O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vale a pena aprender ruby?

Iniciado por Sas, 20/10/2016 às 16:31

O primeiro RPG Maker a permitir que o usuário programasse via códigos foi o XP. Faz doze anos desde seu lançamento, e todas as versões lançadas até 2014 compartilhou a mesma linguagem de programação (e ainda foi atualizada ao decorrer dos lançamentos). Porém, em sua última atualização, a desenvolvedora (Kadogawa ou enterbain?) decidiu mudar a linguagem, de Ruby para o JavaScript. É provável que as futuras versões também tenham ela como base, ou que pelo menos não volte ao ruby.

Eu queria começar a fazer scripts de RPGMaker para a galera poder usar. Embora eu tenha boa noçoes de programação, eu não sei nenhuma das duas linguagens dos Makers.

Para alguém que não sabe nem RGSS3 nem JavaScript, ainda vale a pena aprender RGSS3? Ou devo me focar em JavaScript?

O que você acha?

Olhando para o mercado de trabalho, o Rails — framework em Ruby para Web — é muito requisitado. Mas independente da linguagem de programação, sempre vale a pena aprender uma nova, pois isso te abre um leque de oportunidades, já te preparando para qualquer nova tecnologia que surja.

Mas isso levando em consideração seu possível desejo de trabalhar na área. Para o RPG Maker, aprender Ruby seria útil apenas para programar nas engines mais antigas, pois acho improvável que o RM volte ao Ruby dado a dificuldade em trabalhar com questões gráficas na linguagem.

:XD:

20/10/2016 às 19:09 #2 Última edição: 20/10/2016 às 19:15 por Sas
Exatamente. Acho que o RGSS3 vai declinar aos poucos, com a migração do pessoas para a engine mais recente. Mas to meio com um pé atras para estudar JS porque eu tenho o Ace original e nao quero desperdiçar ele.

Se o senhor pretende desenvolver no Ace, então vá em frente e aprenda Ruby. Não há pontos negativos que justifiquem a não utilização da engine e, no fim, a qualidade do jogo depende muito mais do esforço que põe no mesmo do que na engine em si.

No pior dos resultados, você aprenderá uma linguagem de programação nova. :XD: