O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Prism Ex: Quest System

Iniciado por Sotelie, 11/07/2017 às 16:56


Prism Ex: Quest System
Autor: Alisson
Data: 11/07/2017
Versão: 1.0


O sistema de quests do Prism Ex foi feito para ser simples, porém bem customizável. Ele vem junto com um editor para facilitar o gerenciamento de quests e garantir que o usuário insira as informações corretas.

Durante a edição de descrições e detalhes no editor, você pode usar os comandos normais da janela de mensagens, como \i[id] para mostrar um ícone, \v[id] para variáveis e \c[id] para cores. A diferença é que ao invés de \, você usa \\.
A demo já vem com um exemplo do uso deles.
Isso significa que, se você estiver usando outro script que proveja mais códigos do tipo, você provavelmente vai poder utilizá-los aqui.

O editor lhe permite escolher uma imagem de windowskin para qualquer janela, e uma imagem de fundo. Embora você possa escolher imagens que estejam fora da pasta do projeto, é recomendável escolher imagens que estejam dentro da pasta do projeto, visto que o editor não vai tentar copiar as imagens para a pasta do seu jogo.

O editor também lhe permite alterar a posição, tamanho e opacidade de qualquer janela na scene, então não se prenda ao layout padrão e libere sua criatividade para deixar o sistema combinando com seu projeto.

Eu recomendo que você deixe o editor na mesma pasta em que está localizado o Game.exe do seu jogo, visto que ele irá fazer todo o trabalho para você contanto que o deixe lá.

Obviamente, não é necessário manter o editor quando o seu jogo estiver pronto. No entanto os arquivos que ele cria na pasta Data são importantes.

Spoiler
[close]



Você pode obter o Prism Ex: Quest System na Prism Engine



Antes de reportar bugs ou postar dúvidas, tenha certeza de possuir um conhecimento básico sobre o RPG Maker em geral.

Rapaz, não é nem um pouco exagero da minha parte, esse script é certamente de longe o mais completo que já vi do gênero., ainda mais para o VXAce, que de certa forma, é bem carente desse tipo.
Muito bom é pouco para o trabalho que tu teve aqui Alisson, excelente, primoroso realmente, parabéns.
Agradeço e desejo muito sucesso a ti. euheu  :ok:


Esse é o sistema definitivo para missões no RPG Maker. Nenhum outro é tão personalizável. O negócio está tão bom que não há o que comentar. Eu recomendo mais de uma vez que comece a investir comercialmente nos seus sistemas. Este aqui, por exemplo, seria um excelente começo. No mínimo tu devia abrir uma página no Patreon.

Agradeço, e espero aproveitem o sistema.
Estava pensando nisso, Corvo, só preciso de mais tempo, haha

WOW, isso tá muito bom, Alisson. As always, devo dizer. Enfim, lhe dou a mesma ideia que o senhorio Corvo. Vá pra área comercial, manolol



Olá, pessoal!

Esse sistema é realmente brilhante. Ficou impressionante a quantidade de coisas que dá pra editar nele.
Só senti falta de uma coisa: Podia ter como escolher quantas categorias nós queremos que apareça.
Por exemplo: Lá agora tem "Ativas", "Completadas" e "Falhas".
Podia ter como retirar e/ou adicionar esse tipo de categoria.
Pode ser até três categorias, no máximo, e uma categoria no mínimo, ou ainda quantas categorias quiser.
Mas......... :medo:
Ficou excelente.

Como já disseram alguns, tbm recomendo altamente a venda do seu trabalho.
(Mas não antes de lançar aqui no Centro pra gente dar uma olhada, né? xD)

Flws! o/
Continue o bom trabalho.
"Há muito mais na realidade do que uma mente humana pode imaginar"
~ Paradoxo ~

Fico bem feliz que tenha gostado. Futuramente estarei lançando add-ons para o sistema e pode ter certeza de que isso será possível.

24/07/2017 às 19:41 #7 Última edição: 24/07/2017 às 19:57 por Corvo
Opa, sr.[user]Alisson[/user]! Estou com um probleminha na mudança de posição das janelas. Mesmo alterando os valores da janela de detalhes, ela não muda. Veja como a configuração está, os valores estão zerados na imagem, mas já testei diversos outros e não consegui alteração:
[close]
Logo, a janela no jogo está dessa forma:
[close]
A ideia é preencher todo o topo com essa janela. :sad:

Esses bugs me perseguem...

Corrigido, Poe o/ Ou assim espero ;-;

Esperou certo
[close]

Agora é só eu arrumar uns ícones aceitáveis. Muito obrigado sr. [user]Alisson[/user]. o/

Boa noite.
Desculpe ressuscitar este tópico, imagino que por ser um problema novo e sobre um dos scripts mais atuais da ferramenta, já que a maioria agora está usando o rpg maker MV, não esteja contra as regras.

Bem, basicamente estou tendo um problema com o script. Eu não consigo nem mesmo abrir meu jogo devido a este erro.
Já tentei fazer algumas edições no script para resolver isso e nada.

Spoiler
[close]

Agradeço desde já.

Citação de: Darkrafa online 29/02/2020 às 23:58
Boa noite.
Desculpe ressuscitar este tópico, imagino que por ser um problema novo e sobre um dos scripts mais atuais da ferramenta, já que a maioria agora está usando o rpg maker MV, não esteja contra as regras.

Bem, basicamente estou tendo um problema com o script. Eu não consigo nem mesmo abrir meu jogo devido a este erro.
Já tentei fazer algumas edições no script para resolver isso e nada.

Spoiler
[close]

Agradeço desde já.

Darkrafa, não sei ao certo o que você fez até aparecer esse erro, mas eu fiz uma simulação aqui e acho que encontrei seu problema.

Você deve ter copiado o Script PrismEx: Quest System para o seu projeto, mas esqueceu de copiar o outro script chamado PrismEx que fica acima... eu baixei o sistema aqui, que por sinal está maravilhosamente incrível, com um exe pra setar as quests, achei isso fantástico! enfim, rodou normalmente no demonstrativo, acredito mesmo que tenha sido falta de copiar um script.
.

01/03/2020 às 00:45 #12 Última edição: 01/03/2020 às 01:20 por Darkrafa
Meu deus, que erro amador... sem desculpas...

Obrigado pelo toque, Sephiroth. Funcionou perfeitamente mesmo.

Edit: ok. Infelizmente um novo erro surgiu.
Spoiler
[close]

Acredito que seja alguma incompatibilidade com o script de Mode 7, pois esse erro não apareceu em mapas em que não precisei usar o Mode 7.

Tenho duas dúvidas, SYURERI, que acho que vc pode me ajudar.

A primeira delas é sobre a contagem de quantidade no menu da quest. Por exemplo, quando se trata de variáveis eu consigo colocar lá 1/5, 2/5, em quantidade de madeiras que devo obter para concluir a quest, e assim por diante. Mas quando se trata de switch ou de itens no inventário eu não consigo colocar contagem, muito porque não há um comando deles como há no de variável.
Para tal, eu sempre precisarei criar uma variável se quiser ter contagem do item/switch?

A segunda dúvida é sobre o menu de quest. Eu uso o SAS e também o dia/noite do HEIRUKICHI e ambos, HUD e relógio, ficam sobre o menu da quest. É possível ter como o menu de quest ficar sobre eles?
Eu pensei em criar um evento comum onde quando o jogador chamasse a cena de menu quest a hud e o relógio sumiriam (efeito hide), e depois na exceção eles retornariam (show) mas não sei qual o comando que devo chamar para fazer isso. Não sei também se este caso seria o ideal, porque quando em vilas e castelos tanto a HUD quanto o relógio desaparecem, eu as escondo, e se o player abrir o menu quest nesses casos, quando desligá-lo ele retornará com esses elementos na tela...
Tem alguma ideia, é possível fazer o menu quest se sobrepor a esses elementos?

Opa, Dark o/ Perdão por fazê-lo esperar.
Pô, lembro de ter feito esse script quando ainda estava ingressando em RGSS, tem bastante coisa aí que poderia ter sido feito de uma maneira melhor, e mais bem pensada.
Principalmente essa dependência dele no script PrismEx, que é exatamente o que está dando incompatibilidade com o sistema de Mode 7.

Não curto dependências em scripts, por isso estou motivado a refazer o sistema usando técnicas mais modernas, caso ainda tenham interesse (o/