O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Bloqueio Criativo.

Iniciado por Rawen, 15/02/2017 às 19:39



O processo criativo é o que nos move, precisamos dele para escrever, compor, desenhar, criar. Ele é a alma de nossos projetos, sem isso, eles se tornam meros corpos mortos, cadáveres. De que adianta ter corpos, braços, pernas, órgãos, enfim, corpos saudáveis se eles não têm alma, estão mortos? A criatividade é o requirimento básico para iniciarmos qualquer coisa.

Mas e se eu não a tiver? Como vou me mover? Como minhas máquinas vão engrenar?

Bem... isso é comum, chama-se bloqueio criativo. Ele impede sua criatividade de fluir, geralmente criando desespero ou  desanimo. Em inglês, Writer's Block, o bloqueio criativo afeta a bem mais do que escritores, e nós, que criamos de tudo sabemos disso. Não é incorreto afirmar que isso é um processo relacionado à determinada parte do cérebro, como psicólogos dizem, mas de fato, isso é algo bem maior que nós devemos superar para seguir com nossos projetos.

Mãos na massa e lá vamos nós!



[box class=orange]Por que ocorre?[/box]



O bloqueio criativo ocorre por diversos motivos, a maioria deles por parte de nossa rotina, coisas que ocorrem todos os dias e podem afogar nossa criatividade sem que saibamos. Eles vão de stress ao ambiente no qual você cria. Ele acontece, e é algo comum, se você nunca passou por um, alguma hora irá passar. Você deve evitar esses gatilhos de bloqueio criativo, para deixar que seus rios fluam. Os motivos podem ser:


O stress.

Ele é o desgaste causado pelo dia a dia, é inevitável, todos os dias brigamos, somos postos para fazer algo do qual não gostamos ou vemos problemas que aparentemente não podemos superar, nosso cérebro vai se desgastando, e isso atrapalha nossa criatividade. Tentar evitar não significa que você vai conseguir.


Ambiente.

O ambiente no qual você está tentando exercer seu projeto. Ele pode ser um local desconfortável para criar, diversos motivos podem o deixar assim, e, num local desses, a mente não flui, logo, nada se cria. O ideal seria ter o local mais adequado possível, livre de barulho, cheiros fortes ou temperaturas quentes ou frias demais, procurando por um local isolado, fresco e limpo, o que nem sempre é possível.


O caminho.

Você pode estar perdido e não saber como encontrar seu caminho. Quando se está perdido não é bom tentar se mexer para não se perder ainda mais, deve-se estudar o lugar para se encontrar, o mesmo ocorre aqui, você pode estar tentando o método errado e indo para os lados, não para frente, ou até pior, para trás. O ideal seria estudar o seu projeto, descobrir o quão avançado está e qual a melhor forma de colocá-lo novamente no caminho.


Exagero.

Você pode querer fazer mais do que pode ou mais do que deve. Você deve decidir o que quer, um bolo muito enfeitado pode perder seu sabor, e vários bolos podem restar e estragar, pense bem no que quer fazer para não criar um projeto longo demais, saiba a hora de parar, ou vários projetos que não vão sair do lugar, isso é importante.


Exige-se demais.

Você pode estar esperando demais de você. Você pode estar criando metas grandes demais para prazos pequenos demais, tenha paciência, um projeto não vai ser concluído em três meses. Saiba medir o que pode fazer e em quanto tempo, forçar-se pode lhe proporcionar um companheiro perverso, não preciso dizer que é o bloqueio, preciso?

[box class=orange]Como fugir disso?[/box]



Existem, sim, métodos para escapar do bloqueio estando dentro dele. Se você não conseguiu evitá-lo, lhe resta tratá-lo. As formas para fazê-lo são muitas, tente cada uma delas, alguma deve funcionar, e se não, paciência, basta insistir em cada um dos métodos sem se forçar a nada.


O som que abre a mente.

Ouça música. A música ajuda sua mente à fluir, ela inspira, é à partir de uma boa trilha sonora que uma jogabilidade boa flui, então, é a partir de um bom acompanhamento que um bom trabalho flui. Ouça músicas que se relacionem ao seu tema, mas não se preocupe com ele, as ideias são tímidas, se forçadas não virão, ouviu?


A coragem de imaginar.

Escreva qualquer coisa na qual pensar. Esteja sempre com o bloco de notas aberto em seu computador ou folhas em seus bolsos, quando pensar em qualquer coisa, relacionada ao seu tema ou não, inteligente ou não, com sentido ou não, escreva-a, ela pode se tornar num robusto roteiro se bem trabalhada, algum dia veremos roteiros escritos com base em piranhas voadoras, espere, não escreva sobre isso.


O caminho dos livros.

Leia. Ao ler, você vai ficar com vontade de criar. Milhões de ideias vão aparecer discretamente esperando por um estimulo que as jogue para fora. Mantenha um papel ao lado do livro, sempre que pensar em algo anote, novamente, não importa o quão ridículo possa parecer.


Ignore um pouco.

Não se preocupe com o que os outros vão pensar. As ideias são suas, só precisam ser mostradas quando prontas. Pare de se forçar a criar algo perfeito logo no começo, não pense grande, pense expansivo. Um bom guerreiro começa com sua Kokiri Sword para terminar em Biggoron.


Eles são companheiros, não rivais.

Acompanhe o trabalho dos outros como obra para apreciar, não como algo à se superar. Muitas vezes o bloqueio se vem de uma fobia de não estar no nível dos outros, tenha em mente, sempre vai existir alguém mais experiente do que você, não se desespere por isso. O trabalho dos outros pode até mesmo te inspirar.


O prazer em criar.

Aprenda a gostar de trabalhar. Não transforme seu projeto numa obrigação, torne-o algo divertido à se fazer, algo a que se valha a pena cancelar compromissos. Torne o seu projeto tão prazeroso como assistir àquela série, anime ou filme ou ler àquele livro, mangá ou poema, torne-o uma arte a se apreciar à cada passo, o roteiro é seu, o projeto é seu, mesmo que você tenha uma equipe, ele não é de vocês, é de cada um de vocês.


Diálogo.

Converse com pessoas que gostem daquilo que vocês faz, apresente suas ideias e as ouça, anote tudo, mesmo daquele seu amigo que diz que "seria show se a princesa virasse um foguete e eles partissem para a lua", excluir ideias ruins pode te levar a excluir ideias boas, não seja seletivo, pegue tudo, depois disseque e pegue o extrato que lhe parecer útil.


Um pouco de lado.

Esqueça seu trabalho. Em algum momento você vai sentir saudade dele, e nesse momento, talvez você esteja mais maduro e mais criativo, fora de seu bloqueio, existem momentos onde devemos dar uma pausa, trabalho cansativo não flui. Mas não guarde-o na gaveta, deixe uma pontinha para fora, quando estiver pronto o abra novamente e crie!

[box class=orange]Fechando o/[/box]



E é isso, pessoas, espero que tenham gostado da matéria, bom processo criativo à todos. Até a próxima.


Move your gears!

Sempre passo por isso quando estou escrevendo e encontro um problema que não sei resolver de jeito nenhum. Nesses casos, deixo por um tempo de lado e vou fazer outras coisas. Um dia depois pego, releio tudo e a solução muitas vezes simplesmente surge, só com um novo ponto de vista, algum detalhe que deixei passar batido. Essa é a mágica do processo criativo, a meu ver. De repente tudo muda..

Enfim, ótima matéria Manec! Legal trazer este assunto para cá.
     

A matéria é muito interessante, mas não acredito em bloqueio criativo. Acredito em não ter saco/paciência para sentar a bunda na cadeira e produzir. Ou se levantar dela, depende. Falando de escrita, basta escrever o primeiro parágrafo aleatoriamente que a coisa flui. Depois é só consertar. Na música, o processo é semelhante: pegue o instrumento e toque. O que trava muita gente é pensar no que fazer. Não pense, só faça. Há tempo pra arrumar depois. :D

Excelente matéria com ótimas dicas. Enquanto algumas não me afetam ou nunca me afetaram, outras aprendi a contornar - como a do Exagero. Porém o sentimento mais capcioso está no "O prazer em criar", pois você não controla como ou porque sente prazer, portanto o melhor caminho é tornar aquilo uma obrigação, principalmente se for um trabalho realmente e não um hobby; se você está sentindo prazer naquele dia ao fazer determinada coisa, com certeza seu trabalho vai render e ser infinitamente melhor, mas e naqueles dias que você está "sem saco" e precisa terminar? Aí entra a obrigação, que se for bem condicionada vai render frutos também.

No meu caso o que mais me motiva é o desafio, sempre que acho algo é complicado ou díficil, meu desempenho e meu empenho crescem exponencialmente, portanto geralmente estou sempre tentando me desafiar, sem abandonar o foco, o ideal no meu caso é conciliar o que estou fazendo com metas desafiadoras.

Quando estava treinando redação para fazer o ENEM costumava ouvir o termo "prisão de ventre redacional", e acho que é semelhante ao tal bloqueio criativo. Ótima matéria, informativa, útil e de fácil leitura.

Matéria fantástica, estou passando por tudo isso, o que mais me frusta é que por melhor que sejam minhas ideias e meu esforço me deparo com a solidão, sem equipe e outros meios me sinto ilhado.

17/02/2017 às 15:11 #6 Última edição: 17/02/2017 às 15:16 por Akkain
Enquanto o texto foi informativo e interessante de se ler, eu acho que esse bloqueio não exista; ou melhor só exista caso você queira.
Estou escrevendo uma novela (não do tipo de tv, kkk do tipo de romance curto), e as vezes estou sozinho no meu quarto, sem ninguém me enchendo, sem sono, ouvindo música mas simplesmente não quero escrever, me dá vontade de ver um filme ou tem dever de casa, etc eu acabo entediado de escrever. eu sei que não dá pra simplesmente sair escrevendo suas ideias mais doidas, porém as vezes você tem que tentar, só assim você produz. daí vem aquela cena, do escritor escrevendo uma linha e jogando o papel fora. eu falo por experiencia própia que ficar suspirando e olhando pro teto culpando o bloqueio não resolve nada. eu ainda faço isso mesmo assim.

"um pouco de lado" foi minha parte favorita. vá fazer outra coisa!!

desculpa ai pelo textão, também me desculpem se vocês acham minha opinião uma bosta, as vezes eu digo o que eu penso demais.

Gostei muito do texto. Realmente o bloqueio criativo é um saco e as dicas sugeridas são bem legais. Eu tive um professor em certa época que dizia que todo projeto tem uma trilha sonora, que era um jeito de lidar com problemas como o bloqueio e tal. A mim ajuda, mas tem vez que é fogo. :)


Me desculpem por ressuscitar o tópico. Estava ouvindo uns podcasts que tenho salvos aqui, e encontrei  episódio dezenove do Gente Que Escreve que retrata bem o meu ponto de vista. Então aproveito a matéria para não precisar abrir outra discussão. Com vocês, o empecilho.

Excelente tópico! O cansaço é uma das coisas que mais atrapalham. Às vezes fico ansioso demais para finalizar o projeto e acabo querendo fazer tudo em uma semana, mesmo cansado. Isso é um perigo enorme!