O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Watch_Cats

Iniciado por Strato, 08/05/2016 às 15:11

08/05/2016 às 15:11 Última edição: 22/05/2016 às 02:05 por Strato
"Yes,hack 'em all!"



[hs width=338 height=64]http://i.imgur.com/hggVQCQ.png[/hs]
Produtora: Hangar ß (Strato)
Plataformas: PC
Gênero: Adventure, Puzzle
Idiomas: Português, Inglês
Site: Tumblr




Introdução:

Watch_Cats é um 'adventure-puzzle game' que põem em ação um grupo de hackers com um senso de justiça incomum, podendo ser interpretada suas atitudes como anti-heroicas, principalmente pela invasão de privacidade promovida por este grupo.
O jogo tem como foco a resolução de puzzles integrados à narrativa, prezando mecânicas mínimas e interessantes para que o todo tenha eficiência. A ideia é propor um gameplay responsivo, sofisticado e natural. A forma que encontrei disso acontecer é baseando todo sistema do jogo em recompensas - o jogador é bonificado de acordo com seu real desempenho -, e não por um progresso pré-definido ou relativista.
O projeto foi idealizado há muito tempo, porém, apenas nos últimos meses começou a ganhar vida e, mesmo tendo praticamente 100% de tudo já idealizado tem tomado bem mais tempo para produzir do que o esperado, achei melhor apresentar no que tenho trabalhado para ter uma visão mais ampla do projeto. Então pode considerar aspectos dele ainda em fase de WIP
Ps: Já adiantando que apesar dos recursos do projeto serem praticamente 100% originais, WC será um jogo free (grátis)

[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/5V36OE2.png[/hs]-[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/iaOx96H.png[/hs]




Mecânica:

O jogo funciona em mundo aberto (open world) com a mecânica similar ao RPG eletrônico - como tal haverão lugares e pessoas para interagir. Um diferencial é que não haverá linearidade de enredo ou gameplay. O enredo funciona como "fragmentos" dentro de cada capítulo do jogo. E cada missão significa um destes fragmentos que se interconectarão de alguma forma, não importando a ordem no qual são coletados. Podendo criar interpretações e linhas de raciocínios diferentes se realizados com certa aleatoriedade.
Não existirão missões extras, secundárias ou paralelas. Todas as missões do jogo são missões principais! Por mais que a rítmica delas se distinguem. O jogador será "questionado" pelas missões que ele deixar para trás pois uma parte da história será perdida, limitando ramificações e criando "finais de lacunas".
Toda essa mecânica será destrinchada melhor nos itens à seguir o/

[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/stMAmTN.png[/hs]-[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/gTdyXvd.png[/hs]




Apps:


O jogo possui no total de apenas 3 sistemas que são compreendido através de Apps. Eles integram os demais aspectos de jogabilidade em Watch_Cats, e que tecnicamente funcionam em tempo real - assim como acontece na vida real. Notificações serão recebidas como: mensagens de texto, atualização da agenda, novas localidades, usuários ativos na área, backup e outros.
Eles serão apresentados abaixo individualmente e por ordem de importância:

ADSL Social Link:

O primeiro e principal app do jogo. À principio, ele é o que parece mas não funciona como parece. O ADSL Social Link representa um vinculo que o jogador terá com outros personagens (bem similar a um sistema de afinidade). Mas ele não funciona com esse propósito. Sua função real é de mapa, nele ficarão mapeados os personagens antigos e novos, com informações relevantes ao progresso do jogo e demais informações que serão atualizadas de acordo com a porcentagem de cada um deles.
Como dito, cada personagem possui uma porcentagem que representa o número de "missões" que o jogador completa para cada um deles. Mas nem toda missão é formal, responder uma mensagem, ajudá-lo esporadicamente e etc, também contam na porcentagem. Conceitualmente é desta forma que se progride em Watch_Cats, gerenciando essa "agenda" com auxilio dos sistemas automatizados em tempo real.

[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/V5RqB55.png[/hs]-[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/HMSQoG2.png[/hs]

Whisker Search(Hackeamento):

Esse é o app que dá função ao jogo; o segundo ícone. Sua função é escanear e localizar sinais de Bluetooth ativos próximos ao local que o jogador estiver (o ícone recebe notificação toda vez que surgem usuários ativos). Localizando um usuário será possível hackeá-lo, iniciando um puzzle que deve ser vencido para obter o data do aparelho alheio. Esse data só pode ser acessado/estudado em um PC(em casa, lanhouses...) e funciona basicamente como "moeda" que pode ser trocado por progresso indireto do jogo. Seu conteúdo poderá ser explicito, enigmático ou inocente e trazer revelações que poderão ser usadas em algum momento do jogo. Ter esses datas em mãos poderá ser de grande ajuda, mas lembrando que descriptografar e fazer - ou não - uso destas informações ficará à critério do jogador.

[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/AM9m4RR.png[/hs]-[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/Wxdv4Oe.png[/hs]

S'up Messenger:

Esse app é um sistema de conversas e mensagens que funciona com autoresponder (ao ler uma mensagem ela é respondida automaticamente dando continuidade a conversa). Além também de dispor de algumas opções de resposta dependendo da conversa. Esse é o mais bobo menos complexo dos três sistemas - mas está longe de ser inútil -, ele será responsável por marcar encontros, atividades e etc. Ignorar ele poderá causar desfalques de diferentes níveis na história!

[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/8UWydzD.png[/hs]-[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/2MunG5r.png[/hs]

Backup:
O quarto app faz backup de segurança do celular... Mentira, serve basicamente para salvar o progresso do jogo - dispensando completamente qualquer necessidade de save point.

*sem imagem, nem é tão importante assim


More:
O quinto e último app é um multifunção que traz as opções de: exit game, load game e o wide world map.
**sem imagem, nem é tão importante assim




Puzzles:

Apesar do adventure, são os puzzles que dão sentido ao jogo pois se tratam do hackeamento propriamente dito - e de toda a premissa. Todo puzzle advém de um hackeamento e vice-versa. E também é fato que todo puzzle está relacionado a história, de forma flexível e condizente com a curva de aprendizado e da situação que o jogador estiver no jogo (Ex: se estiver num momento cômico, o puzzle será comigo; se serio, o puzzle será tenso...e assim segue a lógica), que corresponde a ciclos.
O gameplay aqui será completamente diferente do mundo externo, controlaremos um gato conhecido como "o gato que tudo espia" e existirão foes(inimigos), power ups(poderes) e níveis de dificuldade. Além de um enredo próprio! O mundo virtual tem suas próprias leis, regras, crenças, filosofias e personagens. Ex: 'the bug' e 'the antivirus' são algumas das autoridades deste mundo(dentre outras). O enredo do mundo externo e do mundo virtual se entrelaçam de alguma forma; acredito que isso dará um fator diferencial para que os puzzles não fiquem vazios ou chatos.
Naturalmente, haverão tipos de puzzle, e nem todos eles acontecem algum conflito, outros são meros quebra-cabeças e jogos de lógica.; ou uma mistura deles. Só não haverá como saber qual o tipo de puzzle que virá ao iniciar um hackeamento, eles possuem um tipo de aleatoriedade.

[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/z1L1Ilp.png[/hs]-[hs width=380 height=244]http://i.imgur.com/O4lHaDZ.png[/hs]




Recompensas:

Conforme dito na introdução, o jogo todo é baseado em recompensas pelo fato de que tudo está relacionado a trama principal. Então há um incentivo para que ela seja feita. Como a linearidade foi dispensada, essas recompensas servirão para indicar se o jogador está no caminho certo pois serão realistas. Ex: se apenas 50% do jogo for concluído, apenas 50% do conteúdo poderá ser entregue, inclusive o próprio enredo que inclui fatos, cutscenes, diálogos, cenas e etc. O que for deixado para trás ficará para trás, e só será possível resgatar um dos 3 "finais" do jogo.  Simples, direto e necessário. Os sistemas do jogo estão sendo construidos para dar total suporte ao jogador, mas a caça ao tesouro fica por conta dele, o que for ignorado naturalmente criará uma lacuna.
Abaixo, exemplos de aplicação deste conceito:

» 50% jogo completado: Fim da primeira parte do jogo, tela de créditos, sem cutscenes ou diálogos de desfecho. Se 50% do jogo for deixado para trás ele acaba aqui, mesma regra vale para os 3 finais abaixo:
» 62,5% jogo completado: Final simples, desfecho resumido/poucas conclusões.
» 75% jogo completado: Final médio, desfecho mais detalhado porém carente de revelações.
» 87,5% jogo completado: Final avançado, desfecho digno de revelações.
» 100% jogo completado: Simplesmente tudo que se tem direito.


A mesma regra acima vale para os personagens registrados no ADSL Social Link, a porcentagem de missões refletirá no número de aparições deles na história. Ex: se apenas 26% das missões de Karolina forem completadas, ela só aparecerá em 26% das cenas, diálogos, cutscenes e etc. E obviamente que a não realização de missões causará desfalques na história pois só existe uma trama. Tornando impossível a compleição do jogo, mas dando a chance para o jogador resgatar um dos três finais. Essa regra se aplica à tudo no jogo, basicamente.
Se oportunidades de hackeamentos forem deixadas para trás, a história no mundo virtual não será concluída e não poderá se conectar perfeitamente com a história do mundo exterior, criando outro tipo de lacuna. Vale lembrar: gotta hack 'em all!!
**Quando o projeto estiver mais avançado faço uma lista decente, ilustrando como calcular o saldo de ganhos e perdas.





Mídia:

Cutscenes:

São apresentadas ao final de cada capitulo como uma forma de conclusão/resumão. Existirá um número fixo que poderá alternar de acordo com o que for feito no capítulo. Exemplos abaixo do formato..

Spoiler

*só para ilustrar mesmo, resta um bom trampo aqui ainda :x


"Penso, nenhum de nós aqui existiria se não fosse a internet. Ela é como uma mãe para nós. Nem mesmo você pode negar isso"


"Não me importa se são crianças. Prendam-nos. Jogue-os dentro de uma cela escura"
[close]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concept arts:

Karino:
Spoiler
[close]
Lilia:
Spoiler
[close]
Ney:
Spoiler
[close]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Soundtrack:

Algumas musicas que estou compondo para o projeto. Ainda trabalhando nelas mas acredito que transmitem a atmosfera do jogo melhor que as imagens:

[cloudset]https://soundcloud.com/starnull/sets/watch_cats-ost-working-in[/cloudset]




Download:
Indisponível :x




Finalizando:

Agradeço pela visita! Atualizações importantes serão postadas aqui. Notas e outros assuntos nem tão relevantes assim serão postadas no Tumblr do projeto
Gifts: Mistyrol | [

08/05/2016 às 21:33 #1 Última edição: 08/05/2016 às 21:35 por Star Gleen
Muito interessante! Watch_Cats, kkk, alguma referência a um certo jogo da Ubisoft? Brincadeiras a parte.

Gostei bastante! Achei a proposta muito interessante e o jogo lindo graficamente falando, sério curti muito seu trabalho nessa parte! Tem meu apoio, precisando, estou as ordens! Parabéns pelo grande trabalho, sorte com o projeto!

Disponha


Olha só, que projeto incrível que temos por aqui, a formulação do tópico está muito bem feita e bem estruturada, gostei bastante dos sistemas de Apps também, me lembrou GTA, onde você recebe ligações as vezes para ir para tal missão, isso deixa o jogo mais dinâmico e divertido, o mesmo com o vínculo com os outros personagens, se trabalhar bem isso, vai ficar muito legal.
Fora isso gostei muito da parte gráfica e 100% original não é para qualquer um, só por isso o projeto já merece um grande destaque, e nem preciso falar que gostei das músicas né, ficaram muito bem feitas e combinou com o estilo do jogo, você soube trabalhar muito bem cada parte do projeto, por isso volto a dizer, tem um projeto incrível em mãos, estarei acompanhando as atualizações, continue com o ótimo trabalho cara, se precisar de algo é só falar!

Abraços do Lyca!  :ok:
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Pelo menos não vai ser Bug_Cats, se é que me entendem aehuaehuae
Enfim, tá aí um projeto que vai pro meu desktop e não vai sair de lá.
Lhe desejo muita boa sorte com o desenvolvimento. O trabalho apresentado aí está ótimo.
Parabéns mesmo, cara! Qualquer coisa tamos aí o/

Citação de: Star Gleen online 08/05/2016 às 21:33
Muito interessante! Watch_Cats, kkk, alguma referência a um certo jogo da Ubisoft? Brincadeiras a parte.

Gostei bastante! Achei a proposta muito interessante e o jogo lindo graficamente falando, sério curti muito seu trabalho nessa parte! Tem meu apoio, precisando, estou as ordens! Parabéns pelo grande trabalho, sorte com o projeto!

Disponha
Futuro concorrente kkk Na verdade é o termo correto para o projeto mesmo hehe

Agradeço pelo apoio, os trabalhos que você tem feito tem ajudado de alguma forma tb

Citação de: Lycanimus online 09/05/2016 às 14:35
Olha só, que projeto incrível que temos por aqui, a formulação do tópico está muito bem feita e bem estruturada, gostei bastante dos sistemas de Apps também, me lembrou GTA, onde você recebe ligações as vezes para ir para tal missão, isso deixa o jogo mais dinâmico e divertido, o mesmo com o vínculo com os outros personagens, se trabalhar bem isso, vai ficar muito legal.
Fora isso gostei muito da parte gráfica e 100% original não é para qualquer um, só por isso o projeto já merece um grande destaque, e nem preciso falar que gostei das músicas né, ficaram muito bem feitas e combinou com o estilo do jogo, você soube trabalhar muito bem cada parte do projeto, por isso volto a dizer, tem um projeto incrível em mãos, estarei acompanhando as atualizações, continue com o ótimo trabalho cara, se precisar de algo é só falar!

Abraços do Lyca!  :ok:
Esse comentário sobre GTA foi bem preciso Lyca. Essa ideia de mapa eu tirei do gta mesmo, a diferença que é um pouco mais manual hahah
Agradeço pelo comentário. E bem, a parte gráfica é toda desenhada na hora e a mão então não é um processo muito rápido mas espero não demorar muito nas atualização, e mais uma vez, obrigado! :D

Citação de: Alisson online 09/05/2016 às 15:59
Pelo menos não vai ser Bug_Cats, se é que me entendem aehuaehuae
Enfim, tá aí um projeto que vai pro meu desktop e não vai sair de lá.
Lhe desejo muita boa sorte com o desenvolvimento. O trabalho apresentado aí está ótimo.
Parabéns mesmo, cara! Qualquer coisa tamos aí o/
Por isso que estou oficializando um bug como personagem, pra ninguém reclamar depois quando ver um kkk
Bem, obrigado, vou precisar mesmo de sorte pra vencer a preguiça para não lidar com muitos bugs rsrs
Gifts: Mistyrol | [

Finalmente! xD
Já faz um bom tempo que acesso a comunidade e nunca vi um projeto seu aqui Strato. Fico muito feliz de ver esse aqui finalmente! Gráficos muito bonitos, originais e bem feitos. Sistemas novos e muito interessantes, além de uma ótima prévia da Trilha Sonora <3.

Fantástico, aguardando qualquer coisa bem aqui.  :XD:

Wow!!!

Um belo projeto sem dúvidas, e com toda essa organização e sistemas definidos e método de jogabilidade definida... me pareceu um projeto bem sólido.

Certamente é um projeto bem diferente e com uma boa ideia, curti bastante a parte dos puzzles por criar esse mundo diferente bem peculiar e que deve deixar o jogo mais divertido, lembro que em alguns RPG's antigos tinha algo desse tipo, eram puzzles que também levavam o jogador a um ambiente e contexto diferentes mas era independente da história, já o seu é tudo ligado.

Gráficos e aúdio estão sensacionais, nunca vi nada nesse estilo sendo feito no RPG Maker, uma mistura de PA com desenhos e coisas isométricas, que no final combinaram totalmente e deram essa cara de que nem parece ser feito na engine.

Não sei como vai fazer pra funcionar essa coisa de % de cenas com outros personagens durante o jogo, o maior complicador é que se pode chegar até o final mesmo sem completar totalmente o jogo, e todas essas porcentagens e com vários personagens certamente vai te dar um nó na cabeça, sei disso pois já criei uma VN onde as % eram apenas imagens de CG e mesmo assim tinha horas (normalmente quando ficava algum tempo sem trabalhar no projeto) que eu me perdia e tinha que revisar todos eventos e variáveis pra ver onde tinha parado. Seja precavido e tenha sempre o bloco de notas aberto pra anotar tudo o que faz e aonde.

E claro, gráficos originais e músicas originais sempre vai ser perigoso, e sempre digo isso porque é o que mais acontece e o que mais se vê por aí, projetos maravilhosos sendo abandonados pela complicação e pelo tempo que se demanda em criar tudo do zero, mas tu já é experiente o bastante pra saber disso e deve estar ciente do que vai enfrentar.

Então boa sorte cara, aparece aí em breve com uma demo e certamente a empolgação da galera vai te impulsionar e dar forças pra te manter motivado pra terminar o projeto!

14/05/2016 às 20:37 #7 Última edição: 14/05/2016 às 20:38 por Strato
Citação de: Ven online 10/05/2016 às 16:29
Finalmente! xD
Já faz um bom tempo que acesso a comunidade e nunca vi um projeto seu aqui Strato. Fico muito feliz de ver esse aqui finalmente! Gráficos muito bonitos, originais e bem feitos. Sistemas novos e muito interessantes, além de uma ótima prévia da Trilha Sonora <3.

Fantástico, aguardando qualquer coisa bem aqui.  :XD:
Opa, bom vê-lo por aqui Ven!
Porque essa é a única ideia de projeto que desenvolvi até hoje hahah
Obrigado, fico feliz que possa acompanhar :D

Citação de: Uhtred online 10/05/2016 às 16:57
Wow!!!

Um belo projeto sem dúvidas, e com toda essa organização e sistemas definidos e método de jogabilidade definida... me pareceu um projeto bem sólido.

Certamente é um projeto bem diferente e com uma boa ideia, curti bastante a parte dos puzzles por criar esse mundo diferente bem peculiar e que deve deixar o jogo mais divertido, lembro que em alguns RPG's antigos tinha algo desse tipo, eram puzzles que também levavam o jogador a um ambiente e contexto diferentes mas era independente da história, já o seu é tudo ligado.

Gráficos e aúdio estão sensacionais, nunca vi nada nesse estilo sendo feito no RPG Maker, uma mistura de PA com desenhos e coisas isométricas, que no final combinaram totalmente e deram essa cara de que nem parece ser feito na engine.

Não sei como vai fazer pra funcionar essa coisa de % de cenas com outros personagens durante o jogo, o maior complicador é que se pode chegar até o final mesmo sem completar totalmente o jogo, e todas essas porcentagens e com vários personagens certamente vai te dar um nó na cabeça, sei disso pois já criei uma VN onde as % eram apenas imagens de CG e mesmo assim tinha horas (normalmente quando ficava algum tempo sem trabalhar no projeto) que eu me perdia e tinha que revisar todos eventos e variáveis pra ver onde tinha parado. Seja precavido e tenha sempre o bloco de notas aberto pra anotar tudo o que faz e aonde.

E claro, gráficos originais e músicas originais sempre vai ser perigoso, e sempre digo isso porque é o que mais acontece e o que mais se vê por aí, projetos maravilhosos sendo abandonados pela complicação e pelo tempo que se demanda em criar tudo do zero, mas tu já é experiente o bastante pra saber disso e deve estar ciente do que vai enfrentar.

Então boa sorte cara, aparece aí em breve com uma demo e certamente a empolgação da galera vai te impulsionar e dar forças pra te manter motivado pra terminar o projeto!
Obrigado pela dica Uht é ainda mais importante para mim vindo de quem já programou essas joças e demais complicações. Fico preocupado para não embananar essas coisas mesmo tentando simplificar ao máximo. Bem, o fato de você ter sobrevivido e completado o projeto já me motiva bastante haha
Pretendo trazer a demo com o primeiro capítulo pronto o/




Inaugurei o Tumblr do projeto para aproveitar a ocasião, vou mexendo lá com o tempo


https://watchcats-project.tumblr.com/

Vlw gente!
Gifts: Mistyrol | [

A primeira coisa que me veio à cabeça como referência também foi Watch Dogs kkk

Bom, parece um projeto bem maneiro e muito bem feito, Strato. Mesmo não aparentando
ser um jogo de gameplay longa, dá uma impressão de ser complicado trabalhar nele devido
à esses apps como o Uht bem mencionou.
E finalmente tu vai usar essa guria de cabelo azul, eu amei a arte dela, vai ser minha waifu
Aprendi a apreciar muito artes em pixel art, então é mais um motivo pra esse projeto ter meu
agrado.

No mais, muito bom e boa sorte com o desenvolvimento!


Incrível cara! Boa sorte no seu projeto! Espero joga-lo um dia!  :clap:
ᚨᛚᚠᚨ

Vlw gente pelos comentários, a demo sai na parte de baixo desse ano o/

@King Gerar
Haha então essa é a única, waifus dão muito trabalho e vai ter para todos os gostos tb
Also, concordo nisso tb, e por mais simples que a art possa ser não consigo negar antes de conferir
Gifts: Mistyrol | [

Já tenho waifu, cumpanhêru.(Pitou-neko-chan).
O jogo tá muito bonito, e interessante.
Gotta Catch Hack 'em all!!!!
Mal posso esperar para jogar essa obra de arte.

Uau, realmente esplêndido! (Palavras antiquadas?) Só de ver isso já fiquei animado. O fator replay, as concept arts e os conceitos de jogabilidade, tudo muito interessante. Imagino que por tudo que foi descrito, vai levar um tempão pra ser concluído, mas eu vou esperar. Espero poder jogar logo e boa sorte com esse lindo projeto!  :ok:
Spoiler
[close]
"O desespero, o ódio, as perdas...isso é que faz do mundo lindo!"


Projetos em desenvolvimento:



Apoio:



Seu projeto foi elaborado bem e, como jogador, espero jogá-lo e avaliá-lo para postar no fórum da minha equipe, TabernaRPG.
Acho que senti um pouco de influência da Ubisoft aí no meio kkkkk E achei um pouco parecido com GTA, mas e daí? O jogo vai ser bom!
Que o seu projeto venha seguir em frente,
   Frog.
[size=10]Quer encontrar plugins, scripts ou recursos?[/size]