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OpenGL /04 - Convenções para os Nomes das Funções

Iniciado por Makers, 29/01/2015 às 18:35

OpenGL / 04 -  Convenções para os Nomes das Funções
Matéria por: Isabel Harb Manssour


Todos os nomes das funções OpenGL seguem uma convenção que indica de qual biblioteca a função faz parte e, freqüentemente, quantos e que tipos de argumentos a função tem. Todas as funções possuem uma raiz que representa os comandos OpenGL que correspondem às funções. Por exemplo, a função glColor3f possui Color como raiz. O prefixo gl representa a biblioteca gl, e o sufixo 3f significa que a função possui três valores de ponto flutuante como parâmetro. Resumindo, todas as funções OpenGL possuem o seguinte formato:

<PrefixoBiblioteca> <ComandoRaiz> <ContadorArgumentosOpcional> <TipoArgumentosOpcional>

Variações da função do exemplo anterior, glColor3f, podem receber três valores inteiros como parâmetro (glColor3i), três doubles (glColor3d) e assim por diante. Algumas versões da glColor também recebem quatro argumentos. Neste caso, um dos argumentos é usado para especificar o componente alfa (transparência). Esta convenção de adicionar o número e o tipo dos argumentos facilita a memorização da lista de argumentos.
Prazer, Terror dos Modinha