O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

JoKenPo!

Iniciado por Caio Varalta, 18/04/2014 às 22:17

[box class=titlebg]
Tutorial[/box]

Então pessoal, o sistema de JoKenPo na verdade não é um sistema muito difícil de fazer.
Ele consiste em agir assim: Você escolhe, aí o computador(Aleatoriamente) escolhe o dele.
E no fim, usando várias condições, você diz quem ganhou e quem perdeu, fácil não?

Passo à passo:
Bem, para começar, você deve iniciar criando um Evento com processo paralelo

Criou? Pois bem, agora coloque 3 escolhas, pedra, papel e tesoura.
Ele deve estar mais ou menos assim:
Imagem 1
Dentro das devidas escolhas, coloque um switch para cada[Pedra, papel e tesoura].
Então ficará assim:
Imagem 2
Certo. O próximo passo é a ativação da switch aleatória inimiga.
É bem simples.
Você fará que ela escolha aleatoriamente uma variável de 1 a 3.
Então para cada um deles, você ativa o switch do inimigo. Por exemplo:
Se caiu no 1, ativa a switch 5 que é: Tesoura.
Se caiu no 2, ativa a switch 6 que é: Pedra.
Se caiu no 3, ativa a switch 7 que é: Papel.
O evento por enquanto estará assim(Lembrando: Esse sistema de escolha inimiga aleatória deve ser colocado nas 3 escolhas suas, para que ele aconteça nas 3 escolhas).
Imagem 3
Agora vem a finalização, a parte mais fácil, mas que se deve tomar cuidado! Um erro aqui, e o sistema inteiro estraga!
Então vamos lá!
Vá na parte Fim do evento. Lá, você começa a fazer a parte dos resultados.
Faça assim(Exemplo):
Condição> Switch 1: Jogador Pedra
Depois, vá na parte que está escrito exceção e coloque a outra condição de Switch:
Condição> Switch 2: Jogador Papel
Depois, novamente, vá na exceção e coloque:
Condição> Switch 3: Jogador Tesoura
Certo.
O sistema já irá reconhecer que um dos resultados vai ocorrer!
Então, dentro de cada condição você coloca assim:
Condição> Switch 50: Inimigo pedra
Ai se a condição Jogador Papel estiver junto da Inimigo Pedra, você coloca o resultado informando que o jogador ganhou(O mesmo acontece no empate e na derrota)!
Então, na exceção do Switch 50: Inimigo Pedra você põe Switch 51: Inimigo Papel.
No resultado, você altera para empate. Faça o mesmo com a tesoura, e repita-o nas 3 seleções do player(Pedra, papel ou tesoura).
Então seu switch deve estar parecido com este:
Imagem 4
Lembrando que: Se você for repetir assim sucessivamente, como num minigame, você deve desativar as switchs no final do evento, para que não fique bugado!
[box class=titlebg]
Screenshots[/box]

Fotos


[close]
[box class=titlebg]
Demo/Sistema[/box]

Eu criei um sistema de JoKenPo com imagens, e acredito que tenha ficado bem legal.
Após seguir o tutorial, aconselho que faça o download do sistema para que você o estude e aprenda uma nova forma de fazê-lo e aperfeiçoar suas habilidades em eventos!


[box class=titlebg]
Finalizando[/box]

Esse foi de longe um dos meus melhores tutoriais já feitos...
Espero que gostem!
:blink:

Esse tutorial ficou realmente muito bom mesmo, e extremamente útil, com 'pedra, papel e tesoura' é possível fazer muitas coisas, até não usando necessariamente esses termos, como um sistema de cartas 'fogo, agua e gelo' por exemplo (heheh eu jogava club penguin quando era menor). Se possível eu quero usar, mas claro que colocando créditos. Enfim, brigadão, até o/
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Citação de: Windshock online 18/04/2014 às 22:24
Esse tutorial ficou realmente muito bom mesmo, e extremamente útil, com 'pedra, papel e tesoura' é possível fazer muitas coisas, até não usando necessariamente esses termos, como um sistema de cartas 'fogo, agua e gelo' por exemplo (heheh eu jogava club penguin quando era menor). Se possível eu quero usar, mas claro que colocando créditos. Enfim, brigadão, até o/
Que bom que gostou amigo!
Este foi de longe o tutorial que eu mais me empenhei, ele foi feito em 2012, mas eu tenho um grande carinho por ele!
E fique à vontade para utilizar em seus jogos!

ps: Eu também joguei muito Club Penguin spoakposakspoakspok