O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de mapeamento Casas interiores

Iniciado por bziperan, 18/03/2014 às 11:31

18/03/2014 às 11:31 Última edição: 06/04/2014 às 09:16 por bziperan


[box class=catbg4]
Introdução
[/box]
[box class=titlebg]
Olá caros makers da MRM estive pensando a bastante tempo em começar a fazer tutoriais de mapeamento, para alem de mostrar meus desenvolvimentos com os mapas, ensinar o que eu sei fazer melhor no rpg maker. Opiniões e sugestões podem falar nos comentários.
A aula de hoje fala sobre mapeamento de interiores de casas, como fazer mapeamento de interiores sem que pareça vazio demais e sem exceder o mapa com objetos e coisas desnecessárias.


1º Comece escolhendo o piso da casa, o tile de chão adequado, seja ele de madeira ou pisos de cerâmica. Para essa aula eu escolhi esse piso:



2º A parte que vem agora é bastante importante, pois é a hora em que você escolhe em quantos cômodos será dividido a casa. Essa escolha é bastante importante, não divida a casa apenas por dividir, escolha com cautela cada espaço para que caibam as coisas necessárias, nesse caso você deve conhecer os tiles que irá usar!



3º Agora acrescente as paredes, aconselho utilizar paredes com dois tiles, pois facilita quando for utilizar quadros, relógios, etc, nas paredes da casa. A conselho não usar apenas um tile ou mais de dois.



Como pode ver, utilizei apenas dois tiles para as paredes. Se não sabe quais são os cômodos, aqui está uma breve descrição:





4º Vamos começar mapeando a sala de entrada, é como se você adentrasse sua própria casa, com toda certeza você não entra pela cozinha não é?
Comece adicionando alguns moveis, como um tapete, sofás, estantes e quadros nas paredes, lembre-se, faça bom uso do tileset que você está usando, não exagere e nem deixe muito vazio, o segredo de fazer casas é ficar no meio termo.



5º Agora vamos fazer a sala de estar, uma área que precisa transmitir conforto e alegria. Então é sempre bom adicionar coisas que transmitam isso! Mais alguns sofás, talvez uma mesa de centro, janelas, etc.



6º O próximo passo é o quarto, lembre-se, sem muitos detalhes, essa regra vale muito para o quarto, pois é um local de repouso onde você deve ficar atento para colocar uma cama (obvio), janela e um guarda roupa, o resto são só acréscimos que você pode fazer durante o processo.



7º Por fim (talvez) partimos para o ultimo comodo restante, então faremos uma cozinha! Acrescente coisas adequadas nessa área, como uma mesa, bancadas, pia, fogão, etc.





Nesse processo, você pode acrescentar detalhes extras e retirar coisas que achar desnecessário, lembre-se que seu trabalho pode ser modificado sempre que precisar! Torne seu mapa voluvel, mesmo que pareça perfeito e completo. Há sempre o que acrescentar.

8º E por fim acrescente detalhes, alguns são feitos por eventos, como lamparinas. Outros podem ser edições no próprio mapa, lembrando que a casa precisa parecer aconchegante, pois é um lar não um covil de ladrões! A não ser que você esteja fazendo casas abandonadas, ai nem precisa se preocupar com o aconchego.





Esse é o nosso primeiro tutorial de mapeamento, esperem os próximos, agradeço desde já e espero que seja útil para todos  :ok: .

[/box]

[box class=catbg4]
Agradecimentos
[/box]
[box class=titlebg]
CRM pelo ótimo fórum
Enterbrain pelo rpg maker
Celianna pelos tilesets
BrunoMaker pelo tutorial
[/box]

Não preciso nem dizer que ficou fod@ né? A aula está bem legal mas ficou mais parecida com passo a passo ;) você devia falar um pouco sobre como fazer esses detalhes legais e etc xD

Mas enfim, a aula em si e o resultado ficou incrível, até
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Opa ótimo tutorial brunão. Concordo um pouco com o que o windshock disse, nos fale um pouco mais sobre os detalhes xD
E já deixando uma dica para um próximo tutorial, você poderia falar sobre a iluminação de interiores, geralmente é o que dá uma cara muito legal ao mapa.
Até.

Criar aulas não é fácil não, vão por mim.
A aula ficou boa tanto quanto o resultado final.
Parabéns x)

Tutorial bem prático, gostei c: E ensina divisão de cômodos, coisa que 11 de 10 iniciantes não fazem.
Mas acho que fica mais bonitoso com paredes com 2 tiles.

Citação de: Windshock online 18/03/2014 às 12:18
Não preciso nem dizer que ficou fod@ né? A aula está bem legal mas ficou mais parecida com passo a passo ;) você devia falar um pouco sobre como fazer esses detalhes legais e etc xD

Mas enfim, a aula em si e o resultado ficou incrível, até

Obrigado amigo Wind, fico feliz por ter comentado. Quanto a explicar como foi feito cada detalhezinho, é bem difícil fazer os tutos, pois são muitas imagens, imagina como ficaria se eu resolvesse fazer uma imagem a cada alteração feita no mapa? Valeu pelo coment!

Citação de: Klarth online 18/03/2014 às 12:42
Opa ótimo tutorial brunão. Concordo um pouco com o que o windshock disse, nos fale um pouco mais sobre os detalhes xD
E já deixando uma dica para um próximo tutorial, você poderia falar sobre a iluminação de interiores, geralmente é o que dá uma cara muito legal ao mapa.
Até.

Opa amigo Klarth obrigado pelo comentário, como disse acima para o amigo wind fica difícil fazer explicando cada detalhe, todavia farei descrições mais detalhadas nos próximos tutos!

Citação de: Alisson online 18/03/2014 às 13:15
Criar aulas não é fácil não, vão por mim.
A aula ficou boa tanto quanto o resultado final.
Parabéns x)

Opa obrigadão Alisson, é bom ver um grande mapper como você comentando sobre o assunto, ainda mais por entender sobre ele, valeu!  :ok:

Citação de: JackFrost online 18/03/2014 às 13:21
Tutorial bem prático, gostei c: E ensina divisão de cômodos, coisa que 11 de 10 iniciantes não fazem.
Mas acho que fica mais bonitoso com paredes com 2 tiles.

Ainda bem Jack que você notou uma parte tão crucial e ao mesmo tempo tão importante no mapeamento de lotes residenciais, verdade a maioria dos iniciantes esquece da divisão dos cômodos, valeu por comentar!:blink: