a sugestão de utilizarmos isso, nós, meros mortais, para vencermos nossos desafios diários e nos tornarmos heróis, ao menos para nós mesmos!

Grande abraço!