O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A montanha da lua

Iniciado por felipefalcon, 31/03/2013 às 20:18

31/03/2013 às 20:18 Última edição: 05/04/2013 às 17:05 por felipefalcon
Criador: FelipeFalcon
Engine: VX Ace Lite
Gênero: Aventura               
Versão: Final(ou não)
Iniciado em: 10/03/2013

Finalizado em: 31/03/2013
O jogo trata a história de um garoto, que não têm seu nome revelado durante todo o desenrolar da história, mas acaba embarcar em uma aventura por vontade própia, em busca de algo que nem mesmo imagina, talvez a felicidade, mas realmente quer subir a grande montanha da lua. Uma montanha com vários mistérios, e monstros claro.
Este jogo foi feito para um concurso, e com ele não espero ganhar, mas sim ser um ótimo competidor(claro que se eu ganhar melhor né). A idéia surgiu a partir de antigo projeto abandonado, que apenas misturei com uma coisinha nova, para formar uma nova história.
E isto é tudo que lhes tenho a dizer, e espero que goste deste meu projeto, e se divirta.
Refros o deus considerado pelos povos próximo a montanha da Lua, era o soberano. Não havia ninguém que ousasse se atrever apenas a subir um pouco da montanha. Os que tentavam, eram apenas vistos como fogos que eram estraçalhados ao céu. Ele era grande, dava o tamanho de 5 homens adultos em pé, um em cima do outro. Sabiam, que Refros vivia há muito tempo antes dos humanos chegarem naquele local, por isto respeitavam, nunca subindo a montanha. Com isto ganhavam apenas aquela paz psicológica, achando que ele jamais desceria a montanha para ataca-los. Mas estavam certo. Ele nunca descia, os habitantes da aldeia mais próxima a montanha, quando o viam, sempre o via pela noite, quando a lua estava em seu ponto mais alto. Diziam que Refros era o espirito sagrado, e que jamais deveriam deixar irritado.
Em uma casa como outra qualquer da aldeia, um casal vivia tranquilamente. Eram simples, e estavam a receber uma notícia chocante. Suelen estava grávida. Suelen era sua filha mais nova, e única. Tinha seus completados, 18 anos. A família ficou horrorizada com aquilo, naquela época só deviam ter filhos as mulheres casadas. Suelen jurou que nunca havia estado com um homem em uma cama. Mas isto não diminuiu o desprezo que sua família, sentia neste momento, muito menos acreditaram. E claro que era uma mentira, aquele filho era o fruto do pecado que ela e .......cometeram
Quando a noite chegou, Suelen aproveitou-se, e saiu escondida. Não sabia mais como esconder sua barriga dos aldeões. Estava em seus nove meses, sempre vestindo suas roupas largas, as pessoas achavam estranho, porém nunca desconfiaram. Agora que sua família havia descoberto... Sabia que seria expulsa de casa. Numa atitude arriscada. Suelen segue pela pequena estrada de terra. Que era o caminho dos mortos. Ou melhor, o caminho que a levaria para cima da montanha. Suelen estava decidida, queria encontrar com Deus somente assim sua morte seria considerada, boa. As pessoas realmente adoravam, para elas eram as pessoas mais corajosas, aquelas que queriam desafiar deus. Ao subir, Suelen vai ficando cada vez mais cansada. Até que um imprevisto acontece. Suelen entra em trabalho de parto. Então se desespera...
Suelen ali mesmo traz uma nova vida ao mundo. Uma pequena garotinha dos olhos azuis. Como os da mãe. Mas era tarde demais. Rugidos muito altos eram ouvidos perto de Suelen. Era ele que se aproximara, para acabar com Suelen. Bem que diziam que ninguém nunca escapava. Suelen pega a criança, e então corta pedaços de sua roupa, ficando quase nua.
E então enrola o bebê. Refros já estava ao seu lado, praticamente. Ele era estranho... Diferente do que todos diziam.
Era como se fossem feito de rochas em chamas. Era muito grande, ele não andava parecia flutuar. O que era aquilo? Parecia um golem de pedra, enorme em chamas.  Suelen agora sentia muito medo. Era de causar pânico em qualquer um. Suelen então tenta correr, voltando um pouco pelo caminho onde estava. Conseguiu pelo menos chegar perto da estrada, onde havia uma floresta. Mesmo pelas dores do parto, quis dar uma chance, para que aquela pequena criança, para que conseguisse sobreviver. Refros já a alcançou. Suelen pega a pequena criança enrolada em roupas, e a coloca ao lado de uma árvore.  A criança parecia estar dormindo, mas esta seria a chance que Suelen teria.
Vendo que Refros nunca deixava suas vítimas escaparem, sabia que seu destino estava certo. Então com uma pequena lágrima nos olhos, a garota foi pega por uma das mãos de Refros,  isto já foi o suficiente para seu corpo entrar em chamas, e em seguida há uns poucos segundos, aquele corpo queimando foi sendo apertado, e apertado cada vez mais. Os gritos eram horríveis. Até que cessaram com um aperto, virou praticamente cinzas, que voaram com o vento. Refros vendo que já tinha feito voltou e subiu a montanha, para da onde não queria mais sair, ou pelo menos não esperava.
A bruxa Melody era uma das únicas que vivia perto da montanha, logo na floresta. Alguns diziam que ela fazia feitiços, e que assim conseguia afastar o grande deus temido da montanha. Mas na verdade era a única, que realmente sabia o porquê da existência de Refros. Já que com uma magia, havia visto o que se passava acima da montanha. Vai ver por isto Refros jamais chegou perto da pequena casinha de Melody.
Lembra-se ainda daquela noite...
Quando estava a beira da floresta, pois havia avistado uma silhueta humana subindo a montanha. Ela ia tentar avisar, ou pelo menos tentar impedir, mas não conseguira a tempo.
Mas pelo menos ela conseguiu salvar a criança. Aquela linda garotinha que agora era chamada de filha por Melody, e também de Lucrecia. Logo após avistar a mulher deixando a criança na árvore. Conseguiu usar uma magia de invisibilidade, e assim esconder a criança de Refros, enquanto aquela pobre garota era queimada.
Lucrecia gostava de Melody, passou boa parte dos anos, aprendendo pequenos feitiços, e assim treinando com as criaturas da floresta. Mas diferente de uma vida comum, vivia escondida com sua mãe (acreditava ser), e por isto jamais chegou perto de pessoas da aldeia. Aprendeu desde pequena, que se quisesse viver na floresta, teria que ajudar a retirar todas as pessoas que tentavam subir a montanha. Faze-las dormir com uma pequena magia e assim joga-las de volta na entrada da pequena trilha.
Aos seus 15 anos, sua mãe já estava morta, a velha bruxa não aguentou chegar aos seus 60 anos. E morreu aos 58. Lucrecia conseguia viver até que bem assim. Até que começara aquele inferno.
Monstros vinham de cima da montanha e atacavam os moradores das cidades e vilas próximas. Mas diferente de quaisquer outros, estes apenas tinham o objetivo de atacar, e atacar... Até a morte. Alguns cavaleiros criaram uma espécie de colégio para ensinar aos jovens como se proteger. Pois aquilo de monstros descerem das montanhas se estendeu por anos.
A maioria acreditava que era pelo comando de Refros, este que nem dava mais sinal de vida, parecia, ou pelo menos que havia desaparecido, os que subiam a montanha agora, não eram atacados por Refros, mas também nunca mais foram vistos. Por isto acreditavam que Refros ainda vivia acima da montanha.
Tudo começou a mudar drasticamente na vida de Lucrecia.
Ao avistar um homem, provável cavaleiro, que estava a lutar com um Pinker. Pinker é uma espécie de gosma pequena, só que diferentes de gosmas comuns estes têm pequenas asas acima de suas cabeças, ou melhor, dizendo, pequenos ouvidinhos já que Pinker's não têm corpo, que os possibilita de voar a pequenas alturas, são criaturas que vivem nas montanhas. Não atacam as pessoas. Mas este realmente estava furioso. Provável que a mando de Refros.
Lucrecia ao ver que o homem realmente tinha dificuldade ao lutar contra um pequeno bicho daquele, decide então ajuda-lo. E solta uma pequena magia, conhecida como Aura de luz, onde uma pequena esfera é jogada de sua mão. Mas desta vez sem querer, ela falha no quesito, de não se mostrar. Lembrava-se de sua mãe, a dizendo para nunca ser vista.
O homem ao ver o Pinker desaparecer como pó em sua frente por uma esfera brilhante, vê a garota. Este então se aproxima, e agradece. E ainda a chama para lhe seguir, que irá recompensa-la, em sua casa na aldeia. Lucrecia entra em decisão, ficar presa aquela floresta, ou conhecer o novo, o que nunca tinha visto, perdido até agora. Lucrecia decide ir com o homem. E acaba sendo aceita na aldeia, e conhecida por todos.
Ao passar dos anos continua vivendo agora com os habitantes daquela pequena vila, e é tida como deusa, já que é bem poderosa, e sabe fazer magias, uma coisa que era inimaginável para os aldeões. Começou a ajudar nos feridos com magias de cura. Até que um dia sem nenhum sinal, ou algo antes. A aldeia toda é invadida por grandes bichos, de todas as espécies que viviam na montanha. Ocorreu um grande massacre, mas este era diferente. Refros estava a atacar junto com todos, o impossível havia ocorrido, Refros desceu da montanha, e estava a atacar até mesmo seus aliados. Vendo o Caos que tudo estava se tornando. Lucrecia corre, e em minutos, chega na antiga moradia sua. Mas no caminho usou uma pequena magia de paralização, contra um Mink que é um Pinker, mas estes são menos evoluídos, e não voam.
E então lembrava vagamente de um livro que sua mãe possuía um de selamento. Mas sabia que selamentos custavam bastante caro, eram almas, entre vários sacrífícios.
Mas ela já havia lido uma das páginas, e se lembrava vagamente do poder de um selamento em especial. Então começa a folhear rapidamente tentando encontrar. Achando-o pega todos os ingredientes na cômoda de sua mãe. Coisas que avelha bruxa juntava entre vários anos.
Então o ritual começa.com o Mink ainda paralisado pega o livro edita todas as palavras em voz alta, mas é interrompida por uma grande explosão, e acaba se distraindo e saindo da casa para ver, e então se vê a vila da Lua ser totalmente destruída. Mas algo estava errado,  os bichos não voltaram, assim com Refros, caminhavam em direção a cidade de Vermy. Onde todos os cavaleiros ficavam estes não tinham mais nenhuma coragem em lutar e estavam para fugir assim como todos da cidade. Lucrecia então volta correndo para dentro para terminar o ritual e então selar de vez Refros,e seus bichos. Mas algo imprevisto havia acontecido...
Mink, ela procura em toda a casa, mas viu que este já havia fugido há tempos. A magia de paralisia não havia ficado por muito tempo.
Então vendo que todos precisavam de ajuda, o mundo precisava de ajuda, para conter a fúria de Refros. Lucrecia então pega o livro consigo na mão, e procura outra magia para que possa deter Refros rápido. Ela já tinha em mente o que usar.
Achou então, prepara tudo de novo e começa a ditar todas as palavras.....
Algo começa a acontecer com Refros á frente dos cavaleiros que este já havia alcançado. Refros começa aficar estranho, como se estivesse confuso. E então este suas chamas vão sendo apagadas, pouco a pouco, Vendo que Refros já estava sem forças, os cavaleiros voltam e atacam os bichos que estavam a atacar. Refros então têm sua chama cessada completamente e este vira pó no ar.
Lucrecia sai correndo dentro de casa, para tentar avistar a cidade de Vermy.
Ao ver que havia surtido efeito, Lucrecia se anima um pouco, e estava muito cansada. Está fica parada um pouco tempo como se estivesse esperando algo. E então começa.
Lucrecia vira pó como Refros, sumindo.
Um garoto como qualquer outro, apenas diferido pelo único desejo. Subir aquela montanha. O que ele encontrará lá, nem ele mesmo sabe. Mas com certeza seria muito melhor do que aquela vida de ladrão que estava levando. Aliás, seus pais foram mortos há anos, e então vive assim na cidade de Vermy, pegando e roubando coisas, para sobreviver. Sem ninguém para se preocupar se ele está bem, parte em rumo a montanha.Mas ele não achava que o caminho teria tantos obstáculos,e várias armadilhas.

Nome: ????
Idade: 18?
Objetivos: Subir a montanha da lua, e então ser reconhecido.
Personalidade: É aquele garoto que meio que não se importa com ninguém. Ajuda quando precisa, mas realmente não se preocupa se é certo ou errado. Gosta de ser sozinho, e ir direto ao ponto.

Nome: Silene
Idade: 21?
Objetivos: Pegar os 4 fragmentos dos olhos dos Grounpons. Já possui 1, mas quer os outros 4.
Personalidade: Costuma ser meio ignorante. Muito desconfiada de tudo, e apesar de muito frágil, uma grande arqueira.

ABS-Simples-FF     -> Eventos
Um ABS feito exclusivo para o jogo, pode ser meio enjoativo, por ser feitos totalmente por eventos, mas com alguns incrementos ficou um pouco mais divertido.
Dicas: Evite ficar apertando A, em um mesmo local(parado), o ABS é muito a favor dos monstros, então se você ficar no mesmo local é provavel que receba o dano. Ande e aperte A, para atacar, e ser mais efetivo.
Spoiler
[close]

ABS-Simples-FF(Skills)   -> Eventos
Este sistema pertence diretamente ao ABS, nele você pode obter skills, diferentes e mais fortes, com o aumento do que eu chamo "Evolução da espada", ao matar os bichos você ganha estes pontos. E com uma soma boa, você ganha um novo especial para seu personagem.
O que mais chama atenção é que não só o player como também os inimigos, eles podem usar Skills também, têm uma pequena chance, então por isto não brinquem com eles. Cada bicho possui uma skill diferente.
Dicas:No caso do player, saiba que se você usar uma skill receberá um golpe do bicho em troca, este golpe pode ser um comum, ou um especial, você quem escolhe se será de grande ajuda usar especiais.(Mas é possível se você for rápido, usar uma Skill e sair de perto,assim você não receberá dano)
Spoiler
[close]

HUD    -> Eventos
Uma hud com HP,MP e uma barra da "Evolução da espada", sendo está última enchida com o tempo, e com grande número de destruições de bichos.
Os chefes possuem uma HUD especial, que são ativadas quando estão em suas áreas.

Drop     -> Eventos
Os monstros derrubam recursos, que vão desde peixe para HP, até uma grande poção de MP
Espadas     -> Eventos
As diferentes espadas que o jogo possui, somente duas têm o mesmo efeito ao bater.
Sendo o mesmo com o especial, Uma espada de gelo, usa uma skill de gelo.

Mini-game "Leve Silene para descansar"  -> Eventos
Ao encontrar Silene, pela segunda vez, ela foi fortemente atacada por vários bichos.
E está desmaiada, pegue ela em suas costas e leve-a para descansar perto do rio.(Rio dentro de uma montanha), mas ao voltar se lembre que sua energia não é infinita, sua velocidade foi diminuida, e há vários obstaculos pelo caminho.(Monstros)

Mini-game "baratas comedoras de pedra"  -> Eventos
Há várias pedras bloqueando sua passagem,existem baratas neste local que são inofensivas, e elas gostam de "comer" pequenas rochas, use isto a seu favor. Mas pegue elas antes que elas fujam.


O jogo inteiro roda em torno deste ABS, mas claro que como qualquer jogo, têm puzzles, mini-games, etc, para entreter o jogador.
Spoiler


[close]
Link:119MBhttp://www.4shared.com/file/XoTk_lem/A_montanha_da_Lua.html?
Spoiler
Um dos mini-games

Gameplay-1
[close]

Tilesets -> Celliana(Acho que é isto)
Template de character  -> Kaduki
Graficos gerais e mapeamento -> FelipeFalcon
Gráficos dos monstros e chefes -> FelipeFalcon e Diego Almeida, e EvilEagles
Design geral -> Felipe Falcon, ajuda de Ryankamos(opiniador)
Design Buttons -> Stronger
Trilha sonora -> Kirby, Grand Chase e Lunia(Nem sei como escolhi)

Minha sincera opinião:
Fiz as pressas, mas achava que dava para terminar bem rápido, mas no começo do projeto, acabei desenvolvendo este ABS, que se perceberem está jogavel, mas está muito fácil de morrer, pois ele dá prioridade para os monstros, mas não é impossível mata-los. Não reparem nas faces dos monstros em suas skills, foi feita cada uma em apenas uns 10 minutos, fazendo uma por uma diariamente. Diferente da face do personagem principal, que apenas reutilizei, e a da garota feita em em cima pela minha perda de tempo ^^. E a história está como achei, não editei para ganhar tempo, pois é bem antiga.(estava escondida no meu PC), e pode conter bugs.

Alguns bugs: Os grounpons da montanha, podem ficar velozes, as vezes, só ataque que ele voltará ao normal.
No final a HUD não some(acho), entre outros que não falarei para não estragar seu jogo^^
E possuem erros enormes(maiores que o mundo) de ortografia, em imagens, que pela falta de profissionalismo, deixei por não editar.
  

Estou baixando aqui velho, eu vou fazer uma analise menos técnica do que de costume(Deixe isso para "o avaliador"). Acho que um sera muito mais útil para você do que eu ficar apontando aquelas coisas que só makers conseguem ver.

Enfim, espere minha analise em breve \o




31/03/2013 às 20:45 #2 Última edição: 31/03/2013 às 21:13 por felipefalcon
Citação de: GuilhermeDL online 31/03/2013 às 20:39
Estou baixando aqui velho, eu vou fazer uma analise menos técnica do que de costume(Deixe isso para "o avaliador"). Acho que um sera muito mais útil para você do que eu ficar apontando aquelas coisas que só makers conseguem ver.

Enfim, espere minha analise em breve \o
Na minha opinião uma nota que eu daria para o jogo é sei lá uns 3 de 0 a 10 XD
O que eu mais gostei foram os mini-games só XD E o último chefe claro.
Mas pelo menos consegui fazer,queria adicionar outros sistemas, tipo para poder ficar melhor, mas o tempo...não permite^^
  

Vamos por partes:

- Não gostei do fato de termos que esperar as mensagens desaparecer, para um jogador que le os diálogos de forma rápida, isso é meio frustrante. Prefiro quando temos a possibilidade de fechar os diálogos.
- Os mapas estão bem agradáveis, nada muito espetaculares, mas estão bem feitos e legais de se explorar.
- O sistema de batalha... Bem, sou contra ABS no Maker, não apenas o seu, mas contra todos xD, até ficou interessante, principalmente a movimentação dos inimigos, e algumas imagens para ilustrar os ataques dos mesmos.
- A HUD ficou legal também assim como a face, quem as fez? Você mesmo?

Sabendo que foi feito em um mês, acho que ficou em um nível até bom. E o principal, vai te ajudar com projetos futuros.


É isso, essas são minhas primeiras impressões do jogo, quando tiver com mais tempo de sobra, tento jogar mais. pelo visto vai valer a pena lutar contra o chefão final(que você, pelo seu comentário, deve ter caprichado pacas).





Citação de: GuilhermeDL online 31/03/2013 às 21:42
Vamos por partes:

- Não gostei do fato de termos que esperar as mensagens desaparecer, para um jogador que le os diálogos de forma rápida, isso é meio frustrante. Prefiro quando temos a possibilidade de fechar os diálogos.
- Os mapas estão bem agradáveis, nada muito espetaculares, mas estão bem feitos e legais de se explorar.
- O sistema de batalha... Bem, sou contra ABS no Maker, não apenas o seu, mas contra todos xD, até ficou interessante, principalmente a movimentação dos inimigos, e algumas imagens para ilustrar os ataques dos mesmos.
- A HUD ficou legal também assim como a face, quem as fez? Você mesmo?

Sabendo que foi feito em um mês, acho que ficou em um nível até bom. E o principal, vai te ajudar com projetos futuros.


É isso, essas são minhas primeiras impressões do jogo, quando tiver com mais tempo de sobra, tento jogar mais. pelo visto vai valer a pena lutar contra o chefão final(que você, pelo seu comentário, deve ter caprichado pacas).


Obrigado pelas criticas, sim foi eu que desenhei XD,e ficou meio horrível.(As faces)
  

Seu jogo é muito lindo, posso escrevê-lo? Um conto sobre seu jogo? Quero muito escrever para o público infantil mas nunca tenho inspiração.

Adicionei um vídeo de um dos mini-games.
Pelo menos foi o que eu mais gostei^^

Citação de: Elyven online 31/03/2013 às 22:50
Seu jogo é muito lindo, posso escrevê-lo? Um conto sobre seu jogo? Quero muito escrever para o público infantil mas nunca tenho inspiração.

Faça como quiser XD
(Mas estou estranhando... eu não escrevo bem)
  

Citação de: felipefalcon online 31/03/2013 às 22:55
[...]Mas estou estranhando... eu não escrevo bem[...]


Eu que escreverei. Relaxa. Esquece tudo que escreveu. Só quero escrever um conto, baseado na sua história. Pode até estranhar quando o ler. Enfim, amei a primeira vista. A montanha da Lua era o título que eu estava procurando há tempos, obrigada...