O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

o que vocês acham de dividir um jogo em vários?

Iniciado por BloodGuns331, 15/10/2016 às 23:22

tipo, sabe quando você sente que está criando o jogo perfeito, tudo parece que vai dar certo, dai você pensa em explicar todos os eventos dele de maneira bem especifica. por exemplo

Reino das bruxas: Maldição das Bruxas
Reino das Bruxas: Guerra das trevas
Reino das Bruxas: Cinzas na fogueira

(meu rpg não tem nada haver com bruxas, ok talvez um pouco mas enfim não é o foco acima são somente exemplos que criei rápidamente)

Um único jogo está divido em 3 e todos contam a mesma historia o primeiro conta sobre maldições de bruxas, o segundo sobre a guerra e o terceiro sobre o período em que as bruxas começaram a ser queimadas na fogueira...

eu estou aplicando esse conceito no meu rpg porém de maneira diferente, eu vou fazer entre 5 a 7 jogos contando a historia de um universo cada um em uma época diferente alguns com personagens diferentes simplesmente complementando a brecha que cada história deixa, eu já tenho todas as 7 histórias só falta decidir o titulo(o subtitulo já decidi) e passar a história pro papel, eu posso não saber tudo de cabeça mas tenho uma certeza o começo e o final de cada jogo eu já sei  :seei: é meio bugante mas digam o que vocês acham disso? é uma má ideia vocês já deixaram de jogar algo por ser muito extenso e ter muitas sequencias? por favor, sua opnião será de grande ajuda.
Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:

Não sei, depende da complexidade. Acho mais legal se for varias campanhas. Exemplo: Um game que no inicio depois de ver uma Introdução/Prologo o jogador tenha opção de escolher 3 campanhas diferentes, podendo jogar na ordem que ele quiser, cada uma com um final.
Hammer Strike

entendo  :será: também é uma ideia interessante na verdade acho que fui confuso, eu quis dizer foi dividir uma história em 7 jogos por exemplo o de final fantasy que tem 15 jogos  :noface:
Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:

Se o seu enredo for absurdamente longo, divida. Mas você precisará desenvolver um excelente projeto. Nem todo jogo aguenta uma sequência. Sobre FF, que eu me lembre só o X possui uma continuação. O VII possui algumas outras versões, mas geralmente cada FF tem um enredo/universo independente dos demais.

Eu acho que, nesse caso, seria melhor dividi-lo em vários capítulos dentro de um mesmo jogo, não? Dá uma aspecto elegante e torna as coisas interessantes. No caso, se for fazer realmente um jogo com continuações eles devem ter um tamanho grande e uma duração semelhante, como o Poe citou acima.

Sequências são interessantes, mas eu não me recordo de nenhum jogo que tenha tantas sequências seguindo a mesma história.

O exemplo que você citou - FF - possuí 15 títulos, e vários outros spin-offs, mas vale lembrar que cada título numerado possui uma história independente dos seus predecessores e seus sucessores. O X foi o primeiro a ganhar uma continuação direta, em seguida o XIII. sem contar o VII que possui alguns spin-off (que não se resumem apenas aos jogos). De maneira geral, a série FF não é a melhor para ter como exemplo no seu caso em especifico, já que cada jogo se propõe a ser único.

Talvez uma opção interessante seja você criar sequências sim, mas que una um pouco dos demais jogos. Sete sequências parece muito irreal, principalmente para uma pessoa sozinha trabalhando no RPG Maker - supondo que você não possui uma equipe.

Sei que é super empolgante bolar continuações para uma ideia em especial, bolar subtítulos, ramificações, acontecimentos, fatos, reviravoltas, revelações e etc... Mas nem sempre é bom deixar-se levar por essa empolgação. Uma hora ou outra ela pode acabar e você se verá numa reta.


Com tanto jogo por aí, acho que já é difícil convencer o público a jogar 1. Ter que jogar 3 jogos diferentes pra entender a história me parece mais desvantagem do que benefício.

Meu game de rpg favorito foi Final Fantasy 7, grande e com direito a umas continuações.

No momento estou parado pois não consigo desenvolver o game sozinho ainda, mas em matéria de roteiro eu digo que é meu forte, mas só roteiro no meu caso não resolve preciso de equipe.

Mas enfim voltemos a falar de seu game, você pode usar duas ideias clássicas, um jogo único ou uma trilogia, falo de trilogia pois são de um bom tamanho e ainda deixam brechas para novas histórias feitas por fãs.

Seu material pode ser traduzido por algum fã seu para outro idioma e fazer um reboot com novos elementos misturados com antigos.

Mas uma trilogia ou um game grande são uma das melhores apostas em minha opinião. Vai nessa e que tenha sucesso na sua empreitada amigo.  :ok:

Entendo... vou ver o que posso fazer para reduzir a história, infelizmente em 3 jogos ficaria muito mal cotada... tipo não será uma história continua, alguns jogos contarão o que aconteceu antes e o que aconteceu depois de outros jogos, como tal coisa pode ter acontecido. até pq eu acho muito dificil alguem conseguir criar uma historia continua em 7 jogos por exemplo jogo 1 começa a historia 7 jogo termina. claro salve raras exceções. GENTE O RPG MAKER TÁ ME DEIXANDO DOIDO  :derp: mas minha ideia era que o primeiro e segundo jogo contasse a historia dos protagonistas, e caso a pessoa se interessasse na historia dos personagens personagens secundários mal explicados, mal feitos, cheios de buracos pudessem jogar e entender a história como um todo, entender a história que eu gostaria de contar toda em 1 a 3 jogos porém não funciona assim, eu tentei em outros jogos fazer isso e isso tira o foco do jogador sem contar que é mais envolvente você jogar com personagem x para entender sua historia ou jogar com personagem x para entender a origem de coisa y.
Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:

 Se fazer um jogo (bom) já é difícil imagina 3?
Tente reduzir essa história ai para que seja contada durante aquele jogo. Em seguida se você quiser fazer mais outros jogos para contar uma história que ocorreu antes ai são outros quinhentos. Por tanto, eu aconselho você a se concentrar em um projeto só para que saia algo. Abraços  :XD:

Você não precisa explicar tudo pra historia ser boa, existem muitos mitos no RPG Maker um deles é que o roteiro precisa ser feito estilo os livros de Game of Thrones. Mistério é um ótimo elemento que é muito usado em fantasia, ficção científica, terror e etc. Cuidado pra não cair na armadilha de criar muitas historias de personagens de quem ninguém quer saber.

Um bom recurso que é possível usar é o de plantar ideia na cabeça do jogador, o personagem é mistério, tem uma personalidade forte, seu passado é turbulento e toda vez que o questionam de algo ele diz pouca informação como se tentasse esquecer daquele lugar em que as pessoas se matavam por um prato de comida enquanto um rei louco exigia se deitar com as mulheres de seus soldados. Que rei? Que lugar é esse? Por que ele fazia isso? nunca saberemos, nosso herói misterioso de personalidade forte acabou morrendo para salvar o grupo.
Hammer Strike

Eu acho que você poderia tomar como exemplo o Chrono Trigger(SNES) sem ser sobre viajem no tempo e dividi-lo em capítulos e linhas temporais. Dai pra frente no caso em cada capítulo do jogo o jogador começaria a desvendar a história.
Por exemplo:

Primeiro ele começa no presente, onde está havendo uma trama por uma razão que foi explicada digamos que "por cima". Então, depois de alguns capítulos, o personagem acaba achando algo ou encontrando alguém que lhe revela o passado do lugar.

Então uma nova trama se inicia, agora no passado. O jogador vivencia a história do passado como se fosse o presente, porém, é apenas uma história sendo contada (ou pode realmente viver o passado como história paralela).

06/11/2016 às 16:45 #12 Última edição: 06/11/2016 às 16:48 por Strato
Assim fica ruim acompanhar. Esse tipo de produção é lenta e desestimulante para consumir.
Fora fatores financeiros, acho que só valeria à pena lançar algo do tipo se a produção fosse super rápida com lançamento periódico tipo mensal, trimestral...
Gifts: Mistyrol | [