O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Propaganda é a Alma do Negócio

Iniciado por Nandikki, 05/07/2015 às 00:10

Cara, admito que estava sentindo falta desses posts na crm, ver um pouco de movimento é bem empolgante, mas chega disso rsrs.

Concordo com tudo que disse, e faria até um adicional, a força de vontade para fazer tudo isso se tornar real, isso separa os que foram dos que ficaram, até porque na teoria é tudo maravilhoso mas difícil é a prática, a realidade batendo na sua cara e esfregando a frase "você demorará anos para concretizar isso."

:.x.: Saudações Azulinas.

Ótima matéria, ser você pretende divulgar algo sem gastar dinheiro (como um projeto sem fins lucrativos) basta usar o facebook e outras midias, mas para um projeto comercial a história já é outra, envolve dinheiro para pagar a propaganda em sites e redes sociais.
Há empresas que gastam muito mais em propaganda do que o próprio valor de desenvolvimento do produto.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Excelente matéria cara, parabéns  :clap:
"Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."


Outra ótima matéria. É sempre bom ter um debate rolando.
Parabens.

Ótima matéria, cara.

E realmente uma boa divulgação muda bastante as coisas, já vi projetos em que o autor não se preocupou muito em arrumar o tópico e fazer uma divulgação e por isso era um tópico bem parado e esquecido e que realmente o jogo não chamava a atenção, baixei por curiosidade e gostei bastante, certamente se o autor tivesse um pouco mais de capricho na divulgação e em deixar o tópico bem apresentado, mais pessoas iam baixar e jogar e apoiar a continuação do projeto.

Legal o exemplo do Inkey, posso dizer que eu não fui muito atrás para divulgar ele pra fora das comunidades makers, até não era muito o meu objetivo... mas sempre tentei fazer um bom trabalho em divulgar ele entre as comunidades makers, fazendo assinaturas e imagens de propaganda e deixar o tópico bonito e participar de premiações e etc, aquelas besteiras que não fazem o seu jogo melhor, mas certamente atraem mais público, o que consequentemente gera um apoio maior ao criador e tudo isso leva ao aumento da motivação do criador em finalizar o projeto.

Hoje boa parte do que se encontra do Inkey pela internet foi divulgado por outras pessoas que jogaram e gostaram, e também uma coisa que contribuiu bastante pra esses resultados no Google foi a parceria com a Jogos Indie e o review que fizeram do jogo, aquilo passou pra diversos outros sites e aumentou o número de resultados na pesquisa do Google.  :XD:

Sem querer cheguei até aqui (na verdade, me chamou atenção a sua assinatura, Nandikki, e eu quis conferir).

De grande valia essa série de tópicos. Destaco esse último porque realmente, o público do jogo é fundamental. Não há público se não houver a divulgação necessária, e esta só acontece se houver empenho e dedicação por parte do criador.

Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 00:10


Dependendo do seu tempo na comunidade você pode lembrar do projeto Boleiros. O que poucos sabem é que o projeto teve mais de 15 mil visualizações nos três primeiros dias depois de postado, e que arrastou em média 200 visitantes únicos por dia durante o período que permaneceu ativo. Não o bastante, o projeto foi suficiente para fazer as pessoas se cadastrarem no fórum apenas para acompanharem ou comentarem o tópico. É inegável dizer que MakerOusado (autor de Boleiros) quadruplicou os acessos diários da comunidade com apenas um tópico (volto a destacar: durante o período que permaneceu ativo). Mas como ele conseguiu tal façanha?

A última dica. Posso afirmar com todas as letras que MakerOusado usou e abusou da última dica desta matéria. Pesquise no Google por Boleiros - Become a Legend, se duvidar. Tem lotes de fotos do projeto dele. MakerOusado divulgou seu projeto em todo lugar onde havia um rabo de saia, e os simpatizantes do projeto também divulgaram, e assim houve uma avalanche. O projeto se popularizou.

Fico lisonjeado com a citação.  :*-*: :*-*:

Na época do projeto Os Boleiros, eu (MakerOusado) era administrador, e fundador, de duas grandes páginas de futebol no facebook, como também criador de conteúdo em outras três. Dessas últimas eu cito a antiga Neimar, que inspirou o projeto. Somando os curtidores de todas as páginas mencionadas, acredito que chegava próximo de 200 mil pessoas.

Depois de ter as primeiras ideias sobre o jogo e desenvolvê-las, comecei a trabalhar com elas no RPG Maker XP. Não muito tempo depois eu criei o tópico do projeto aqui no fórum, me preocupei em deixar tudo bonito e organizado, já com o intuito de divulgar nas páginas também, e foi o que fiz... Criei imagens pra publicar nas páginas, com um link na descrição que redirecionava aqui para o Centro RPG Maker... Queria ter várias pessoas acompanhando principalmente pra ter uma noção de "é uma ideia boa ou não?" "vai valer a pena o trabalho? alguém vai se interessar pelo meu jogo?" "de que forma posso melhorar"e etc.

Vendo por esse lado parece ser simples: oras, divulgando um projeto pra 200 mil pessoas é claro que vai ter muita repercussão. A questãpro é a ter esse público enorme no facebook eu tive que começar do zero, e as dicas que você publicou aqui eu utilizei nesse processo... Por muito, mas muuuuito tempo criando um bom conteúdo, socializando, divulgando em outros lugares, pedindo aos amigos (um a um) pra dar aquela força, compartilhando a página e o conteúdo a todo momento, ouvindo os seguidores e principalmente gostando do que eu fazia, eu cheguei ali...  Aliás, quando se faz aquilo que se gosta, sua vontade supera qualquer cansaço ou dificuldade. :ok:

Citação de: 1fusinato online 19/09/2016 às 02:20
Sem querer cheguei até aqui (na verdade, me chamou atenção a sua assinatura, Nandikki, e eu quis conferir).

De grande valia essa série de tópicos. Destaco esse último porque realmente, o público do jogo é fundamental. Não há público se não houver a divulgação necessária, e esta só acontece se houver empenho e dedicação por parte do criador.

Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 00:10


Dependendo do seu tempo na comunidade você pode lembrar do projeto Boleiros. O que poucos sabem é que o projeto teve mais de 15 mil visualizações nos três primeiros dias depois de postado, e que arrastou em média 200 visitantes únicos por dia durante o período que permaneceu ativo. Não o bastante, o projeto foi suficiente para fazer as pessoas se cadastrarem no fórum apenas para acompanharem ou comentarem o tópico. É inegável dizer que MakerOusado (autor de Boleiros) quadruplicou os acessos diários da comunidade com apenas um tópico (volto a destacar: durante o período que permaneceu ativo). Mas como ele conseguiu tal façanha?

A última dica. Posso afirmar com todas as letras que MakerOusado usou e abusou da última dica desta matéria. Pesquise no Google por Boleiros - Become a Legend, se duvidar. Tem lotes de fotos do projeto dele. MakerOusado divulgou seu projeto em todo lugar onde havia um rabo de saia, e os simpatizantes do projeto também divulgaram, e assim houve uma avalanche. O projeto se popularizou.

Fico lisonjeado com a citação.  :*-*: :*-*:

Na época do projeto Os Boleiros, eu (MakerOusado) era administrador, e fundador, de duas grandes páginas de futebol no facebook, como também criador de conteúdo em outras três. Dessas últimas eu cito a antiga Neimar, que inspirou o projeto. Somando os curtidores de todas as páginas mencionadas, acredito que chegava próximo de 200 mil pessoas.

Depois de ter as primeiras ideias sobre o jogo e desenvolvê-las, comecei a trabalhar com elas no RPG Maker XP. Não muito tempo depois eu criei o tópico do projeto aqui no fórum, me preocupei em deixar tudo bonito e organizado, já com o intuito de divulgar nas páginas também, e foi o que fiz... Criei imagens pra publicar nas páginas, com um link na descrição que redirecionava aqui para o Centro RPG Maker... Queria ter várias pessoas acompanhando principalmente pra ter uma noção de "é uma ideia boa ou não?" "vai valer a pena o trabalho? alguém vai se interessar pelo meu jogo?" "de que forma posso melhorar"e etc.

Vendo por esse lado parece ser simples: oras, divulgando um projeto pra 200 mil pessoas é claro que vai ter muita repercussão. A questãpro é a ter esse público enorme no facebook eu tive que começar do zero, e as dicas que você publicou aqui eu utilizei nesse processo... Por muito, mas muuuuito tempo criando um bom conteúdo, socializando, divulgando em outros lugares, pedindo aos amigos (um a um) pra dar aquela força, compartilhando a página e o conteúdo a todo momento, ouvindo os seguidores e principalmente gostando do que eu fazia, eu cheguei ali...  Aliás, quando se faz aquilo que se gosta, sua vontade supera qualquer cansaço ou dificuldade. :ok:

MakerOusado, voltei para a comunidade um dia após seu comentário, que coincidência. É uma honra ser respondido numa matéria pelo próprio homenageado dela. Fico muito feliz por ter gostado da matéria!