O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dicas para Escritores #1 - Gramática

Iniciado por Yukii, 11/09/2014 às 11:56



Introdução:


     Esta matéria é um pequeno texto para fins educativos voltado para aqueles que estão começando a se aventurar no mundo da escrita. Aqui eu junto diversos pontos básicos e importantes a serem levados em consideração quando se estiver trabalhando com seus textos. Claro que eu não tenho qualquer pretensão de me declarar como algum tipo avançado de escritor. Eu sou, como grande parte daqueles que usam o fórum, um aspirante a escritor amador em um nível muito similar a muitos de vocês. Este texto na verdade é um apanhado de coisas que eu observei nos dois anos desde que eu comecei a escrever até os dias de hoje. O texto se divide em quatro partes básicas que agregam ideias simples a serem estudadas de maneira a dar um up na qualidade dos textos de vocês. Estas matérias serão postadas separadamente, sendo as partes respectivamente: Gramática, Nomenclatura, Ambientação e Caracterização. Nessa primeira postagem eu vou abordar alguns aspectos básicos da Gramática que se deve considerar antes de "pular de cabeça" na escrita.


Gramática:


     Não, eu não estou lhe dizendo para pegar uma gramática e começar a estudar as regras de pontuação, acentuação, grafia e outros, apesar de que mal isso não faria. Tampouco estou dizendo para você começar a utilizar-se da norma culta em seus textos. Ademais, não estou lhe dizendo que você precisa ser capaz de escrever de maneira impecável e sem qualquer tipo de erro, até porque isto é, francamente, muito difícil. Até mesmo escritores profissionais publicados cometem erros, e estes são pessoas com anos de experiência e cujos textos são revisados por outras pessoas que possuem o estudo da língua. Se mesmo com todo este processo alguns erros são capazes de passar desapercebidos, você, como um aspirante a escritor amador que não pode contar com ninguém além de si próprio para revisar suas obras não deve se martirizar por ter esquecido daquela pequena vírgula no segundo trecho do primeiro parágrafo da página trezentos e noventa e sete. Para falar a verdade, você provavelmente encontrará diversos erros neste meu texto, e eu me dei o trabalho de revisá-lo múltiplas vezes e contei com o auxílio de meus colegas de equipe para a revisão. Se eu tivesse de descrever essa situação chata, eu só teria uma palavra para fazer isso: inevitável.
     O que estou dizendo é que você, aspirante a escritor amador, deve ser capaz de passar suas ideias com o máximo possível de clareza. O conteúdo da mensagem, independentemente de sua qualidade, torna-se irrelevante se ele não for passado corretamente. O aprendizado dos básicos da construção linguística é o primeiro e talvez um dos mais importantes passos que podem ser tomados por um aspirante a escritor, pois seus textos devem ser claros e de fácil entendimento, afinal, não são todos que possuem o grau de instruções para entender de construções frasais mais complicadas ou para conhecer o significado de palavras mais obscuras. Aliás, para quem não sabe, aquele "ademais" que eu usei no primeiro parágrafo é o mesmo que "porém" (Não, não é uma tentativa boba de ridicularizar alguém. Algumas pessoas realmente já me perguntaram o significado de ademais).

Ortografia:
     A primeira coisa que você deve saber é a grafia correta das palavras a serem usadas. Muitos escritores cometem erros bobos quando estão redigindo seus textos, substituindo palavras importantes por outras de grafia similar. Um dos exemplos mais comuns é a troca do mas pelo mais. Apesar de estas serem palavras com alto grau de semelhança e, dependendo do sotaque de seu falante, poderem até mesmo soar iguais, elas possuem significados completamente diferentes. Mas indica adversidade e oposição de ideias. Você a usa quando quer dizer que, apesar de x ter sido feito, y não pode deixar de acontecer.
Ex: Gayle fez o possível para segurar suas lágrimas, mas a dor que sentia em seu ombro provou-se forte demais para ser ignorada.
Já o segundo caso, mais, indica adição ou soma.
Ex: Rosh acreditava que, com um pouco mais de tempo, talvez fosse capaz de completar sua tarefa.
     Outro exemplo é o das palavras onde e aonde, sendo que aonde é utilizado para expressar movimento para uma diferente localidade (Aonde ele está indo?) e onde e utilizado para indicar fixação em um lugar (Onde ele mora?).

Pontuação:
     A pontuação é um sistema empregado em diferentes línguas para poder expressar diferentes significados para frases que seriam, de outra maneira, escritas da mesma forma. O motivo da criação de tal sistema é para evitar a mudança de significado em frases como "João odiava Maria, não Marta." e "João odiava Maria? Não. Marta.". São exemplos simples mas que servem para indicar a importância do uso dos símbolos de pontuação em seu texto. No primeiro exemplo eu estou dizendo que João odiava Maria, mas que não tinha tal sentimento por Marta. Já no segundo, eu estou dando uma resposta negativa para a pessoa que me pergunta se João odeia Maria e estou o corrigindo, falando a ele que João na verdade odeia Marta. Este pode ser um conceito difícil de se entender no início mas que, com um pouco de prática, torna-se bastante natural para o escritor.
     A pontuação também é empregada para dar sentido a frases que, de outra maneira, seriam completamente sem nexo.
Ex: "Então Carlos correu de Mila que corria dos chacais do deserto do Arizona dentro dos estados unidos com medo de ser morta e devorada e nunca mais ver sua casa e sua família e seus amigos e suas coisas" e "...então, Carlos correu de Mila, que corria dos chacais do deserto do Arizona, dentro dos Estados Unidos, com medo de ser morta e devorada e nunca mais ver sua casa, sua família, seus amigos e suas coisas."
     Apesar de o primeiro exemplo ser um tipo de extremo, até por que ninguém aqui no fórum escreve assim (ou ao menos eu espero que ninguém escreva assim), ele serve para mostrar a estranheza criada pela falta de um uso adequado dos sinais de pontuação nas frases. Agora imagine ler um texto inteiro redigido desta maneira. Depois pense em ler um livro completo escrito assim. Você estaria mentalmente exausto com as primeiras páginas e seria incapaz de absorver qualquer informação nova. Por fim, a dica que eu dou é que todo autor verifica a grafia das palavras quando eles não estiverem se sentindo 100% certos do significa dela. Na maioria das vezes, é bem melhor prevenir do que remediar.

Realmente para mim são dicas muitos importantes, admito muito bom. Eu não sou o tipo de pessoa para disser se tem algo errado ou não no texto, mas na minha opinião não tem. Esse texto foi muito informativo, por estou escrevendo uma historio, ou seja, entrei no mundo da escrita.
São ótimas dicas para ajudar os novatos com isso vou ficar a espera de mais, muito obrigado por trazer o conteúdo para pessoas como eu(principiantes), ajuda muito. :blink: Então continua com o tópico,  vou deixar critica se tiver para os outros(pq to de volta a CRM  :*-*:).
Obrigado pela matéria cara... Kowts out. :XD:

... ... ...

Não sou roteirista, mas essas dicas vão ajudar bastante. Pra mim eu aprendi algumas
coisinhas bem interessantes nessa matéria.

Gostei bastante, parabéns  :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

O melhor para ''aprender a escrever'' é ler livros difíceis - ou mais ''cultos'' - como O senhor dos Anéis, por exemplo. Foi nele que aprendi a usar vírgulas e ponto final.
Pra quem não procura escrita difícil (detesto leitura difícil) e busca um modo mais ''fácil'' ou ''direto'', recomendo os livros do Manel Loureiro. Ele escreveu a saga Apocalipse Z (o primeiro foi o melhor livro que já li na vida, de longe). A linguagem é direta e simples, sem enrolações. O estilo da escrita também é fantástica: bem realista e detalhada do melhor modo possível. Foi ele que influenciou 90% da minha escrita. Eu, pessoalmente, acho ele um gênio. Vocês deveriam ler.
http://www.youtube.com/user/m3l3ca/featured

Inscrevam-se para soundtracks

Eu acho que um melhores de aprender isso é lendo. Boa parte do que eu sei hoje em termos de pontuação é proveniente da leitura. Você pega livros que você gosta e vai lendo. Mesmo que não seja sua intenção você assimila algo que esteja ali. Se você for ler eles já pensando em aprender tal coisa então é ainda melhor. Eu volta e meia pego alguns dos meus livros preferidos para ver como eles pontuam as frases e coisas do tipo.