O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Por que as comunidades makers não se unem?

Iniciado por Ushi, 25/10/2016 às 22:36

Olá Centro RPG Maker!

Eu não vou me apresentar pois sou um rebelde sem calças! (Ei gente! Eles está sem calças, vamos apontar e rir dele!)  :T.T:

*e-hem* Venho de um mundo paralelo onde recentemente tive um insight que parece não ter resposta... Por isso estou viajando para outras comunidades no intuito de saber a opinião popular.

Bom, em resumo...
"Percebi que, existem comunidades com 20~30 (no max.) membros ativos em cada e somando todas chega em 100~200 (sem as figurinhas repetidas) membros frequentes.
E cada comunidade deve ter seus admins e membros doadores, que pagam o host do próprio bolso.
Se todas as comunidades giram em torno do mesmo objetivo, porque não se unem numa comunidade só?"

Chega até ser uma necessidade histórica. Muitos países se formaram assim, eu acho. XD"


No lugar onde eu iniciei essas especulações, foram levantados fatores positivos e negativos dessa união, sendo:
Positivos:
-Seria mais interativo lidar com 100~200 membros ao invés do plano atual, de 20~30 membros em cada.
-Seria mais produtivo pela: junção dos objetivos e assuntos dessas comunidades, e ainda com o melhor do marketing dos CDCs (atraindo mais gente = mais visitas).
-Seria mais prático por: todos os tópicos serem postados em um só local (sem necessidade de repetições).
-Seria mais técnico: com uma enorme staff formadas por essas outras comunidades (teríamos o top do suporte) e com a soma da equipe técnica (seria um terror... para os bugs e quedas de servidor)
-Gastos em servidores reduzidos, pois seriam redirecionados á um único servidor.

-E quem sabe, abrir lotes para outras comunidades (menores) se agregarem. (Pois há comunidades que se iniciam para se especializar em uma área, sendo que poderia ser acolhida.)

Negativas:
-Formar uma nova identidade/design seria algo difícil.
-Trabalhar a empatia dos membros seria complicado.
-A SEO (Serch Engine Optimization) estaria comprometida.
-A comunidade Maker está morrendo.
-O que fazer com tópicos repetidos?

Além disso, foi falado sobre: identidade, monopólios, identidade, eu xinguei uma pessoa, identidade, mas depois a pessoa mostrou maturidade e hoje eu amo ela, identidade, sorvete com pepsi...

Enfim, hoje trago essa especulação aqui na ________________ (nome da comunidade)! Para saber o que vocês acham sobre esse tema!
Mas eae, se todas as comunidades giram em torno do mesmo objetivo, porque não se unem numa comunidade só?

Spoiler

Checklist do tópico:
-Pule a apresentação e sugestões para novos membros! (Você é um fora da lei! Repita isso!)
-Faça uma tosca e única apresentação em cada um deles! (E foco no objetivo!)
-Não se iluda com os profiles de mulheres e animes seminuas! (São todos descolados! Como lobos com casaco de lã!)
-Cole o texto pré-feito sobre aquilo que quer falar! (Atalho: alt+f4!)
-Envie para todas as comunidades ao mesmo tempo! (Para de mandar em mim! [Mas eu sou você. Oo {Ah, então é nois.}])
[close]

26/10/2016 às 03:51 #1 Última edição: 26/10/2016 às 03:52 por Kyo Panda
Eu cheguei a conferir o tópico lá na MRM, mas a discussão estava muito "acalorada", então preferi não comentar.

Para facilitar sua vida, os pontos negativos:

  • Formar uma nova identidade/design seria algo difícil.
    Você não precisa de identidade visual para algo que tem função e meta definidos. O que o site deve passar é desenvolvimento de jogos em RPG Maker. O céu azul da Mundo ou o steampunk do Centro é apenas frescura. Veja o site do RPG Maker Web, por exemplo: Os indivíduos nem trocaram o layout padrão do Invision.

  • Trabalhar a empatia dos membros seria complicado.
    Um site com regras que são aplicadas supera qualquer "complicação por empatia". Ninguém força o usuário a usar a ferramenta.

  • A SEO (Search Engine Optimization) estaria comprometida.
    O SEO de um site é diretamente ligado ao tráfego de usuários. Se todas as comunidades começassem a redirecionar para o novo fórum, em uma semana o Google dispararia a relevância para o topo.

  • A comunidade Maker está morrendo.
    kek

  • O que fazer com tópicos repetidos?
    É só criar uma seção de "Arquivo" (ex.: forumnovo.com/centro, forumnovo.com/mundo), deixar essa seção como somente leitura e os usuários que recriem qualquer tópico relevante a eles.

E mesmo com os pontos negativos desbancados eu ainda acredito que não valha a pena. O motivo? Muito trampo e o resultado é incerto. Seria uma pena se todas as equipes de todas as comunidades se juntassem, organizassem e fizessem toda a parafernália para no final haver o aumento de 10~20 usuários frequentes. E as comunidades estão de boa ao meu ver.

:ok:

Spoiler
Citação de: Ushi online 25/10/2016 às 22:36
[...] ________________ (nome da comunidade)! [...]

Mas é um zoeiro mesmo...
[close]

26/10/2016 às 11:52 #2 Última edição: 26/10/2016 às 12:10 por Caio Varalta
Cada comunidade tem sua proposta diferente. A maioria gira em torno de RPG Maker, mas não é só isso que deve ser levado em consideração.
Olhe a Aldeia e compare com a Centro; olhe a MRM e compare com a Condado; Olhe a 4tabern e compare com a Comunidade Maker.
Mesmo as mais 'próximas' (Centro, MRM, Condado) tem suas diferenças e os pequenos detalhes. Eu acho que não rola...

:ok:

Spoiler

Citação de: Ushi online 25/10/2016 às 22:36
Checklist do tópico:
-Pule a apresentação e sugestões para novos membros! (Você é um fora da lei! Repita isso!)
-Faça uma tosca e única apresentação em cada um deles! (E foco no objetivo!)
-Não se iluda com os profiles de mulheres e animes seminuas! (São todos descolados! Como lobos com casaco de lã!)
-Cole o texto pré-feito sobre aquilo que quer falar! (Atalho: alt+f4!)
-Envie para todas as comunidades ao mesmo tempo! (Para de mandar em mim! [Mas eu sou você. Oo {Ah, então é nois.}])
Mas é um zoeiro mesmo...²
[close]

26/10/2016 às 18:30 #3 Última edição: 26/10/2016 às 18:32 por Cronus
Tem gente que não gosta de quantidade de membros e sim qualidade de conteúdo e organização. Cada comunidade tem suas ideias e formas de agir, e cada pessoa tem sua preferência de lugar pra ficar de acordo com a sua personalidade.

Quanto mais membros, mais difícil de organizar. Quanto mais gente administrando, mais difícil de chegar em acordos e manter tudo funcionando. Quanto mais posts diários (especialmente coisa inútil e repetida, que em fórum de rm é abundante) menos as chances do seu conteúdo ser notado, além de ser mais difícil encontrar o conteúdo que te interessa.

Não acho que tentar juntar comunidades é uma ideia absurda, só acho que é desnecessária e difícilmente daria certo.

Afinal de contas, comunidades diferentes já existem pelo simples fato de que certas pessoas não trabalham bem juntas ou acham que poderiam fazer algo melhor ou pelo menos diferente. Se a MRM, Condado e CRM se juntassem em uma coisa só, em 1 mês surgiria outra com alguma nova proposta.

26/10/2016 às 19:27 #4 Última edição: 26/10/2016 às 19:29 por Strato
Acredito que um portal que reunisse o conteúdo dos 3 fóruns em spotlights é uma ideia melhor. Sou contra unificação dos foruns, mas acho que se pelo menos o portal de notícias fosse unificado seria super interessante.

O ponto é que coletivismo é uma ideia falida historicamente. Na pior das hipóteses, unificar os fóruns matará metade da audiência atualmente somada. Não de imediato, mas com o passar do tempo a personalidade e individualidade de um dos três foruns irá prevalecer sobre o(s) demais - não por culpa da staff, mas por causa dos membros. Nós formamos a comunidade, não a staff
Gifts: Mistyrol | [

Não acho lucro juntar a Centro RPG, que já tem uma certa ordem, uma frequência de posts úteis e produtivos, com outros fóruns que podem comprometer essa ótima característica da nossa querida comunidade.

Ao invés de tentar implantar uma ideia mal-acaba na cabeça de fundadores e adms de diferentes comunidades, seria mais proveitoso algo não radical e mais certo de um resultado. Essa coisa da "união coração de mãe" nem sempre dá certo, e acho que aquele negócio de "não custa tentar", não se aplica aqui, muita coisa está em risco.

Que tal passar a divulgar mais os fóruns? Até quem sabe, o próprio Maker, como era feito antigamente. Trazer mais pessoas a este meio por propagandas e exemplos de BONS jogos. A engine RPG Maker é mais do que fantabulosa, assim como todos aqui já namoraram muito essa engine, muitas pessoas que não conhecem ela poderiam passar por isso facilmente. Fora que assim não teria que encher o saco de todo mundo desnecessariamente.

Desculpe se escolhi palavras inadequadas aí, não estou com vontade de filtrar o que digo, já é tarde e tenho costume de dormir cedo.


You See~

Spoiler
@Kyo Panda Putz, pior que mandei o 'Search' errado pra várias comunidades. E só tu notou!
@Caio Varalta Tem que ver se essas diferenças são relevantes e se poderiam coexistir.
@Cronus Tudo que digo é pensando nas semelhanças, mas sim, o que tu diz tem validade.
@Strato Mas não seria a mesma coisa? XD Isso faria com que pessoas migrassem das comunidades para o portal. Inclusive, é um ótimo meio de sabotagem!  :malvado: -sqn (Bom, eu não.)
@Nandikki Eu acho, outras pessoas poderiam aprender com as daqui e vice-versa.
@Xandy1608 Só não entendi a parte do 'encher o saco de todo mundo'.
[close]

No geral eu entendo a acomodação dos membros.
Mas me parece que o membros não compreendem a união das staffs entre as comunidades... E eles poderiam estar trabalhando juntos, mas não o fazem porque temem a aceitação dos membros.

Dizer-me que preferem uma do que outra por identidade, conteúdo ou organização é conversa pra boi dormir.
O que importa é o quanto, cada um, se sente acolhido pela comunidade, né?
Falando em acolhimento, este pode ser o motivo de existir novas comunidades. Se não é por falta de espaço abstrato, então deve ser concreto... Lembrar que a comunidade está aberta a novos horizontes é uma boa maneira de evitar isso.

Agora, querer evitar tópicos inúteis e improdutivos é o fim da picada (é que nem querer dividir a raça pura). Isso faz parte da construção do ser, sempre acontecerá e jah aconteceu com todos.
Tenham juízo. Vou relevar isso devido a rapidez das respostas...

Tópicos inúteis sempre surgirão, os meus sempre são .-.
Mas o que citaram é que isso aumentaria sem nenhum motivo aparente. Os pontos negativos podem, sim, ser contornados, mas realmente é necessário criar os pontos negativos? Pelo que vejo, as comunidades se viram bem sozinhas, membros tem conta cá, conta lá, etc. e sempre funcionou. Com o tempo, não importa se as comunidades estivessem ou não unidas, todos se acostumariam com isso. E de toda forma, muitos problemas poderiam surgir.
Comentei também no outro tópico, e uma das coisas citadas foi falta de profissionalismo. Acho que implantar algo com grandes chances de dar errado também é anti-profissional. Os pontos negativos nem sempre serão contornados, e não sabemos quais serão todos eles. Também foi citado que logo surgiriam novos fóruns. Alguém disse que eles não seriam tão grandes, mas e se o fórum grande, unificado não agradasse a uma grande quantidade de pessoas, e estas criassem um novo fórum, logo tudo voltaria ao comunal, certo? E mesmo que não ocorresse, alguém não ia gostar da ideia, como muitos não gostaram. Então, não vejo motivos pra fazer algo tão arriscado, visto que tudo corre bem.
Ah sim, não vi pessoas sem juízo acima, todos eles tem uma experiência, inclusive maior que a minha, e não dizem coisas sem-sentido. É apenas a opinião deles.
Visto isso, posso dizer que sou contra e a favor ao mesmo tempo. Na verdade, se realmente desse certo, eu gostaria da união, mas arriscar tudo de uma forma dessas não me agrada, por isso, não concordo.

Já tinha lido esse tópico na MRM, mas preferi não comentar nada por lá... Vejo que tu tá se esforçando muito pra colocar essa ideia na cabeça da galera e ver isso acontecer hauhauh

Concordo com todos os pontos negativos citados por todos até agora...identidade, design, coordenação, tópicos repetidos, enfim, tem uma lista grande aí.

Já de ponto positivo, ao meu ver, teríamos só um que seria supostamente um aumento no número de membros ativos e consequentemente de postagens no fórum. Mas de quanto seria esse aumento? Vi que propôs essa união em outros fóruns, e a não ser a CRM, MRM e Condado, as demais comunidades são bem diferentes e não aceitaram (pelo que eu vi) a proposta. Então vejamos, vários membros da CRM/MRM/Condado participam das 3 comunidades, mas sim temos um número considerável de membros "exclusivos" em cada um desses fóruns que só participam de um ou de outro, mas olhando atentamente eu percebi que a maioria desses "exclusivos" fazem parte das staffs de cada fórum.

Creio que juntando staff e alguns membros exclusivos em um só fórum, teríamos aí um aumento de no máximo 50 membros ativos nesse suposto novo fórum, mas nem todos esses ativos são tão ativos assim e postam muita coisa. Agora o que na minha opinião ia acontecer é que teríamos um fórum com uma staff superlotada sem necessidade e aos poucos a staff ia se dissolver, provavelmente alguns membros da staff abririam uma comunidade dissidente e assim teríamos novamente mais de uma comunidade, sendo que essa nova comunidade ia arrastar mais alguns membros e adivinha? Tudo voltaria a ser como já é hoje, e além disso perderíamos a história da CRM que é bem legal ao meu ver.

Claro que é uma suposição minha, pode ser que fosse tudo lindo e funcionasse perfeitamente e teríamos uma comunidade linda e ativa com membros felizes e contentes com unicórnios e mamutes vivendo em perfeita harmonia.




Agora falando da parte prática da coisa mesmo, da minha visão que já fiz parte da staff da CRM e da MRM e conheço um pouco mais do que tu quando se fala sobre isso, pra mim o grande problema mesmo seria a falta de "dono" dessa comunidade. Veja bem, aqui na CRM quem (re)criou e quem na prática mantém o site, pagando direitinho o host todo o mês do seu bolso é o Raizen. Ele é muito identificado com a CRM e fez dele a sua casa, o seu fórum do jeito que ele e a staff queriam e aqui estamos. Na MRM eu não sei com quem fica esse papel, mas certamente tem alguém muito identificado com a MRM que faz isso, provavelmente seja o Pititia (to chutando), que vai lá e paga o host e deixa tudo bonitinho da forma como ele sempre gostou. Mesma situação provavelmente aconteça na Condado.

Nessa união, quem faria isso? Eles iriam dividir os custos? Eles seriam tão identificados com essa nova comunidade a ponto de fazer tudo que fazem pelas comunidades atuais, que era um sonho deles? Será que apareceria alguém novo assumindo a bronca toda? Não me venha com a utopia de ganhar dinheiro com doações ou sei lá eu pra pagar o host, porque isso é utopia.

Um fórum conjunto é de todo mundo, e ao mesmo tempo não é de ninguém. É bonitinho o discurso de que isso seria o melhor pro cenário maker brasileiro e etc, mas tu sabe por que as pessoas criam comunidades, gastam tempo e dinheiro com isso? Porque é o que eles sonham, eles querem fundar um site e fazer da sua maneira, claro que com a opinião da sua staff e dos caras que eles confiam, mas aquilo lá é o sonho e trabalho de um cara. Acho difícil uma comunidade conjunta atingir esse sentimento em alguém, a não ser que seja escolhido alguém lá como líder supremo e ele faça da forma que entenda ser o melhor, caso contrário a chance do fórum começar a cair por falta de pagamento, começar a cair por falta de manutenção é muito grande, e um fórum instável só geraria dissidentes fundando novas comunidades.

Eu acho que seria muito legal, seria uma mudança em um cenário que está estagnado já faz um tempinho, a criação de um novo fórum foda, diferente com mais membros e o fim das comunidades atuais seria algo interessante de se presenciar, mas é quase certo que não iria funcionar da forma como tu pensa, de se juntar todas as pessoas que usam o RPG Maker em um só lugar, pois com certeza depois de um tempo ia rolar essa separação e iríamos cair novamente na situação que estamos hoje. Acho que com o tempo isso vai acontecer, já aconteceu com a MU, com a Menace e vai acontecer com a CRM, com a MRM, um dia elas vão acabar e vai surgir novos fóruns (aliás já surgiram alguns) e vai mudar um pouco as coisas, é só dar tempo ao tempo... mas tentar forçar isso não me parece uma atitude sensata (a não ser que os adms das 3 comunidades estejam de saco cheio e paguem pra ver isso acontecer).

Acho que seria interessante a criação de um portal em conjunto, das três comunidades. Juntaria as três equipes de redação, e teríamos matérias mais frequentemente e com mais acessos, e, também, seria um passo dado e uma forma de testar (mesmo que pouco) essa ideia de união.  Mas, como esse portal seria feito? Eu não tenho a menor ideia.

27/10/2016 às 18:40 #11 Última edição: 27/10/2016 às 20:42 por King Gerar
@Manec Me expressei errado, quis dizer: 'Tenham consideração pelos outros'.

@Uhtred Sua conclusão me decepcionou, digo: É óbvio que se os donos quiserem parar de pagar o servidor ou mesmo morrerem, é o fim das comunidades. Comecei isso pensando na mortalidade. O legado começa de uma grande comunidade que gera várias outras, é o movimento...

Depois de pensar na mortalidade, pensei no custo dela. Não pra ser 'bonitinho' ou 'ser herói' ou ainda 'querer aparecer', foi por reflexão mesmo, todo o resto foi construído por aqueles que refletiram junto. Mesmo não concordando com nenhum dos pontos negativos, levantei eles.

@Nandikki Isso merece um tópico.


EDIT (King Gerar): Manere nos termos utilizados.