O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gladiador Katumblo x Desafiante King Gerar [Resultados!]

Iniciado por Zackh, 22/07/2014 às 15:25

22/07/2014 às 15:25 Última edição: 07/08/2014 às 12:01 por Cezar
[box class=windowbg2]



» APRESENTAÇÃO

Bem-vindo ao Colosseum! O duelo está marcado para o dia 03/08/2014, onde vocês presenciarão um grande duelo entre os membros [user]Katumblo[/user] e [user]King Gerar[/user] pelo posto de Gladiador do Combate Eventer

Confira as últimas palavras dos lutadores:

[box class=plainbox]
Gladiador Katumblo:
"O que é meu é meu, o que é seu é nosso"

Desafiante King Gerar:
"Prepare yourself!"
[/box]


» DETALHES DO COMBATE

Então vamos logo ver os detalhes do combate:

Tema: Medieval;
Tipo: Sistema de Forja
Informações e Requisitos: Sistema de forja de armas, que contenha opção de forjar nova arma, melhorar uma determinada arma, e chances de sucesso/falha.
Criatividade, e praticidade de uso do sistema serão altamente avaliados. Além dos 3 requisitos acima, pode acrescentar quantas necessidades quiser ou achar necessário.
Prazo de Entrega: 03/08/2014
Premiação: 30 ouros ao vencedor e 15 ouros ao perdedor
O desafiante e o Gladiador entraram em acordo, de o duelo permitir o uso do comando "Chamar Script". Usem-o com cuidado, sem ferir as regras do combate eventer!


QUE COMECE A DISPUTA!


[/box]



07/08/2014 às 12:19 #1 Última edição: 07/08/2014 às 12:56 por Cezar
[box class=windowbg2]


FINAL DE DUELO


É chegados os resultados e avaliações da batalha do entre o gladiador Katumblo e o desafiante King Gerar! Ambos gladiador e desafiante se esforçaram, e foram até o fim entregando seus respectivos trabalhos, confira abaixo as críticas e avaliações e descubra o vencedor deste duelo!

Sistema de - Katumblo
https://www.mediafire.com/?94plfx7b818z8l9

Sistema de - King Gerar
https://www.sendspace.com/file/ce44k5




» AVALIAÇÃO DOS MESTRES

Avaliação do mestre do combate eventer:



[box2 class=titlebg title=Katumblo]
[hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/K5WYIYy.png[/hs][/box2]
[box2 class=titlebg title=Notas e avaliações]
:crm: Funcionalidade: 8/10 - O sistema ficou bem funcional na parte da forja da pá e da picareta, no entanto não funcionou o sistema de aprimoramento. Sempre que eu faço a avaliação da funcionalidade, eu ainda não vi os códigos, então como jogador apenas eu fiquei bem confuso, já que o sistema não dá nenhuma informação do porquê que o aprimoramento falhou.
BUG (-0,5) : Os movimentos do cursor em ambas as forjas podem causar uma "Trava" infinita, correndo de um item para outro de forma meio bizarra. Por vezes, a seleção que o cursor mostra, não condiz com a função executada. (Por exemplo : O cursor estava apontando para [Sair], mas ao clicar tab ele me deu a opção de forja de uma das poções.
BUG (-0,5) : O personagem aparece no mapa, e em uma área com rochas (?) entre as transições de cenas.
Final = 7,0

:crm: Estrutura, comandos e códigos: 4/10 - Bom, esta foi uma área bem problemática no sistema. Começando pelo sistema no celeiro - Usar 4 páginas e 4 switchs para uma simples seleção ficou bem confuso e com excesso de comandos. Aqui, seria muito mais simples ter usado apenas 1 variável, e mudar o cursor/opção todo baseado no valor da variável. Também ficou um pouco fora da jogabilidade fluída usar a tecla "Tab" para selecionar, e não ter outro botão para simples cancelamento. Entrando no sistema de forja, o sistema ficou realmente dificílimo de entender. Houve várias gafes ali, como usar 1 evento comum para cada movimento do cursor na tabela de craft, o que acabou gerando 20 eventos comuns apenas para mover o cursor pela tabela. Partindo para o craft em si, os comandos e códigos melhoraram, pois trabalhou com variáveis e condições de uma maneira mais simples e direta, porém o sistema das chances através da skill aprendida ficou novamente com comandos demais ao invés de simplificar. Por exemplo, o sistema usa (Além do próprio evento comum), mais 2 eventos comuns para gerar a condição de falha. O que é um bocado excessivo, já que podia ter simplesmente usado a opção de variável =/= 5 = falha, ou o simples uso da "Exceção" na condição de acerto. Algo que me chamou a atenção aqui foi a extrema baixa chance de sucesso, já que mesmo em nível máximo, a chance de sucesso é de 1/10 (10%). No mais, o sistema seguiu uma lógica linear e se aplica igualmente para todos os outros itens, porém o evento que tem no próprio mapa do sistema, ficou lá obsoleto já que a função que ele executa, é quase a mesma que está nos eventos comuns, com a diferença que ele só executa 2 opções. Saindo deste sistema, e indo por fim para o sistema de aprimoramento, temos de novo as escolhas e cursor baseadas em switchs (Segue a mesma recomendação dada anteriorment, para casos assim, procure usar variáveis). No restante, a fórmula é quase a mesma do outro sistema, condições e variável para chance de acerto, removendo e adicionando itens baseado nestas condições. A estrutura funciona bem, mas poderia ser mais simplificada e dinâmica. Dando um aval geral, sobre todo o sistema em conjunto então, fica ressaltado o problema com o uso excessivo de switchs e eventos comuns para ações simples, e também o problema de o sistema ser todo dependente de outros eventos e outros fatores externos á cada evento, o que causa mais confusão, e aumenta ainda mais as chances de bugar. A organição não estava de todo ruim, mas mesmo assim ficou bem difícil o entendimento.

:crm: Jogabilidade : 6/10 - Cursor bugado, transições travadas, e falta de informações geram um alto desconforto ao jogar. Mas vamos por partes : Como eu disse antes, o cursor buga em loops infinitos ás vezes, e mesmo quando não buga, ele é bem travado ou lento para responder, o que para qualquer gameplay, é bem desconfortável. Ambos os sistemas presentes, contém uma grande falta de informações ao jogador, como por exemplo no celeiro, aonde não tem nenhum informativo sobre para que serve cada opção que está selecionada, no sistema de forja fica bem confuso quanto material o jogador têm disponível, e em ambos os sistemas fica complicado entender o porque falha tão constantemente. Aproveitando sobre os informativos, a mensagem informativa sobre a habilidade de craft está equivocada. Na mensagem diz o seguinte : "Craft I - 1/15 de falha", o que na verdade é o contrário - O que acontece no sistema, é 1/15 de sucesso. Eu havia achado estranho de início, pois se realmente fosse 1/15 de falha, significaria que quanto maior o lv da skill, maior a chance de falha (Já que a skill lv3 fala que tem 1/10 de falha).

:crm: Geral : 7/10 - Apesar de todas as críticas acima, eu gostaria de dizer que quando eu joguei o sistema eu fiquei maravilhado com o modelo do sistema. Eu nunca avalio a parte gráfica, mas avalio a organização dos elementos gráficos na tela, e quanto á isto ambos os sistemas ficaram incríveis. O sistema de forja tem um visual muito interessante e dinâmico com a formatação por tabela e ao mostrar a disposição dos materiais na forja. Faz lembrar jogos como minecraft, e outros aonde você vê os materiais na tabela de forja, e isto ficou muito bacana. O sistema de aprimoramento ficou mais simples, mas também ficou bem bacana. No entanto, o sistema tem os problemas citados nos itens anteriores, então toda a nostalgia ao abrir o sistema e se deparar com aquele visual todo complexo se desfaz quando as coisas não funcionam como você imagina elas funcionando, ou quando parece complexo demais para entender o que é que está acontecendo e o porque sempre falha (Ou quase sempre). Então eu diria que a idéia e conceito foram excelentes, mas na aplicação ficou a desejar que o sistema fosse mais fluído e bem funcional. Mesmo assim, nada tira o mérito do sistema ser um sistema incrível e excelente. Pela idéia geral, de qualquer forma que se planeje fazer, seria complexo de fazer, então parabenizo-o por conseguir transmitir ao sistema toda linguagem que eu pedi no desafio de uma forma bem criativa.
[/box2]
[box class=red]
NOTA FINAL: 6,0 + 1,0 (Equipamentos) = 7,0
[/box]



[box2 class=titlebg title=King Gerar]
[hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/BW9REm5.png[/hs][/box2]
[box2 class=titlebg title=Avaliações]
:crm:Funcionalidade: 10/10 - Testei o sistema de cima a baixo,  não encontrei nenhum bug ou trava. O sistema ficou bem fluído, as chances de sucesso/falha ficaram bem coerentes, parabéns.

:crm:Estrutura, comandos e códigos: 9/10 - Consegui ler e entender muito bem o sistema. Apesar da atualização ser um pouco trabalhosa, deu pra ver que é possível acrescentar quantos itens quiser e modificar vários parâmetros bem facilmente. Queria deixar meus parabéns pelo excelente uso de labels, transformando o sistema todo compactado em um único evento comum. Percebi que o uso dos comandos de scripts ali foram essencialmente por organização (Já que você pode definir uma imagem por variável pelo próprio comando de eventos), então não vou criticar os códigos. Outro fator que me agradou bastante foi a nomenclatura/organização geral. Facilita para qualquer um que precisar editar o sistema. Como disse no começo, achei trabalhosa a atualização do sistema, já que para adicionar um novo item teria de mexer com uma cadeia de condições, mas visto a estrutura do sistema, sei que ficaria difícil fazer diferente. Só recomendo testar métodos alternativos de estrutura, que sejam auto-sustentáveis, ou seja - que não dependam de condições/cadeias externas à ele mesmo. Isto facilita bastante para a criação de um "Plug & Play".

:crm:Jogabilidade: 10/10 - O sistema geral ficou muito fluído, e toda a transição suave de imagens e comandos fáceis ajudam. O sistema também é fácil de entender, e bem receptivo à jogadores não-familiarizados com sistemas de forja. Ótima esperiência de jogo.

:crm:Geral: 9/10 - De forma geral, o sistema ficou pronto para uso em qualquer tipo de jogo que precise dele, o que é excelente. As imagens podem ser editadas, o sistema ficou fluído e muito útil e funcional. Algum pequenos detalhes que eu acharia bacana de adicionar seriam: Métodos mais fáceis de adicionar novos "Recipes" ao sistema. A experiência necessária para cada level poderia ser maior quanto maior o lv (Dá para fazer isto bem fácil, simplesmente modificando a variável 5 para um valor menor pelo que entendi, mas a variação não estava presente no sistema). Afora isto, o clima e visual geral do sistema ficaram excelentes.

[/box2]
[box class=red]
NOTA FINAL: 9,5
[/box]

» COMENTÁRIOS FINAIS DO MESTRE «

Bom, estou realmente surpreso  :XD:. Quando eu propus o sistema de forja para o desafio, eu realmente pensava em algo simples, com um npc em uma loja, e o jogador pedindo á ele para forjar/dar upgrade em seus equipamentos. Mas ambos os participantes foram muito e muito além, estou de boca aberta com os 2 sistemas. O Sistema do Katumblo sofreu mais, porque era mais complexo, e consequentemente parece ter gerado problemas ao próprio criador, com os comandos e funcionalidade final. Ainda assim, trouxe um resultado muito acima do esperado, e ficou bem bacana. O sistema do King Gerar seguiu um modelo mais próximo de "Plug and play", e simplesmente funcionou perfeitamente. Foi difícil avaliar e fazer uma boa resenha, porque realmente quase não houve o que avaliar, já que funcionou e organizou muito bem o sistema.

Parabéns á ambos os participantes, lembrando que como o Katumblo pediu para utilizar os equipamentos neste duelo, ele perde o equipamento mais antigo que obteve. E o resultado..



» O GLADIADOR  «

E o grande vencedor, e Gladiador é: King Gerar!

Parabéns pela conquista,  você é o novo gladiador do combate eventer!

Veja agora os comentários da platéia sobre sua disputa!


[/box]



07/08/2014 às 12:56 #2 Última edição: 07/08/2014 às 13:23 por King Gerar
O-L-O-K-O

:o

King, você é humano ?
Bom, sobre ao cursor bugado eu coloquei uma tecla para desbugá-la estava totalmente estampada na imagem do craft ._., mas nada que eu vá reclamar já que até mesmo 1 ponto nao faria diferença para ganhar do mutante king gerar.

Como eu disse antes no 1x1 na batalha de maps, eu fui muito ruim nesse, primeiro por não ter tempo o suficiente para planejar as coisas com cuidado, e segundo por não gostar muito de sistemas longos :c ( Eu sei, poderia ter recusado, mas um gladiador tem que aceitar a vitória e a derrota . )

Enfim, parabéns king, vitória super merecida {:
Quem sabe se você não estiver no cargo de gladiador ainda eu não vá te desafiar ? heheh {:
A gente aprende as coisas é na derrota C;
Não tenho o que reclamar, já que eu mesmo não gostei do mesmo sistema, ficou confuso no final, chato e massante, eu mesmo já tinha admitido isto a tempos :T.T: .

Bom, no mais, parabéns, vitória merecida [:

EDIT:
Spoiler
bota um edit nessa mensagem acima que enviei  por favor *-*
[close]

King, baixei teu sistema agora, e sério, eu pensei que era merecido a vitória .. :\
Foi mais que merecido hahah parabéns mesmo brother, ficou lindo, fluido, compacto, teu sistema ta ótimo {:
Só que brother, da proxima vez que for mexer com muitas imagens, coloque o script que desbuga o Limpar Imagens do rpg maker, perceba que ficou um lagzinho depois que abre e fecha teu sistema, isto é causado pelas várais imagens limpadas, o rmvxa buga quanto a isto. ( acho que você deve saber, mas enfim ) [:

No mais, boa sorte pelos vários sistemas a frente [:
Tudo vai dar certo (y(8.

Que duelo! Achei ambos os sistemas muito bons... eu gostei do King
pois ele além de ter feito tudo muito bem certinho ele ainda colocou um baita design no
seu sistema.

Parabéns ao dois, foi uma grande batalha!
Prazer, Terror dos Modinha

Wow, que duelo impressionante. Como meu professor, não poderia esperar nem um pouco menos do que o King apresentou. Já o katumblo me surpreendeu, foi um sistema legal, pecou bastante nos visuais, mas mandou muito bem. :XD:

aah king pegando vaquinha né ? ( Não sei se essa expressão é usada só onde moro, então vou explicar, " pegando vaquinha  " é quando uma pessoa forte pega uma pessoa fraca para fazer tal coisa contra ela ).

Professor do MISTY ? 2 lendas vivas :c
hahahah realmente esse teu sistema ficou maravilhoso ainda mais os designers ... com certeza foi um fatality total. :T.T:

Obrigado a todos que falaram que meu sistema ficou surpreendedor, acho que no que eu mais pequei foi em nao fazer um " Plug and play " ... Tentarei algo parecido nas próximas vezes c:

e misty, é, eu realmente sou ruim com imagens, em todos os sistemas logo de inicio eu peço desculpas pelas as imagens mas neste eu esqueci x; .
Tudo vai dar certo (y(8.

Yey!

Depois verei seu sistema, katumblo. Fim de semana vou ver.
Mas de certo ficou muito bom também, tu conhece bem.
Eu pensei que nem entregaria, pois fez um tópico de retorno
esses dias, pensei que tinha dado um tempo pro maker.
Quanto ao Picture Bug Fix, no começo pensei em nem
por, mas depois iria, porém acabei esquecendo mesmo ^^'

E acho que nem tem problema o visual não, eu geralmente
faço porque imagino o layout do sistema antes de faze-lo.
Mas por ser a arena de eventos, visual não conta assim.

E sou professor de ninguém não, o Misty já sabe tudo,
só tira umas duvidazinhas. Ele que exagera. haha. :XD:

No mais, valeu pelo desafio, katumblo, o Cesar por ter
avaliado e o pessoal comentando.

  :wow: Wowwwww Viu Gerar eu sabia que tava bom, você ficava dizendo que não... Que não tava tão bom... e blá blá...
 
   É claro que estava  :grr: ow

   Parabéns! Você realmente é muito bom em sistemas!!  :*-*: Apesar de achar que são simples, eu acho seus sistemas perfeitos. Até porque eu gosto de simplicidade com qualidade.
  Parabéns!!!  :clap: :clap: :clap: