O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando Mapas Futurísticos

Iniciado por -Slayer!, 30/06/2014 às 11:26

30/06/2014 às 11:26 Última edição: 30/06/2014 às 21:08 por -Slayer!
Paisagem Digital - Mapas Futuristas
A pedido dos membros: Makers e Windshock...
:linha3:

Bom pessoal vou fazer uma breve introdução, Paisagem Digital era para ser uma coletânea de tutoriais de mapeamento por meio de videos, mostrando tudo detalhadamente, porém eu não tive essa oportunidade, devido as qualidades de meus produtos ^^. Bom eu criei dois tópicos para Paisagem Digital, onde o objetivo é elaborar uma ideia para ser criado um tutorial diante dela, fica os Links que você pode acessar: Paisagem Digital - Centro Rpg Maker , Paisagem Digital - Mundo Rpg Maker. Estarei hoje mostrando a vocês um pouco de Mapas Futuristas !

Planejamento
:linha3:

O mapa será desenvolvido pela Engine Rpg Maker Vx Ace que pode ser adquirida aqui, com um desconto especial.

Bom, para a elaboração desde mapa precisaremos de apenas mais um programa para fazer nossos mapas brilharem, o Photoshop que pode ser adquirido aqui, mas se quiser poupar seu dinheiro pode adquirir o GIMP ferramenta gratuita aqui.

Agora a parte mais fácil, você precisará de dois scripts e irá coloca-los acima do Main onde está escrito Scripts Adicionais. Emfim os scripts serão o Parallax Mapping e o Fix Picture.

Então, nosso tema será Mapas Futuristas, quando se fala nisso é possível imaginarmos aqueles filmes clássicos de Ficção Cientifica certo ? Onde há uma nave super tecnológica, computadores, hologramas, cômodos de arrepiar e etc. Por isso vamos explorar ao máximo maquinas, por exemplo: Nada de cavalos e sim carros, nada de espadas e sim revolveres.

Vamos precisar nada mais, nada menos do que alguns Tiles futuristas, para nós chegarmos há nossa temática, então vamos largar de enrola e começar a parte pratica.

Base
:linha3:

Primeiramente iremos escolher nossa parede e nosso piso. Para fazer isso utilizei o Rpg Maker, e depois tirei uma Print Screen recortando-a e botando em um arquivo especifico, o meu trabalho começa assim...


Agora que estamos no Photoshop vamos por os objetos essenciais para nosso mapa, objetos que destaquem a ideia futurista, para depois entrarmos nos demais detalhes. Lembre-se de habilitar a ferramenta Grid, para que seu mapa não acabe mal projetado e com uma péssima jogabilidade.


Então é isso vamos rumo a próxima etapa.

Cenário
:linha3:

Essa é a parte para não deixarmos aquele vazio no nosso mapa, aqui vamos explorar o máximo de objetos para deixar o mapa cheio de interatividade, e bem ao olhar de muitos, vamos começar adicionando alguns armários e mesas, nos cantos do mapa.


E agora iremos adicionar diversos para fazer nossa temática, eu adicionei alguns fios, geradores de eletricidade, maquinas diversas que podem ser interativas e tive isso como nosso resultado.


Perceba, ficou um corredor vago ali embaixo, eu sinceramente não gostei, e se você levar o mapa assim para ser avaliado com certeza iram buscar a critica naquele pequeno corredor, então para isso eu adicionei mais algumas maquinas. É importante adicionar objetos que vocês pode interagir, por exemplo a porta a Lasers pode ser aberta ao acessar o quadro verde tecnológico por meio de uma senha que o jogador pegou durante o seu game, isso depende do enredo, então olhe o resultado...


Iluminação
:linha3:

A Iluminação é a parte mais complicada do mapa, um errinho é fatal e muitas vezes não é apenas novatos que se confundem com ela e sim membros experientes que já vem há um bom tempo praticando o mapeamento por parallax. Não vou ensinar a teoria iluminação, mas se você ainda não sabe pode conhece-la em ótimos tutoriais do membro K.A.O.S, nestes links: Iluminação - Teoria e Prática e Iluminação - Dungeons e interiores fechados.

Primeiramente eu apliquei uma luz simples ao mapa que eu sinceramente gostei, focando apenas a sala dos computadores como o ponto principal de meu comodo, como se fosse em uma nave o seu coração, onde tudo ali é comandado, então eu apliquei um Gradient Map no modo Radial de Branco-Preto, do centro de meu trabalho ate a ponto de cima do trabalho logo em seguida eu mudei o modo de blendagem para Overlay e deixei em 70%, tive isso como meu resultado.


Já que não temos pontos de iluminação no nosso mapa iremos fugir um pouco da simplicidade, deixar a iluminação só assim é realmente fácil, podemos adicionar mais detalhes para chamar a atenção do nosso jogador para explorar certos objetos, entretanto, irei ensinar passo a passo como fiz esse detalhamento, segue a imagem alto explicativa.


Isso pode ser feito no próprio mapa para agilizar o processo de seu mapa, há diversas formas de aplicar essa iluminação, seja por essa forma demonstrada, por Brushs para criar algo mais especifico, seja por copia de um próprio objeto espelha-la e repetir o procedimento mostrado, isso vai a critério do autor do mapa, a criatividade não tem limites, invente o que quiser e impressione muitos, então esse foi o resultado que eu obtive...


Espero que tenham gostado pessoal, brevemente vou trazer mais mapas dos membros que pedirem conforme o tópico demonstrado no inicio, vou deixar aqui a amostra do meu mapa em um .PSD para se vocês quiserem explorar e tudo mais. E o mais até a próxima aula.

Acho que isso serve mais pra qualquer tipo de mapa, porque foi falado mais a parte técnica do que a parte que de fato deveria ser focado pro lado "futurista". Começou interessante, na parte de "nada de cavalos, e sim carros", mas depois foi aquela coisa que sabemos, como "faça a base, adiciona X coisas, faça iluminação, fim".

Acho que cada parte deveria ser mais explorada, explicando o porque de cada parte do mapa, porque os computadores, dando mais um background futurístico pra criação do mapa, pra que seja melhor o entendimento da criação e diferenças de mapeamento entre gêneros. Ao menos ao meu ver, isso poderia mostrar a diferença entre um mapeamento de mapas "medievais" pra mapas "futuristas".

No mais, eu gostei do resultado em si. Mapa final ficou super bacana. :D

(Não leve pro pessoal, só quis dar uma crítica construtiva pra futuras aulas melhores e mais completas com esse gênero, ja que há bastante a ser explorado)

     Curti muito o tutorial. Principalmente a parte de iluminação, sempre tive dúvida de como fazer a iluminação de mapas futurísticos, devido sobre tudo a variedade de luzes e cores.
     Só achei meio estranho, algumas partes do mapa que estão meio vazias.Além de na luz verde do painel, na parte inferior, estar passando do teto e entrando na parede. O resto ficou muito em feito parabéns, ótimo guia, irá ajudar muita gente.


See ya!
Mind: Até onde sua mente vai?

TeslaHero: Não vou levar pro lado pessoal relaxa =D. Vou escutar sim suas criticas para fazer melhor da próxima vez, alias você fala para eu explicar mais sobre o tema, o porque de cada coisa colocada, farei o máximo da próxima vez para explicitar cada detalhe, o mais obrigado irmão.

lordiuri: Na verdade eu gostei das partes vazias que deixei para o jogador ter uma maior liberdade, mas entendo o que quis dizer, é sempre bom explorar mais, vou fazer isso no próximo tutorial, exagerar nos mínimos detalhes... Eu vi a luz na parede, mas não achei nada de muito estranho, achei que mesclou bem por isso não alterei. Valeu ai Lord !

Eu gostei da aula, ela é simples, direta e pode tirar bastante dúvida de quem quer ingressar neste tema.
Mapeamento futurístico é meu estilo favorito, e isso não é apenas em mapeamento. Eu gosto de coisas Sci-fi tanto em jogos como na vida real(se vocês vissem meu quarto, ou melhor, minha zona de trabalho vocês entenderiam).
Bom, uma coisa que eu queria dizer aí para os alunos: O mapeamento futurístico deve ser bem explorado. Leve cada pixel em conta tendo em mente de que no futuro vamos ter tudo o que temos hoje e mais.
Sendo assim, a criatividade é a mãe do sucesso nesse tema. Não tem motivo de deixar espaços muito grandes em laboratórios, a não ser que hajam máquinas para todo o lado ao invés de computadores para experiência da ciência.
Ótima aula, o resultado final ficou muito bom e espero que continue ajudando os mappers de hoje.

Muito boa a aula -Slayer!, explicou muito bem os conceitos, as ferramentas necessárias para desenvolver o mapa e a parte que eu acho mais importante é a iluminação que você mencionou, a dúvida maior da galera hoje em dia é sobre isso, então muito boa a aula mesmo!
Só uma sugestão é que seria melhor você mostrar algumas coisas abertas no photoshop ou até mesmo no Gimp como preferir, pois eu já utilizo bastante esses programas, então eu sei as ferramentas que você utilizou, mas para alguém que está iniciando, pode ser que fique um pouco perdido, então as vezes seria melhor mostrar para facilitar!
De resto parabéns pela aula, ficou muito boa, espero que continue tirando as dúvidas da galera, até mais.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Acho que nem se eu morar em uma casa futurística eu ainda sim não
conseguiria fazer mapas nesse estilo. Eu não sei, é algo desde de criança, não gosto de
maneira alguma desse tipo de mapa, e é por esse motivo que amei a aula.

Ensinou perfeitamente, achei uma aula (tutorial) muito bom mesmo. Você explicou
até mesmo coisas que podem ser usados em outros estilos.

Enfim, parabéns amigo  :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Alisson: É isso meu caro, esperamos sim que todos os nossos mappers tentem se esforçar para fazer excelentes mapas, o produto final é compensador, obrigado pelo comentário.

Lycanimus: Valeu ai amigo, quero sim conseguir explicitar todas as etapas, da próxima vez tentarei fazer um tutorial tentando mostrar um pouco do programa também, tive um pouco de dificuldade nas Screens, mais agora que peguei o jeito será boa a próxima aula.

Makers: Valeu Makers pela compreensão por ter pedido certa temática para conseguir fazer o nosso mapa, espero que ajude você, também não sou muito fã de Mapas Futuristas, mas com as leituras e alguns artigos que li sobre Futurismo me deixou bastante motivado, quem sabe eu traga mais algumas dessas...

Todos: Próxima aula será Casas de horror a pedido de Amayah.

E ai gostei da iluminação, gostaria de ver um outside futurístico.