O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novo RPG Maker anunciado: RPG Maker MV!

Iniciado por Geraldo de Rívia, 04/08/2015 às 13:36

Estou louco para ver este novo maker quando for lançado :<3:

Citação de: Cronus online 05/08/2015 às 18:05
Ugh... Não sei, depois de ver as especulações sobre as informações novas, especificamente resolução e tamanho de tiles, to começando a ter um mau pressentimento.
Se as novas opções de resolução se limitarem a usar tiles de 48x48 numa resolução de 816x424 e for travado nisso...
[...]

Dois, uehua. Nem to tão ansioso mais. Talvez um movimento por pixel por padrão numa grade menor,
sei la, uns 16x16 ao menos diminua o estrago, mas é bem utópico pensar nisso também.
Enfim, estragaram muita coisa do XP pro VX, hora de estragar de novo do Ace pro MV ._.

Eu ainda to na esperança de que a resolução poderá ser customizável sem ter que fazer gambiarra e sem que comprometa o funcionamento da engine, que é o que acontece quando se tenta mexer com a resolução no Ace. O que me incomoda mais na ideia da resolução de  816x424 é o aspect ratio. É compreensível que dêem a opção de usar tiles de 48x48 pra se obter uma definição melhor e mais atual (isso é, se for uma opção), mas pra mim não faz sentido buscar uma resolução mais alta que não seja compatível com widescreen. Eu realmente quero acreditar que com esse foco todo em portabilidade, criem uma forma inteligente e adaptável de se usar a resolução, e não seja algo problemático de configurar como no Ace.

Anyway, não tava esperando que já fossem aparecer umas screenshots hoje, mas parece que assim que sair a revista o pessoal da RMWeb vai ter autorização pra dar mais detalhes a respeito, e parece que o trabalho de tradução já foi começado também. Se não me engano a revista sai amanhã, então talvez tenhamos mais informações até o fim de semana.

05/08/2015 às 20:07 #33 Última edição: 05/08/2015 às 20:45 por King Gerar
48x48 é a única opção de tiles.
Basicamente, eles aumentaram tudo em 50%.

Edit: Queria entender porque fui marcado como flooder.

King Gerar: Alguém deve ter mandado sem querer, to olhando isso desde cedo xD
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Como assim 48x48 unica resolucao????
E OS TILES DA CELLIANA Q DEMORO PRA CARAMBA PRA JUNTAR AS PARTES Q EU QUERIA????

05/08/2015 às 23:26 #35 Última edição: 05/08/2015 às 23:36 por Cronus
Sairam os scans em resolução um pouco maior e uma pessoa já traduziu os pontos importantes das páginas. Vou postar traduzido em português (fonte)

Primeira página
Spoiler


Introdução
A introdução menciona que o RMMV será capaz de criar aplicativos nativos para Smartphone por padrão.

Ponto 1
Por padrão o MV vai ter suporte pra batalhas laterais, e o autor poderá escolher entre o layout de batalha frontal ou lateral.
[close]

Segunda Página
Spoiler


Ponto 2
Foi adicionado Suporte pra Mouse e Touch, além de ainda estarem presentes as opções de usar Teclado e um Gamepad (aka controle).

Ponto 3
Limite máximo de objetos em cada categoria do database fo aumentado de 999 pra 2000.

Ponto 4
Mapas agora são criados com 3 camadas por padrão.

Ponto 5
A resolução foi aumentada de 544x416 pra 816x624.

Notas finais: O desenvolvemento está em 65% de conclusão e a Kadokawa Games promete que haverão mais de 60 novidades no RMMV.

[close]

É, não tem muita informação nova aí além do que todo mundo já concluiu. E acho que essa é a confirmação de que a resolução vai ser travada em 816x624 com tiles de 48x48, significando tilesets (e possivelmente charsets) do VX e Ace não vão funcionar muito bem com o MV. Bem desanimador, na minha humilde opinião.




EDIT: Acabei de reparar numa coisa bem engraçada. Não sei se é só impressão minha, mas apesar da resolução e dos tiles serem maiores, o mapa do MV tá muito mais quadrado e artificial que o do VX ali no exemplo, lol. Se vão mudar o padrão de tilesets deveriam pelo menos voltar pro modelo de autotiles antigo, se o esquema de autotiles continuar tosco que nem no VX vai ser uma decepção enorme.

Citação de: YangFly Jitter online 05/08/2015 às 22:46
Como assim 48x48 unica resolucao????
E OS TILES DA CELLIANA Q DEMORO PRA CARAMBA PRA JUNTAR AS PARTES Q EU QUERIA????
E a Celianna já sabia que o novo RM teria essa resolução antes de começar a desenhar o ultimo pacote dela.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

É ta ficando meio desanimador mesmo... mas vai que eles incluam um novo método de colisão, dessa forma o tamanho da grade de tile não influenciaria muito.

Negócio é esperar pra ver o que mais sai de informações ai.

A coisa mais interesante é o suporte a mobile, o resto dava pra conseguir tudo por script customizado no Ace...

Omg i need  :wow: sera q vai demorar pros caras crackearem pra pegar a versao pirata?(sou pobre)
Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:


06/08/2015 às 14:36 #41 Última edição: 06/08/2015 às 14:38 por Uhtred
Ah agora sim, a Archeia diz em 16x16 e pixel movement.

Eu tava achando estranho mesmo que fosse pego o caminho inverso do que grande parte dos usuários do RPG Maker vêm fazendo atualmente, que é usar parallax maps pra "burlar" a limitação dos tiles 32x32 e o uso de scripts pro pixel movement.

Então fizeram melhor do que eu esperava, prevejo um estilo totalmente novo e diferente de todos os RPG Makers até agora, já que provavelmente as colisões e movimentação dos personagens não vão se basear no gradeamento dos tiles, curioso pra saber como vai funcionar isso aí.

Ou o estilo vai continuar igual mas o usuário vai poder escolher suas definições, sendo 48x48, 32x32, 16x16...

Mas ela não falou que é na nova engine... ou falou?
Até porque os tiles da imagem são do Ace, e essa postagem foi dia 21.
  :será:

Aahhh.... :noface:

Então esqueçam o que eu disse ahuauhau mas mesmo assim ainda tenho esperanças, apesar de que daquela forma como eu falei eu duvido muito que consigam fazer algo com a facilidade de uso que tem o RPG Maker, teria que ser mais complicado e não creio que complicar a engine seja a intenção.

Creio mesmo que será 48x48 e com a resolução maior, e no final das contas vai ficar praticamente a mesma coisa do que é o VX Ace.

Eles já confirmaram os 48x48, sem opção de mudar.
O que alguns artistas estão fazendo é trabalhar com 16x16 a partir de agora, para facilitar a conversão para qualquer um dos dois formatos.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season