O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dreams Game Studio - Planejamento do Seu Game, Dicas de como fazer.

Iniciado por Rebelo, 21/06/2015 às 17:23





Todo dias nasce e morre um game, mas por quê isso acontece? Visando ajudar nossos makers a produzirem e finalizarem seus games, eu resolvi criar esse Guia: "Planeje seus Jogos". A existência de um planejamento prévio do seu game leva a finalização do mesmo, muitos makers pegam situações do dia, inspirações em outros jogos ou fatos históricos e alguns criam até complexos mundos, porém como fazer isso? até onde é correto? Todas essas nos fazemos instintivamente quando começamos a ter uma ideia de fazer um jogo. Nossas capacidades imaginativas são infinitas, mas se não organizarmos iremos nos deparar com uma verdadeira Muralha da China em meio nossa criação que levará ao abandono do projeto. Vou dar algumas ideias de como se organizar e criar o planejamento de seu jogos, espero que gostem!











Quando temos uma inspiração logo queremos coloca-las em prática, ver os comentários sobre nossa criação e ser elogiado, mas calma, isso deve ser a ultima coisa a se pensar. Utilizaremos o CUT do Pokémon e separemos as partes para depois encaixar como no Tetris. Antes de tudo temos que criar nosso mundo, o mundo onde o jogo vai se passar e limita-lo aquilo, sala de aula, uma cidade, país, continente, planeta, sistema solar, universo, etc! Até onde sua imaginação mandar. Veja bem, grandiosidade não é sinônimo de bom jogo. Eu particularmente adoro Zelda que se passa praticamente em um reino a Pokémon que hoje é um planeta! O que vai dizer se seu jogo é bom ou não, não será o tamanho do mundo existente no jogo, sim sua história, grave bem isso. Pois bem, tenha em mente algumas regrinhas básicas e suas dificuldades:


   

  • Caso seu jogo se passe em um local muito pequeno como uma casa, castelo, caverna, enfim, um local específico, tenha em mente que: você terá que envolver muito bem o jogador a esse ambiente, pois se o jogo for longo e pouco envolvente ele se torna monótono, jogos de terror ou de detetive são muito bons estilos para esse tipo de mundo.
  • Caso seu jogo se baseie em fatos históricos REAIS, esse é complicado, isso fará você tirar horas em estudos aprofundados no fato histórico, pois no momento que você decide por essa opção, você terá que ser o máximo fiel ao fato, lembre-se que quem busca esse tipo de jogos, normalmente são pessoas que gostam de história, então no momento que ele perceber um desvio histórico grave, pode criticar (e muito) seu jogo negativamente. Isso vale também caso você queira utilizar mundos de outros jogos ou lendas. Tente sempre ser fiel a todos os detalhes e ai que esta a dificuldade.
  • Caso você queira criar seu próprio mundo e universo. Ao meu ver essa é a opção mais fácil, pois tudo vem da sua cabeça e ninguém pode falar que algo esta errado, se você dizer que chove navalhas, quem vai dizer que no seu mundo não chove navalhas? Você é livre para criar aqui! Mas, não esqueça que temos que criar um mundo no mínimo que faça sentido no seu mundo! Engraçada essa frase, não? Irei explicar adiante.


Criando o mundo do jogo


Você já entendeu o básico da criação do seu mundo agora vamos diagramar isso! Em qualquer caso você poderá utilizar esse diagrama, então vamos lá!
   

  • Crie a história do seu game, mas perceba uma coisa, crie a história antes de abrir o Maker, NUNCA desenvolva a história junto ao game, isso é uma falha grotesca!! Pense de forma cronológica desenvolva o Antes, Durante e o Depois. Como assim? Você precisa explicar aos jogadores o porquê deles estarem ali, isso é conhecido como Prólogo, logo em seguida é o Durante, nesse ponto que você se empenha mais, imaginando e linearizando tudo o que o jogador vai passar, por último o Depois, ninguém quer zerar um jogo na qual não sabe onde seu personagem foi parar e se possivelmente ele poderá revê-lo no futuro. Vamos imaginar uma história clássica da Chapeuzinho Vermelho, A mãe produzindo os pãezinhos de Mel e mandando sua pequena filha ir a casa da avó, é o Antes. Então ela vai passar pelo o Bosque, enfrentar o Lobo e ser salva pelo lenhador, temos o Durante!! E ela viveu feliz para sempre, esse é o Depois. Vamos Esquematizar! 
    Citar
  • Crie o mundo do seu jogo, nessa parte você terá que se preocupar com algumas coisas para não se perder na história, crie ou desenvolva a geografia, fauna e flora. Na fauna inclui os monstros, caso exista, em seu mundo, rascunhe o seu mapa e linearidade do seu game ANTES de abrir seu Maker, aqui elaboramos as campanhas, calabouços, missões, tudo que vai levar nosso herói chegar ao fim do game!
  • Crie as histórias das pessoas e das lendas do seu mundo, ou caso seja de um fato histórico,estude como viviam as pessoas da época, sua forma de falar e culturas. Além disso, desenvolva a história do seu herói ou heróis, de seus vilões e dos personagens chaves da história e do mundo. Seja criterioso e objetivo, coloque em mente que informações desnecessárias para história devem ser descartadas ex.: Altura, peso, tipo sanguíneo, etc
Observe sua criação, você já tem muito material e a base de seu jogo, agora sim, você pode dar aquele dois clique mais desejado por você, abra seu RPG Maker e vamos ao desenvolvimento!!


PS.:Continua... Quero terminar esse Guia Até Amanhã! Espero que estejam gostando!