O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Proporção de Interiores

Iniciado por Kyraya, 10/05/2016 às 10:25

10/05/2016 às 10:25 Última edição: 13/05/2016 às 04:05 por Skyloftian
Eae pessoal! Queria tirar uma dúvida com vocês. É o seguinte, eu fiz um mapa e nele há um castelo abandonado, a parte da frente deste castelo tem um tamanho de 17x5, porém ao fazer o interior eu achei muito pequeno, então pensei em multiplicar por 2, ficando assim em 34x10, o que já me proporcionou o espaço que eu queria. No entanto, tem um pequeno problema, no lado externo as portas e janelas são centralizadas e com 1 de largura, e internamente por causa deste aumento elas devem possuir 2 de largura para ficarem centralizadas. Qual a opinião de vocês sobre isso?

No lado de fora, realmente é necessário mostrar o castelo inteiro? Se for, não faço ideia...

O que eu sempre faço: Aumento 1 Tile de largura. Todos os problemas são resolvidos.


Citação de: ManecBR3 online 10/05/2016 às 13:31
No lado de fora, realmente é necessário mostrar o castelo inteiro? Se for, não faço ideia...
Sim, é basicamente uma floresta e um castelo relativamente pequeno. Por isso, eu pensei eu dobrar o tamanho dele quando fui fazer o interior, caso contrário ficaria praticamente sem espaço para nada.

Citação de: Skyloftian online 10/05/2016 às 13:37
O que eu sempre faço: Aumento 1 Tile de largura. Todos os problemas são resolvidos.
Hmm... tu aumenta 1 tile de largura para todos os lados? Tipo, 2 na largura e 2 na altura?

Se quiserem posso postar o mapa para que tenham uma ideia melhor!

Seria ótimo se você pudesse mostrar o mapa para que talvez possamos dizer algo sobre.
Mas no caso, nunca me limito com dimensões quando vou fazer interiores.

Quanto menor, melhor!
É isso que digo sobre interiores!
Acho uma boa ideia, você não necessariamente dobrar, mas deixar 1,5x maior.
Não devo ter me explicado direito, então fica este exemplo:
20T(T=tiles)
20Tx1,5= 20T/2=10.
20T(1)+10T(0,5)=30T
O interior então, tem 30T.
FIcou confuso?
Faz o mesmo com altura/largura.
Mas creio que a altura teria que ser uns tiles maior por causa das paredes... Pensa apenas no piso ou no mapa inteiro?

Cara, você pode duplicar o tile da janela, ou aumentar a quantidade.
Por exemplo,
No exterior do castelo, contém 4 janelas e uma porta.
No interior, já que você aumentou a largura e a altura,
Você pode aumentar o número de janelas para 6, por exemplo.
Ou você pode simplesmente aumenta um tile de largura.
Eu sei que isso é muito complexo
~zoa
:lol:

11/05/2016 às 12:46 #7 Última edição: 11/05/2016 às 12:48 por Lycanimus
Alguns anos atrás eu me deparei com esse mesmo problema, como fazer os interiores corresponderem ao exterior, via muitas pessoas falando para aumentar os tiles em tantas vezes, outros falavam faça o seu exterior já pensando no seu interior e mantenha as medidas, mas sempre ficava essa dúvida, e o que eu fiz foi pesquisar algumas referências de jogos para ver como funcionava e o porquê, e cheguei a seguinte conclusão, existe e não existe uma regra padrão para isso, a verdade é que as medidas devem corresponder as suas necessidades para o mapa, você deve pensar nos objetos e detalhes que o seu mapa vai ter, um exemplo para ficar mais claro, peguei o jogo Final Fnatasy 6 feito pela Square na época, é um jogo famoso e que fez muito sucesso, muitos devem conhecer obviamente, nessa imagem:
Spoiler
[close]

Se você observar os exteriores vai perceber que eles são bem menores que os interiores, uma diferença de 2 a 3 tiles +-, mas perceba que para todos os mapas há essa mesma diferença, logo há uma regra ai a ser seguida, não extrapolando com as dimensões, isso se deu devido a necessidade do lugar, no INN por exemplo, é um lugar onde deve ter camas e mais objetos correspondentes ao mapa, se você fosse fazer na mesma medida que o exterior, mal caberia duas camas ali, ou seja, precisou corresponder a essa necessidade para o mapa.

Nessa outra screen por exemplo do mesmo jogo:
Spoiler
[close]

Se você perceber, as medidas são praticamente as mesmas, isso se deu a necessidade desse mapa, como não iria ter muitos objetos, não há necessidade de aumenta-lo, e se você já jogou alguma vez esse jogo, tenho certeza que em momento algum você reparou nessa diferença desses mapas, portanto a  conclusão que cheguei é existe e não existe uma regra, apenas mantenha um padrão para os seus mapas, mas sempre de acordo com a necessidade deles, o mesmo se encaixa para as janelas que você está em dúvida, se há necessidade de aumentar os tiles devido a isso, aumente mas mantenha um padrão, para não ficar muito desproporcional um mapa com o outro.

Bom, espero ter lhe ajudado, isso é algo que as vezes muitas pessoas não reparam, mas pode fazer uma diferença tremenda na ambientação e na imersão do jogador com o seu game, qualquer dúvida que tenha é só falar, boa sorte com o desenvolvimento do seu projeto!

Abraços do Lyca!  :ok:
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Vlw Pessoal, vocês ajudaram bastante!!! Eu sempre tenho esse tipo de dúvida, porque eu gosto de fazer as coisas bem pensadas, e bem harmonizadas. Tenho muito o que aprender, e sei que vou conseguir bastante auxílio aqui no fórum!!  :XD: Abçs!

Saudações!

[user]Kyraya[/user]: Sua dúvida também era minha e o tópico ajudou bastante...

[user]Lycanimus[/user]: Uma ótima explicação! Ourinho sem dúvida! Obrigado.

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0