O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dicas de Roteiro para Jogos

Iniciado por NightWalker, 25/08/2014 às 01:20

25/08/2014 às 01:20 Última edição: 25/08/2014 às 15:45 por Vash
Aqui vão algumas dicas minhas para roteiro de jogos, baseadas em alguns materiais como este escrito por Evan Skolnick, Produtor e Diretor Editorial da Vicarious Vision.

Não irei falar sobre escrever um texto que você coloca no tópico do seu jogo e chama de história ou enredo. Isso trata sobre a técnica de escrever o roteiro, as ações e fatos que acontecerão durante o jogo.




Tenha consciência de si mesmo. Você não será o próximo grande escritor da humanidade, ou fará algo mais complexo que Tolkien. Não cobre demais de si mesmo, não espere ser genial.

Escreva um roteiro com conteúdo sólido, efetivo e útil. Qualquer coisa além disso é desnecessária e uma distração. Sempre reflita se determinado elemento é realmente importante dentro do enredo. Siga uma estrutura básica, definindo o que é Fundamental, os acontecimentos principais dos quais a história depende, o que é Importante, os elementos que explicam motivações e razões dos acontecimentos principais, e os Detalhes, que apenas irão incrementar a experiência.

A Jogabilidade é o que impera. O roteiro só deve apoiá-la, nunca sobrepô-la. O roteiro pode influenciar a jogabilidade, assim como a jogabilidade influenciar o roteiro. Se o personagem possui uma habilidade especial, é necessário a razão pela qual ela é especial.

Na introdução tente resumir os dois elementos principais do enredo, personagem e cenário. Não há necessidade de se contar histórias, você fala muito somente pelas ações dos personagens ou características do mundo. A história deve ser contada durante o jogo.

Toda história tem de ser convincente, mesmo em um mundo fantástico. Coerência sempre agrada o cérebro de quem joga.

Escrever um bom roteiro envolve o balanço entre o quanto o jogo mostra em fatos ao jogador, e o quanto ele diz ao jogador. As pessoas não querem ver diálogos longos e monótomos, muitas vezes irão ignorar.

É evidente que o personagem jogável seja o protagonista da história. Porém não faça com que tudo dependa da ação dele para ocorrer. Lembre-se que o mundo gira enquanto você respira, é importante que o mundo aja por ele mesmo às vezes. Uma pitada de coincidência e aleatoriedade nos fatos pode ajudar a tornar uma situação mais natural.

Os jogadores gostam quando coisas acontecem. Não faça que sua história seja repetitiva e voltada sempre para o mesmo elemento. Pense que muitas coisas podem acontecer, enquanto o jogador tenta fazer com que algo aconteça.

É importante que escreva pela primeira vez sem expectativa nenhuma, ou auto-crítica. Deixe a ideia e a criatividade fluir. Depois comece o processo da reescrita, avalie os elementos da sua história, se ela é convincente, coerente, interessante, etc. Quanto mais reescrever, melhor irá ficar. É como lapidar uma joia.




Espero que isso tenha ajudado a abrir a mente de algumas pessoas em relação a formas de se fazer um roteiro legal.

Eu estou escrevendo o roteiro do meu jogo há um tempo, e uma das preocupações é os diálogos longos. Como vai ser uma historia de suspense com pitadas[grandes] de lovecraft, o jogo acaba tendo cartas e livros, lendas e historias, passado e mistério e diálogos, até mudei muita coisa, que ao meu ver, ficou melhor. Então encarar um roteiro como uma joia que cada vez ao ser lapidada é algo muito útil para ser ter na cabeça.

Não planejo colocar batalhas, mesmo sendo um jogo que vai se passar na idade media, e, é um grande desafio fazer um jogo ter uma historia boa,com bastante diálogos e um gameplay que não faça o jogador desistir.

Ótimas dicas, gostei muito delas.
Com um punhado de areia, eu mostrarei o terror a vocês...