O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resultados : Gladiador King Gerar x Desafiante MayLeone

Iniciado por Zackh, 20/08/2014 às 11:58

20/08/2014 às 11:58 Última edição: 16/09/2014 às 16:16 por Cezar
[box class=windowbg2]




» APRESENTAÇÃO

Bem-vindo ao Colosseum! O duelo está marcado para o dia 07/09, onde vocês presenciarão um grande duelo entre os membros [user]King Gerar[/user] e [user]MayLeone[/user] pelo posto de Gladiador do combate eventer!

Confira as últimas palavras dos lutadores:

[box class=plainbox]
King Gerar:
"Prepare yourself!"

MayLeone:
"Não se compete para vencer, e sim para aprender"
[/box]


» DETALHES DO COMBATE

Então vamos logo ver os detalhes do combate:
Tema: Indiferente.;
Tipo: Sistema de Pet - O que deve haver no sistema:
:crm: O pet deverá aparecer no mapa, e seguir o jogador.
:crm: O pet deverá ter no mínimo uma necessidade básica (Alimentar, ir ao banheiro, dormir, etc..).
:crm: O pet obrigatoriamente deve conceder algum benefício ao jogador. (Ex: Permitir o jogador andar mais rápido, teleportar o jogador, aumetar atributos, etc..)
A criatividade usada para atender os quesitos valerá pontos na categoria de avaliação "Geral".
Prazo de Entrega: 07/09 até as 23:59.
O desafio é sem a opção de "Chamar script", o uso de códigos ou scripts (Salvo o script de correção de imagens do ace) pode remover pontos ou desclassificar o sistema.


QUE COMECE A DISPUTA!


[/box]



[box class=windowbg2]


FINAL DE DUELO


É chegados os resultados e avaliações da batalha do entre o gladiador King Gerar e a desafiante MayLeone! Ambos gladiador e desafiante se esforçaram, e foram até o fim entregando seus respectivos trabalhos, confira abaixo as críticas e avaliações e descubra o vencedor deste duelo!

Sistema de - King Gerar
http://www.4shared.com/rar/aieGIJOTba/Pet_System.html

Sistema de - MayLeone
https://www.dropbox.com/s/9goozcyoxe7kcx1/Sistema%20de%20PET.zip?dl=0






» AVALIAÇÃO DOS MESTRES

Avaliação do mestre do combate eventer:



[box2 class=titlebg title=King Gerar]
[hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/3QlYQUT.png[/hs][/box2]
[box2 class=titlebg title=Notas e avaliações]
Funcionalidade: 8/10 (-1,0 BUGS = 7) - Me bati um pouco para entender o funcionamento geral, e não consegui entender o funcionamento de todos os pets [ Consegui entender o funcionamento de cada um após abrir e estudar o sistema, só faltou informação ]. O azul me permite andar sobre o gelo, enquanto que o roxo/verde me fazem andar mais lento (?) e o vermelho aumenta minha velocidade. Achei muito bacana o modo como o menu do pet se comporta (Não estou avaliando o visual), fazendo com que ele flua muito bem e rápido. O sistema de fome não funcionou aqui [ Após abrir o sistema e estudar os códigos, vi que leva 1minuto para cada %, testei e funcionou nomralmente ] (Ou talvez leve tempo demais para o pet sentir fome), mas no geral ficou bacana, o pet segue o herói através do catterpillar do próprio ace, então não avaliei esta parte, e ao menos 2 dos pets eu vi funcionalidades neles.
BUG (-0,5) : Ao acessar o menu do pet pela primeira vez, quando o fecha o menu padrão do ace fica inacessível.
BUG (-0,5) : Ao acessar o menu do pet, o herói continua com os movimentos ativos, quanto troco entre as abas do menu do pet, meu personagem continua a se mover pelo mapa.

Estrutura, comandos e códigos: 7/10 - A estrutura geral dos códigos está muito boa, limpa e fácil de ler/modificar. O uso de comandos foi muito pobre no entanto, foram usados comandos bem simples do modo mais bruto para resolver cada questão (Os comandos básicos do RPG maker: Condição, variável e switch), então não vi nenhum código/comando que valha a pena me perder muito em avaliar. No entanto, foi uma ótima escolha o uso de variável para definir a posição das imagens, visto que isto torna a edição/personalização do sistema muito mais rápida e fácil. Vi alguns códigos obsoletos como por exemplo ativar a mesma switch 2 vezes nos eventos de escolha do pet ou o uso de loop nos eventos comuns que têm apenas o evento do loop.

Jogabilidade : 6/10 - Ao testar o sistema eu realmente me encontrei com dificuldade para entender o funcionamento geral, e para que servia cada pet. Também achei frustrante ter de reiniciar o jogo para testar os outros pets. Em geral, o que eu posso falar mais é que falta informação sobre os sistemas no jogo, e que os pets representados como um dos próprios integrantes da equipe limitam bastante o sistema e podem gerar problemas com outros sistemas. A navegação pelos sistemas é muito boa, mas faltou um pequeno "Lock" entre as transições, visto que muitas vezes querendo passar uma aba apenas, o sistema passa duas abas seguidas por causa da falta deste pequeno "Lock" entre as transições. Na mensagem de alimentar o pet muitas vezes ao tentar fechar a mensagem ela se abre novamente, o que é um bocado chato. Fora isto, é bem divertida as possiblidades que se abre de ter diversas habilidades diferentes, e se configurar para poder trocar de pet, o jogo pode ficar muito divertido precisando de um pet diferente para cada situação.

Geral : 7/10 - O sistema ficou funcional, e cai bem em determinados jogos como uma opção extra. Apesar de simples, pode proporcionar um bom diferencial no jogo dependendo da criatividade de quem vai usá-lo. No geral, ficou bem simples, sem grandes falhas, porém sem grandes surpresas também. Acredito que o criador tenha escolhido a simplicidade por questão de escolha mesmo, e não por falta de habilidade, então não tenho muitas sugestões/críticas a fazer. Enfatizo aqui em principal, o potencial de mudanças que o criador pode fazer com este sistema, no entanto estaria bem limitado em questão de compatibilidade com outros sistemas/tipos de jogo que carreguem mais players na party. Parabéns pelo sistema!
[/box2]
[box class=green]
NOTA FINAL: 6,75
[/box]



[box2 class=titlebg title=MayLeone]
[hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/CC6hf59.png[/hs][/box2]
[box2 class=titlebg title=Avaliações]
Funcionalidade: 10/10 (-0,5 BUGS = 9,5) - O sistema na verdade se trata de um jogo com diversos mini-games, e daria muitas palavras aqui falar sobre cada um deles, então vou me manter sobre o sistema de pet em si. Achei muito bacana a forma explorada e ficou muito funcional, tanto nos menus, quanto nas funções. Como não vi nenhum dos sistemas falhando, não vi motivos para tirar pontos, apenas algo que marquei como bug porque não parece natural ao sistema. (Caso não seja um bug, ainda ssim é uma pequena falha no sistema)
BUG (-0,5) : Ao sair do modo de visualização do PET, o jogador é mandado de volta a mesma posição inicial do mapa, e não á posição em que estava na útilma vez que acessou o sistema.

Estrutura, comandos e códigos: 8/10 - Excelente uso de eventos comuns para fazer cada sistema rodar quase que totalmente independente ao ativar cada switch, e a organização no geral também ficou muito boa. No entanto, houve um excesso gigantesco de uso de comandos obsoletos, como por exemplo as variáveis "Auxiliares", de valor sempre fixo. Como são valores fixos, realmente não vi necessidade de criar 3 variáveis auxiliares diferentes, com o msmo valor, sendo que a única função delas era fazer um cálculo de posicionamento (Valor fixo 100, poderia ter simplesmente usado o valor ao invés de uma variável auxiliar). As operações usadas para cada posicionamento de imagem e/ou cálculo de valores, são operações bem complicadas e extensas, poderia ter simplificado um pouco estas operações com alternativas diferentes, teria diminuído o número de comandos e também feito o sistema ser lido mais rapidamente. No evento de Definição de experiência, notei uma pequena falha de programação, que ativa a animação de "Evolução", apenas no exato level, e não em levels subsequentes, o que poderia causar um bug se por acaso o digimom ganhar 2 levels de uma só vez (Por exemplo, passasse do lv2 ao lv4 de uma só vez com o ganho de 60xp), talvez fosse melhor ativar a switch de digievolução em conjunto com o sistema de digevolução que está logo acima. O evento dos gráficos para o digimom ficou escelente, em perfeita harmonia com o evento anterior que calcula o rank do digimon, o sistema de expressões também ficou bem leve e simplificado, muito bom também. Os sistemas de Controles (Fome, saúde, sono e diversão) também ficaram muito bons separados e independentes. Porém, eu percebi que no sistema de acordar foi usado uma repetição enorme do comando esperar para fazer um cáluclo de esperar cerca de 100x900 frames (?), em um caso destes, seria muito mais simples fazer uma variavel em ciclo, que aumenta em 1 a cada 900 frames, e então quando esta variável atingisse o valor 100, quebra o ciclo e ativa o evento. Economizaria algumas linhas de programação e ficaria mais fácil de controlar o tempo. Os demais eventos de controle ficaram ok. (Não fiz uma avaliação completa dos demais sistemas dos mini-games, pois a avaliação ficaria muito extensa, mas o resultado final ficou excelente).

Jogabilidade : 9/10 - Eu sou suspeito a falar pois eu sempre adorei jogos estilo digimom/tamagoshi, porém ainda assim dando minha palavra como jogador eu achei o jogo muito divertido e fácil de jogar, mantendo um nível de desafio clássico de "pet care". A interação com o pet e necessidades variadas, mais as capacidades de evolução, batalhas e variados mini games (Múltiplas opções para xp e carisma) tornam o jogo muito mais divertido e variado, o que é excelente. Na jogabilidade no geral, minha única crítica é a relação criada com o mapeamento/posição do cursor. Como o cursor foi baseado nos tiles padrões do RPG maker (32x32), a navegação pelo sistema fica ruim por que o gráfico do sistema não foi mapeado em uma grade de 32x32, o que ocasionalmente causa de o cursor "Parecer" estar em uma posição correta e no fim das contas não estar. Como foi usado um parallax para o cenário/gráfico do sistema, acho que faltou ser mais preciso este mapeamnto para o cursor em si. Outra dica, é o gráfico do cursor, como o cursor move em quadrados de 32x32, uma seta não é o mais recomendável como cursor. Um alvo, ou algo mais quadrado do tamanho de 32x32 que aponte para o centro de si mesmo, tornaria a experiência de uso ainda melhor.

Geral : 9/10 - Cumpriu (e superou de longe) todos os desafios propostos, usou de uma forma bem mais original e diferente do que eu havia imaginado, o que certamente garantiu alguns pontos extras, já que a criatividade na criação do sistema é essencial, pode melhorar um bocado quanto á utilização dos comandos x simplificação dos mesmos. Apesar de funcionar muito bem, seus códigos ainda estão muito extensos e pesados (Principalmente levando em consideração que a engine é uma engine mais leve), então fica como dica esta simplificação. Gostei das variadas opções dadas ao jogador, isto influencia muito o fator de manter o jogador no jogo (Ninguém gosta de repetir a mesma coisa obrigatoriamente, diversificação causa mais liberdade de escolha) e a harmonia de gráficos e sistemas se casou muito bem. Parabéns pelo sistema!

[/box2]
[box class=green]
NOTA FINAL: 8,87
[/box]

» COMENTÁRIOS FINAIS DO MESTRE «

Bom, foi um desafio particularmente interessante e divertido. Conheço ambos os participantes, e sei do potencial dos dois. Já conheço o estilo de programação da MayLeone, e também do King Gerar, e eu sabia que ambos eram bem diferentes um do outro, então já estava esperando sistemas bem opostos =) . Acredito que o Gerar teve probelams com o tempo, pois me entregou um sistema um pouco abaixo do nível que conheço dele, enquanto que a may me entregou além do nível que eu esperava, o que deu um balanço bem grande de diferença na hora de avaliar. Os dois sistemas ficaram bem diferentes, porém ambos cumpriram bem o desafio e ficaram bem interessantes mesmo, (Em nota particular : O da May na verdade é um jogo completo). Estão de parabéns ambos os participantes, que mesmo com um tema difícil conseguiram cumprir e trazer sistemas bem bacanas para este desafio, por favor, postem no fórum para receber outras avaliações além das minhas, mas de mim além de tudo que eu já disse no tópico de avaliações, só deixo aqui meus parabéns!


» O GLADIADOR  «

E o grande vencedor, e Gladiador é: [user]MayLeone[/user]!

Parabéns pela conquista,  você é a nova gladiadora do combate eventer!

Veja agora os comentários da platéia sobre sua disputa!


[/box]



Nossa curti a avaliação sobre meu sistema! Concordo que tem uns comandos aí que eu poderia ter simplificado à princípio, mas irei atualizar esse sistema e vou seguir suas dicas, principalmente com relação ao cursor e ao sistema de EXP.

@Gerar: Pelo visto seu sistema ficou bem bacana, não estou no meu pc agora por isso não posso testá-lo, mas farei ainda hoje!!
E boa ideia a sua de cada PET dar um benefício pro player, eu não tinha pensando nisso.  :¬¬:

No mais, fiquei feliz com o resultado desse duelo e já estou ansiosa pro próximo.
Até mais!!

Nossa, a May não sabe brincar hauauha simplesmente criou um Tamagoshi no RPG Maker... me bateu altas nostalgias a hora que testei e achei o sistema MUITO completo, mini-games, batalhas, itens e todas essas coisas são um aperfeiçoamento do próprio Tamagoshi original.

Talvez só o que eu mudaria seriam os gráficos pra algo mais moderno, mas tipo falando do sistema em si ficou ótimo, não testei tudo pra ver se tinha bugs mas pelo que joguei não achei nenhum.

O do Gerar também ficou bom, mas ele escolheu um outro estilo, algo que eu também faria se me dessem o tema Pet pra fazer, ficou bem confuso mesmo pois falta explicações de comandos e tudo mais e por isso acho que não ficou tão bom quanto podia.

Bem legal esse duelo, tava esperando pelos resultados, sempre bom ver gigantes do RPG Maker duelando entre si, fico na torcida pra que ocorra mais duelos desse tipo, e parabenizo também o Cezar por ter escolhido um tema legal e diferente do que normalmente vemos.

Agora, palmas.  :clap:

Hual :0
Que lindo ver isso!

Adorei ver a batalha de vocês, e também me bateu uma boa nostalgia vendo o sistema da may... Acho que na verdade o que ganhou foi isso, não desconsiderando a boa lógica usada.
Não acho que o sistema do gerar tenha ficado pra uma nota "média", achei que, além de tudo, ele foi inovador.

Parabéns para o dois. E may, pretendo te desafiar, aguarde!
Abraços galera!
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Citação de: Uhtred online 16/09/2014 às 17:04
Nossa, a May não sabe brincar...

Humildade, humildade sempre huahauhauha

Testei o sistema da May, e eu vou deixar ele aqui porque eu fiquei com pena de descartar meu Tokomon. (Dei uma sorte do caramba pegar logo o tokomon <3)

O sistema do Gerar eu baixei mas ainda não testei, vou testar para ver como ficou.

Parabéns a ambos por terem entregue os trabalhos. o/

Digimon + Tamagotchi  :*-*:
Muito bons os sistemas, dessa vez realmente me surpreendi ao ver os trabalhos. Duelo de alto nível é isso aí mesmo.
Parabéns May, acho que é a primeira gladiadora desta categoria. Parabéns ao Gerar também espero poder vê-lo duelando outras vezes por aqui.

Até.

Bom, primeiramente, agradeço ao Cesar por ter perdido tempo avaliando
o meu sistema, haha. Como havia dito no primeiro desafio, minha intenção
não era virar gladiador pois mal cuido da área de pixel art >.>
Enfim, meu sistema tenho consciência que ficou bem ruim mesmo, nem
o tenho mais aliás.

Agora... May, maior apelona tu u-u
Depois vou ver teu sistema, tomara que seja no Ace mesmo, mas
de certo tá muito bom. Fico feliz ficar com o título, e se mantenha
aí que eu volto, vou querer revanche.
:grr:

Mas que duelo impressionante. Sem palavras. Não é segredo que depositava todas as minhas fichas no King Gerar e tinha plena convicção de que ele venceria com uma das mãos nas costas, mas, infinitamente surpreendentemente a MayLeone fez um sistema de dar inveja em qualquer pessoa. Simplesmente perfeito. :O_O:

Não tem o que dizer, todos aqui já falaram que foram sistemas muito bons e pá. Btw, gostaria de dar um close na dedicação deles que fizeram esse sistema só por casualidade, e não por causa de algum projeto no qual trabalham.

De maneira alguma estaria mentindo se falasse que estou aguardando ansiosamente para o próximo duelo.

Eduardogbg