O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Dúvida] Ajude um leigo em RPGM (Sistemas/Linguagem).

Iniciado por 99Ramosrj, 21/03/2017 às 04:23

21/03/2017 às 04:23 Última edição: 21/03/2017 às 04:25 por 99Ramosrj
Bom, por onde começar......
Sou novo no cenário de desenvolvimento de jogos, usei por um tempo a ferramenta C² e quero migrar para o RPGM, faz mais meu estilo. Porém me deparei com algumas dúvidas que preciso que sejam sanadas.

1° - Oque são "sistemas" (XAS,SAS,ABS), vejo muitos tutoriais falando deles, e gostaria de saber oque realmente são e qual impactante eles são em um desenvolvimento de um jogo. OBS: Existem mais sistemas?.

2° - Qual RPGM vocês me recomendam o mais novo ou uma versão anterior?

3° - Qual(ais) a linguagem usada para programar no RPGM?

4° - Alguma dica para um novato nessa ferramenta?

Obrigado!

Primeiramente, seja bem-vindo, Ramos!

Citação de: 99Ramosrj online 21/03/2017 às 04:23
1° - Oque são "sistemas" (XAS,SAS,ABS), vejo muitos tutoriais falando deles, e gostaria de saber oque realmente são e qual impactante eles são em um desenvolvimento de um jogo. OBS: Existem mais sistemas?.
Os sistemas representados por essas siglas que citou são sistemas de batalha. ABS é um termo usado para freios denominar sistemas de batalha ativos, que acontecem na mesma tela em que há a exploração e não existem turnos. SAS (Sapphire Action System) e  XAS (Xiderowg Action System) são modelos desse sistema de batalha, desenvolvidos por autores diferentes, portanto, mesmo sendo a mesma espécie de sistema de batalha, possuem suas disparidades. Existem algumas outras siglas, principalmente para batalha, como SBS para batalha lateral e TBS para batalha tática, além de infindos outros termos para jogos em geral.

Citação de: 99Ramosrj online 21/03/2017 às 04:23
2° - Qual RPGM vocês me recomendam o mais novo ou uma versão anterior?
Recomendo o VX Ace. Não é o mais recente, todavia, ao menos aqui, o suporte a ele é bem maior. Tem mais gente usando, assim fica mais fácil solucionar possíveis dúvidas e problemas. Além de haver mais recursos prontos. O programa também é bem acolhedor a novatos, há uma tradução boa, e não corre risco de sofrer mudanças drásticas, como é o caso do MV.

Citação de: 99Ramosrj online 21/03/2017 às 04:23
3° - Qual(ais) a linguagem usada para programar no RPGM?
As que possuem campo para programação até a VX Ace, Ruby. A mais recente, MV, é Javascript.

Citação de: 99Ramosrj online 21/03/2017 às 04:23
4° - Alguma dica para um novato nessa ferramenta?
Fuce, teste e descubra até tua mão dar câimbra.

Apesar de não gostar nem do VX e nem do ACE eu vou concordar com o King, não use o MV, use o ACE, em todo caso, o Ace é bem melhor que o VX.

Obs.: Eu falaria para usar o RMXP, mas muitos sistemas dele ficaram sem suporte e sem atualizações e melhorias e se disserem para usar o Rm2k ou 2k3, digo, não use, jogos feitos nele provavelmente não rodaram no Windows 10.

Boa sorte.