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Gr!Lo Development - Algoritmo [03] Estruturas do Portugol

Iniciado por Vert, 05/03/2013 às 12:50



E ai galera mais uma aula!  :XD:
Hoje vamos aprender a estrutura do Portugol. Espero que gostem e qualquer duvida estamos ai!  :ok:

Aulas anteriores:
Spoiler


Estruturas do Portugol

Todos os Algoritmos terão sempre um nome, declaração de variáveis, inicio e fim. Exemplo:


Algoritmo "nome_do_Algoritmo"

VAR
Nome_da_var: Tipo
Nome_da_var: Tipo

INICIO
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FIMALGORITMO




Declaração de Variáveis

No Portugol é obrigatória a declaração de variáveis, assim como em outras linguagens como C, por exemplo. Ela é necessária para que o interpretador entenda que aquela palavra é uma variável.
Na estrutura do Portugol, dentro da seção VAR, declaramos as variáveis do seguinte modo:


Nome_da_var: Tipo

Exemplo:

VAR
nome1: caractere




Criando o primeiro Algoritmo

Abra o VisualG (Caso não tenha o programa volte para a primeira aula e baixe-o.) e na tela do mesmo temos a estrutura do Portugol já montada como visto mais acima. Faça o seguinte:


algoritmo "AlôMundo"
// Função :
// Autor :
// Data : 04/01/2013
// Seção de Declarações

var

inicio
escreva ("Alô mundo")
fimalgoritmo

Feito isso aperte F9 e veja seu primeiro Algoritmo em ação!

*NOTA: Usa-se duas barras para fazer um comentário no algoritmo, comentário é um texto livre que você pode fazer a qualquer hora em seu código e ele não será lido junto com a programação. Usar comentários é uma boa pratica na programação use sempre que possível.

Pela primeira vez vimos uma palavra reservada em ação, sua função e escrever na tela textos escritos entre aspas duplas, exemplo: "texto". Mas lembre-se de colocar sempre entre parênteses, como feito na demonstração, exemplo: escreva ("Alô Mundo").




Usando Variáveis

Como visto no Algoritmo anterior, não tínhamos nenhuma variável declarada, vamos fazer outro algoritmo com uma variável e com um novo comando o leia( ).


algoritmo "LerNumero"
// Função :
// Autor :
// Data : 05/01/2013
// Seção de Declarações

var
num: inteiro

inicio
// Seção de Comandos
escreva ("Digite um numero: ")
leia (num)
escreva ("O numero digitado é: ", num)
fimalgoritmo

Feito isso aperte F9 e veja seu Algoritmo em ação!

Entendendo o Algorimo

Foi declarada uma variável chamada num, como inteiro. Ou seja, essa variável só ira receber qualquer numero não fracionado. (...1, -1, 10, -18, 20...)

Logo em seguida, o algoritmo pede ao usuário que digite em numero, escrevendo na tela a frese: Digite um numero:

Se vocês notarem, tem um espaço após os dois pontos ( : ), isso é necessário para que o cursor de o espaço desejado.

O comando leia(num) ira aguardar com o cursor na tela até que o usuário digite algum numero inteiro e tecle enter.

O num é a variável que declaramos no inicio do Algoritmo, ela ira receber o valor digitado.

Depois disso iremos para o escreva("O numero digitado é: ", num), lembre-se que tudo que estiver entre parênteses no comando escreva vai ser tratado como um texto qualquer, então para retornarmos o conteúdo de uma variável, fechamos primeiro as aspas, e colocamos uma virgula e digitamos o nome da variável, para só então fechar o parênteses.






1. Faça um Algoritmo que leia dois números e mostre-os na tela.
2. Faça um Algoritmo que leia um nome e a idade de alguém e os mostre na tela.
DICA: No exercício 2, terá que ser declarada duas variáveis, uma do tipo inteiro e outra do tipo caractere.