O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Nova Onda do RPG

Iniciado por Nandikki, 20/06/2015 às 15:51

20/06/2015 às 15:51 Última edição: 20/06/2015 às 21:47 por King Gerar



    Não importa de que estejamos falando, sempre há a moda, e a moda é passageira. O velho dá lugar pro novo, que por sua vez dá lugar pro novíssimo, tão novo que mais se parece com o velho lá atrás. Com o RPG Maker não é diferente. Acho muito importante dar destaque para as novas propostas que têm sido apresentadas a nós, propostas essas que vão de contra o que estamos acostumados, e desse modo nos permite ler, ver e sentir coisas novas.

Nada mais justo do que começarmos falando de um projeto que concorreu ao último Protótipo Premiado: - Mari – Terríveis Aventuras. O projeto dirigido por Thalles Vinicius conta com uma incrível trilha sonora original e uma história pra lá de curiosa. Claro que não estou aqui para falar da história ou da trilha do projeto, certo? Nesse caso o destaque está no estilo fofo do jogo, que apresenta personagens carismáticas, conexão direta entre jogador e história e um roteiro bizarro. 
Em Doce Sonhar você é uma garota solitária e depressiva que desde pequena vem passando por momentos ruins. As cores dos mapas, as conversas, as personagens e os sistemas entram em plena harmonia durante o jogo e fazem jus a proposta fofa do mundo criado por Falcon.

Nas palavras do autor: "Fazer um jogo pequeno é bem mais fácil e muito mais prazeroso pois você pode ter certeza que você conseguirá dar conta de tudo e até poderá "perder" um tempinho reformulando o que quiser e quando achar necessário. Sendo original nele. É justamente isso que faço com o Doce Sonhar, eu consigo editar coisas simples como Save/Load, fazer scripts nada complexos como editar o Menu e fazer o personagem piscar e isso vai deixando o jogo cada vez mais detalhado. Isso não quer dizer que o jogo é bom, mas causa uma apreciação alheia pelo capricho e originalidade da ideia nesta engine."

Stick Story (em desenvolvimento por Achive) também tem uma proposta diferente. Com linhas bem definidas e com pouco mais de duas cores, os mapas do projeto realmente são diferentes da maioria dos projetos que podemos ver comunidade a fora. A proposta humorística também deve ser relevada, com uma história bem curta o objetivo do jogador é ir atrás de uma criatura colorida que apareceu no vilarejo de Stick City. 
"Existem inúmeros jogos deste tipo e cada dia mais vão surgindo, o bom é que nós makerianos conseguimos quebrar a barreira do gênero no rpg maker e assim implantar até mesmo por exemplo sistemas de plataformas. No Brasil porém o que supera é o padrão, não que os de fora também não façam nesse estilo mas os que vejo aqui parecem não dar conta nem disto."  Disse FelipeFalcon, autor de Doce Sonhar e Administrador da Condado Braveheart.

Não posso encerrar a matéria sem dar parabéns aos autores dos projetos citados e sem dizer que esses são três dentre muitos outros com propostas interessantes. É bom ceder espaço ao novo, pois dessa forma aprenderemos mais e evoluiremos mais. Visitem os projetos para tirarem suas próprias conclusões, garanto-lhes que gostarão.

Matéria bem interessante essa, fala sobre as novas propostas que estamos recebendo, os autores estão de parabéns  :clap:



Meu caro, com vai!

De fato não se faz mais RPG como antigamente: se faz diferente e porque não dizer, muitas vezes melhor!

Dei uma verificada nos projetos e de fato eles são diferenciados, originais e isso é muito legal: usar e abusar da criatividade!

É lógico que eu gosto quando fazem jogos inspirados em séries históricas, tipo FF, mas quando o desenvolvedor se arrisca e sai do trivial, acaba fazendo gols de placa!

Parabéns pela matéria. Grande abraço!

Matéria interessante até, mas devo dar os parabains mesmo é ao Achive, que fez esta coisa LINDA que é o Stick Story. Se alguém vir aqui e disser algo sobre ele assim: "Ah, esse jogo é de 1950", eu mostraria a data de criação do jogo e a história dele e se ele AINDA DUVIDASSE, eu dava um soco na cara dele. eu daria o jogo para ele mesmo jogar. :XD:

Hasta la vista, baby! :cool:

E farei ele bem-feito, prometo!
Mais informações vindo em breve, quando eu tiver tempo para falar sobre.