O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Guia [definitivo] para uma equipe de sucesso

Iniciado por anticasper, 12/01/2013 às 19:15


Introdução

Como é complicado criar um jogo sozinho, sem ter conhecimentos ou habilidades necessárias para todas as funções. Afinal, escrever um roteiro, desenhar artes e sprites, programar e ainda pensar em toda a harmonia de mecânicas e gameplay de um jogo é por vezes sobre humano. Claro que temos casos de pessoas com capacidade para tudo isso e nem devemos imaginar o contrário. Mas para que dificultar se é possível simplificar essas ações?

A união de pessoas com objetivos comuns é natural no ser humano. Desde a época das cavernas até as grandes corporações atuais, o sucesso é delimitado pela capacidade das pessoas trabalharem em equipe. Nesse contexto geral trago a vocês um guia para como ter uma equipe de sucesso. Esse guia é baseado em minhas experiências como desenvolvedor de software e gerente de projetos educacionais. Dessa forma trarei uma visão que mescla a de um desenvolvedor sedento por sucesso e um mediador de conhecimentos. Vamos lá!

Montando a equipe

Estou pressupondo que se você vai ler este guia, você tem interesse em montar e cuidar de uma equipe. Vou te dizer, você é especial e por isso vou te nomear com um cargo: você é o Gestor da Equipe. E sua primeira função é escolher os membros que farão parte de sua empreitada. Como você faz isso afinal? Quais são as bases para você escolher bem aqueles que vão trabalhar contigo? Existe viabilidade em fazer um projeto de RPG Maker com uma equipe séria? Devo chamar todos os meus amigos para trabalhar comigo?

A primeira coisa é fazer tudo com calma. Você, como gestor, precisa ser a mente pensante por trás do projeto. Você toma as decisões difíceis, você mete a cara e assume responsabilidades. Por isso você tem que escolher as pessoas com calma e adicioná-las a sua equipe cirurgicamente. A questão não é quantidade de membros ou a qualificação do membro. A questão aqui é comprometimento x qualidade x quantidade.

Você precisa de membros pra sua equipe, antes de tudo, comprometidos com a sua causa. Antes do cara ser bom, de ter 180 trabalhadores, você precisa ter uma roda de pessoas que tenham um objetivo comum. Para isso, crie uma filosofia para sua equipe, valores, ideais e principalmente um objetivo. Este objetivo será de extrema importância para motivar a equipe, como veremos lá na frente. E também serve para não perder o foco com projetos paralelos.

Com isso fica muito mais fácil você abrir as vagas.

Seu objetivo é um jogo? Ok, vamos pensar juntos. O que você precisa para esse jogo sair? Bom, se for um RPG, por exemplo, você necessariamente precisa de um roteirista que vai criar a história do jogo. Você também precisa definir a partir desse roteiro, quais as mecânicas e regras desse jogo. Você precisa fazer as artes, os sons, as músicas, os mapas. Precisa criar os sistemas e aplicá-los ao jogo. E depois disso testar. Pra te simplificar, vou colocar abaixo algumas funções que existem quando falamos de equipes para produção de jogos:


Game Design
Level Design
Roteirista
Artista Gráfico para Artes Conceituais
Artista Gráfico para Sprites
Artista Gráfico para Interfaces
Artista para músicas
Artista para fazer os sons
Programador

Você não precisa de uma pessoa para cada cargo. Uma pessoa pode ocupar mais de um tranquilamente e algumas funções podem ser feitas em conjunto. Certa vez, eu e meu lacaio Slinki desenvolvemos um jogo que era apenas um teste de sistema de batalha. Enquanto ele ficou responsável pelo game design, roteiro e todas as artes, eu fiz o level design, a programação e a parte sonora. O resultado é que em um mês criamos o battle system Slac que pode ser encontrado no fórum. Uma equipe de duas pessoas, um mês e um jogo legal.

Comunicação

Você fechou sua equipe. Quatro pessoas, contando com você, que irão construir um jogo. E agora o que fazer? Sair programando e metendo bala pra todo lado????

NÃO! Ainda não! Lembre-se, calma! Antes você precisa estabelecer com sua equipe uma forma de contato direto. Como sempre percebi em todo lugar que trabalhei, a comunicação é a chave para o bom andamento do trabalho. E não adianta você saber falar bem, se comunicar bem, se essa comunicação não é entendida. Uma informação só é útil quando ela pode ser passada e recebida sem desentendimento ou meio entendimento. Você, Gestor de Equipe, precisa estabelecer formas de contato, garantir que todos possam receber e dar informações e que todos estão entendidos sobre assuntos.

E a melhor forma de se fazer isso é criar meios e horas para comunicar. Escolha uma ferramenta que se adeque a todo mundo, escolha um horário e periodicidade, e escolha uma forma de documentar isso tudo. Sua equipe é local? Todos da mesma rua? Marquem uma hora na casa de alguém e façam uma reunião. Pessoas morando longe? Msn, Skype, Irc, Facebook, fórum, canal não falta. Dificuldade para documentar? Faça tópicos com o que é discutido, trabalhado. Usem as reuniões para definir os rumos do projeto, os objetivos, os próximos passos. Discutam, briguem, mas entrem em consenso. A criação requer isso mesmo.

Planejamento

AAAAgora sim, vamos começar a programar, fazer as artes e bingo!

NOT!!!

Ainda não! Segura a pressa aí. Você tem uma equipe e um objetivo, já tem formas de se comunicar e horários para isso. Agora sim vem a parte mais importante de todas: Planejamento. Planejar é algo tão importante que a próxima série de tutoriais que farei terá esse tema. Mas por hora o que você precisa saber para fazer um planejamento? Como você gerencia isso? Como você cobra isso dos seus colegas?

Você primeiro precisa definir os objetivos existentes. Quer fazer um jogo de plataforma estilo Super Mario? Um RPG estilo Final Fantasy? Doom? Deixe bem claro seu objetivo e documente ele. Documente também os objetivos menores que serão responsáveis para criar o grande. Vou voltar ao exemplo do meu jogo, SLAC:

- O nosso objetivo era criar um Battle System baseado em Naruto com ações em turnos dinâmicos.
---- Precisávamos  criar uma engine de batalha em RGSS
---- Precisávamos criar os gráficos
---- Precisávamos criar as regras de funcionamento da batalha
---- E por fim precisávamos criar uma inteligência artificial


Isso é uma lista de objetivos. Quando criássemos os 4 itens menores, teríamos concluído nosso objetivo maior. Definir uma lista de objetivos bem detalhada e com dependências entre objetivos, torna seu projeto mais forte do ponto de vista de criação. Existe menos chance dele ser cancelado ou desistir. Como diz aquela frase bem clássica "Quando não sabemos para onde vamos, qualquer lugar serve". Nos sabemos o lugar que queremos chegar, só precisamos agora seguir para lá.

E aí sim, pode começar a fazer seu projeto xD

Motivação

Agora que você já está desenvolvendo seu jogo muita coisa pode acontecer. E uma das piores é a desmotivação de sua equipe. Você não pode! Você é o gestor desse projeto. É a motivação em pessoa e deve passar isso para todo mundo. Mas como, meu caro?

Eu trabalho com pessoas. Muitas delas diferentes, com criações, pensamentos e inteligências distintas. É muito difícil mantê-las motivadas para produzirem com qualidade. E sua função, amigo, é essa mesmo. "Pegar todas essas pessoas e as fazerem sentir o gosto pelo seu trabalho, sentirem o sangue pulsar de vontade de construir". E infelizmente não existe uma regra para se sentirem assim.

Você como gestor precisa conhecer e saber conviver com quem trabalha. Conhecer o potencial e o funcionamento de cada um, conhecer sobre o que ela gosta, sobre o que a deixa triste. Quanto mais você se aproxima do seu colega, maior a chance de conseguir entendê-lo e o ajudar caso ele se sinta desmotivado. Crie um clima agradável entre sua equipe, crie disputas para animar os humores, crie atividades diferentes de simplesmente trabalhar. Convide os para jogar algo de vez em quando, convide os para sair! Claro, não é pra você desfocar do trabalho, mas é precisa dar uma quebra nas rotinas tensas de criação.

E para ajudar a motivar, se faça presente. Escute o que seus colegas têm a dizer, suas opiniões, leve-as em consideração. Seja humilde para pedir ideias, sugestões. A sua humildade fará bem para todos. Seja o que mais trabalha no projeto e mostre como seria o ideal, mas nunca jogue isso na cara deles nem trate nenhum colega com desdenho. Fazendo isso você ganhará o respeito com eles, que é o maior motivo de alguém se motivar a trabalhar.

Controle

Invariavelmente você irá se frustrar ou ficar nervoso. Você sente a responsabilidade em cima de você e o que você vê não é o que gostaria. Sua ânsia clama para que mande os colegas trabalharem mais, façam melhor e que peguem todos os sprites e os guardem em seus próprios corpos. Mas antes de fazer essas coisas, lembre-se de quem você é nesse projeto. Você não é qualquer um, você é gestor da equipe.

Uma atitude de autoridade não tem nada haver com autoritarismo. Sua função não é mandar e estar no controle. Você não é um chefe, você é um gestor. Sua função é manter o controle, a calma e principalmente, o foco da equipe. Sua equipe precisa trabalhar bem treinada, com objetivos, com foco nas atividades. E para isso você não precisa mandar, precisa construir junto, trabalhar junto, mostrar o caminho e quando necessário, seguir por ele. Trabalhe pensando em como você pode ajudar a todos a conquistar o objetivo em comum.

Conflitos

Mas claro que por vez ou outra algum conflito vai surgir. Sua carga ainda diz que durante o projeto, você precisará ajustar problemas entre as pessoas, precisa mediar as situações risco e encontrar uma solução que não prejudique o projeto. Talvez você tenha que cortar alguém. Talvez terá que refazer algumas coisas. Mas nunca deixe que uma briga acabe com uma equipe. Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores e tentar antecipar-se a eles.

Conclusão

Trabalhar em equipe é importante para fazer projetos de qualidade, mas isso só é possível com pessoas dispostas e com alguém que assuma responsabilidades com seriedade. Não importa se é um jogo de RPG Maker com 2 horas de gameplay ou um sistema de controle de espaçonaves, a seriedade na gestão é essencial para o cumprimento dos objetivos.

Espero ter contribuído com a formação das suas equipes! E qualquer dúvida ou crítica, sinta-se livre para comentar!

Atenciosamente!


  Opa, olá anticasper.

É a primeira vez que leio algo completo assim.  E ao mesmo tempo que é completo, é motivador.  Com a sua experiência profissional, você conseguiu criar algo extremamente importante para nós makers que raramente terminamos um projeto, e ainda por cima conseguiu nos guiar maestralmente.  Parabéns.

Só o que eu senti falta, foi a descrição dos "cargos" ali, você sabendo ou não, nem sempre os makers usam aqueles nomes para definirem os cargos, então muitos podem ficar perdidos sem saber o que cada um significa.  Acho que você deveria detalhar os cargos para um melhor entendimento.

Sem mais delongas, o tópico merece ser fixado, pois é leitura obrigado para qualquer maker que queira criar uma equipe.  Confesso que se for começar algo esse ano, irei seguir a risca essa matéria.  Muito obrigado pela contribuição.

14/01/2013 às 18:24 #2 Última edição: 14/01/2013 às 18:27 por anticasper
Citação de: lobozero online 13/01/2013 às 05:12
  Opa, olá anticasper.

É a primeira vez que leio algo completo assim.  E ao mesmo tempo que é completo, é motivador.  Com a sua experiência profissional, você conseguiu criar algo extremamente importante para nós makers que raramente terminamos um projeto, e ainda por cima conseguiu nos guiar maestralmente.  Parabéns.

Só o que eu senti falta, foi a descrição dos "cargos" ali, você sabendo ou não, nem sempre os makers usam aqueles nomes para definirem os cargos, então muitos podem ficar perdidos sem saber o que cada um significa.  Acho que você deveria detalhar os cargos para um melhor entendimento.

Sem mais delongas, o tópico merece ser fixado, pois é leitura obrigado para qualquer maker que queira criar uma equipe.  Confesso que se for começar algo esse ano, irei seguir a risca essa matéria.  Muito obrigado pela contribuição.

Opa Lobozero obrigado pelas palavras. Gostei da sua ideia de explicar os cargos, vou produzir um material e complemento o tópico original!

E quanto seguir a risca, acho que não precisa tanto, só tomar os cuidados e funciona!

Atenciosamente.


Achei bem elaborado e uma leitura proveitosa a muitos, Estou fixando-o, obrigado por esta contribuição  :ok:



Realmente é um belo guia, o mais completo que eu vi sobre o assunto, e acho que essa área foi perfeita para ele :), se metade do pessoal que for recrutar membros para uma equipe ler isso, ele estará mais preparado para lidar com equipes xD(espero).  Bom parabéns pelo guia ;)

Citação de: Cezar online 14/01/2013 às 20:39
Achei bem elaborado e uma leitura proveitosa a muitos, Estou fixando-o, obrigado por esta contribuição  :ok:

Opa, obrigado Cezar, achei que iam acabar movendo na verdade xD.

Citação de: Raizen online 16/01/2013 às 18:04
Realmente é um belo guia, o mais completo que eu vi sobre o assunto, e acho que essa área foi perfeita para ele :), se metade do pessoal que for recrutar membros para uma equipe ler isso, ele estará mais preparado para lidar com equipes xD(espero).  Bom parabéns pelo guia ;)

Então, eu imaginei que seria o ideal, apesar de ser um guia, ele tem tudo haver com essa área do fórum. Mas postei achando que iam mover e tal. Tomara que a leitura seja útil mesmo, foi com essa intenção que quis criar esse conteúdo, ajudar a galere a tomar decisões mais coerentes.


Bom tutorial anticasper,gostei muito......mas em algumas equipes o trabalho é mt puxado mesmo.....E com esse seu tutorial dá para ter uma idéia de como não se perder.
  

Completo? completo é pouco. Acabei de receber uma mega aula de como liderar uma equipe e levá-la à vitória. Sensacional. Sensacional mesmo. Muito bom. Digno de um site como esse. Meus humildes Parabéns!
Zodv


Citação de: felipefalcon online 19/01/2013 às 13:05
Bom tutorial anticasper,gostei muito......mas em algumas equipes o trabalho é mt puxado mesmo.....E com esse seu tutorial dá para ter uma idéia de como não se perder.

O trabalho para ser bem feito precisa ser puxado mesmo, é assim que funciona. A ideia do guia é criar mesmo uma base para pensar em como se organizar, eu vejo que um dos maiores problemas é justamente esse de se organizar com as tarefas.

Citação de: zodv online 09/02/2014 às 16:31
Completo? completo é pouco. Acabei de receber uma mega aula de como liderar uma equipe e levá-la à vitória. Sensacional. Sensacional mesmo. Muito bom. Digno de um site como esse. Meus humildes Parabéns!

Hahaha, obrigado cara, fico feliz em poder ajudar em algo.


Excelente tutorial! Você abordou vários, se não todos, pontos importantes para o trabalho em equipe. Só a parte de Conflitos que eu achei que ficou meio genérica e poderia abordar mais os tipos de conflitos que se pode encontrar durante o trabalho em equipe. De qualquer forma, como eu já disse, foi um excelente tutorial.

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 10/02/2014 às 07:57
Excelente tutorial! Você abordou vários, se não todos, pontos importantes para o trabalho em equipe. Só a parte de Conflitos que eu achei que ficou meio genérica e poderia abordar mais os tipos de conflitos que se pode encontrar durante o trabalho em equipe. De qualquer forma, como eu já disse, foi um excelente tutorial.

Eu tenho mais material escrito sobre conflitos e planejamentos, mas é mais denso, não sei se encaixa no fórum.


Claro que combina! Muita gente aí tenta formar equipes, mas são poucos que estão preparados para tal. Um guia bem explicativo é sempre uma grande ajuda.

Viva a lenda!



Sou novo no fórum então só agora vi esse tópico.

Esse tópico com certeza me ajudou. Quando puder posta mais.

Realmente consegui fazer um guia muito bom, isso vai me ajudar muito.
Sempre tive aquele sofrimento em equipes, organizar as tarefas e coisas do tipo, e esse guia vai me ajudar imensamente. Tive que salvar ele nos favoritos!