O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

FL Studio 10/11/12 #01: Aprendendo o Básico(Canais, Mixer e Menus)

Iniciado por RenatoDias, 20/01/2017 às 23:17

Fala, pessoal! Lhes trago um tutorial completo, explicando função a função do grande e tão usado FL Studio.

Primeiramente, o que é o FL Studio? FL Studio, conhecido anteriormente como Fruity Loops Studio(até versão 5), é um software de produção, sequenciamento e masterização de áudio digital(MP3/WAVE/OGG), o que nós, power-users, chamamos de Estação de Trabalho de Audio Digital(Digital Audio Workstation).

Parte 1: Vamos para a explicação dos menus:
Menu File:
Contém funções de gerenciamento de projetos, como criar novo, abrir um projeto salvo, salvar projeto, exportar em MP3, WAV e MIDI, exportar como LOOP pro Slicex/Fruity Slicer, etc.

Menu EDIT:
Temos funções conhecidas no Windows como copiar/recortar/colar(serve pra copiar notas de um channel pra outro), randomização(pra criar bases/rítmos), shifting(serve quando se usa o StepSequencer para mover notas), etc.

Menu CHANNEL:
Aqui está a magia do FL Studio, é aqui que você vai adicionar os instrumentos para sua música e linká-los com canais do MIXER do programa.
Funções:
Add One: Adiciona um plugin que vai servir de instrumento, como Drumaxx(FLS10/11/12)[bateria], FPC[Bateria], FL Slayer[guitarra sintetizada], BooBass[baixo sintetizado], Sytrus[sintetizador poderoso com cerca de 400 presets pra escolher, desde brass(sopro) até pianos e carriers], FL Keys[Piano], Fruity Slicer/Slicex[Servem para cortar partes do áudio e atribuí-las a uma tecla, geralmente usados para bateria ou falas sintetizadas] e vários outros.
Replace: Troca um instrumento(plugin) existente no projeto por um de sua escolha.
Clone: Cria cópia do instrumento(plugin) selecionado.

Menu VIEW:
Menu para visualização de certas partes do programa. Mostra as teclas para abrir Mixer, Playlist(arranjador), StepSequencer, Browser(para pegar samples) e Piano Roll, para inserir notas no canal selecionado.

Menu OPTIONS:
Geralmente usado para configurar sua interface de áudio, controle MIDI(teclados, por exemplo), inserir informações do projeto, como nome da música, autor, gênero musical, além de opções que permitem usar o teclado do PC como um teclado midi, ou seja, tocar notas direto no teclado do PC(CTRL+T).

Menu TOOLS:
Não há muito que mexer por aqui, a não ser a opção "Switch Smart Disable for All Plugins", que dá uma refrescada no uso de memória e CPU de plugins que não estão ativos; e "Prepare for MIDI Export", que torna todos os canais(instrumentos) do projeto em canais MIDI, para depois usar a opção FILE>EXPORT>MIDI e exportar a música como MIDI.

E o menu HELP, que tem tutoriais, o manual do programa(completo), e muitas outras coisas.

Parte 2: Vamos agora por a mão na massa, quero dizer, no software:

Ao iniciar o FL Studio, clique em Channels>Add One e selecione o plugin que você pretende usar. Para bateria de rock, recomendo usar o FPC(Fruity Pad Controller), se for fazer eletrônica, o Drumaxx com o preset Electro 25 dá conta.

Ok, com o plugin de bateria adicionado, você verá a tela dele. Ao clicar nos pads(quadrados na área inferior esquerda da tela do plugin[No caso do FPC), você ouvirá os sons atribuídos a eles.

Clique com o botão direito no FPC/Drumaxx e selecione Piano Roll.

No lado esquerdo da tela do Piano Roll, você verá os nomes como Kick, Snare, etc. São os nomes aos quais os sons foram atribuídos(por isso é sempre bom ser organizado ao criar bibliotecas de samples). Detalhe: Drumaxx não é sampler, é sintetizador de bateria, já que você pode modificar os sons dele ao seu gosto. Veja as video-aulas de Drumaxx da Image-Line para aprender como a modificação de presets funciona nele.

Ok, vá colocando as notas, mas, veja onde colocar já que cada quadrado na grade significa UM QUARTO de nota, e cada linha vertical grossa é uma batida. Ou seja, bateria padrão é sempre no quadrado adjacente a cada linha grossa.

Kick=Bumbo
Snare=Caixa
Coloque as notas assim:
Batida básica:
1 e + a 2 e + a 3 e + a 4 e + a
B         C         B          C

Ou uma batida alternada:
1 e + a 2 e + a 3 e + a 4 e + a
B         C    B         B   C

e, +, a são o segundo, terceiro e quarto quadrado de cada batida.
1,2,3,4=batidas inteiras

1=nota inteira**
+=meia nota**
e/a=1/4 de nota**
*Estou usando a tablatura estilo Cifra Club pra explicar a bateria.
**Vale para todos os tipos de instrumentos, desde melódicos/bases a baterias.
Ao apertar espaço, você deverá ouvir algo como "BA-DUM-BA-BA-DUM"(alternada) ou "BA-DUM-BA-DUM"(básica), a velocidade vai variar de acordo com o número de batidas por minuto(BPM), que estará em 140 como padrão.
Basta clicar no 140, segurar o botão e arrastar para cima para aumentar ou baixo para diminuir.
O seletor de BPM pode variar entre 10 e 999

Criando linha de baixo:
Add One>BooBass;
Botão direito no BooBass>Piano Roll:
Vá colocando as notas para compor a linha de baixo da música.

Daí para frente, você vai escolhendo os instrumentos que vai usar, lembrando que só pela base, FL Studio já tem muita coisa, e se quiser um bom plugin de bateria, recomendo o MT-Power Drumkit, de graça pra baixar e instalar como VSTi. Tão legal como o BFD, mas é de graça.

Parte 3: Atribuindo os instrumentos aos canais do mixer:
O FL Studio trabalha com dois tipos de canais, os canais de instrumentos(como FPC e BooBass) e os canais do Mixer. Menu Channels cria canais de instrumentos.
Clique em um canal de instrumento que você criou, e, irão abrir duas janelas, uma do plugin, e uma auxiliar mostrando alguns parâmetros e um teclado. No canto superior direito dessa janela, você verá um sinal - -. Clicando e segurando ali, você arrasta um pouco para cima e ele vai aparecendo números. Esses números são os canais do mixer. Cada um representa um canal. Por exemplo, FPC no canal 1, BooBass no canal 5, etc.

3.2: Disposição dos canais de instrumentos no Mixer:
Recomendo deixar da seguinte maneira:
1: Bumbo
2: Caixa
3: Hats/Chimbal[Cymbals]
4: Toms
5: Baixo(ou synth de baixo)
6: Auxiliar de Baixo(geralmente para efeitos auxiliares, como reverb; explicarei mais para a frente em um tópico de mixagem e masterização)
7: Guitarras/Synths de ritmo
8: Auxiliar de Guitarra ou Synth de ritmo/segunda guitarra ou synth de ritmo
9: Guitarra/Synth principal
10: Auxiliar principal(Guitarra ou synth principal)
11: Outros instrumentos ou Count In para Rock Band/Guitar Hero.
*Synths: Sintetizadores de música eletrônica.

Ufa, terminamos a parte básica. Farei um tutorial explicando sobre masterização. Para dicas de como começar a compor, recomendo o link abaixo:
http://tweakheadz.com/recipes/
Tem muita coisa desde batida básica, instrumentação, orquestração, separar músicas parte a parte, etc. Vale a pena acessar. Eu mesmo usei para compor minhas músicas.

Bom, espero que tenham gostado e aguardem por um tutorial de masterização.
https://www.youtube.com/channel/UClyYcUdsfKcPWxTvYHs7-rQ/featured
Video Games Mania

Pasta de Músicas Produzidas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B53GaCGL4yFxZ0djVDNNSEZEMWc
FL Studio Power-User
Cockos REAPER Power-User
Propellerhead REASON 9 Power-User