O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aprendendo! #2 - Figuras de Linguagem

Iniciado por Misty, 24/11/2012 às 19:31

24/11/2012 às 19:31 Última edição: 31/05/2013 às 01:34 por Mistyrol

Figuras de Linguagem




Olá membros da Centro RPG! Eu sou Mistyrol e estarei postando algumas aulas que podem ajudar alguns membros que tenham dificuldades com a Língua Portuguesa.
Não adianta negar que em diversas vezes veio aquela dúvida de como escrever ou falar uma palavra, e com isso você acaba escrevendo de acordo com a linguagem, e muitas vezes a mesma não está correta. Por esse motivo, vou postar sempre que possível aulas para que vocês possam sanar todas as suas dúvidas.

Lembrete: Para que não hajam problemas futuros, gostaria de dizer que não sou um professor, erro como qualquer outro membro, mas o conhecimento deve ser passado adiante, o que sei, passarei para vocês.




[box class=catbg]
Para se entender mais
[/box]
Desde a antiguidade clássica, á retórica vem estudando e sistematizando os recursos usados pelos autores para conseguir os efeitos expressivos. Existe muitos estilos de figuras de linguagem, onde cada uma delas tem o momento certo para serem usadas.
Notei que em diversos textos, as figuras de linguagem são usadas de maneira erronia, como por exemplo, é usada uma Catacrese onde na verdade não há necessidade. A seguir, algumas figuras de linguagens bem úteis:




[box class=catbg]
Algumas Figuras de Linguagem
[/box]
>> Metáfora: É a substituição do significado de uma palavra por outra, a partir da semelhança.
Exemplo: Ela é uma flor.

>> Catacrese: Utilizada por falta de palavra apropriada para designar determinada coisa.
Exemplo: Pé da mesa.

>> Comparação: É a semelhança que se estabelece em dois termos de sentido diferente.
Exemplo: De sua formosura deixa-me que diga; é tão belo como um sim numa sala negativa.

>> Personificação ou Prosopopeia: Consiste em atribuir característica, sentimentos e atitudes humanas a animais, vegetais e seres imaginários.
Exemplo: A Lua estava triste naquela noite.

>> Sinestesia: É o cruzamento dos sentidos humanos (audição, visão, tato, olfato e paladar), a fusão de diferentes sentidos numa só impressão.
Exemplo: Neblinantes incensos vagos que recordam hinos.
OBS: Observe a mistura de sensações: visão (neblinantes, incensos vagos) e audição (recordam hinos).

>> Metonímia: É o uso de uma palavra por outra com base numa relação de dependência ou continuação (a parte pelo todo, o autor pela obra, etc).
Exemplo: Senhora, partem tão tristes meus olhos por vós, meu bem.

>> Antonomásia: É a substituição de um nome próprio por um nome conhecido.
Exemplo: Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro).




[box class=catbg]
Aplicação
[/box]
Que tal ver se você realmente aprendeu? Na seguinte frase: "A noite estava bem triste". Qual a figura de linguagem que se emprega nessa mesma frase? Se você escolheu Prosopopeia, meus parabéns! Você entendeu muito bem a aula. A frase acima é uma prosopopeia pois atribuiu um sentimento para um ser imaginário, com a palavra "triste" se aplicando ao sujeito "noite".




Para finalizar, gostaria de agradecer todos aqueles que leram a aula até o fim, e realmente espero que tenha ajudado muitos membros. Como dito anteriormente, não sou um expert na Língua Portuguesa, portanto essa aula pode conter alguns erros. Sendo assim peço para quem identificar algum erro, avise-me para que o mesmo possa ser corrigido.
Muito obrigado pela atenção, espero por críticas, elogios e sugestões!

>> Agradecimentos
>> Minha professora de Língua Portuguesa, Anatércia.
>> Ao membro Shephiroth por ser meu irmão e sempre me incentivar, o mesmo vale para o Cezar.
>> E a você que está lendo o tópico.