O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Acaso - Iris

Iniciado por mercia, 27/01/2014 às 09:20

27/01/2014 às 09:20 Última edição: 04/11/2017 às 17:08 por mercia

Nome: Acaso - Iris
Versão: 0.02 (15/05/2014)
Autor: Mercia C. (Sanatah)
Gênero: Mistério/Puzzle
Iniciado: 21/04/2013
Concluído: 27/01/2014

Introdução
Este projeto surgiu da minha necessidade de entender melhor como utilizar variáveis, além disso tentei fazer os meus próprios gráficos que mesmo que não estejam lá grande coisa me fez sentir bastante satisfeita em ver o resultado.

Sinopse
O protagonista desse jogo acorda sem saber quem é ou que estava fazendo, depois conhece uma garota que diz conhecê-lo e vai ajudá-lo a recuperar a memória, ambos saem em busca de descobrir como recuperar a memória, porém várias coisas acontecem com o decorrer do tempo que podem ou não impedir isso.

O jogo conta com 3 finais diferentes dependendo de suas escolhas e de sua curiosidade, além de alguns puzzles no decorrer do mesmo, espero que se divirtam.

Personagens

"Andy"
O protagonista do jogo que busca respostas sobre quem é e o motivo de certas coisas acontecerem.


Iris
A garota que ajuda "Andy" a buscar pelas respostas que precisa, aparentemente ela já o conhecia antes.
Imagens
[hs width=160 height=120]http://i.imgur.com/izGTp7E.png[/hs][hs width=160 height=120]http://i.imgur.com/LSup2f9.png[/hs][hs width=160 height=120]http://i.imgur.com/xzkQzJW.png[/hs]

Download
RTP Incluso - 934.23 KB

Dicas
1 - Vasculhe, embora vários locais pareçam não ter nada nunca se sabe onde você pode encontrar algo.

2 - Economize, um alimento recupera todos os pontos da hud de fome então só os use quando realmente estiver precisando, além de serem bem limitados.

3 - Refaça, certas cenas só ocorrem depois que certas coisas já aconteceram, ou seja, ter feito alguma coisa perto do fim do jogo pode mudar outra coisa pela qual você já passou.

Ajuda
Deu um problema de "Não Implementado" e agora?
- Instale o Mega Codec Pack que pode ser encontrado aqui.

A letra não dá para ler! O que eu faço?
- Instale a fonte que vem junto ao jogo baixado. Instruções no arquivo "Importante - Leia antes de jogar!".

Encontrei um bug!
- Tire um print do bug e me envie via PM (mensagem pessoal) ou responda a esse tópico com o mesmo.

Créditos
Agradecimentos de matériais:
ASCII/Enterbrain - Pelo RPG Maker 2000 VALUE!.
alangato - Pelas musicas utilizadas no jogo.
Zatosai - Por disponibilizar o template utilizado no jogo no charas-project.net.
MrLindstrom - Por disponibilizar o efeito sonoro de vento no freesound.org.
mauricio - Pela logotipo do jogo.

Agradecimentos especiais:
Gostaria de agradecer TanatosMaker por ter postado seus sistemas, caso contrário eu não teria aprendido o que aprendi para fazer este jogo. Ao Henry11 que me ajudou quando eu estava fazendo o menu do jogo principalmente na parte de itens. Agradecer também ao Ciclope, Cronus e ao Kazuyashi que me deram sugestões de coisas que poderiam melhorar no jogo ou acrescentar, e agradecer a você que deu importância em ler até esta parte, obrigada.

Um Projeto com gráficos proprios! um sonho de todo maker, me interessei muito
pelo que vejo é um típico jogo de exploração pois o personagem está sem memórias
isso pode ser bom ou ruim dependendo do desenrolad da historia, se a mesma for fraca
será um bom tempo perdido de jogo, Os gráficos dos personagens, faces, tilesets ficaram
muito bonitos, isso dá um diferencial no jogo, estarei acompanhando sua evolução tio (:
Boa sorte!

27/01/2014 às 16:08 #2 Última edição: 27/01/2014 às 16:10 por Kazuyashi
Citação de: SimonMuran online 27/01/2014 às 09:42
[...]estarei acompanhando sua evolução tio (:
Boa sorte!

A evolução dela como Maker ou a evolução do "projeto"? Se for dela como maker, tudo bem, mas se for do "projeto", acho que você se equivocou, rapaz. O projeto já virou jogo e já está completo. Não tem o que acompanhar. É só baixar e se divertir, hehe.  :XD:

By the way, preciso ser escandaloso por um momento. Lá vai: CARAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!! NÃO ACREDITO QUE VOCÊ FINALMENTE POSTOU!!!!! *-*-*-*-*~~~  :*-*:

Ah, Mercita, você sabe o quanto eu esperei para ver este tópico e para poder jogar a full, mesmo sendo privilegiado por ter podido testar a demo. Você não entendia como eu podia ficar tão ansioso para ver algo que eu já havia visto, mas uma das respostas pra isso está na própria full: Caramba! É praticamente um jogo novo! Você mudou tantas coisas desde a demo que é como se eu nunca tivesse jogado.

Enfim, os gráficos, o desenvolvimento, as indagações que a história causa, tudo. Tudo está nivelado num nível muito bom. Não vou me estender muito, pois já te falei tudo o que eu tinha pra falar em outras ocasiões. Só gostaria de dizer que embora eu não o tenha acompanhado desde o início, eu sinto como se esse jogo fosse meio que um filho meu também, haha.

Desde o momento em que você me mostrou, eu realmente me apeguei. E foi uma das inspirações que me fizeram tentar novamente criar um jogo no maker. Enfim, muito obrigado por isso e muito obrigado também por ter posto o meu nome nos créditos. Realmente não precisava, mas vou aceitar essa honra com todo o carinho. =)

Parabéns para você pega garra em concluí-lo, e obrigado por nos agraciar com este que é um dos melhores jogos de 2k do gênero. Sucesso, flor! E pode contar comigo para o que precisar.  :ok:

29/01/2014 às 12:06 #3 Última edição: 30/01/2014 às 20:42 por VincentVII
Vou começar dizendo que não fui até o final do jogo e já já explico o porquê. Primeiro quero te parabenizar por ter terminado um projeto. Agora a minha opinião a respeito dele:

Não há o que comentar do visual, os gráficos estão excelentes. Faceset, charset, chipset, todos ficaram muito bem feitos. É de dar inveja. A história também ficou bacana, gostei de todo o mistério a respeito desse culto e o passado do Andy. O mapeamento também ficou legal

Gostei da HUD do menu e do sistema de fome, embora tenha achado um pouco desnecessário esse sistema. Na parte de empurrar as caixas eu acho que poderia ter programado as caixas para se moverem ao apertar a tecla Enter ou Z em vez de apenas tocá-las, mas não é algo tão sério assim.

Esquece isso
E então chegamos ao ponto que me fez parar de jogar: os mini-games de apertar as teclas. Embora tenha sido bem feito e no início eu tenha gostado muito deles, grande parte por causa das cenas de luta que eu achei bem legal, conforme fui progredindo no jogo passei a achá-los mais irritantes do que desafiadores. Uma das críticas que Resident Evil 6 recebeu foi o uso exacerbado das QTE's e penso que o seu jogo teve o mesmo ponto negativo. Ter que ficar apertando um série de teclas uma série de vezes é extremamente frustrante, principalmente quando tem que fazer isso 4 vezes seguidas numa mesma cena. Além disso o tempo me pareceu estar um pouco mau balanceado, por isso acho que seria melhor ter um tempo de reação (tipo 1 segundo para apertar uma tecla) em vez de um tempo limite total (que eu acho que é 4 ou 5 segundos) para apertar todas as teclas.
[close]
Não deletei o jogo do meu computador e provavelmente pegarei para jogar outra vez qualquer dia desses, mas, infelizmente, esse sistema de teclas pra mim foi um fator muito desmotivador. De qualquer forma, um jogo muito bem feito. Tá de parabéns!

Viva a lenda!



 Parabéns Mercia.
Como todos já disseram, os gráficos estão impecáveis e a história muito boa.
Ainda não joguei, mas com certeza irei jogar.
Abraço.

SimonMuran
Citação de: SimonMuran online 27/01/2014 às 09:42
Um Projeto com gráficos proprios! um sonho de todo maker, me interessei muito
pelo que vejo é um típico jogo de exploração pois o personagem está sem memórias
isso pode ser bom ou ruim dependendo do desenrolad da historia, se a mesma for fraca
será um bom tempo perdido de jogo, Os gráficos dos personagens, faces, tilesets ficaram
muito bonitos, isso dá um diferencial no jogo, estarei acompanhando sua evolução tio (:
Boa sorte!
[close]

Obrigada pelos elogios, devo dizer que quando tive a ideia de fazer o jogo não era para ter graficos originais, isso aconteceu pois quando eu fui procurar pelos chipsets/tiles para por no jogo eu não achei os mesmos do que eu queria e do jeito que eu queria sem faltar algo, visto que meu PA era ainda muito inferior, preferi fazer os meus próprios graficos para tudo ficar em um estilo só.

Kazuyashi
Citação de: Kazuyashi online 27/01/2014 às 16:08
Citação de: SimonMuran online 27/01/2014 às 09:42
[...]estarei acompanhando sua evolução tio (:
Boa sorte!

A evolução dela como Maker ou a evolução do "projeto"? Se for dela como maker, tudo bem, mas se for do "projeto", acho que você se equivocou, rapaz. O projeto já virou jogo e já está completo. Não tem o que acompanhar. É só baixar e se divertir, hehe.  :XD:

By the way, preciso ser escandaloso por um momento. Lá vai: CARAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!! NÃO ACREDITO QUE VOCÊ FINALMENTE POSTOU!!!!! *-*-*-*-*~~~  :*-*:

Ah, Mercita, você sabe o quanto eu esperei para ver este tópico e para poder jogar a full, mesmo sendo privilegiado por ter podido testar a demo. Você não entendia como eu podia ficar tão ansioso para ver algo que eu já havia visto, mas uma das respostas pra isso está na própria full: Caramba! É praticamente um jogo novo! Você mudou tantas coisas desde a demo que é como se eu nunca tivesse jogado.

Enfim, os gráficos, o desenvolvimento, as indagações que a história causa, tudo. Tudo está nivelado num nível muito bom. Não vou me estender muito, pois já te falei tudo o que eu tinha pra falar em outras ocasiões. Só gostaria de dizer que embora eu não o tenha acompanhado desde o início, eu sinto como se esse jogo fosse meio que um filho meu também, haha.

Desde o momento em que você me mostrou, eu realmente me apeguei. E foi uma das inspirações que me fizeram tentar novamente criar um jogo no maker. Enfim, muito obrigado por isso e muito obrigado também por ter posto o meu nome nos créditos. Realmente não precisava, mas vou aceitar essa honra com todo o carinho. =)

Parabéns para você pega garra em concluí-lo, e obrigado por nos agraciar com este que é um dos melhores jogos de 2k do gênero. Sucesso, flor! E pode contar comigo para o que precisar.  :ok:
[close]

Eu fico feliz em saber que o meu projeto serviu de inspiração para você voltar ao Maker, isso me faz sentir como se de certa forma o que eu fiz valeu a pena. E sobre seu nome nos creditos, é claro que eu os coloquei, afinal se não fosse você o QTE seria muito dificil logo no começo jogo, algo que eu não havia reparado a principio, além de que você me deu dicas de coisas que eu poderia melhorar nos diálogos, então não é nada mais que merecido ter o seu nome nos créditos.

VincentVII
Citação de: VincentVII online 29/01/2014 às 12:06
Vou começar dizendo que não fui até o final do jogo e já já explico o porquê. Primeiro quero te parabenizar por ter terminado um projeto. Agora a minha opinião a respeito dele:

Não há o que comentar do visual, os gráficos estão excelentes. Faceset, charset, chipset, todos ficaram muito bem feitos. É de dar inveja. A história também ficou bacana, gostei de todo o mistério a respeito desse culto e o passado do Andy. O mapeamento também ficou legal

Gostei da HUD do menu e do sistema de fome, embora tenha achado um pouco desnecessário esse sistema. Na parte de empurrar as caixas eu acho que poderia ter programado as caixas para se moverem ao apertar a tecla Enter ou Z em vez de apenas tocá-las, mas não é algo tão sério assim.

E então chegamos ao ponto que me fez parar de jogar: os mini-games de apertar as teclas. Embora tenha sido bem feito e no início eu tenha gostado muito deles, grande parte por causa das cenas de luta que eu achei bem legal, conforme fui progredindo no jogo passei a achá-los mais irritantes do que desafiadores. Uma das críticas que Resident Evil 6 recebeu foi o uso exacerbado das QTE's e penso que o seu jogo teve o mesmo ponto negativo. Ter que ficar apertando um série de teclas uma série de vezes é extremamente frustrante, principalmente quando tem que fazer isso 4 vezes seguidas numa mesma cena. Além disso o tempo me pareceu estar um pouco mau balanceado, por isso acho que seria melhor ter um tempo de reação (tipo 1 segundo para apertar uma tecla) em vez de um tempo limite total (que eu acho que é 4 ou 5 segundos) para apertar todas as teclas.

Não deletei o jogo do meu computador e provavelmente pegarei para jogar outra vez qualquer dia desses, mas, infelizmente, esse sistema de teclas pra mim foi um fator muito desmotivador. De qualquer forma, um jogo muito bem feito. Tá de parabéns!
[close]

Sobre o puzzle das caixas, até pensei em fazer o jogador ter de apertar as teclas para movê-las, mas decidi mudar para o toque, pois imaginei que poderia acontecer de alguém ficar preso naquela parte sem saber que era para apertar um botão para mover as caixas.
Sobre o sistema de fome, de fato ele fica meio desnecessário quando você não explora cada lugar no jogo e decide ir sempre no objetivo, o fiz a principio para treinar o uso variaveis nesse tipo de sistema. O motivo desse sistema ter permanecido no jogo é para fazer com que o jogador não fique apenas perambulando pelo mapa achando que não terá com o que se preocupar, além de ser um desafio a mais para quem for buscar fazer o terceiro final.

Agora sobre o QTE, acredito que esse é sistema mais importante do jogo, e acredite ou não, ele iria ser mais dificil se não fosse pelo Kazuya. O jogo conta apenas com três QTE's, ou seja, esse que você está preso pode ser justamente o ultimo, por isso decidi deixá-lo um tanto mais dificil e chato que as outros, então não é a toa que você tenha se estressado, eu mesma me estressei muito quando estava testando os eventos, mas de qualquer forma se isso for realmente um problema eu darei uma olhada nesse ultimo QTE.

Speed
Citação de: Speed online 29/01/2014 às 12:33
Parabéns Mercia.
Como todos já disseram, os gráficos estão impecáveis e a história muito boa.
Ainda não joguei, mas com certeza irei jogar.
Abraço.
[close]

Obrigada pelos elogios, espero que se divirta com o jogo e qualquer problema é só dizer.



Agradeço a vocês pelos comentários. o/

Mistério, mistério, mistério!
kkkk
Mini surto, bom, o jogo me deixou com curiosidade de saber se ele vai reencontrar a memória e o que o personagem era/fazia. Estou baixando e quando terminar de jogar eu posto aqui, uma opinião conclusa.
Mas já me ganhou por dizer que são gráficos próprios, já foge do padrão e da mais vontade de jogar, ficando algo menos... monótono, eu acho.
<><<>><> Blazing Heart <><<>><>

I'm back!!!

Com a nova versão finalmente eu pude terminar o jogo e concluir minha crítica. Bom, agora pode apagar tudo aquilo que eu falei sobre o lance do sistema de teclas ser desmotivador, agora com o balanceamento no tempo ficou na medida perfeita.

Enfim, parar de enrolar e ir direto ao ponto. Muito bom o jogo, mercia. Apesar de ser curto, levei uns 35 minutos pra zerar com o final verdadeiro, vale muito a pena jogar. Gostei muito por causa da história, pois ela não te oferece uma explicação direta, você tem que prestar atenção nas cenas e depois interpretar.

De resto não tenho mais nada a incluir além do que já disse no outro comentário... ah sim, lembrei de algo que não tinha falado. A trilha sonora também está excelente, especialmente aquele piano no final do jogo (você me falou o nome mas eu já esqueci  :lol:).

Enfim, parabéns pelo jogo, mercia! Must play com certeza!

Viva a lenda!



30/01/2014 às 21:40 #8 Última edição: 30/01/2014 às 22:08 por GuilhermeDL
É chato ter que repetir algo que já foi dito incessantemente aqui, mas minha critica é bastante similar a feita pelo Vincent: é um jogo realmente bom.

Destaque para os gráficos originais, que apesar de não serem nada espetaculares cumpriram o papel e encaixaram bem na ideia central do jogo. Sistemas/Puzzles bacanas e o maldito e desbalanceado Q.T.E (problema corrigido na nova versão) sustentaram o jogo e sua historia razoável, que apesar de bem simples, foi contada de forma satisfatória durante o decorrer do jogo.

Enfim, não tem muito o que dizer além do classico "meus parabéns!". Espero que esse seja o primeiro de muitos, Mercia! Capacidade tu mostrou que tem, o negocio agora é não parar. \o




05/02/2014 às 20:55 #9 Última edição: 05/02/2014 às 20:58 por Rex
Bom, comecei a jogar e já desisti na hora que aparece o espírito do cara loiro que tu tem que desviar das balas dele. Porque? Oras, é praticamente impossível saber qual a sequência pra apertar! Eu consegui uma vez porque colei a cara na tela pra poder enxergar e mesmo assim mau via, o fundo preto e a cor das paradas um cinza transparente quase.
Bom, não posso fazer uma conclusão concreta do jogo, consegui jogar bem pouco para sequer avaliar, mas só pelo que falei acima dou nota 3 pro jogo porque não pude ver nada apesar da curiosidade pra saber a história do carinha. (A história que me intrigou e salvou, senão a nota seria 1 pelo que, ao meu ver, foi um erro grave ter colocado aquela cor na sequência. Só com visão biônica pra enxergar aquilo)
Espero que nos próximos jogos seus, não cometa o mesmo erro, valeu.
<><<>><> Blazing Heart <><<>><>

VincentVII
Citação de: VincentVII online 30/01/2014 às 20:42
I'm back!!!

Com a nova versão finalmente eu pude terminar o jogo e concluir minha crítica. Bom, agora pode apagar tudo aquilo que eu falei sobre o lance do sistema de teclas ser desmotivador, agora com o balanceamento no tempo ficou na medida perfeita.

Enfim, parar de enrolar e ir direto ao ponto. Muito bom o jogo, mercia. Apesar de ser curto, levei uns 35 minutos pra zerar com o final verdadeiro, vale muito a pena jogar. Gostei muito por causa da história, pois ela não te oferece uma explicação direta, você tem que prestar atenção nas cenas e depois interpretar.

De resto não tenho mais nada a incluir além do que já disse no outro comentário... ah sim, lembrei de algo que não tinha falado. A trilha sonora também está excelente, especialmente aquele piano no final do jogo (você me falou o nome mas eu já esqueci  :lol:).

Enfim, parabéns pelo jogo, mercia! Must play com certeza!
[close]

Obrigada, sobre a história, talvez tenha ficado meio sem sentido dependendo do tipo de coisa você concluiu que aconteceu. Outra coisa é que o final "verdadeiro" iria ser o único final a principio, mas pensei que ele não iria agradar a todos, então decidi deixar três finais para que as pessoas tivessem mais escolhas de qual gostar, isso se gostarem de algum, nada impede de alguém não gostar de nenhum.

Sobre a trilha sonora, pensei até que poderia aparecer pessoas reclamando que eu deixei uma do RTP no Game Over, e eu realmente deixei aquela, pois de tanto testar o jogo praticamente já tinha me acostumado e não vi necessidade em trocar visto que ela meio que combinava com as outras do jogo.
As demais musicas é de uma OST de um anime, provavelmente eu vá disponibilizar no forum visto que ela não é tão incomoda para as pessoas como eu imaginaria que poderia ser por ser de anime, pois geralmente esse tipo de musica incomoda quando a pessoa não as coloca em um momento certo para tocar, por exemplo colocar uma musica agitada em uma vila tranquila, se bem que isso não só acontece em musicas de anime, e eu tentei não cometer esse erro.
Outro ponto também, é que eu pensei inúmeras vezes em trocar as musicas do jogo de .mp3 para .mid por serem bem mais leves, mas por conta de não achar musicas na qual que poderia trocar por essas atuais eu não fiz isso.

GuilhermeDL
Citação de: GuilhermeDL online 30/01/2014 às 21:40
É chato ter que repetir algo que já foi dito incessantemente aqui, mas minha critica é bastante similar a feita pelo Vincent: é um jogo realmente bom.

Destaque para os gráficos originais, que apesar de não serem nada espetaculares cumpriram o papel e encaixaram bem na ideia central do jogo. Sistemas/Puzzles bacanas e o maldito e desbalanceado Q.T.E (problema corrigido na nova versão) sustentaram o jogo e sua historia razoável, que apesar de bem simples, foi contada de forma satisfatória durante o decorrer do jogo.

Enfim, não tem muito o que dizer além do classico "meus parabéns!". Espero que esse seja o primeiro de muitos, Mercia! Capacidade tu mostrou que tem, o negocio agora é não parar. \o
[close]

Obrigada, só espero que nos próximos eu não demore tanto tempo para fazer, até porque esse é um jogo curto que não compensa o tempo que eu gastei para fazê-lo mesmo tendo feito os gráficos, pois eles são notavelmente simples. De todo modo, agora o que eu tenho de fazer é me empenhar para os próximos serem melhores que esse e não do mesmo nivel.

A proposito, isso me faz até lembrar de quando eu estava fazendo o jogo, eu queria mudar muita coisa para ficar melhor principalmente na questão de gráficos, pois eu via que alguns poderiam ser bastante melhorados, mas caso eu fizesse isso iria demorar mais ainda para terminar o jogo e eu já não aguentava mais mexer na mesma coisa tendo outras ideias na cabeça, então chegou um momento que eu decidi não mexer mais nos gráficos do mesmo, então não me importo se falarem que os gráficos poderiam ser melhores, porque realmente poderiam.

Rex
Citação de: Rex online 05/02/2014 às 20:55
Bom, comecei a jogar e já desisti na hora que aparece o espírito do cara loiro que tu tem que desviar das balas dele. Porque? Oras, é praticamente impossível saber qual a sequência pra apertar! Eu consegui uma vez porque colei a cara na tela pra poder enxergar e mesmo assim mau via, o fundo preto e a cor das paradas um cinza transparente quase.
Bom, não posso fazer uma conclusão concreta do jogo, consegui jogar bem pouco para sequer avaliar, mas só pelo que falei acima dou nota 3 pro jogo porque não pude ver nada apesar da curiosidade pra saber a história do carinha. (A história que me intrigou e salvou, senão a nota seria 1 pelo que, ao meu ver, foi um erro grave ter colocado aquela cor na sequência. Só com visão biônica pra enxergar aquilo)
Espero que nos próximos jogos seus, não cometa o mesmo erro, valeu.

[close]

Não é a primeira vez que eu faço coisas muito escuras, principalmente se tratando de Pixel Art, e sim eu entendo a sua crítica e agradeço muito pela me mesma. Talvez isso não aconteceria se eu tivesse utilizado de cor branca ao invés de cinza, mas não o fiz por ninguém que havia testado reclamar desse problema, então por isso concluir que estava bom. Bem, de todo modo eu me lembrarei disso para os meus próximos projetos, obrigada mesmo. =]



Agradeço pelos comentários. o/

06/02/2014 às 17:17 #11 Última edição: 06/02/2014 às 17:45 por King Fire
"Nunca inicie algo sem ler se há alguma incompatibilidade ou download requisitado, você pode ser metralhado por erros."
Eu já estava esperando esse erro, já que fui checar e não tinha esse Mega Codec Pack instalado. E também porque depois que formatei o PC quase todos os jogos que tinha antes não funcionaram mais. Eu vou testar agora e depois dou um EDIT sobre o que achei. Instalar esse Mega Codec Pack dá uma dor de cabeça em?

EDIT: O jogo demora excessivamente pra carregar... demora pra aparecer a logo da EB e demora mais ainda pra aparecer o menu do jogo. Pelo menos aqui demora.
Conforme os anos passam, as coisas não se encaixam mais com a gente.

09/02/2014 às 12:26 #12 Última edição: 09/02/2014 às 12:28 por Moon[light]
Pois bem... Joguei o jogo e consegui pegar dois dos três finais. Não peguei o terceiro, mas pretendo tentar, até porque só aí vou poder comentar sobre a história. Por agora, vou falar sobre Gameplay, trilha sonora, gráficos e afins.
Começando a falar pelos gráficos. São bonitos e bem feitos. Foi legal ver que você se preocupou com coisas como fazer um gráfico do Andy se abaixando quando fala com a Íris, além dos gráficos dos dois desmaiando. Acho que faltou um pouco disso nas cenas de combate, porque elas parecem bem travadas. Claro, como esse foi um jogo feito num tempo bastante curto isso se torna irrelevante, mas, se pretender lançar uma versão 2.0 ou algo do tipo, acho que valeria a pena dar uma olhada nisso. Uma coisa que gostei foi da inclusão do símbolo do culto em diversas partes, assim como ele como um símbolo em si. Acabei levando spoilers do jogo então mesmo sem saber ter visto o Good End, já sei que ele é uma pista visual quanto à natureza do mistério do jogo. Aliás, essa pista também é dada nas faces. Acho que isso é um dos maiores pontos positivos do jogo e uma coisa que faz falta na maioria das coisas do maker - integração entre visuais e história.

A trilha sonora é boa, porém tenho lá minhas ressalvas. A música de Game Over causa uma mudança de humor muito grande, o que acaba cortando o clima quando se perde. Parece até algo vindo de um jogo completamente diferente. A música usada nos finais também não me pareceu passar a sensação correta no final que se pode conseguir fazendo uma determinada escolha. Por causa disso, aquele final me pareceu estar querendo dizer algo positivo, como se fosse um final bom, o que de modo algum parece ser pelo que se vê na tela. Áudio e vídeo, nesse caso, simplesmente não pareceram bater. Já no outro final que consegui, acredito que ela se encaixou muito melhor, passando uma sensação de que algo chegou ao fim, mas ainda há muito pela frente, como um pôr-do-Sol (que, aliás, é visível nesse final e constitui um ótimo toque). De resto, acho que as músicas foram usadas de maneira eficaz.

Jogabilidade... é aqui que mora o maior dos problemas. O jogo possui, basicamente, dois sistemas centrais: a fome e os QTEs. O primeiro, basicamente, limita a quantidade de tempo que se pode permanecer se movimentando e adicionar um elemento de sobrevivência e o segundo é uma maneira de tornar as cenas mais interativas. Em tese, ambos são ótimas ideias. Na prática, nem tanto.
O sistema de fome se torna um problema devido a três fatores, basicamente: o mapa é excessivamente grande e labiríntico, a quantidade de recursos é extremamente limitada e a contagem de comida permanece mesmo durante puzzles e conversas. Mais de uma vez eu não pude usar uma maçã a tempo porque estava preso dentro de um diálogo, me forçando a ter que carregar o jogo de um ponto anterior. O tamanho do mapa e a falta de marcas visuais que indiquem o caminho a seguir somado ao fato de que para conseguir o Good End você precisa encontrar objetos escondidos no mapa em lugares qeu você não sabe quais são significa que você vai andar muito, se perder e mesmo assim não é garantido que consiga o Good End na primeira tentativa. O que não seria um problema, de fato, afinal esse é um jogo que se joga pela história, mais do que tudo. Exceto pelo fato de que isso é um elemento muito frustrante. Ficar andando por um mapa por minutos sem saber para onde ir (o que se agrava no meu caso devido a meu horrendo péssimo senso de direção, admito) dependendo de uma quantidade muito limitada de itens é bastante incômodo. Mas até que isso não seria tão ruim... se não fosssem os QTEs.
Os QTEs são, de longe, o maior problema do jogo. Por quê? Veja bem. A ideia de ter que apertar teclas em sequência para que se consiga passar por uma fase é bastante tradicional e, em geral, premia o reflexo, algo que funciona muito bem em jogos de ação, nos quais o cérebro do jogador está condicionado a resposta rápida (sim, isso é um fator real), o que não é o caso aqui. Não só isso, mas QTEs em geral são um sequência curta de botões em que, embora errar seja sempre ruim, é uma opção, pois existe uma margem de erro mínima que te permite continuar. Isso em jogos focados em gameplay. Só que esse não é o caso de AI. Aqui o foco é a história. Ter que passar quatro, cinco vezes por uma sequência longa de botões aleatórios em que um único erro implica ter que passar novamente pela sequência inteira num jogo que se joga pela história antes de qualquer outra coisa é muito frustrante. Mesmo com a redução da dificuldade das QTEs na nova versão, esse ainda é um problema grave. O sistema em si parece desconexo do resto do jogo. O ritmo dele é outro, a lógica é outra. Se você pegar outro jogo focado em história que também faz uso de QTEs, Heavy Rain, perceberá que nele o button press é por tecla, e não por sequência de teclas, e que mesmo assim o jogo assume a possibilidade de erro e dá ao jogador uma margem. Isso porque eles sabem o quanto é frustrante ter que ver a mesma cena várias vezes porque seu dedo deslizou e você apertou o botão errado. Some isso ao sistema de fome e o resultado é uma jogabilidade que mais atrapalha do que ajuda.

Com tudo isso dito, porém, e com todas as ressalvas já feitas, não posso dizer que AI é um jogo ruim, nem mediano. Isso seria muito injusto e, curto ou não, eu joguei-o até o fim e pretendo fazê-lo novamente para ver o Good End e aí poder falar das minhas impressões sobre a história. É um bom jogo, bastante interessante quando se foca naquilo em que é forte - sua história e os puzzles - que peca somente ao fazer escolhas que desviam a atenção desses dois elementos. Dos jogos de RPG Maker que joguei nos meus... seis, sete anos de experiência com o programa, diria que esse é um dos que aconselharia para outras pessoas, embora, ressalto, com ressalvas. Não diria que é um must play, e também não fiquei tão entusiasmado como muita gente ficou, mas, no fim das contas, os prós pesam mais que os contras.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.

Antes de comentar sobre o jogo, me obrigo a responder o Rex: A luminosidade do teu monitor ta estupidamente baixa então, aqui da pra ver perfeitamente (tanto que as cores são cinza 90% e cinza 50% mais ou menos, se você não conseguiu diferenciar, ou você é cego, ou o monitor ta com uma luminosidade MUITO, mas MUITO baixa. Agora para de frescura e concerta isso, é nojenta uma tela escura/clara demais. <3)


Enfim, sobre o jogo...
Oque eu diria é basicamente oque o Moon falou acima. Eu gostei muito dos gráficos e também aqueles sprites dos personagens se movimentando, realmente bem bonito, mas ai teve a trilha sonora que falhou em partes (O primeiro ending, e o game over, como já disseram) e a jogabilidade que se tornou frustrante (Eu levei mais de duas horas pra conseguir passar do terceiro QTE, falhei incontáveis vezes. Nunca me motivei tanto pra passar de algo IAEHAUIEHAIUEH) então o melhor seria por uma taxa de erros mínimos, sinceramente, eu explodi de raiva todas as vezes que o timing acabou no exato momento que ia apertar a ultima tecla/meu dedo escorregou.

No geral é um bom jogo, cumpriu com o Hype que acumulei nesse tempo, teve esses defeitos, mas a história realmente me atraiu. (E foi mal a demora pra avaliar, merça, ce sabe que eu também não sou lá muito pontual sz)

No mais, keep up the good work, sis. x3

King Fire
Citação de: King Fire online 06/02/2014 às 17:17
"Nunca inicie algo sem ler se há alguma incompatibilidade ou download requisitado, você pode ser metralhado por erros."
Eu já estava esperando esse erro, já que fui checar e não tinha esse Mega Codec Pack instalado. E também porque depois que formatei o PC quase todos os jogos que tinha antes não funcionaram mais. Eu vou testar agora e depois dou um EDIT sobre o que achei. Instalar esse Mega Codec Pack dá uma dor de cabeça em?

EDIT: O jogo demora excessivamente pra carregar... demora pra aparecer a logo da EB e demora mais ainda pra aparecer o menu do jogo. Pelo menos aqui demora.
[close]

Bem, instalar o Mega Codec Pack não é tão complicado quando você o instala pela primeira vez ou prefere não mexer nas opções, pois assim é só clicar em avançar na instalação e logo após (se for necessário) reiniciar o computador. Já ouve pessoas na quais mesmo instalando o MCP deram o erro de como o mesmo não tivesse sido instalado, nesse caso a unica solução que vejo para isso é reinstalar.

Sobre a demora para carregar, acredito que isso seja por conta que você acabou de formatar o PC, possivelmente caso não tenham sido instalados os Drives originais da maquina e a mesma esteja utilizando de Drives genéricos dê esse problema, caso todos os Drives tenham sido instalados corretamente, não consigo imaginar o motivo da lentidão para carregar.

Moonlight
Citação de: Moon[light] online 09/02/2014 às 12:26
Pois bem... Joguei o jogo e consegui pegar dois dos três finais. Não peguei o terceiro, mas pretendo tentar, até porque só aí vou poder comentar sobre a história. Por agora, vou falar sobre Gameplay, trilha sonora, gráficos e afins.
Começando a falar pelos gráficos. São bonitos e bem feitos. Foi legal ver que você se preocupou com coisas como fazer um gráfico do Andy se abaixando quando fala com a Íris, além dos gráficos dos dois desmaiando. Acho que faltou um pouco disso nas cenas de combate, porque elas parecem bem travadas. Claro, como esse foi um jogo feito num tempo bastante curto isso se torna irrelevante, mas, se pretender lançar uma versão 2.0 ou algo do tipo, acho que valeria a pena dar uma olhada nisso. Uma coisa que gostei foi da inclusão do símbolo do culto em diversas partes, assim como ele como um símbolo em si. Acabei levando spoilers do jogo então mesmo sem saber ter visto o Good End, já sei que ele é uma pista visual quanto à natureza do mistério do jogo. Aliás, essa pista também é dada nas faces. Acho que isso é um dos maiores pontos positivos do jogo e uma coisa que faz falta na maioria das coisas do maker - integração entre visuais e história.

A trilha sonora é boa, porém tenho lá minhas ressalvas. A música de Game Over causa uma mudança de humor muito grande, o que acaba cortando o clima quando se perde. Parece até algo vindo de um jogo completamente diferente. A música usada nos finais também não me pareceu passar a sensação correta no final que se pode conseguir fazendo uma determinada escolha. Por causa disso, aquele final me pareceu estar querendo dizer algo positivo, como se fosse um final bom, o que de modo algum parece ser pelo que se vê na tela. Áudio e vídeo, nesse caso, simplesmente não pareceram bater. Já no outro final que consegui, acredito que ela se encaixou muito melhor, passando uma sensação de que algo chegou ao fim, mas ainda há muito pela frente, como um pôr-do-Sol (que, aliás, é visível nesse final e constitui um ótimo toque). De resto, acho que as músicas foram usadas de maneira eficaz.

Jogabilidade... é aqui que mora o maior dos problemas. O jogo possui, basicamente, dois sistemas centrais: a fome e os QTEs. O primeiro, basicamente, limita a quantidade de tempo que se pode permanecer se movimentando e adicionar um elemento de sobrevivência e o segundo é uma maneira de tornar as cenas mais interativas. Em tese, ambos são ótimas ideias. Na prática, nem tanto.
O sistema de fome se torna um problema devido a três fatores, basicamente: o mapa é excessivamente grande e labiríntico, a quantidade de recursos é extremamente limitada e a contagem de comida permanece mesmo durante puzzles e conversas. Mais de uma vez eu não pude usar uma maçã a tempo porque estava preso dentro de um diálogo, me forçando a ter que carregar o jogo de um ponto anterior. O tamanho do mapa e a falta de marcas visuais que indiquem o caminho a seguir somado ao fato de que para conseguir o Good End você precisa encontrar objetos escondidos no mapa em lugares qeu você não sabe quais são significa que você vai andar muito, se perder e mesmo assim não é garantido que consiga o Good End na primeira tentativa. O que não seria um problema, de fato, afinal esse é um jogo que se joga pela história, mais do que tudo. Exceto pelo fato de que isso é um elemento muito frustrante. Ficar andando por um mapa por minutos sem saber para onde ir (o que se agrava no meu caso devido a meu horrendo péssimo senso de direção, admito) dependendo de uma quantidade muito limitada de itens é bastante incômodo. Mas até que isso não seria tão ruim... se não fosssem os QTEs.
Os QTEs são, de longe, o maior problema do jogo. Por quê? Veja bem. A ideia de ter que apertar teclas em sequência para que se consiga passar por uma fase é bastante tradicional e, em geral, premia o reflexo, algo que funciona muito bem em jogos de ação, nos quais o cérebro do jogador está condicionado a resposta rápida (sim, isso é um fator real), o que não é o caso aqui. Não só isso, mas QTEs em geral são um sequência curta de botões em que, embora errar seja sempre ruim, é uma opção, pois existe uma margem de erro mínima que te permite continuar. Isso em jogos focados em gameplay. Só que esse não é o caso de AI. Aqui o foco é a história. Ter que passar quatro, cinco vezes por uma sequência longa de botões aleatórios em que um único erro implica ter que passar novamente pela sequência inteira num jogo que se joga pela história antes de qualquer outra coisa é muito frustrante. Mesmo com a redução da dificuldade das QTEs na nova versão, esse ainda é um problema grave. O sistema em si parece desconexo do resto do jogo. O ritmo dele é outro, a lógica é outra. Se você pegar outro jogo focado em história que também faz uso de QTEs, Heavy Rain, perceberá que nele o button press é por tecla, e não por sequência de teclas, e que mesmo assim o jogo assume a possibilidade de erro e dá ao jogador uma margem. Isso porque eles sabem o quanto é frustrante ter que ver a mesma cena várias vezes porque seu dedo deslizou e você apertou o botão errado. Some isso ao sistema de fome e o resultado é uma jogabilidade que mais atrapalha do que ajuda.

Com tudo isso dito, porém, e com todas as ressalvas já feitas, não posso dizer que AI é um jogo ruim, nem mediano. Isso seria muito injusto e, curto ou não, eu joguei-o até o fim e pretendo fazê-lo novamente para ver o Good End e aí poder falar das minhas impressões sobre a história. É um bom jogo, bastante interessante quando se foca naquilo em que é forte - sua história e os puzzles - que peca somente ao fazer escolhas que desviam a atenção desses dois elementos. Dos jogos de RPG Maker que joguei nos meus... seis, sete anos de experiência com o programa, diria que esse é um dos que aconselharia para outras pessoas, embora, ressalto, com ressalvas. Não diria que é um must play, e também não fiquei tão entusiasmado como muita gente ficou, mas, no fim das contas, os prós pesam mais que os contras.
[close]

Sobre a trilha sonora, realmente pode ter sido uma má ideia deixar a musica do RTP de game over, de fato eu poderia ter utilizado de uma musica de mesmo autor como as demais do jogo, porém pelo visto o problema ocorreu quando eu decidir deixar para escolher a musica de game over por ultimo e acabei me deixando levar pelo costume de ter escutado aquela musica o tempo todo enquanto eu testava o jogo, e na hora de finalizá-lo não ter notado que ela realmente quebrava o clima, falha minha.
Agora, falando sobre a musica do primeiro final (o da escolha), talvez seja realmente esse sentimento de um final bom que queira passar com aquela musica e não um bad ending, talvez... Porém agora refletindo melhor sobre essa parte noto que eu devo ter tirado o foco de quem realmente é o protagonista do jogo na hora de escolher a musica desse final. Sobre o sentimento que o segundo final passa, foi quase isso, queria poder ter passado um sentimento de que as coisas não terminaram realmente ali, creio que eu devo ter conseguido passar um pouco disso, mas não totalmente pelo que você falou.

Sobre a jogabilidade, queria ter deixado o jogo equilibrado entre a história e a mesma e por conta disso utilizei de QTE's para compor o jogo e não somente dei foco na história. Ainda creio que é possivel fazer com que fique equilibrado, mas parece que no meu caso isso não deu muito certo ou, eu não ajustei bem.
Sobre o sistema de fome, ele é desligado em conversas muito longas, então mesmo a hud estando ali, ela não está contando, porém em conversas pequenas (como a da mãe, do cara lá, comentários da Iris sobre itens e coisas do tipo) a hud continua contando normalmente, talvez eu devesse ter desligado o contador dela em todos os diálogos, não é uma má ideia, se eu lançar alguma atualização eu poderia muito bem implementar isso.
Sobre o mapa não dar palpite para onde você tem que ir, pensei que isso fosse justificado por tudo estar coberto de neve, creio que ajudaria bastante colocar algumas placas, essa é outra coisa que ficou de fora por ter sido um detalhe que deixei para decidir no final.
Sobre ter de repetir a sequencia de do QTE após um erro, errar poderia ser uma coisa válida no jogo de fato, mas no caso de Heavy Rain isso mudaria o final do jogo, alguém poderia ter morrido por esse erro e essa pessoa não constar mais no decorrer do jogo mudando o final, ou mesmo você ter errado a sequencia a mesma não ter sido crucial para definir algo e com isso você continuar com as demais normalmente. No caso de AI, isso não ocorre pelo jogo girar principalmente no Andy, caso erre o QTE, ele perderia e com isso o jogo acabaria, a Iris não iria entender nada que ela havia visto, pois que ela sempre acreditou que o Andy ainda fosse humano... Alias, isso poderia ser um outro final, mas ter de rever a cena de morte toda vez que erra uma tecla poderia ser quase tão chato quanto ver a tela de Game Over, porém na tela de Game Over seria mais rápido.

Inserir uma taxa de erro no QTE seria uma coisa interessante de se fazer e que quando eu ainda estava trabalhando no jogo me sugeriram isso, porém achei que seria facilitar muito e eu estava com receio de acabar facilitando as coisas de mais (por isso a primeira versão era tão dificil) principalmente pelo fato de que eu queria equilibrar a jogabilidade com a história (principalmente por ser um jogo um pouco curto).
Agora, sobre diminuir a sequencia de teclas apertadas para prosseguir, acho que isso seria interessante caso fosse assim como Heavy Rain, ter momento que você precisaria ficar apertando uma ou mais teclas por um determinado tempo, e sinceramente, não sei como fazer para que o maker identifique se a pessoa continua ou não pressionando aquela tecla ou mais teclas ao mesmo tempo.

Bem, mesmo que você não tenha ainda visto o todos os finais do jogo eu agradeço muito por essa crítica/opinião a respeito do jogo, provavelmente daqui em diante quando eu for fazer um jogo que tenha uma história interessante eu não vá complicar tanto na jogabilidade como fiz em AI, obrigada por destacar esses pontos, e por fim, espero que o ultimo final não seja tão decepcionante por te fazer passar por isso.

Henry11
Citação de: Henry11 online 09/02/2014 às 13:36
Antes de comentar sobre o jogo, me obrigo a responder o Rex: A luminosidade do teu monitor ta estupidamente baixa então, aqui da pra ver perfeitamente (tanto que as cores são cinza 90% e cinza 50% mais ou menos, se você não conseguiu diferenciar, ou você é cego, ou o monitor ta com uma luminosidade MUITO, mas MUITO baixa. Agora para de frescura e concerta isso, é nojenta uma tela escura/clara demais. <3)


Enfim, sobre o jogo...
Oque eu diria é basicamente oque o Moon falou acima. Eu gostei muito dos gráficos e também aqueles sprites dos personagens se movimentando, realmente bem bonito, mas ai teve a trilha sonora que falhou em partes (O primeiro ending, e o game over, como já disseram) e a jogabilidade que se tornou frustrante (Eu levei mais de duas horas pra conseguir passar do terceiro QTE, falhei incontáveis vezes. Nunca me motivei tanto pra passar de algo IAEHAUIEHAIUEH) então o melhor seria por uma taxa de erros mínimos, sinceramente, eu explodi de raiva todas as vezes que o timing acabou no exato momento que ia apertar a ultima tecla/meu dedo escorregou.

No geral é um bom jogo, cumpriu com o Hype que acumulei nesse tempo, teve esses defeitos, mas a história realmente me atraiu. (E foi mal a demora pra avaliar, merça, ce sabe que eu também não sou lá muito pontual sz)

No mais, keep up the good work, sis. x3
[close]

Se foi a primeira versão do jogo que você jogou, eu admiro sua persistência em conseguir finalizar o jogo, ele estava excessivamente dificil, tanto que das pessoas que baixaram a primeira versão apenas uma tinha me dito que conseguiu terminá-la. Me lembro de quanto mostrei imagens para você do primeiro mapa que eu fiz, mas não tinha ideia que você começou a acumular um "Hiper" com o meu projeto, fico feliz que ele tenha ao menos compensado esse "Hiper".

É bom ver sua presença aqui neste tópico visto que você foi uma das primeiras pessoas que viram esse projeto nascer, agradeço por isso.



Agradeço pelos comentários e me desculpem a demora de respondê-los. o/