O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Recursos do MV no VX Ace

Iniciado por yzarck, 21/04/2017 às 15:25

Pessoal, tem como usar personagens feitos no gerador do MV no VX Ace? Tem como usar battles tb? Como faço isso??

Sem adaptar, não. Os recursos do MV são criados em uma grade de 48x48 pixels, enquanto os do Ace são em 32x32. Se você fala dos battlers dos personagens, o mesmo se aplica. Você pode tentar adaptar as imagens em qualquer editor.

Blz corvo. Só diminuir o tamanho já dá certo? Qual melhor editor pra usar?

21/04/2017 às 16:30 #3 Última edição: 21/04/2017 às 17:24 por Corvo
Ignore tudo isto e passe para o comentário abaixo.  :facepalm:

"Dar certo em partes. Por exemplo, a imagem vai ficar enquadrada no maker, mas no momento em que você reduzir o tamanho, vai distorcer tudo. O ideal e pixelar novamente os sprites no tamanho certo, e você pode usar a imagem distorcida como template. Mas dá um trabalhinho, como pode imaginar. Eu sei que existe um script pro Ace que permite o uso de sprites do XP, talvez se você conseguir editá-lo, possa adaptar para imagens do MV. Sobre o editor, use o que você conhecer melhor.

Veja um exemplo de charset do MV adaptado porcamente (só alterando o tamanho da imagem) para o Vx/Ace:

Spoiler
[close]

Isso já está estranho. Se fossem personagens, estava pior."

Os chars do MV funcionam perfeitamente no VXAce, embora por serem em 48x48px o tile, eles serão bem maiores que a grid do VXAce que é 32x32px o tile. O maker aceita chars de qualquer tamanho desde que eles possuam proporções que se dividam em 3 na horizontal e 4 na vertical (12 e 8 respectivamente para os templates com 8 chars).
Já os tiles realmente não tem escapatória, é preciso convertê-los para as dimensões do VXAce. O mesmo vale para os chars que certamente você irá querer deixar em um tamanho que corresponda a grid da engine.
Fazer a conversão pode soar um pouco trabalhoso, porém  como as duas grids são proporcionais, de 48x48 para 32x32, você pode fazer a conversão apenas alterando a largura e altura das imagens para as do VXAce, sem necessariamente ser preciso reenquadrar as imagens na grid.
Se tu tiver o Photoshop, o recurso Image > Image Size dá conta do recado sem problemas, só tu prestar atenção na interpolação da imagem, que se estiver como nearest neighbor irá deixar as imagens pixeladas após a conversão de tamanho e isso causará um efeito bem estranho nesses recursos em específico.


Um tempo atrás fiz a conversão, aqui uma imagem demonstrando como os recursos ficarão após convertidos:
[hs width=320 height=180]http://i.imgur.com/rxv4Tsn.png[/hs]


Vlw galera, estou tentando aqui, mas não consegui muito bem.
Diminui o tamanho e o efeito visual ficou aceitável, porém a movimentação é que ficou estranha. Como se o personagem estivesse tremendo, sei lá, vou tentar mais um pouco, mas to achando difícil conseguir. hehe...